Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

131323436371451

Comentários

  • Oi, Michele.
    Acho que a melhor ordem é fazer a transcrição do casamento antes, porque é bem mais rápido, e então, depois, pedir as duas cidadanias em paralelo.
    Até porque a da sua mãe é o caso da Base X, e somente é aceito na CRC Lisboa.
    Uma não interfere na outra, sendo seus pais já casados.
  • Muito obrigada Marcia!
    Comecei a ver os documentos para transcrição do casamento e já estou me antecipando para os passos seguintes.
  • @Maria Nélida @Marcia
    Muito obrigado pelas informações
  • Acredito que a transcrição de casamento pode ser requerida por qualquer pessoa, ou qualquer parente.
    Eu fiz o requerimento e o assinei para os meus avós, vivos. Fiz isso no consulado do RJ.
    Não tive nenhum problema, eles só são lentos rs
  • Oi @Rodrigo, acabei de passar pelo processo de transcricao do casamento dos meus avós no CRC do porto, voce mesmo pode ser o requerente, e assinar no cartorio por autenticidade, como ja falaram.. Mas barato e mais rapido que no consulado ... Também precisa da certidão de casamento de inteiro teor e da certidão de nascimento de inteiro teor do nubente brasileiro legalizadas no consulado no Rio. Fora isso apenas anexar um documento autenticado do requerente e o vale postal ...
    Qualquer duvida estou aqui...
  • @thatianna
    e como ficaraia o preenchiemnto do modelo de requerimento enviado pelo 4 crc Porto? No modelo enviado, eles colocam quem casou como o requerente:
    …………. (Indicar o nome completo, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa) REQUER A V. EXª A TRANSCRIÇÃO DO SEU CASAMENTO ……... (indicar se foi civil, católico, ou religioso não católico) realizado em ………. (indicar a data completa), em ………. (indicar o local, cidade e país onde o casamento foi celebrado), com ………. (indicar o nome completo do outro nubente, data de nascimento, local do nascimento, nacionalidade, filiação e residência habitual completa), declarando para o efeito o seguinte:

    Como vc fez @thatianna? mudou o texto?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado October 2015
    @Rodrigo você muda a primeira parte e depois muda também para REQUER A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DE....
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Uma dúvida...
    Assim que terminar o processo de minha mãe vou transcrever o casamento dela e, por fim, começar o meu processo de atribuição.

    Eu tenho vontade de adotar o sobrenome português da família (Ferraz), que minha mãe perdeu ao se casar.
    É possível? Porque no Formulário 1C no Quadro 2 diz:

    * Pretende manter a composição originária do nome? ( ) Sim ( ) Não
    Se indicou Não, qual o nome pretendido:

    Se eu escolher adicionar o Ferraz acham que pode dar problema?
  • @rodrigo, oi, isso mesmo como o david falou, eu mudei o texto e enviei antes pra eles validarem mas ja com tudo assinado...
  • David, acho q estamos na mesma situação! Vc está fazendo o processo da sua mãe pra depois fazer o seu, certo? Estou fazendo o mesmo mas com meu pai. Depois q o processo dele ficar pronto também é preciso transcrever o casamento?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Andressa se o seu pai é o declarante do seu nascimento não.
    Certo @Guilherme Moreira?

    No meu caso meu pai é o declarante mas a portuguesa será minha mãe, então eu tenho que fazer.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Aliás, e à propósito... Hoje faz 33 dias que o processo da minha mãe está no ACP. Nem número de processo nem finalização ainda. O colega de fórum @Juan Tolomei levou 2 meses para concluir a atribuição da mãe dele. Acho que alguém lá tirou férias e atrasou um poucos os trabalhos.
  • Processo da minha mãe levou exatos 2 meses para ser concluído no ACP, a Ana me passou o número do processo 30 dias após os documentos serem entregues, demorou mas saiu rsrs, agora finalmente chegou a minha vez ! Enviei meus documentos na segunda feira, boa sorte pra todo nós !
  • @juan, parabéns! boa sorte
    o processo da sua mãe foi finalizado em que data?
  • @Roberto, Vlw!

    Finalizou dia 19/10 segunda, liguei na central de Registo e me passaram o numero de assento de nascimento, sendo que liguei na sexta passada 16/10 e fui informado que ainda estava a correr, rsrs
  • O processo da minha mãe levou exatos 2 meses. Finalizou agora. Mas sem dúvidas, é o melhor caminho. Consulado do RJ , nem pensar. Temos que manter este canal via ACP, sempre aberto, ter paciência com eles, por que no consulado é muito pior.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Marcello, os de sua mãe chegaram que dia e concluíram que dia?
    O da minha mãe estão lá já há 33 dias... então terei que sofrer um pouco mais desta vez. Rs.
  • ViniciusVinicius Member
    editado October 2015
    Enviei hoje a documentação da minha mãe.

