Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

129303234351451

Comentários

  • @Theresa Também estava assim há alguns meses atrás, mas por sorte encontrei o cartão de imigração do meu avô no familysearch que tinha o local de nascimento, e por sorte ele nasceu em uma freguesia com o mesmo nome do concelho. Você já olhou nesse site?

    @David Obrigada pela resposta, acredito que eu não tenha me explicado no email direito e a Ana pensou que os meus avôs eram portugueses. Vou enviar os documentos semana que vem e espero que dê tudo certo.
  • A ana finalmente respondeu meu email com o número do processo e disse que o processo aguarda despacho favorável. O que seria exatamente? Kkkk
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Ziza naturalização tem levado alguns meses. Aqui mesmo neste tópico (páginas atrás se não me engano alguém havia dado a notícia de conclusão de uma naturalização e informado quanto tempo levou, tente ver se acha esta info).
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Patricia quando chegaram seus documentos? É atribuição?
    Abs!
  • @Patricia, é isso mesmo. Parabéns. Os seus docs chegaram lá que dia?
    @Ziza não sei nada sobre naturalização 0(
  • Ontem em contato com a linha de registros fui informado que não poderiam me passar o número do assento e que deveria esperar a carta com este número chegar aqui no Brasil.

    David, voce ligou pra la esses dias? Conseguiu o número de assento da sua mãe?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Rodrigo, ainda não consegui nem o nro do processo. Acredito que semana que vem tudo se resolva (segunda completa um mês que os documentos chegaram), pelo menos ultimamente eles tem demorado a dar o nro mas quando o fazem o processo já está despachado, apenas aguardando o nro do assento

    @Rodrigo, na Linha Registos se você está tentando pegar o nro do assento de uma mulher e sua voz for de homem, eles não vão dar, alegando que você não é a pessoa nem tem procuração. Peça para uma mulher falar e informar os dados e pedir o número. Eles não podem negar e não tem como comprovar pela voz se é a requerente ou não. No meu caso, quando saiu o da minha avó, fiz o ridículo papel de imitar uma voz de senhora idosa, risos, mas deu certo. Peguei o número e com isso consegui fazer a transcrição.
  • hahaha que cena!
    Eu acho estranho eles negarem essa informação. Quando iniciei o processo, a primeira coisa que eu precisei foi do n.º do assento do meu bisavô português para preencher o formulário 1C. Eu sabia exatamente onde ele nasceu. Mandei um e-mail para a respectiva conservatória e me responderam bem rápido com o n.º e ano do assento. Depois a própria Sra. Ana me confirmou. Tente pedir o número do assento por e-mail ao ACP!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    As atendentes da Linha Registos (sem r mesmo), são uma "benção". Grossas, tapadas e cada uma diz uma coisa diferente. kkkk
  • Hoje peguei a certidão de inteiro teor da minha filha e reconheci a firma do escrivão.
    Também já autentiquei as xerox da certidão do meu casamento,do casamento da minha filha,da certidão de nascimento do pai da minha filha e o formulário já tá preenchido faltando apenas ela assinar o que será feito no dia 21 agora que foi a data que consegui agendar no Consulado do RJ.Nesse dia também vamos legalizar a certidão de inteiro teor,fazer o vale postal e dando tudo certo,enviaremos para o ACP.
    Daí é só ficar torcendo para que não demore muito pra logo fazer a transcrição do casamento pra depois fazer a naturalização do meu netinho.Ainda muito caminho a percorrer até poder pegá-lo no colo e falar"" meu portuguesinho"
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Maria Nélida porque não assinam num cartório onde ele tem firma reconhecida? Custa 6,21 e é mais prático e rápido.
    @Maria Nélida você está fazendo atribuição pra você ou pra sua filha?
  • De acordo com o meu AR chegou lá dia 17/09. Não tive notícias até esse email da Ana agora dia 14/10. Que felicidade!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Patricia, maravilha. Então menos de 1 mês e mais uma ou duas semanas fazem o registro (nro de assento)
  • Ontem quando menos esperava a CARTA chegou na casa do meu avô dizendo que o processo havia sido concluido com sucesso e com o tao sonhado número de assento....rs
    Muito feliz e vamo que vamo pra mais uma etapa. Abraço a todos deste forum abençoado!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Rodrigo maravilha! A carta é simples mas o conteúdo representa tanto que chega a ser até emocionante né?

