O que o @geluk postou acontece toda vez que tem uma mudança no titular do Ministério da Justiça.
Para processos sefarditas, a aprovação final depende da subdelegação de poderes do Ministro da Justiça para os níveis abaixo (até chegar no conservador). Essa formalidade leva um tempo para ser cumprida.
A subdelegação tem que ser assinada pelo titular do Ministro da Justiça, depois o nível abaixo assina para o nível mais embaixo e assim vai.
Como se pode imaginar, assinar isso não é a prioridade número um de quem acabou de assumir o Ministério.
@MalloneBarros@lucaslna é sobre o background da pessoa. Haviam algumas buscas que não eram feitas antes e agora com a nova unidade UCFE, eles vão checar a gente na Interpol e checar se não estamos fugindo de processos no Brasil. Antes era só enviar o PDF da policia federal e eles verificaram se vc não tinha cometido crime em Portugal.
Agora eles vão pesquisar Interpol e pesquisar as autoridades Brasileiras. Quanto a questão da língua não sei se aplica a Sefardita
você pode ter toda informação sobre a lei no tópico abaixo. Nas últimas páginas você vai encontrar em alguns links o texto do decreto e sua publicação no mes passado.
Fico só esperando o @geluk passar por aqui dizendo que os processos vão voltar a andar, que os conservadores já receberam a subdelegação, que o sistema de emissão de assento já foi corrigido e o de consulta vai operar por agora. Essas coisinhas simples da vida que alegra a gente.
O que eu ouvi de outra fonte é que não havia nenhum erro na emissão de assentos, e que a emissão do jeito que estava sendo feita (com os asteriscos nos nomes dos avós, por exemplo), eram resultado de uma regulamentação para proteção de dados, e não erro... mas que aparentemente não havia sido adequadamente informada aos próprios funcionários...
@MalloneBarros a gente sempre quer trazer notícias boas, mas infelizmente agora precisamos ter mais paciência pq às coisas vão atrasar mais ainda, por dois motivos:
1- consulta externa que vai se adequar a nova lei. Aqui ficamos na mão da AIMA e UCFE
2 - Subdelegações, isso normalmente demora uns 6 meses, vamos torce que com o novo governo seja mais rápido.
@Eduardo Alvim quem passou essa informação foi o próprio Vice presidente do IRN, tenho certeza que devo ter postado o print em algum dos meus posts aqui no fórum.
Independente disso agora, tudo está parado devido as subdelegações .
@Larissajade e o que ouvimos falar… mas precisamos aguardar um pouco mais… ontem mesmo aparentemente pessoas por tempo de residência receberam seus assentos.
Pessoal, estou em dúvida se os processos continuam andando ou não, tenho visto processos de filhos progredindo de bolinhas e até mesmo recebendo aprovação, mesmo com informações sobre a necessidade (em tese) de esperar a decisão do novo governo de subdelgar as competências para os conservadores. Achei que isso pudesse afetar os andamentos.
As atribuições de nacionalidade principalmente de filhos funcionam diferente das naturalizaçoes (aquisição), o despacho do segundo deveria ser assinado pelo ministro da justiça, mas este delega o poder para o censervador.
Então toda vez que se muda o governo, o novo ministro precisa delegar esse poder "novamente".
Boa noite. Estou com um processo há cinco anos parado. É assim demorado ? Todos os documentos em ordem, enviei e-mail e não me responderam. Muito obrigada.
Já se passaram 24 meses desde que o número foi transmitido ao Justiça.gov.tr (abril de 2022). Ainda pareço estar no nível um. É como se tudo tivesse parado. Não haverá movimentação a partir de abril de 2022? Tanto quanto sei, devem responder e concluir no prazo de 24 meses. Acho que esse esforço não existe mais. O que vai acontecer agora? Nós devemos esperar?
O que significa não progredir nem um nível em 24 meses? Alguém sabe?
