CRC - Lisboa: Processos enviados

199100102104105107

Comentários

  • @mabego

    boa noite, tudo bem?

    para envio de atribuição para filhos menores, seria pra esse endereço e docs?

    Nos docs, posso acrescentar cópia simples da minha transcrição também (naquele quadro 4)? ou eles já terão esse registro?



    1. Cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a) (se for emitida pelo civilonline dispensa certificação). Ou colocar os dados do assento português; (posso enviar o meu assento, mesmo agora com a transcrição?)

    2. Certidão de nascimento do requerente de inteiro teor em cópia reprográfica, com reconhecimento de firma do escrevente, apostilada; 

    3. Xerox autenticada e apostilada do RG ou passaporte que contenha a filiação (se a criança tiver); (caso sejam menores de 14 anos, não é obrigatório né?

    4. Cópia autenticada e apostilada do RG dos pais; 

    5. Formulário 1C assinado por autenticidade presencialmente pelos pais (pai e mãe);

    Em processos de menores de idade, no formulário 1C o quadro 3 deve ser preenchido com os dados na seguinte ordem: primeiramente os dados do portuguêsdepois os dados do cônjuge;

    Não há taxa.

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410 

    (Esse Endereço?)

    Enviar para:

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, 404

    4200- 270 Porto - Portugal 

  • @barbaracl

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

    pode acrescentar sim...

    pode enviar seu assento e o documento da transcrição

    Não é obrigatório RG da criança. Só envie se ela tiver.

    Sim... neste endereço.

  • Obrigada @mabego !!


    Uma outra dúvida, meu marido, o RG dele é antigo (+de 15 anos), porém não está vencido, será que consideram?

    Será que poderia enviar a CNH, a dele é a nova.

    ou envio os 2?


    sabe se a ACP, considera a CNH?

    obrigada mais uma vez!!!

  • @barbaracl

    Uma outra dúvida, meu marido, o RG dele é antigo (+de 15 anos), porém não está vencido, será que consideram?

    tem que estar dentro de 10 anos da data de emissão.

    Será que poderia enviar a CNH, a dele é a nova.

    CNH não é documento de identificação.

    ou envio os 2?

    RG ou passaporte são considerados documentos de identificação.

    sabe se a ACP, considera a CNH?

    Nenhuma conservatória considera CNH

  • Ola alguém com processo de filho no CRC Lisboa que andou recentemente?

  • @delsv

    Filho não é na CRC de Lisboa.

    Artigo 1C, de filhos, são analisados na ACP do Porto

  • @mabego

    isso para quem enviou no Porto, quem enviou em Lisboa é lisboa

  • @delsv meu esta parado na bolinha 4 desde Julho 2022. Processo recebido em Lisboa Feb 2021. Ja fazem 25 meses!

  • @delsv

    se vc enviou processo de filho para Lisboa, onde não são analisados estes processos, vai demorar mais, pois eles têm que enviar este processo para a conservatória que analisa filhos, que no caso... é a CRC do Porto.

  • @mabego os meus processos começaram em Lisboa e acabaram em Lisboa,ainda tenho um em andamento lá.

    Nenhum, foi transferido para o Porto.

  • @guedesmarcia

    Depois de 2020?

    que sorte!!!

  • @falves o meu está igual ao seu desde março de 2022, 1 ano e poucos.

    @mabego o meu desde que começou em fevereiro de 2022 nunca ouve nenhuma transferência para o Porto.

  • @delsv

    se é de filho, já era para ter sido deferido, (processos de filhos tem em média 8 meses para conclusão).

    E como eles não avisam sobre transferências e afins, não tem como saber.

    A não ser que te enviaram algum email avisando sobre. Nesse caso, me desculpe.

  • @mabego ,sim,2 foram após 2020,e demoram 2 anos lá,um deles tem.13 meses.

  • @mabego na verdade gostaria que fosse transferido,essa CRC Lisboa é muito muito demorada.