    Bom domingo à todos!
    Espero que esta semana o ACP me dê boas notícias do processo de minha mãe :D
  • Galera alguém sabe me dizer: Para averbar o casamento de minha mãe (portuguesa casada com brasileiro), preciso enviar a Certidão de Nascimento Inteiro Teor de meu pai que é Brasileiro?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Sim. Cert. Nasc de Inteiro Teor Atualizada do Cônjuge (legalizada no Consulado) + Cert. Casamento Inteiro Teor Atualizada (Legalizada no Consulado)
  • David,a firma que ela tem em cartório fica distante.Era de outro municipio em que ela morava.Para abrir outra fica mais caro.Como vai ter que ir resolver outros problemas no centro da cidade,então vai no consulado comigo e nos correios para fazer o vale postal.Prefiro que ela vá comigo pra conferir tudo.
    Estou fazendo a atribuição para minha filha.Eu já tenho desde 2000.
  • So pra conferir .O vale postal é em nome do Arquivo Central do Porto.
    Endereço : Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 Porto/Portugal
    Os correios da Rua da Alfandega 91/RJ não criam caso para mandar pra pessoa jurídica.Eu li em algum comentário que esses correios da Rua da Alfandega enviam normalmente vale postal pra pessoa jurídica,ne?
    Gente,desculpem tantas perguntas que parecem óbvias.
  • Maria Nélida, só pra esclarecer: até onde eu sei, abrir firma em cartório não custa nada.
  • Oi,Wesley,aqui no RJ custa R$31,00 mais ou menos para abrir e reconhecer firma
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado October 2015
    Ô loco!! Aqui em São Paulo é de graça, paga-se somente o reconhecimento ($4,80).
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Cartórios são uma máfia que se herda. Cada um cobra um preço e prestam péssimos serviços.
  • Parabéns, Rodrigo!
  • Mandei um documento que faltou no meu processo dia 08/10 por EMS, e só ontem que chegou - em Lisboa, nem chegou no ACP ainda.
    Achei uma demora absurda, o documento levou quase uma semana só pra ir de Porto Alegre a SP! Costuma ser assim mesmo ou dei azar?
    Quando mandei os outros documentos chegou no ACP em 7 dias, mas não lembro se foi por EMS ou não. Entendo que teve o feriadão no meio disso, mas que eu saiba os correios não param de funcionar em feriado, né?

    Ah, e depois que chegar o documento qto tempo me sugerem para eu ver o andamento? Pensei em dar uns 3 dias e ligar, será que está bom?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Feriado + Fim de Semana + Greve + Ineficiência...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado October 2015
    @Michele não ligue. Acompanhe a entrega pelo site dos Correios do Brasil e de Portugal (o de Portugal depois que já está lá informa com mais precisão onde está, com exatidão). Depois que for confirmada a entrega pelo site, você espera tipo uma semana e envia email perguntando se chegou e se já tem número de processo. Ultimamente os nros de processo tem saído quase junto com a finalização dos mesmos, isto é, 30 a 40 dias. Antes saia com 1 semana a dez dias, acho que eles ficaram com muitos documentos acumulados por férias ou aumento de demanda.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Dúvida boba!

    Pessoal, sei que é uma dúvida boba, de iniciante mas não custa perguntar pra não perder a viagem....
    Fiz minha certidão de nascimento de inteiro teor (sou nascido em Niterói, RJ). A certidão veio sem nenhum selo de reconhecimento de assinatura. Como vou legalizar esta certidão no Consulado do RJ, não preciso reconhecer esta assinatura, isto é, não preciso deste selo que reconhece a assinatura do tabelião, correto?
  • Michele,
    em 07/08 postei os documentos para cidadania dos meus filhos menores.
    Não reparei, mas o consulado aqui no Rio, errou quando reconheceu a assinatura do meu marido (como semelhança, e não como feita na presença do funcionário). Tive que mandar de novo o 1C. Postei em 01/09, por SEDEX EMS.

    Os correios perderam os documentos. Depois de muita briga, fomos ao consulado pela terceira vez, e postamos outro 1C em 24/09. Aí, os correios "acharam" os documentos antigos e os dois SEDEX foram entregues juntos no ACP.

    Os correios, mesmo com o mega atraso, de 22 dias úteis, não querem nos pagar nem o seguro devido automático, pois afirma que a entrega foi realizada. Acredita? É revoltante!!!! Ainda estou tentando ..

    Todos as outras 8 vezes que enviei documentos para cidadania e casamento de pessoas da minha família, chegaram lá em, no máximo 6 dias úteis. Bem, pelo menos o ACP gerou bem rápido os registos e os dois já são portugas.

    Acho que você deve enviar email no mesmo dia que chegar os documentos, principalmente se tiver vale postal envolvido (vale postal tem validade!). E depois, liga em uma semana, que eles não te responderem ao email.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Marcia abre um processo. AS JECs do RJ funcionam muito bem e em 2 meses você tem audiência.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.