Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

127283032331452

Comentários

  • @David Lima

    Valeu pela dica, vou agilizando os outros documentos.

    Agendei no consulado de Portugal aqui no RJ pra legalizar a certidão, botei la em Notariado e escolhi Legalização de Documentos - Fotocópia Simples, o boleto veio com valor de 97,54 é isso mesmo? Tinha visto por aqui que o pessoal pagou 56,00 +-. Escolhi a opção certa?
  • Maria NélidaMaria Nélida Member
    editado October 2015
    Vinicius,eu liguei para o Consulado do RJ porque tinha duvidas do que escolher para legalizar a certidão de nascimento da minha filha.Me orientaram que teria que escolher ""Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura""
    Paguei R$ 65,01.Espero que esteja certo.
  • ViniciusVinicius Member
    editado October 2015
    @Maria Nélida

    É Maria acho que você está certa, eu devo ter escolhido a opção errada.
    Não lembro de ninguém aqui pelo fórum ter mencionado o valor que eu falei. Irei mudar a opção, obrigado.

    Por falar nisso, você levou uma cópia autenticada no consulado que será enviada enviada para o ACP junto da original?
  • Oi,Vinicius,eu ainda não fui ao Consulado.Estou aguardando a certidão de inteiro teor que o cartório deve me entregar depois do dia 15.Onde minha filha foi registrada, o prazo para entregarem a certidão são 15 dias.Na relação de documentos que a Ana me mandou não pede cópia autenticada.



    ""Em resposta informo os documentos necessários para instruir o processo de atribuição da nacionalidade portuguesa, ao abrigo do art.º 1.º n.º 1 al. c) da Lei n.º 37/81 de 3 de Outubro, pela nova redação dada pela Lei Orgânica n.º 2/2006 de 17 de Abril.

    Documentos para a pessoa que vai pedir a nacionalidade

    A certidão de nascimento de inteiro teor, legalizada pelo Consulado de Portugal (esta certidão deve comprovar que a filiação foi estabelecida na menoridade);

    Cópia autenticada da certidão de casamento;

    Cópia autenticada do documento de identificação;

    O Impresso-modelo legal, anexo, devidamente preenchido e assinado, devendo a assinatura ser reconhecida presencialmente em Cartório;

    Vale postal no valor de 175,00 EUR.

    Os documentos e o vale postal devem ser remetidos para :

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, 328

    4200-498 Porto

    Deverá juntar cópia autenticada do registo de nascimento e casamento dos pais

    Com os melhores cumprimentos
    Ana Santos
    Arquivo Central do Porto
  • É atribuição.
    Guilherme em qual e-mail vc manda? Pq eles te respondem muito rápido. Mandei e-mail faz uma semana e nada.
    Ja vai dar 30 dias que chegou lá e não tenho nenhuma notícia :(
  • Guilherme Moreira,no caso do Vinicius são 2 certidões a serem reconhecidas,mas no meu caso somente 1,né?A da minha filha.Eu marquei ""Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura"" e o valor foi de R$65,01 e até já paguei.Espero que esteja certo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Nossa, com a subida do euro de 56 foi pra 65 por documento. Punk
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Novidades sobre atribuição da minha mãe e tia.

    Enviei documentos e chegaram 18/09. Perguntei sobre número do processo via linha registros dia 30/09 e não havia ainda. Enviei então e-mail pro ACP dia 05/10 e hoje, 09/10, fui respondido. Ana Santos confirmou o recebimento (que já havia confirmado dia 21/09) e disse que ainda não há número de processo.

    Sendo assim já são 21 dias que os documentos estão lá e estão sem número de processo. Acham que por isso vai atrasar mais que o normal?

    Tem outros aqui que também demoraram em receber o número. Isso tem influenciado na duração do processo? (ACP tem resolvido em 30 a 40 dias em média).

    Conto com os comentários de vocês.
  • Pois é David, pra mim foram 3 semanas para me passarem o número do processo também. E mais umas duas para pedirem o documento que faltava. Acredito que se estivesse tudo ok seria o tempo para sair o assento... Pelo visto a demora maior está em abrir o processo, não em concluí-lo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Bom se tudo levar 5 a 6 semanas está bem.
  • A documentação da minha avó chegou no ACP dia 23/09. Mandei uns dois e-mails e, hoje, a Ana me respondeu da mesma forma: receberam a documentação e o vale-postal, mas ainda não há número de processo. Então, as coisas estão lá há 16 dias. Enquanto isso estou reunindo os documentos pra transcrever o casamento. Vamos aguardando...

