POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Pra próxima vamos de Ponta Delgada
E certamente minha atribuição será via Ponta Delgada, sem pensar duas vezes, risos!
E com certeza tbm vou fazer a minha via Ponta Delgada!
Há um certo sarcasmo neste post, porém, se alguém realmente está por Portugal, poderia realmente dar uma olhada!
@Marcelo não adianta nada isto, inclusive pode ser pior... sério mesmo. Eles estão com novos prazos, algo acumulou, mas vamos aguardar... Se sair em 2 meses tá ótimo, visto que Lisboa está uma tragédia. Pelo menos temos o consolo de Ponta Delgada, que é extremamente ligeira
Hoje às 9h00 ele tentou e conseguiu falar com o sr Mario.
O problema é que ele já havia enviado 3 emails durante o último mês e o sr Mário não havia respondido a nenhum. Durante o telefonema, o sr Mario abriu o email e NAQUELE MOMENTO é que foi analisar a situação do meu amigo (necessidade de retificações?) pela primeira vez.
Foram quase 15 minutos em silêncio numa ligação internacional em horário comercial.
quando perguntei ao ACP há um tempo atrás, se eu tinha podia pedir a nacionalidade dos meus filhos, sem transcrever meu casamento, a Ana Santos respondeu:
"Deve dar entrada do seu processo primeiro e só depois de ter nacionalidade portuguesa e transcrever o seu casamento é que deve dar entrada dos seus filhos."
Ou seja, eles têm orientação para que todos os portugueses mantenham atualizados seu estado civil.
Por isso você obteve a resposta "É de toda a conveniencia fazer primeiro a transcrição do casamento, assim evitar-se-á que do assento de nascimento conste o estado civil dos pais "solteiros", quando na realidade eram casados"
É praxe responder desse jeito.
Porém, não têm com deixar de atribuir a sua mãe, mesmo sem o casamento dos seus avós, se o seu avô for o declarante na certidão dela, for o português e a sua avó não for portuguesa.
nasci no Brasil e acabo de ter minha dupla cidadania porque meu avô era português, e passou pro meu pai e depois para mim.
Li o tópico e vc abriu "Lei 1959" e acho que a Theresa está certa.
Pelo que entendo, ela só perderia a nacionalidade portuguesa caso tivesse se manifestado neste sentido.
Acho que se vc buscar em Portugal a certidão da sua bisavó, terá como saber a situação dela por lá e só então, poderá ver o que é possível ser feito. Tomara que dê tudo certo!
Grato!
Em 2º lugar, @Marcia essa sua descoberta é espetacular. Obrigado por compartilhar conosco.
Abs.
não tem problema, já que ele foi declarante na certidão dos filhos.
No processo de atribuição, não se envia certidão de casamento dos pais.
Nada será cobrado.
A única diferença será que, para a menina (menor), o processo será gratuito (ufa!), e para o menino, custará os 175 Euros.
Acabo de receber o número de processo através de um email do Sr. Mário. Lembrando que eu remeti um documento adicional a semana passada. Espero que agora já não demore muito para finalizar
O negócio é fazer isso o mais rápido possível. Eu também tive que remeter um documento adicional semana passada.
Já passou muito? Como veio pelos Correios você pode tentar pedir que o cartório corrija sem custo.... Mas se já passou muito... Torça pro cartório ser legal. Aconteceu isso com a da minha avó e eu consegui sem custo e num tempo recorde
Aliás, @Patrícia e @Marcelo, os documentos de vocês chegaram lá no ACP que dia? Só pra eu saber quanto tempo vocês já estão na espera.