Tanto quanto sei, devem responder e concluir no prazo de 24 meses. Acho que esse esforço não existe mais.
Esse prazo já não é cumprido há anos. A quantidade de processos é muito, muito, muito maior que a capacidade de trabalho do Instituto de Registos e do Notariado, que além de ter um orçamento bastante apertado, sofre ainda com a força de trabalho com a maior média de idade do serviço publico portugues, ou seja, só tem funcionário se aposentando e ninguém entrando no lugar.
O que vai acontecer agora? Nós devemos esperar?
Sim, devem esperar.
Não significa nada de especial. Devem apenas esperar...
@lucaslna@Likabahia@hyanik o meu é abril de 2022 também, bolinha 1. Pensei que teria algo por essas semanas, seguindo os últimos movimentos. Mas deve estar relacionado ao fato de ter mudado de governo e ainda não haver a delegação do ministro de justiça para o conservador decidir. @geluk vai nos avisar quando acontecer
Comentários
@NobruDias confirmei por aqui.
Só afeta despacho, bolinha 4 para 7. Quem está aguardando assento continua normal, não afeta.
Ai é só questão de esperar a emissão mesmo!
Obrigado @geluk
@geluk, obrigado pela confirmação e informações como sempre
O que o @geluk postou acontece toda vez que tem uma mudança no titular do Ministério da Justiça.
Para processos sefarditas, a aprovação final depende da subdelegação de poderes do Ministro da Justiça para os níveis abaixo (até chegar no conservador). Essa formalidade leva um tempo para ser cumprida.
A subdelegação tem que ser assinada pelo titular do Ministro da Justiça, depois o nível abaixo assina para o nível mais embaixo e assim vai.
Como se pode imaginar, assinar isso não é a prioridade número um de quem acabou de assumir o Ministério.
Outra atualização…
Todos os processos que estão na bolinha 4 vão regredir para bolinha 3 para adequação da lei que entrou em vigor em relação das consultas externas.
Sim, infelizmente mais atraso para que está na bolinha 4 ou 3 mesmo.
@geluk vish, como que seria essa atualização? Kkk para reprovar mais fácil nos? Haha
@geluk, fiquei com essa curiosidade também. Do que se trata essa nova lei?
@MalloneBarros @lucaslna é sobre o background da pessoa. Haviam algumas buscas que não eram feitas antes e agora com a nova unidade UCFE, eles vão checar a gente na Interpol e checar se não estamos fugindo de processos no Brasil. Antes era só enviar o PDF da policia federal e eles verificaram se vc não tinha cometido crime em Portugal.
Agora eles vão pesquisar Interpol e pesquisar as autoridades Brasileiras. Quanto a questão da língua não sei se aplica a Sefardita
@lucaslna ,
você pode ter toda informação sobre a lei no tópico abaixo. Nas últimas páginas você vai encontrar em alguns links o texto do decreto e sua publicação no mes passado.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23627/acompanhamento-de-propostas-e-projetos-da-lei-da-nacionalidade#latest
obrigado
Fico só esperando o @geluk passar por aqui dizendo que os processos vão voltar a andar, que os conservadores já receberam a subdelegação, que o sistema de emissão de assento já foi corrigido e o de consulta vai operar por agora. Essas coisinhas simples da vida que alegra a gente.
@MalloneBarros
O que eu ouvi de outra fonte é que não havia nenhum erro na emissão de assentos, e que a emissão do jeito que estava sendo feita (com os asteriscos nos nomes dos avós, por exemplo), eram resultado de uma regulamentação para proteção de dados, e não erro... mas que aparentemente não havia sido adequadamente informada aos próprios funcionários...
@MalloneBarros a gente sempre quer trazer notícias boas, mas infelizmente agora precisamos ter mais paciência pq às coisas vão atrasar mais ainda, por dois motivos:
1- consulta externa que vai se adequar a nova lei. Aqui ficamos na mão da AIMA e UCFE
2 - Subdelegações, isso normalmente demora uns 6 meses, vamos torce que com o novo governo seja mais rápido.