    Fiz no correio do centro, na 1º de março, sem problemas em relação ao Vale Postal, vi que muita gente teve que informar um nome para constar no vale ao invés de ser endereçado ao ACP.

    Como não cheguei a ver esta informação aqui pelo tópico vou deixar um link com a informação sobre envios.

    http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/precos/default.cfm

    É possível simular e ter noção de prazos e valores para a chegada da documentação. No meu caso foi o seguinte:

    Rio de Janeiro
    Porto
    Peso: 50g

    Tipo /Prazo (dias uteis)/ Valor
    Sedex Mundi / 4/ 168,00
    EMS / 8 a 11 / 110,00
    Econômico /14 a 19/ 4,85
    Prioritário /7 a 13/ 8,50

    Repare que se vc não enviar por Sedex Mundi, a melhor opção é fazer por envio Prioritário.
    Como a diferença de valor é absurda entre um e outro, eu optei pelo Prioritário e adicionei a opção de "registrado" para poder rastrear e ter certeza que chegou no destino, o total ficou +- R$ 17,00.





  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Vinicius prioritário com Correios brasileiros? Você é corajoso.
    Eu só mando via SEDEX e ainda assim rezo para eles não fazerem besteira, porque o serviço é um nível bem bem bem ruim.
  • Ontem também enviei os documentos da minha filha e o vale postal pelos Correios AG Castelo sem problemas nenhum em ser para o ACP.ia fazer na AG da Rua da Alfandega,mas passando por esse que é bem mais próximo do Consulado resolvi tentar e deu certo.Por falar em Consulado,minha filha fez o reconhecimento de firma do Modelo 1C e colocaram a etiqueta cobrindo toda parte onde teria que colocar o numero do Vale Postal.Reclamei e falaram que não era preciso colocar o numero porq
  • Porque o comprovante do vale iria junto do envelope.Nem discuti e fomos em um cartório na Almirante Barroso abrir firma e preencher outro formulário que por sorte havia levado caso desse algum erro.Pode até ser que não fosse dar problemas,mas achei melhor fazer um novo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Maria eu colei do outro lado (no da minha tia). E no da minha mãe e avó colamos lá embaixo (com metade do adesivo pra fora do documento e um outro adesivo do outro lado segurando-o). Até então tudo OK, nunca reclamaram.
  • Então,Davi,no cartório colaram abaixo onde se coloca o numero do vale postal.Deu certinho.Vc fez em cartório ou no Consulado?Falta de boa vontade e falta de atenção do funcionário do Consulado.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Só faço no cartório. ODEIO o Consulado. Acabo inclusive de voltar de lá, fui legalizar 3 docs. Marquei 8, às 8:07 fui chamado e geraram senha. Esperei até 8:55 para legalizarem 3 documentos - 50 minutos para três carimbos. É a eficiência Consular.... rs
  • Vinicius

    Mandei priorotário e deu tudo certo! Demorou uns 15 dias mas chegou e já to com o número do processo. Boa sorte :)
  • @David, não reclama não. No consulado de SP a legalização é apenas pelos Correios. Você gasta a postagem para enviar para o consulado. Paga mais 35,00 de frete para devolverem. Demora 2 dias para os documentos chegarem ao consulado + 5 dias úteis para legalizarem + 5 dias úteis para receber, ou seja, no mínimo 2 semanas para receber os documentos após a postagem.
  • Acabei de receber esse e-mail do Sr. Mário!

    Boa tarde,

    Informamos que o processo do seu pai foi despachado favoravelmente, encontrando-se neste momento a aguardar a feitura do seu registo como português, não lhe sabendo dizer quando irá ficar concluído, mas será em breve.

    Cumprimentos

    Mário Vales
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Andressa, o Sr. Mario respondeu com outras palavras o que a Ana já havia lhe dito. O processo está despachado, agora só falta gerar o número. Acho que semana que vem você já deve ter o número. Ligue semana que vem na linha Registos.

    E olha, acho que o Sr. Mário não respondia há tempos hein... Bom saber que ele voltou a responder, pode ser que tenha retornado de férias, se é que saiu... Tudo aqui são conjunturas ;)
  • editado October 2015
    Há problema se os nomes dos avós da certidão de nascimento inteiro teor do requerente estão divergindo dos assentos de batismo?
  • Enviei os documentos hoje , seguindo a dica do @vinicius, no correios da primeira de março, e acho que peguei a mesma atendente, já que ela comentou que alguém tinha ido no dia anterior fazer a mesma coisa.
    Mandei por EMS, agora é só aguardar ansiosamente!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.