POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Acho que a melhor ordem é fazer a transcrição do casamento antes, porque é bem mais rápido, e então, depois, pedir as duas cidadanias em paralelo.
Até porque a da sua mãe é o caso da Base X, e somente é aceito na CRC Lisboa.
Uma não interfere na outra, sendo seus pais já casados.
Comecei a ver os documentos para transcrição do casamento e já estou me antecipando para os passos seguintes.
Muito obrigado pelas informações
Eu fiz o requerimento e o assinei para os meus avós, vivos. Fiz isso no consulado do RJ.
Não tive nenhum problema, eles só são lentos rs
Qualquer duvida estou aqui...
e como ficaraia o preenchiemnto do modelo de requerimento enviado pelo 4 crc Porto? No modelo enviado, eles colocam quem casou como o requerente:
…………. (Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa) REQUER A V. EXª A TRANSCRIÇÃO DO SEU CASAMENTO ……... (indicar se foi civil, católico, ou religioso não católico) realizado em ………. (indicar a data completa), em ………. (indicar o local, cidade e país onde o casamento foi celebrado), com ………. (indicar o nome completo do outro nubente, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa), declarando para o efeito o seguinte:
Como vc fez @thatianna? mudou o texto?
Assim que terminar o processo de minha mãe vou transcrever o casamento dela e, por fim, começar o meu processo de atribuição.
Eu tenho vontade de adotar o sobrenome português da família (Ferraz), que minha mãe perdeu ao se casar.
É possível? Porque no Formulário 1C no Quadro 2 diz:
* Pretende manter a composição originária do nome? ( ) Sim ( ) Não
Se indicou Não, qual o nome pretendido:
Se eu escolher adicionar o Ferraz acham que pode dar problema?
Certo @Guilherme Moreira?
No meu caso meu pai é o declarante mas a portuguesa será minha mãe, então eu tenho que fazer.
o processo da sua mãe foi finalizado em que data?
Finalizou dia 19/10 segunda, liguei na central de Registo e me passaram o numero de assento de nascimento, sendo que liguei na sexta passada 16/10 e fui informado que ainda estava a correr, rsrs
O da minha mãe estão lá já há 33 dias... então terei que sofrer um pouco mais desta vez. Rs.
Fiz no correio do centro, na 1º de março, sem problemas em relação ao Vale Postal, vi que muita gente teve que informar um nome para constar no vale ao invés de ser endereçado ao ACP.
Como não cheguei a ver esta informação aqui pelo tópico vou deixar um link com a informação sobre envios.
http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/precos/default.cfm
É possível simular e ter noção de prazos e valores para a chegada da documentação. No meu caso foi o seguinte:
Rio de Janeiro
Porto
Peso: 50g
Tipo /Prazo (dias uteis)/ Valor
Sedex Mundi / 4/ 168,00
EMS / 8 a 11 / 110,00
Econômico /14 a 19/ 4,85
Prioritário /7 a 13/ 8,50
Repare que se vc não enviar por Sedex Mundi, a melhor opção é fazer por envio Prioritário.
Como a diferença de valor é absurda entre um e outro, eu optei pelo Prioritário e adicionei a opção de "registrado" para poder rastrear e ter certeza que chegou no destino, o total ficou +- R$ 17,00.
Eu só mando via SEDEX e ainda assim rezo para eles não fazerem besteira, porque o serviço é um nível bem bem bem ruim.
Mandei priorotário e deu tudo certo! Demorou uns 15 dias mas chegou e já to com o número do processo. Boa sorte
Boa tarde,
Informamos que o processo do seu pai foi despachado favoravelmente, encontrando-se neste momento a aguardar a feitura do seu registo como português, não lhe sabendo dizer quando irá ficar concluído, mas será em breve.
Cumprimentos
Mário Vales
E olha, acho que o Sr. Mário não respondia há tempos hein... Bom saber que ele voltou a responder, pode ser que tenha retornado de férias, se é que saiu... Tudo aqui são conjunturas
Mandei por EMS, agora é só aguardar ansiosamente!