David, originalmente chegaram 25/09. Sr. Mario me enviou um email quarta passada pedindo a certidão de casamento de meu bisavô, e neste mesmo dia enviei. O documento adicional chegou lá ontem. Hoje ele me enviou o número do processo.
@Marcelo e @David, vocês sabem me dizer se quando é informado o número do processo, significa que os documentos estão em ordem? Ou ainda corre o risco de pedirem algum documento complementar?
@Luan acho que não tem relação. Pode ter número e cair em pendência. Mas acho que quando numera significa que fez uma análise básica e verificou o pagamento do vale, isto é, descontou a grana enviada.
Aí na segunda etapa analisam os documentos com detalhes e estando tudo OK dão como despachado, para então gerar o número de assento. Acho que o número de assento depende do sistema assimilar o processo, porque quando ligamos na Linha Registos eles informam que está prestes a ser gerado, algo assim. Mas também não tenho certeza.
@Patricia, ela pode estar te enrolando sim, é verdade, questione isto tipo: "E você vai colocar a data que eu disser e não o que consta no livro?! Isso não é ilegal?"
Mas se você quer RESOLVER isso, é melhor você fazer uma nova Identidade pro seu avô, é mais rápido e resolve a questão, que é o que lhe interessa neste momento para que Portugal seja concluído.
não é meu avô, é pro meu pai... e no caso eu teria que tirar uma nova certidão mesmo que simples para tirar outro RG né e o doc ficaria realmente errado dai. Não sei.
Luan e David, quando eles numeram, dão "entrada" no processo, o que só acontece depois de descontar o vale. Mas aí é que vão analisar os documentos.
Então, depois de ter o número do processo, pode ter alguma pendência. Só não tem pendência alguma, quando o processo está despachado (o despacho é o aval do Conservador). Depois de despachado, o processo fica aguardando o registo no sistema. Esse registo é feito por um funcionário, não é automático. Alguém tem que gerar o assento de nascimento.
A antiga simples está 1967, bem como todos os docs do meu pai. A de inteiro teor que já enviei está 1968. E por telefone a escrevente disse que consta no livro 1968. Mas falou que eu teria que levar a que ela fez para emitir uma nova, isso que acho estranho, porque se o livro está 1968 ela não errou. Parece que não quer admitir que errou. Acho que se eu for lá e tiver certo dou com o livro na cabeça dela.
Pois é. Pro ACP eu enviei no nome do Sr. Mario, e talvez por isso (talvez porque o Sr. Mario estava de férias?) é que demorou tanto em relação à outros que chegaram depois.
No caso, não se deve, porém, é possível colocar no nome de um funcionário. Em teoria pode ocasionar problemas, e não recomendo, porém foi assim que eu fiz com o vale do ACP, colocando no nome do Sr. Mario. Não sei se foi isso que causou a demora adicional da numeração do meu processo. Para o próximo não o farei, entretanto.
@Marcelo isso não foi o que causou a demora, outrossim ele sequer teria aceito. A razão de não colocar nome de funcionário é que, além de arriscado, é tecnicamente ilegal. Imagina se o cara saca o dinheiro pra ele? Imagina que o cara morre, se aposenta, é transferido... São diversas as possibilidades e aí você perderia sua grana, entende? Então o correto é mesmo enviar em nome do Registro Civil para onde se está solicitando o serviço. Por isso mesmo há vez em quando um debate por aqui sobre isso, porque há agências dos Correios brasileiros que, de maneira errada, informam que não é possível enviar para um lugar, sendo "obrigatório" enviar para uma pessoa, o que é mentira. Então até nisso temos que caçar uma agência que faça como deve ser.
Davi! E para a minha avo Ela tem o nome diferente no rg no caso do segundo casamento dela! Eu sou produto do primeiro casamento dela! Eu acredito que terei que justificar a mudanca de nome pelo que eu ja li aqui no formum!! Esses documentos que provam a mudança de nome tambem tem que ser legalizados no consulado? Ela tem 3 nome o atual tenho como provar tenho as duas certidoes de casamento dela ela nao tem mais o nomque de casada que tinha quando casou com meu vo! Pretendo fazer tudo pelos correios!
