Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1137213731375137713781475

Comentários

  • Olá pessoal!

    Estou a iniciar o processo de obtenção de cidadania portuguesa por atribuição. Já possuo o assento de nascimento de minha mãe, bem como a transcrição de casamento dela. No entanto, são dois documentos separados. É preciso que eu envie o casamento averbado na certidão de nascimento dela ou posso enviar separadamente? Isto é, o assento de nascimento + transcrição de casamento. Quem puder me auxiliar ficarei agradecido.

  • Srs, bom dia!

    Não estou conseguindo atualizar a planilha. Exibe mensagem que foi atualizada, porém as informações continuam antigas.

    Algué poderia verificar por favor?

    Obrigado.

  • Bom dia a todos, sei que o fórum é muito informativo, já esclareceu muitas dúvidas e desde já, muito obrigado. No entanto, não quero cometer erros ao enviar meu processo, então gostaria que algum ADM me desse uma atenção e me ajudasse, listando os documentos necessários a serem enviados, dica da conservatória que está atendendo mais rápido, prazo estimado para sair o processo, tal como o referido endereço.

    No meu caso, meu pai é português, já tenho o número do assento dele, foi ele quem me registrou, vive apenas em união estável com minha mãe, creio que são essas as informações que precisam.

  • O meu processo é 152xxx/22, foi aprovado em 11/05 na ACP e foi para Alenquer em 09/10.. e ainda não emitiu o assento.. é complicado e difícil entender os critérios.. mas sigo confiante..

  • @FernandoPolarco pelo que eu entendi estão fazendo agora os dos aprovados em 11/05 mesmo! O seu deve ser um dos próximos.

  • @FernandoPolarco @AndreAAlmeida O da minha sobrinha foi aprovado em 8 de maio e enviado pra Alenquer em 9 de outubro e até agora nada.

  • @Carlawck foi recebida hoje essa carta de exigência. Eu quero saber onde consigo esse documento que achei no family search. Não sei se ela vai conseguir a certidão de casamento ou de óbito do pai.Eles pediram para comprovar a fixação do nome do português.

  • O registro da minha sobrinha saiu hj. O despacho foi 8 de maio e enviado para Alenquer em 9 de outubro.

  • Boa tarde,

    Por favor, poderiam enviar a relação da documentação necessária para a atribuição de filhos?

    Grato.

  • Olá pessoal. O processo do meu pai está em Porto desde agosto do ano passado e está na bolinha 7 marrom há alguns meses. Alguém sabe dizer se Porto ainda tá parado pra fazer a atribuição?

  • editado October 2023

    @FernandoPolarco

    Como coloquei numa mensagem aqui, Alenquer informou que recebeu em 09/10 um lote de 200 processos aprovados pela ACP para emitir o assento. Também informou que tem 30 dias para fazer isso e que é feito pela ordem do despacho que aprovou a nacionalidade (quando a bola 6 ficou verde).

    Por isso, em outubro tem pingado relatos de assentos sendo criados, como o da @Rita1965 hoje. Já houve outros antes nesse mês. Ou seja, ou seu deve sair até o início de novembro,


    @badjess

    Esse é o novo "método" da ACP. Meu processo também é de agosto de 2022 e está na 6 verde / 7 marrom desde o fim de maio de 2023.

    ACP está transferindo lotes de processos aprovados para, ao menos Alenquer e Almeirim (os já relatados aqui para filhos; para sefarditas vão para outros lugares). Os assentos são criados nessas outras conservatórias conforme os critérios explicados acima.

    Olhe no site onde está seu processo (a informação consta abaixo do número dele). Quando for transferido para outro lugar, é o sinal que não deve demorar muito mais para finalizar (bola 7 verde) com a criação do assento de nascimento. Se está ainda na ACP (o meu está), resta aguardar.

