POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Me perdi um pouco nas datas, mas mandei os documentos lá pelo dia 25/08, só que mandei a certidão errada... Do dia que chegou lá até me pedirem a corrigida eles levaram mais de um mês (me pediram 08/10), acho que se estivesse certa seria qdo sairia pelo tempo normal. Enviei já no dia seguinte a certidão certa, chegou lá terça passada, provavelmente já saiu o assento semana passada mesmo. Deu uns 2 meses todo o processo, contando com o percalço no caminho, achei ótimo!
@Michele, parabéns! Agora a sua vez tá chegando né!
E esse outro que é da Ana - ana.cn.santos@irn.mj.pt
Usei o arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt
Mas quem tem entrado em contato comigo tem sido ela, provavelmente pq ela devia ser a responsável por analisar o processo do meu pai.
Roberto, obrigada! Eu agora só peço o meu em dezembro, pq minha irmã mora fora do Brasil e vou esperar pra mandar nossos pedidos juntos, precisamos ver a documentação dela ainda. Mas estou super feliz com os prazos!
parabéns pro seu pai. Eu se fosse você pediria logo o da sua mãe, porque demora mais e só é feito por Lisboa.
geralmente chega um dia útil depois de ser encaminhado para Loures, após sair da alfândega.
Deve chegar hoje. Boa sorte!!!
a atribuição do meu pai saiu em junho com 20 dias.
De lá para cá, vem aumentando os prazos. Acho que tem levado em torno de 2 meses mesmo. Boa sorte!
Caso dê algum problema, quanto tempo depois da chegada dos documentos, mais ou menos, eles avisam?
terça-feira, 27 Outubro 2015
11:40 Entrega conseguida - C. O. PERAFITA ISABEL FERREIRA
Realmente, vou adiantando a cidadania da minha mãe enquanto não faço a minha e da minha irmã. Essa semana já mando os papéis pra transcrever o casamento dos meus pais, o que disseram aqui que é rápido, pra depois pedir a cidadania da minha mãe, que já estou preparada pra demorar mais.
Baby steps, devagar e sempre, daqui a pouco seremos uma família de portugas!
Eu prefiro o sedex porque só de $$$ que gastei em documentos e legalizações, se eles perderem....
Esse demorou quase duas semanas pra chegar! Só aqui dentro do Brasil foram uns 10 dias, acho que pra ir nas costas de uma tartaruga de Porto Alegre a São Paulo. Não sei se é sempre assim ou dei azar.
Pela minha experiência tambem acho que Sedex mundi é o mais confiável...
Tem até anúncio na TV.
O problema tb é que aumentou novamente e foi para algo em torno de 170 reais.
No site dos correios mostra somente o Sedex Mundi, na hora do envio a atendente me mostrou as 4 opções na tela e os prazos, e batiam exatamente como informa no site. Mas é o que eu falei, pelo jeito os prazos são furados pq a Maria e a Marcela enviaram por EMS e a documentação já está la, sendo que o prazo para EMS é de 8 - 11 dias uteis, para a sorte delas chegaram com o prazo de Sedex que é de 4 dias. Quando for enviar a minha mandarei por Sedex mesmo, já que não da pra contar com o prazo dos correios.
E acho mesmo que dei azar de ter tanta demora na entrega por esse meio, não quer dizer que EMS demore sempre tanto.
Acho que do Rio para São Paulo é tranquilo, chegou no mesmo dia que enviei ou na manhã seguinte.
Eu fiz no mesmo lugar do Vinicius, a atendente até comentou que enviaram no dia anterior por prioritário, mas fiquei na dúvida entre o mundi e o EMS, como a maioria enviou via EMS optei por esse.
Os Correios brasileiros estavam em greve até há uma semana atrás. Depois que a correspondência chegou na área de remessa internacional em SP (ficou parada quase duas semanas por causa da greve) e foi direcionada para Portugal, demorou somente 3 dias úteis para chegar à Conservatória de Lisboa. Quando chega lá, ainda demora um ou dois dias para chegar à pessoa que analisa os processos.
É o mesmo numero, sim. Eu rastreei uma carta registrada para a Conservatória de Lisboa, e o CTT em Portugal coloca o dia e a hora em que foi feita a entrega. Às vezes citam até o nome da pessoa que recebeu.