Judeus Sefarditas - Informações e processos

1153154156158159177

Comentários

• editado April 3

@NobruDias confirmei por aqui.

Só afeta despacho, bolinha 4 para 7. Quem está aguardando assento continua normal, não afeta.

Ai é só questão de esperar a emissão mesmo!

• @geluk, obrigado pela confirmação e informações como sempre

• editado April 5

O que o @geluk postou acontece toda vez que tem uma mudança no titular do Ministério da Justiça.

Para processos sefarditas, a aprovação final depende da subdelegação de poderes do Ministro da Justiça para os níveis abaixo (até chegar no conservador). Essa formalidade leva um tempo para ser cumprida.

A subdelegação tem que ser assinada pelo titular do Ministro da Justiça, depois o nível abaixo assina para o nível mais embaixo e assim vai.

Como se pode imaginar, assinar isso não é a prioridade número um de quem acabou de assumir o Ministério.

• Outra atualização…

Todos os processos que estão na bolinha 4 vão regredir para bolinha 3 para adequação da lei que entrou em vigor em relação das consultas externas.

Sim, infelizmente mais atraso para que está na bolinha 4 ou 3 mesmo.

• @geluk vish, como que seria essa atualização? Kkk para reprovar mais fácil nos? Haha

• @geluk, fiquei com essa curiosidade também. Do que se trata essa nova lei?

• editado April 5

@MalloneBarros @lucaslna é sobre o background da pessoa. Haviam algumas buscas que não eram feitas antes e agora com a nova unidade UCFE, eles vão checar a gente na Interpol e checar se não estamos fugindo de processos no Brasil. Antes era só enviar o PDF da policia federal e eles verificaram se vc não tinha cometido crime em Portugal.

Agora eles vão pesquisar Interpol e pesquisar as autoridades Brasileiras. Quanto a questão da língua não sei se aplica a Sefardita

• @lucaslna ,

você pode ter toda informação sobre a lei no tópico abaixo. Nas últimas páginas você vai encontrar em alguns links o texto do decreto e sua publicação no mes passado.

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23627/acompanhamento-de-propostas-e-projetos-da-lei-da-nacionalidade#latest

• obrigado

• Fico só esperando o @geluk passar por aqui dizendo que os processos vão voltar a andar, que os conservadores já receberam a subdelegação, que o sistema de emissão de assento já foi corrigido e o de consulta vai operar por agora. Essas coisinhas simples da vida que alegra a gente.

• @MalloneBarros

O que eu ouvi de outra fonte é que não havia nenhum erro na emissão de assentos, e que a emissão do jeito que estava sendo feita (com os asteriscos nos nomes dos avós, por exemplo), eram resultado de uma regulamentação para proteção de dados, e não erro... mas que aparentemente não havia sido adequadamente informada aos próprios funcionários...

• @MalloneBarros a gente sempre quer trazer notícias boas, mas infelizmente agora precisamos ter mais paciência pq às coisas vão atrasar mais ainda, por dois motivos:

1- consulta externa que vai se adequar a nova lei. Aqui ficamos na mão da AIMA e UCFE

2 - Subdelegações, isso normalmente demora uns 6 meses, vamos torce que com o novo governo seja mais rápido.

@Eduardo Alvim quem passou essa informação foi o próprio Vice presidente do IRN, tenho certeza que devo ter postado o print em algum dos meus posts aqui no fórum.

Independente disso agora, tudo está parado devido as subdelegações .

Único artigo que segue normal é filhos.

• @geluk ate os assentos estão parados por conta da subdelegação?

• @geluk entendo meu amigo, muito obrigado

• @Larissajade e o que ouvimos falar… mas precisamos aguardar um pouco mais… ontem mesmo aparentemente pessoas por tempo de residência receberam seus assentos.

• @geluk ooooh misericórdia, mais seis meses pra receber esse assento será? Socorro kkkk (rindo de nervoso)

• @geluk Onde obteve esta informação? Tenho um processo por tempo de residência que só está a espera do assento.

• Pessoal, estou em dúvida se os processos continuam andando ou não, tenho visto processos de filhos progredindo de bolinhas e até mesmo recebendo aprovação, mesmo com informações sobre a necessidade (em tese) de esperar a decisão do novo governo de subdelgar as competências para os conservadores. Achei que isso pudesse afetar os andamentos.

• @MalloneBarros processo de filhos nunca param, agora quanto todos os outros processos tudo parado. Motivos:

1 - Subdelegações que precisa ser feita (isso aqui afeta emissão de assentos e novos despachos pelos conservadores);

2 - Consultas externas conforme a nova lei;

3 - Regulamentação da nova lei.

Processo de filho é o único que não é afetado.

• @geluk

IRN não pode emitir assentos sem subdelegações? Mesmo com despacho que estou ha 6 meses?

• @geluk a super bem explicado, muito obrigado

• editado April 15

As atribuições de nacionalidade principalmente de filhos funcionam diferente das naturalizaçoes (aquisição), o despacho do segundo deveria ser assinado pelo ministro da justiça, mas este delega o poder para o censervador.

Então toda vez que se muda o governo, o novo ministro precisa delegar esse poder "novamente".

• Boa noite. Estou com um processo há cinco anos parado. É assim demorado ? Todos os documentos em ordem, enviei e-mail e não me responderam. Muito obrigada.

• Olá,

Já se passaram 24 meses desde que o número foi transmitido ao Justiça.gov.tr ​​​​(abril de 2022). Ainda pareço estar no nível um. É como se tudo tivesse parado. Não haverá movimentação a partir de abril de 2022? Tanto quanto sei, devem responder e concluir no prazo de 24 meses. Acho que esse esforço não existe mais. O que vai acontecer agora? Nós devemos esperar?

O que significa não progredir nem um nível em 24 meses? Alguém sabe?

• @hyanik

Tanto quanto sei, devem responder e concluir no prazo de 24 meses. Acho que esse esforço não existe mais.

Esse prazo já não é cumprido há anos. A quantidade de processos é muito, muito, muito maior que a capacidade de trabalho do Instituto de Registos e do Notariado, que além de ter um orçamento bastante apertado, sofre ainda com a força de trabalho com a maior média de idade do serviço publico portugues, ou seja, só tem funcionário se aposentando e ninguém entrando no lugar.

O que vai acontecer agora? Nós devemos esperar?

Sim, devem esperar.

O que significa não progredir nem um nível em 24 meses? Alguém sabe?

Não significa nada de especial. Devem apenas esperar...

• @hyanik , o meu processo é do início de abril de 22, pelo ACP, ficou bolinha 2 tem uns 20 dias, mas não progrediu pra 3 nem pra 4.

• @hyanik O meu igual. Vamos orar!

• @lucaslna @Likabahia @hyanik o meu é abril de 2022 também, bolinha 1. Pensei que teria algo por essas semanas, seguindo os últimos movimentos. Mas deve estar relacionado ao fato de ter mudado de governo e ainda não haver a delegação do ministro de justiça para o conservador decidir. @geluk vai nos avisar quando acontecer

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.