    O meu PALPITE é que, no caso de Alenquer, quando acabar o prazo de 30 dias mencionado acima, a ACP deve depois mandar um novo lote de assentos para lá. Não sei a data (nem o volume) de processos aprovados que ACP transferiu para Almeirim.

    Por isso, desconfio que pode não haver mudanças na localização dos processos até a mais ou menos a segunda semana de novembro. Estou torcendo para que o meu seja transferido nesse próximo lote; quem sabe o seu também vai.

  • @badjess é importante que todos os que aqui buscam informações alimentem a planilha pois a partir dela é possível ter uma ideia ou identificar a data provável. Funcionou para mim, baseado na data de deferimento e datas de assento que apareciam.

  • @elimatias2023LA

    O assento de nascimento de sua mãe é informatizado já? Por acaso, você pediu uma cópia dele DEPOIS de ter sido feita a transcrição?

    Pois a transcrição gera 2 coisas hoje em dia quando se trata de assentos informatizados:

    um assento de casamento informatizado

    o averbamento do casamento no fim do assento de nascimento informatizado.

    Se você pediu uma cópia DEPOIS da transcrição, olhe no fim do assento de nascimento. Deve constar o averbamento.

    Mas, mesmo se não tiver, ao enviar uma cópia do assento de nascimento informatizado de sua mãe, o conservador vai pegar o número do assento, entrar no sistema e conferir lá o conteúdo (por isso assentos informatizados podem ser cópia simples). Ao fazer isso, ele verá o averbamento da transcrição do casamento.

    Nada impede de você enviar um cópia simples do assento de casamento gerado pela transcrição. Funciona do mesmo jeito, o conservador vai pegar o número e olhar no sistema.

    Só para ficar claro, estou falando de assentos informatizados, que não é a mesma coisa que meramente imagens digitalizadas.

    Aqui um exemplo de assento de nascimento informatizado com o averbamento do casamento gerado pela transcrição:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/331130#Comment_331130

  • @Andre13

    Se foi seu progenitor PT que declarou seu nascimento antes de um ano de idade e não há divergências nos nomes das pessoas que constam tanto no assento de nascimento PT dele e na sua certidão de nascimento BR, então ótimo! Sua filiação como filho de um cidadão PT está estabelecida.

    Dá uma olhada no guia de documentos para filhos maiores:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

    Os processos de filhos maiores de idade que estão sendo concluídos agora (com a emissão de assento de nascimento) são os que foram enviados para ACP até meados de maio de 2022. Ou seja, está levando quase um ano e meio. Pode ver a série de últimos comentários aqui nesse tópico. Esses processos de maio de 2022 foram aprovados por meados de agosto de 2023 e estavam aguardando desde então a criação do assento.

    Não há relatos constantes, confiáveis e repetidos do tempo de conclusão em outras conservatórias aqui no fórum. Muitas vezes nos últimos anos, uma conservatória menor que tinha fama de "rápida", de repente vira um perrengue só. Ou por ela ser vítima de uma avalanche de novos processos conforme sua "rapidez" cai na boca de grupos nas redes sociais, ou por ter um só conservador que fica doente, se aposenta, sai de férias etc e fica tudo parado até isso se resolver - ou pela combinação dos dois.

  • @CarlosASP Bom dia! Meu processo também está na bolinha 7 marrom deste meados de maio/23. Espero que até o final do ano saia este registro. Muito obrigado pelas informações.

  • Bom dia pessoal,

    Requerente de 76 anos ou mais tem prioridade no processo no ACP?

  • @NivaldoJr


    Prioridade era concedida apenas para processos que foram entregues até 31.12.2022. Processos que foram entregues depois dessa data seguem o fluxo normal.

  • Será que depois que emitirem a maior parte dos assentos da vaga de Sefarditas, as demais conservatórias entrarão na ciranda para emissão de filhos e netos?

  • Bom dia. Hj a conservadora enviou por e-mail o assento de nascimento da minha sobrinha q saiu ontem. E vejam só, o nome da mãe dela está faltando 2 sobrenomes. Na resposta ao próprio e-mail solicitei orientação para a retificação. Vamos ver o q acontece.

