POR ONDE COMEÇAR?
- Leia com atenção o site
cidadaniaportuguesa.com, onde estão explicadas as principais questões do processo para
FILHOS,
NETOS,
BISNETOS e até
TRINETOS.
- Se não encontrar o que procura no site, utilize o
sistema de busca do fórum para consultar nosso arquivo com mais de 8 anos de discussões sobre os mais variados aspectos do processo.
- Se ainda restaram dúvidas,
crie um novo tópico com um título que permita entender com clareza sua questão específica. Ex.: "Ajuda com certidão" = vago, "Como solicitar certidão do concelho de X" = bom!
Boa sorte na pesquisa, futuro(a) Tuga!
Comentários
Valeu pela dica, vou agilizando os outros documentos.
Agendei no consulado de Portugal aqui no RJ pra legalizar a certidão, botei la em Notariado e escolhi Legalização de Documentos - Fotocópia Simples, o boleto veio com valor de 97,54 é isso mesmo? Tinha visto por aqui que o pessoal pagou 56,00 +-. Escolhi a opção certa?
Paguei R$ 65,01.Espero que esteja certo.
É Maria acho que você está certa, eu devo ter escolhido a opção errada.
Não lembro de ninguém aqui pelo fórum ter mencionado o valor que eu falei. Irei mudar a opção, obrigado.
Por falar nisso, você levou uma cópia autenticada no consulado que será enviada enviada para o ACP junto da original?
""Em resposta informo os documentos necessários para instruir o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, ao abrigo do art.º 1.º n.º 1 al. c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redação dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril.
Documentos para a pessoa que vai pedir a nacionalidade
A certidão de nascimento de inteiro teor, legalizada pelo Consulado de Portugal (esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade);
Cópia autenticada da certidão de casamento;
Cópia autenticada do documento de identificação;
O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;
Vale postal no valor de 175,00 EUR.
Os documentos e o vale postal devem ser remetidos para :
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 Porto
Deverá juntar cópia autenticada do registo de nascimento e casamento dos pais
Com os melhores cumprimentos
Ana Santos
Arquivo Central do Porto
Guilherme em qual e-mail vc manda? Pq eles te respondem muito rápido. Mandei e-mail faz uma semana e nada.
Ja vai dar 30 dias que chegou lá e não tenho nenhuma notícia
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/26643/#Comment_26643
Enviei documentos e chegaram 18/09. Perguntei sobre número do processo via linha registros dia 30/09 e não havia ainda. Enviei então e-mail pro ACP dia 05/10 e hoje, 09/10, fui respondido. Ana Santos confirmou o recebimento (que já havia confirmado dia 21/09) e disse que ainda não há número de processo.
Sendo assim já são 21 dias que os documentos estão lá e estão sem número de processo. Acham que por isso vai atrasar mais que o normal?
Tem outros aqui que também demoraram em receber o número. Isso tem influenciado na duração do processo? (ACP tem resolvido em 30 a 40 dias em média).
Conto com os comentários de vocês.
Vocês têm planos de sair do Brasil a curto prazo?
Paralelamente a essa função toda estou fazendo outra tão chata quanto, ou mais, que é a revalidação de diploma...
Mas vamos a família inteira, casa já quase comprada, não vejo a hora!
E também acho que o tempo de 5 a 6 semanas está ótimo! Acho maravilhoso pensando que consulado está cada vez mais complicado, deram pra encrencar até pra legalizar os documentos...
Vale à pena ir pra lá quem já está aposentado ou tem alguma fonte de renda, fora isso a vida com o salário de lá não é fácil não.
Aos jovens e aos que estão em plenas funções de suas carreiras, não é o lugar mais recomendável.
Sendo cidadania europeia, há lugares onde há mais trabalho e melhores salários atualmente.
Como li em um ótimo texto, quero ter a liberdade de poder andar distraída novamente.
Desculpem o desvio no assunto do tópico!
minha prima é médica, com mestrado e pediu a equivalência dos seus diplomas para a Universidade do Porto, em 2013. Levou 4 meses. O marido dela é também médico com mestrado, e sua equivalência levou 11 meses. Não sei como fizeram, mas sei que o fato dela ter diversas publicações em seu nome, ajudou a acelerar as coisas. Boa sorte para você!
Muito obrigada pelas palavras de apoio!
E agradeço a todos do fórum que têm tornado esse meu caminho mais fácil!
não cheguei nem a receber o número do processo pelo ACP. Depois de algumas tentativas frustradas de contato por email e telefone, decidi ligar para o número IRN, e para minha felicidade, o processo já havia sido concluído.
Mas vou me ocupar pedindo minha certidão de nascimento de inteiro teor porque creio que início de novembro já poderei enviar os meus documentos, a última atribuição das 3 de minha longa jornada. Que felicidade!
A sua levou quanto tempo Rodrigo? Chegou quando e foi concluída que dia?
Abraços!
na verdade esse processo que estava fazendo era do meu avô. Demorei uns 45 dias até entrar em contato com o IRN e receber a notícia que o processo havia sido concluído. Chegou lá no ACP dia 13/08 e recebi a noticia do IRN dia 30/09. Agora estou esperando o número do registro para dar continuidade ao processo do meu pai.