    Vocês têm planos de sair do Brasil a curto prazo?
  • Michele MircoMichele Mirco Member
    editado October 2015
    Roberto, eu vou mudar pra lá no segundo semestre do ano que vem, correndo tudo certo.
    Paralelamente a essa função toda estou fazendo outra tão chata quanto, ou mais, que é a revalidação de diploma...
    Mas vamos a família inteira, casa já quase comprada, não vejo a hora!

    E também acho que o tempo de 5 a 6 semanas está ótimo! Acho maravilhoso pensando que consulado está cada vez mais complicado, deram pra encrencar até pra legalizar os documentos...
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Eu não, mas minha mãe pretende se mudar ano que vem e ficar 6 meses para ver como se sente ficando lá em definitivo.
  • Ai, como eu queria ir em definitivo.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Portugal é um país em crise, salários ruins, desemprego em massa.
    Vale à pena ir pra lá quem já está aposentado ou tem alguma fonte de renda, fora isso a vida com o salário de lá não é fácil não.

    Aos jovens e aos que estão em plenas funções de suas carreiras, não é o lugar mais recomendável.
    Sendo cidadania europeia, há lugares onde há mais trabalho e melhores salários atualmente.
  • Eu já sou aposentada,mas convertendo acho que nem assim daria.Fora que tenho filhas que me prendem aqui.Dai fica quase impossível.
  • E o pior, Maria Nelida, é que o governo brasileiro desconta absurdos 25% da aposentadoria quando vc vai receber ela em Portugal. Quanto à crise, claro que Portugal não é o país mais estável da Europa, mas andam no caminho contrário do Brasil, se recuperando, enquanto nós só afundamos... Falo quatro idiomas, poderia morar em quer país da Europa, mas meus pais sei que só se sentiriam confortáveis lá. Estou indo preparada, com reservas para esperar me estabelecer na minha própria profissão ou até abrir algum negócio próprio, mas o que mais me motiva mesmo é a insegurança que vivemos, após várias situações de violência vividas por amigos e familiares.
    Como li em um ótimo texto, quero ter a liberdade de poder andar distraída novamente.
    Desculpem o desvio no assunto do tópico!
  • Então,Michele,são esses 25% que matam...rsrsr.Mas era isso mesmo que eu queria:andar distraida pelas ruas!Muito boa sorte pra vc e sua familia!
  • Obrigada, Maria Nelida!
  • Michele Mirco,

    minha prima é médica, com mestrado e pediu a equivalência dos seus diplomas para a Universidade do Porto, em 2013. Levou 4 meses. O marido dela é também médico com mestrado, e sua equivalência levou 11 meses. Não sei como fizeram, mas sei que o fato dela ter diversas publicações em seu nome, ajudou a acelerar as coisas. Boa sorte para você!
  • Marcia, minha revalidação também é de Medicina. Estou preparada para essa provável demora, mas feliz. ;)
    Muito obrigada pelas palavras de apoio!
    E agradeço a todos do fórum que têm tornado esse meu caminho mais fácil!
  • David,
    não cheguei nem a receber o número do processo pelo ACP. Depois de algumas tentativas frustradas de contato por email e telefone, decidi ligar para o número IRN, e para minha felicidade, o processo já havia sido concluído.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Rodrigo Loss, bem se for assim eu aceito, o problema é a ansiedade né...
    Mas vou me ocupar pedindo minha certidão de nascimento de inteiro teor porque creio que início de novembro já poderei enviar os meus documentos, a última atribuição das 3 de minha longa jornada. Que felicidade!

    A sua levou quanto tempo Rodrigo? Chegou quando e foi concluída que dia?
    Abraços!
  • Wesley PradoWesley Prado Member
    editado October 2015
    Acompanhando as publicações aqui, confesso que às vezes sinto uma ponta de inveja dos que já estão conseguindo obter a tão sonhada nacionalidade portuguesa! rsss... Eu continuo aqui, firme e forte nesse teste de paciência, aguardando a regulamentação da lei, porque no meu caso, ela será o caminho para o meu pai obter a atribuição originária, e na sequência, eu.
  • David,
    na verdade esse processo que estava fazendo era do meu avô. Demorei uns 45 dias até entrar em contato com o IRN e receber a notícia que o processo havia sido concluído. Chegou lá no ACP dia 13/08 e recebi a noticia do IRN dia 30/09. Agora estou esperando o número do registro para dar continuidade ao processo do meu pai.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Não tem nro de assento ainda?! Que demora!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Rodrigo, você com o nome completo do seu avô pode ligar na Linha Registos e pedir o número de assento, já deve constar lá.
  • Boa tarde a todos, sou novo aqui no fórum, gostaria de ajuda para os primeiros passos que devo dar ao meu caso. Minha é portuguesa, já falecida e quando faleceu era divorciada do meu pai. Como devo proceder???
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Anderson Sua mãe?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.