  • Olá! Alguém sabe se a certidão de casamento e nascimento tem validade? Eu tenho os documentos há seis meses e estou receosa de enviá-los para Portugal.

  • @nreis


    pode enviar pra portugal sem medo.

  • @Jaqueline Moraes , Não tenho conhecimento de pedido similar, talvez o @eduardo_augusto possa nos ajudar, vamos torcer.

  • @Jaqueline Moraes


    antes de responder a sua pergunta, poderia por favor postar o texto exato da exigência?

  • @CarlosASP Bom dia!

    Possuo tanto o assento de nascimento quanto a transcrição informatizados. A transcrição de casamento foi feita somente dois anos depois, por este motivo não possuo um documento só. Acredito que eu possa solicitar no Civil Online. No entanto, pelas informações passadas, vejo que é possível enviar o assento de nascimento + transcrição, visto que o conservador precisa do número para verificar no sistema.

    Muito obrigado pelas pelas informações.

  • Bom dia pessoal! Tenho algumas dúvidas caso puderem me ajudar.


    1)

    Depois do assento pronto, o que preciso fazer para pegar meu cartão cidadão e passaporte? Somente agendar no consulado? Ou preciso dar entrada em outra coisa antes?

    Eu já estou morando aqui na Europa e tenho pressa para esses documentos, @AndreAAlmeidapelo que li, se eu tirar meus documentos diretamente em Portugal, eu não preciso de agendamento, apenas ir em um consulado e pedir meus documentos e esperar por eles, é isso mesmo? Ou tenho que agendar online uma visita e esperar o dia como nos consulados fora de PT(no qual tem agendamentos com fila de espera de 1 mês)?


    2) Vejo muitas pessoas aqui comentando que os documentos foram transferidos para Alenquer, mas não vejo muito as pessoas que foram transferidas para Almeirim dizendo que foram feitos os assentos, ou só impressão minha? Qual a data está sendo feito os assentos de Almeirim? Mesmo de Alenquer, em maio?


    3) Como já estou na Europa (Irlanda) e caso eu precisasse ir para PT tirar meus documentos (devido a urgência) eu consigo entrar em Portugal apenas com meu número de assento sem problemas?


    Agradeço desde já quem puder me ajudar!

  • Boa tarde Malta!

    @alvarogbraz ou quem mais tiver o conhecimento,

    Gostaria de saber de que maneira você ficou sabendo que o processo foi transferido para outra conservatória.



    Um grande abraço,

  • @Geraldes1963


    está escrito no site das bolinhas, logo acima do seu nome.

  • @Sarahrcb meu processo foi transferido para almeirim em 09/10, obtive o despacho favoravel em 17/05 e o assento ainda nao foi emitido.

    Meu processo é de agosto/22.

  • Rita1965Rita1965 Member
    editado October 2023

    Algum membro do fórum poderia me dar uma luz. O assento da minha sobrinha veio com o nome da mãe alterado pl conservadora Adriana. Vejam só, ela suprimiu dois sobrenomes q constam na certidão brasileira pq ela entende q são sobrenomes acrescidos pl casamento com o pai português, q ainda não está transcrito. Ocorre q a mãe quando casou suprimiu um sobrenome acrescentando dois do marido, então mesmo considerando o nome de solteira ficou incompleto. Já fiz vários processos da família e isso não aconteceu, eles não podem alterar os dados da certidão brasileira. O fato é q ela insiste q é assim mesmo. Vou aguardar semana que vem e passar a procurar contatos do IRN para passar a situação. Alguém já teve caso parecido? Penso na hipótese de uma conservadora nova, pq a única possibilidade de supressão de sobrenome é quando a própria requerente se casou, então no assento vem o nome de solteira, mas alterar o nome da mãe da requerente q consta na certidão brasileira nunca vi.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.