@Philipe você está fazendo atribuição para sua avó?
Sua explicação foi confusa. Ela se casou DUAS VEZES?! Creio que não era possível antigamente, não entendi. Ou ela casou-se e depois separou? Coloque mais detalhada a dúvida.
Sim david ela se divorcio. E casou de novo entao ela mudou de nome duaz vezes entao ela ja teve 3 nomes diferentes de solteira e dois dos casamentos a minha duvida, como proseguir a atribuicao que e de interese da minha avo e da minha mae filha do primer casamento e meu tambem! Para te aclarar minha avo tem hoje o nome que foi mudado no segundo casamento tenho as duas certidoes de casamento dela se for preciso mandar copia do rg sairiam com nomes distintos nos dois documentos! o que se deve fazer nesse caso?
Que caso mais complicado... Realmente não sei com exatidão. Mas vamos passo a passo.
Primeiro sua avó tem que virar portuguesa. Então tem que atribuir ela, portanto enviar cópias AUTENTICADAS das certidões de casamento, para justificar a mudança do nome no RG. Caso o nome do RG seja IGUAL ao nome da certidão de nascimento de inteiro teor, não precisa. Caso seja diferente, sim.
Qual o nome no RG atual, o nome na certidão de nascimento e o nome nas certidões de casamento, pode postar?
Nome solteira: Marilena moreira villaça Nome 1 casamento: Marilena villaça dos santos Nome 2 casamento e atual: Marilena villaça lima! Esse e o enredo! E ai da samba?
Philipe, qual o nome no RG atual e o nome na certidão de nascimento de inteiro teor atual dela? O casamento consta averbado nesta certidão de nascimento?
Boa tarde amigos!!! Estou iniciando o processo para a cidadania de minha mãe. O pai dela português e já estou com a certidão de nascimento dele em mãos. Por tudo que vi preciso: Solicitar uma certidão de casamento de inteiro teor do meu avô (casou-se no brasil com uma brasileira); Certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe; Ir ao consulado para fazer a transcrição do casamento; Depois iniciar o processo de cidadania de minha mãe. O meu avô é falecido É isso gente. Help
Atual: marilena villaça lima Nascimento: marilena moreira villaça eu pedi para nao atualizar os dados na certidao que ja fiz o pedido fiz pelos dados da certidao do primeiro casamento dela pela incerteza do que fazer nao atribui nada!
@Fernando se o pai de sua mãe é português e DECLARANTE do nascimento dela, basta o seguinte:
1. Certidão de nascimento de inteiro teor ATUAL (de sua mãe) LEGALIZADA no consulado 2. Preencher Formulário 1C e RECONHECER ASSINATURA PRESENCIALMENTE em Consulado ou Cartório 3. Xerox autenticada de RG atual 4. Se sua mãe casou e mudou o nome, colocar também uma CÓPIA AUTENTICADA da certidão de casamento 5. Vale Postal no valor de 175 euros 6. Não precisa da certidão do pai dela (português). Se você sabe o número do assento/ano dele, basta informar isto no Formulário 1C.
Transcrição do casamento dela só se faz DEPOIS que ela virar portuguesa. E não faça pelo Consulado, faça o processo enviando para portugal (Arquivo Central do Porto), que é mais veloz e bem atendido que pelos Consulados.
Comentários
Se tá no livro assim eles não vão mudar. O RG é que fez errado.
Aí na segunda etapa analisam os documentos com detalhes e estando tudo OK dão como despachado, para então gerar o número de assento. Acho que o número de assento depende do sistema assimilar o processo, porque quando ligamos na Linha Registos eles informam que está prestes a ser gerado, algo assim. Mas também não tenho certeza.
Mas se você quer RESOLVER isso, é melhor você fazer uma nova Identidade pro seu avô, é mais rápido e resolve a questão, que é o que lhe interessa neste momento para que Portugal seja concluído.
quando eles numeram, dão "entrada" no processo, o que só acontece depois de descontar o vale.