@Eduardo Alvim quem passou essa informação foi o próprio Vice presidente do IRN, tenho certeza que devo ter postado o print em algum dos meus posts aqui no fórum.
Independente disso agora, tudo está parado devido as subdelegações .
Único artigo que segue normal é filhos.
@geluk ate os assentos estão parados por conta da subdelegação?
@geluk entendo meu amigo, muito obrigado
@Larissajade e o que ouvimos falar… mas precisamos aguardar um pouco mais… ontem mesmo aparentemente pessoas por tempo de residência receberam seus assentos.
@geluk ooooh misericórdia, mais seis meses pra receber esse assento será? Socorro kkkk (rindo de nervoso)
@geluk Onde obteve esta informação? Tenho um processo por tempo de residência que só está a espera do assento.
Pessoal, estou em dúvida se os processos continuam andando ou não, tenho visto processos de filhos progredindo de bolinhas e até mesmo recebendo aprovação, mesmo com informações sobre a necessidade (em tese) de esperar a decisão do novo governo de subdelgar as competências para os conservadores. Achei que isso pudesse afetar os andamentos.
@MalloneBarros processo de filhos nunca param, agora quanto todos os outros processos tudo parado. Motivos:
1 - Subdelegações que precisa ser feita (isso aqui afeta emissão de assentos e novos despachos pelos conservadores);
2 - Consultas externas conforme a nova lei;
3 - Regulamentação da nova lei.
Processo de filho é o único que não é afetado.
@geluk
IRN não pode emitir assentos sem subdelegações? Mesmo com despacho que estou ha 6 meses?
@geluk a super bem explicado, muito obrigado
As atribuições de nacionalidade principalmente de filhos funcionam diferente das naturalizaçoes (aquisição), o despacho do segundo deveria ser assinado pelo ministro da justiça, mas este delega o poder para o censervador.
Então toda vez que se muda o governo, o novo ministro precisa delegar esse poder "novamente".
Boa noite. Estou com um processo há cinco anos parado. É assim demorado ? Todos os documentos em ordem, enviei e-mail e não me responderam. Muito obrigada.
@TatianaEsteveBuzze
Nunca ouvi falar de processo com duração de 5 anos.
Já tentou ligar na Linha Registos?
Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa
Olá,
Já se passaram 24 meses desde que o número foi transmitido ao Justiça.gov.tr (abril de 2022). Ainda pareço estar no nível um. É como se tudo tivesse parado. Não haverá movimentação a partir de abril de 2022? Tanto quanto sei, devem responder e concluir no prazo de 24 meses. Acho que esse esforço não existe mais. O que vai acontecer agora? Nós devemos esperar?
@hyanik
Tanto quanto sei, devem responder e concluir no prazo de 24 meses. Acho que esse esforço não existe mais.
Esse prazo já não é cumprido há anos. A quantidade de processos é muito, muito, muito maior que a capacidade de trabalho do Instituto de Registos e do Notariado, que além de ter um orçamento bastante apertado, sofre ainda com a força de trabalho com a maior média de idade do serviço publico portugues, ou seja, só tem funcionário se aposentando e ninguém entrando no lugar.
O que vai acontecer agora? Nós devemos esperar?
Sim, devem esperar.
Não significa nada de especial. Devem apenas esperar...
@hyanik , o meu processo é do início de abril de 22, pelo ACP, ficou bolinha 2 tem uns 20 dias, mas não progrediu pra 3 nem pra 4.
@hyanik O meu igual. Vamos orar!
@lucaslna @Likabahia @hyanik o meu é abril de 2022 também, bolinha 1. Pensei que teria algo por essas semanas, seguindo os últimos movimentos. Mas deve estar relacionado ao fato de ter mudado de governo e ainda não haver a delegação do ministro de justiça para o conservador decidir. @geluk vai nos avisar quando acontecer