Judeus Sefarditas - Informações e processos

1150151153155156159

Comentários

  • @susanaviana somente para os processos de serfaditas que deram entrada a partir do dia 01 de setembro de 2022. Antes disso permanece sem a necessidade dos novos requerimentos.

  • @susanaviana ,

    Processos que deram entrada:

    1 - Antes de 01/09/22 - não tem que comprovar vínculos

    2 - De 01/09/22 até a data de entrada em vigor da nova lei: É necessário comprovar OU propriedade de imóveis/participação em sociedades em Portugal, OU viagens regulares a Portugal OU 1 ano de residência legal em Portugal.

    3 - Após a entrada em vigor: 3 anos de residência legal em Portugal

    A entrada em vigor vai depender da data de publicação da lei, será no primeiro dia do mês seguinte a data de publicação. Pode ser no próximo dia 01/03/24 ou no dia 01/04/24.

  • @texaslady e @geluk, muito obrigada! Me deu até novo ânimo já que o meu é anterior a 01/09/2022.

  • gente, mas então a lei retroagiu? Digo para os processos que deram entrada depois de ser/22, o meu é de 2021, porém fiquei preocupada pois se houve a retroatividade dessa lei, abre precedentes para retroatividade novamente, mesmo quem já tem a cidadania… pois teoricamente é inconstitucional tal decisão, então mesmo com meu processo aprovado estou com medo que possam vir a nos prejudicar no futuro, pois se já feriram um princípio jurídico tão importante uma vez, podem ferir novamente com os processos mais antigos ou até mesmo quem já está com o passaporte. O que vocês acham dessa situação? Meu processo é 2021 então na teoria não sofre nenhuma alteração, mas fiquei preocupada ao ver q eles agiram contra o princípio de não retroatividade, quem garante que não tirarão nossos direitos mesmo depois de adquiridos? @CristinaHyland

  • @Larissajade não retroagiu… antes de 01/09/2022 não precisa de outros requisitos. Após essa data sim. É a partir a data do decreto que entrou em vigor.

  • muito obrigada @geluk , vi várias pessoas de um grupo afirmando q retroagiu e causando um pouco de pânico para os processos anteriores a essa data tbm, fiquei meio nervosa por isso. Mas muito obrigada pela confirmação

  • @Larissajade ,

    a lei não retroagiu, vale o que postei acima. A lei ainda não foi publicada, mas com certeza será publicada este mes de março, e sendo assim, entrará em vigor a partir de 01/03/2024.

    Vale enfatizar que somente quem entrou antes 01/09/2022 não precisa comprovar vínculos e os processos que forem deferidos deste período não correm perigo de perder s direitos. A não ser em casos de fraudes ou por questões criminais.

    Agora a lei sim restringiu bastante para os que entrarem em com processos a partir da data de entrada em vigor da lei. Estes obrigatoriamente terão que ter 3 anos de residência em Portugal.

  • Olá amigos, como isso pode acontecer mesmo tendo feito a inscrição na mesma data, mas o número da inscrição é diferente? No mesmo dia, eu tinha 141xxx e o outro amigo tinha 100xxx.

  • editado March 3

    Oi @Suudi pode sim, a minha documentação e a do meu pai foram enviadas no mesmo pacote, porém uma é 146xx e a outra é 162xx.


    Só não sei se ambos foram dados entrada um seguido do outro, mas pelo visto é normal dar essa diferença, talvez o número seja geral e vá subindo pois vários servidores estão adicionando o processo ao mesmo tempo, não somente na CRC, mas em outras também.

  • Amigos serfaditas, parece que a emissão de assento saiu em massa na ACP para filhos e netos pelo novo sistema. Será que isso vai fazer os nossos processos finalmente sair da bolinha 1?

  • Bom dia! Depois de 2 anos entrei na bolinha 2 verde, indicando que o processo foi registrado. Que luta, hein?

    Alguém sabe a previsão pra caminhar mais uma bolinha?

    Um abraço a todos!

  • @Likabahia

    Bom dia, vc atualizou a planilha? Seu processo deu entrada que dia? O meu tá vai fazer 2 anos mês que vem, e nada....

    Att.,

  • Nao acompanho a planilha...

  • Oi @Likabahia tudo bem? Vc deu entrada em março de 2022 é isso?

    Só para termos uma ideia de em que passo a análise anda, sou de abril de 2022 assim como outros colegas e estamos bastante ansiosos.


    Se puder responder, agradeço.

  • taag747taag747 Member

    Bom dia, alguém sabe informar de qual data estão sendo analisados os processos em Lisboa? Recebi a chave em Janeiro de 2022 e ainda estou na bolinha 01.

  • Meu processo é de abril 2021 Lisboa e ainda tá na bolinha 01.

  • editado March 4

    @WendellFMedeiros

    O processo foi entregue no Arquivo Central do Porto em 31/03/2022 e recebi a chave no inicio de abril do mesmo ano.

  • @Likabahia


    Meu processo é bem parecido com o seu, março de 2022. Respondendo a sua questão sobre previsão para mudar de bolinha, no meu caso mudou para bolinha 2 em 22/12/23 e bolinha 3 em 09/02/2024, portanto 49 dias depois é que teve nova movimentação.

  • @Loliveira

    Ahhh obrigada!!!!!!

    A gente fica ansioso demais, né? Pq fica milênios parado. Aí caminha um tiquinho já acende aquela alegria...

    Um abraço!

  • @Likabahia entendo bem, eu me alegro com qualquer avanço no processo do pessoal aqui, nem sei como vou me sentir ao ver meu processo caminhar kkkkkk.

  • @WendellFMedeiros tenho certeza que vc consultou o seu processo hoje, assim como eu kkk, tá fora do ar né? Poderiam tá mexendo nas nossas fases

  • Exatamente @MalloneBarros kkkkkk tentei acessar diversas vezes hoje, porém sem sucesso.

  • Já voltou e não andou até o meu...... 14/04/2022 na fila aqui

  • O meu é do dia 11/02/2022 e até agora nada também :/ 20.3xx

  • @geluk vc está pelo ACP Porto? Pq já tem pessoas de datas posteriores a sua que já saíram da bolinha 1.

  • @lucaslna estou na ACP, bolinha 4

  • E a CRC Lisboa ainda parada em fevereiro de 2021? O meu é de julho de 2021 e ainda parado na Bolinha 1...

  • @geluk ah certo, então tá tudo no prazo mesmo. O meu deve ter bolinha 2 em alguns dias, espero.

  • editado March 8

    @geluk Estou na torcida aqui por você - @lucaslna @WendellFMedeiros torcendo para eu entrar aqui no forum e ver vocês atualizados porque o meu vai ser o último a atualizar de abril kkk 28/04/22 ACP

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.