Mas aí é que vão analisar os documentos.
Então, depois de ter o número do processo, pode ter alguma pendência.
Só não tem pendência alguma, quando o processo está despachado (o despacho é o aval do Conservador).
Depois de despachado, o processo fica aguardando o registo no sistema.
Esse registo é feito por um funcionário, não é automático. Alguém tem que gerar o assento de nascimento.
Isso parece erro do cartório.
você não tirou foto, ou scaneou os documentos que enviou ao ACP?
Poderia mostrar no cartório.
Poderia pedir ao ACP para te mandar por email a foto da certidão com a data errada, mas acho que eles não fariam isso. Estão atolados de trabalho.
Vai lá no cartório e conversa, sem raiva. Porque se chegar lá brigando, você não vai conseguir nada.
Sempre envie em nome do lugar + endereço
Obrigado, David.
enviei, tanto o Vale, como o SEDEX EMS para:
Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada
Praça Gonçalo Velho, 12 2o
Ponta Delgada
Portugal
9500-063
Não pode colocar em nome de nenhum funcionário, pois o vale deve ser descontado pela instituição.
No caso, não se deve, porém, é possível colocar no nome de um funcionário. Em teoria pode ocasionar problemas, e não recomendo, porém foi assim que eu fiz com o vale do ACP, colocando no nome do Sr. Mario. Não sei se foi isso que causou a demora adicional da numeração do meu processo. Para o próximo não o farei, entretanto.
@Philipe http://www.cidadaniaportuguesa.com/documentos/
você está fazendo atribuição para sua avó?
Sua explicação foi confusa. Ela se casou DUAS VEZES?! Creio que não era possível antigamente, não entendi.
Ou ela casou-se e depois separou? Coloque mais detalhada a dúvida.
Mas vamos passo a passo.
Primeiro sua avó tem que virar portuguesa.
Então tem que atribuir ela, portanto enviar cópias AUTENTICADAS das certidões de casamento, para justificar a mudança do nome no RG. Caso o nome do RG seja IGUAL ao nome da certidão de nascimento de inteiro teor, não precisa. Caso seja diferente, sim.
Qual o nome no RG atual, o nome na certidão de nascimento e o nome nas certidões de casamento, pode postar?
Nome 1 casamento:
Marilena villaça dos santos
Nome 2 casamento e atual: Marilena villaça lima!
Esse e o enredo! E ai da samba?
O casamento consta averbado nesta certidão de nascimento?
Estou iniciando o processo para a cidadania de minha mãe.
O pai dela português e já estou com a certidão de nascimento dele em mãos.
Por tudo que vi preciso:
Solicitar uma certidão de casamento de inteiro teor do meu avô (casou-se no brasil com uma brasileira);
Certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe;
Ir ao consulado para fazer a transcrição do casamento;
Depois iniciar o processo de cidadania de minha mãe.
O meu avô é falecido
É isso gente.
Help
Nascimento: marilena moreira villaça eu pedi para nao atualizar os dados na certidao que ja fiz o pedido fiz pelos dados da certidao do primeiro casamento dela pela incerteza do que fazer nao atribui nada!
se o pai de sua mãe é português e DECLARANTE do nascimento dela, basta o seguinte:
1. Certidão de nascimento de inteiro teor ATUAL (de sua mãe) LEGALIZADA no consulado
2. Preencher Formulário 1C e RECONHECER ASSINATURA PRESENCIALMENTE em Consulado ou Cartório
3. Xerox autenticada de RG atual
4. Se sua mãe casou e mudou o nome, colocar também uma CÓPIA AUTENTICADA da certidão de casamento
5. Vale Postal no valor de 175 euros
6. Não precisa da certidão do pai dela (português). Se você sabe o número do assento/ano dele, basta informar isto no Formulário 1C.
Transcrição do casamento dela só se faz DEPOIS que ela virar portuguesa.
E não faça pelo Consulado, faça o processo enviando para portugal (Arquivo Central do Porto), que é mais veloz e bem atendido que pelos Consulados.