  • @mabego muito obrigado pelo informação, não sabia que haviam esse tipo de situações.

  • @delsv

    @guedesmarcia

    Tentem ligar na linha de registo pra saber.

    Informe que seu processo de filho está na CRC de Lisboa e deveria estar na ACP do porto (escrevi acima errado. Escrevi CRC e é ACP).

    E o que acontece agora... se eles enviam pro Porto ou se analisam por lá, pois já deveria estar deferido.

  • editado March 2023


  • @mabego eu sei...eles não vão enviar para ACP não,vai ficar lá e vai demorar 2 anos.

  • Boa tarde pessoal, meu processo de filho também está em Lisboa, fiz o mal negócio de enviar para lá e pelas informações aqui, realmente vai demorar BASTANTE. O da minha irmã menor também foi pela CRC de Lisboa porém com 5 meses saiu a cidadania dela. Ambos os processos foram dados entrada pessoalmente em Portugal. Como sou maior, minha bolinha ainda está no 4 e gostaria de saber se alguém sabe de algum e-mail ou telefone no qual eu possa entrar em contato, tendo em vista que tive que voltar para o Brasil.

    Agradeço!

  • @mabego na verdade, Lisboa analisa sim processos de filho só que realmente demora mais. Tem levado, em média, 2 anos.

    O meu processo é de filha, mas eu só tive a opção de encaminhar para Lisboa, por conta do país de nascimento da minha mãe. Se eu tivesse a opção, realmente enviaria para Porto que é mais rápido.

  • @feeh_ls

    Teoricamente, todas as conservatórias com balcão de nacionalidade analisam todos os artigos.

    Porém, desde 2020 (se não me engano) fizeram a separação dos artigos pelas conservatórias de acordo com o número dos conservadores mais experientes no assunto.

    Atualmente, CRC de Lisboa está com netos e alguns artigos específicos, assim como situações específicas (sefarditas e ex colônias se não me engano).

    Filhos, estão sendo analisados na ACP do Porto.

  • Olá pessoal, estou com uma dúvida, já possuo todos os documentos e vou enviar. Estou com o processo do meu pai (como neto) e o primo dele (neto também do português), posso enviar os dois no mesmo envelope? Como separar eles no envelope?

    Encaminho para CRC Lisboa certo?

  • @Clarlos_Donald

    rcentrais.admin@irn.mj.pt

    rcentrais.entradas@irn.mj.pt

  • @Clarlos_Donald

    rcentrais.admin@irn.mj.pt

    rcentrais.entradas@irn.mj.pt

  • Bom Dia

    O meu processo de nacionalidade 1c maior de idade, que estava no CRC Lisboa desde julho de 2021, avançou para bola 4. Pediram-me um documento que aparentemente nem enviei com apostila. Há uma semana chegou o novo documento. Alguma experiência sobre quanto tempo leva para seguir em frente depois disso?


    Eu estive no ma ball 1 por cerca de 22 meses.

  • @Alejandra2reis Meu processo entrou em exigencia (bolinha 4 cor beje) em Julho de 2022. Eu enviei o documento faltante em Agosto de 2022 (recebimento confirmado pela CRC). Desde entao nada se moveu e continua do mesmo jeito. Ja fazem 25 meses que meu processo se encontra nesta Conservatoria.

  • bom dia

    Meu processo 1C de filho entregue em janeiro 2022 entrou em exigencia (bolinha 4 cor amarela) hoje 3/05/2023. Estava na fase 4 bolinha castanha desde março do 2022 e hoje entrou em exigência não recebi nenhum e-mail ou carta do CRC.


  • @delsv

    Deve ligar para a Linha Registos e perguntar. Nao fique esperando a carta, que pode nunca chegar.

    O numero do telefone voce encontra aqui no forum mesmo, ou na pagina do IRN. Ligue bem cedo (lembre do fuso horario) e se prepare para esperar muuuito tempo para ser atendido. se possivel ligue por Skype que sai mais barato.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.