CRC - Lisboa: Processos enviados

1102104106107108

Comentários

  • Bom dia !!

    Alguém teve assento criado em agosto ? Filho 1-C, fase 7 verde ?

  • É com muita alegria que informo que meu processo de nacionalidade foi finalizado no dia de hoje, confesso que não esperava por isso.

    processo iniciado em tondela no dia 24/04/21

    transferido para Lisboa

    exigência bolinha 4 - 13/02/23

    finalizado hoje 01/09/23

    bolinha sete, aguardando Registo de Cidadão Português.

  • Parabéns, logo após 29 meses seu processo terminou e você tem um requisito. Tenho fé então que meu processo pode terminar esse ano, o meu é de julho de 2021, exigência 13/03/23 entregue em 27/03/23. Meus 29 meses se completam em novembro.

    @RafaelDuarte @falves

  • Parabens @RafaelDuarte !

    Realmente nao entendo como essa fila and pois meu processo entro em exigencia em Julho de 2022 e foi cumprida neste mesmo mes. Meu processo agora ja esta comppletando 31 meses. Espero que avance logo.

  • A vez de vocês vai chegar 🙌

  • Bom dia time,

    Com certeza @RafaelDuarte , principalmente agora que acabaram as férias de verão.

    Alguma novidade de criação de assentos em Lisboa para filho ?

    Está tendo alguma paralisação ?

  • @EVCOSTA não estou sabendo, porém percebi que o prazo de criação do registo foi alterado.

    Prazo de 3 a 6 meses

  • Pessoal estou chorando de felicidade, finalmente cheguei no passo 7 marrom, acabei de conferir. Obrigado a todos pelo apoio e incentivo. Estou de olho nas suas mudanças de status para descobrir quanto tempo leva para chegar à bola 7 verde. Obrigado a todos. Não se desespere, sua hora chegará

    @falves @rafaeladrcosta @EVCOSTA

  • Bom dia time,

    @Alejandra2reis parabéns !!!

    hoje é dia de celebrar, com essa notícia maravilhosa.

    Vamos nos falando sobre a 7 verde. Ainda não conheço muitos poucos. Filhos recentes.

    Soube hoje que os do ACP Porto estão indo para Alenquer (Fase 7 marrom), antes estavam vindo para CRC Lisboa. Talvez ajude

  • Parabens @Alejandra2reis!


    O meu processo se encontra em Exigencia ha mais de um ano. :(

  • Parabéns, @Alejandra2reis !!!!

    Chegou seu momento e vai chegar também o momento @falves.

    Aguardando pelo registo português.

  • Bom dia equipe, com alegria informei que recebi meu certificado de registro. Ao mudar para oaso 7 brown, escrevi um e-mail para a conservatória perguntando quanto tempo demoraria para entregá-lo e agradecendo enormemente pelo trabalho que realizam. Eles me disseram que foram emitidos em ordem e que não havia data estimada para entrega. Agora acabei de verificar meu e-mail e ele já estava lá. oficialmente português. obrigado a todos, desejo boa sorte e amo muito vocês


    @EVCOSTA @rafaeladrcosta @falves

  • Boa tarde, eu consigo a planilha de acompanhamento dos processo enviados a Lisboa?

  • Parabéns @Alejandra2reis !!!!!

    continuo aguardando

  • RafaelDuarteRafaelDuarte Member
    editado September 2023

    Bom dia, galera !

    Enfim meu processo terminou. Hoje me registo foi criado. Agradeço a todos os adm deste fórum e aos colegas que estão aguardando, o momento de vocês vai chegar também.

    Já coloquei na planilha

  • editado October 2023

    Parabéns @RafaelDuarte

  • @RafaelDuarte noticia boa. O meu ainda continua parado - 33 meses e nada. Mais alguem ai com processo parado ha mais de 2 anos?

  • @falves creo que deberías escribir correos semanales a los registros centrales para ver qué pasa con tu caso, quizás la demora en entregar el requisito? Sigue insistiendo, quizás si insistes mucho quieran salir rápido de eso.

  • Bom dia time,

    @falves alguma novidade ?

    sim conheço processo do meu irmão está a 30 meses, porém foi pedido um documento adicional.

  • @EVCOSTA nada. O ultimo email (Final de Outubro) que recebi da CRC dizia que eles estao analisando os processos com exigencias que foram cumpridas em Marco 2022.

  • Bom dia,

    O meu avô fez o processo de nacionalidade por via de neto, no qual demorou 3 anos para ficar concluído.

    Em Julho de 2022 minha mãe iniciou o processo com advogada para ver se o processo seria agilizado e ainda está em Lisboa e em análise, para além disso a Advogada disse que não possui código para acompanhar online pois o processo foi entregue fisicamente na conservatória central de Lisboa.

    Quando ligo para o IRN eles dizem só que o processo está em análise e nada além disso, alguém sabe o que mais poderia ser feito para além de manda rum email para o IRN e pressioná-los sobre o processo?

    Para além disso, saber se há realmente alguma vantagem em fazer esse processo com advogados, pois o processo do meu avô foi feito sem o auxílio de advogados e demorou 3 anos, mas o da minha mãe com advogado já está no 16º mês. Quando for iniciar o meu gostaria de saber o que acham que vale mais a pena fazer, poisn eu sei como pegar todos os meus documentos e sei que não irá possuir nenhum problema de documentação.


    Obrigado desde já

  • editado November 2023

    @giovanneguerra


    Lamento que você esteja passando por essa situação. Vamos ver.


    O meu avô fez o processo de nacionalidade por via de neto, no qual demorou 3 anos para ficar concluído.

    Quando foi concluído o processo do seu avô e, apenas para certificar, ele obteve a nacionalidade portuguesa por atribuição ou por aquisição? Isso faz uma grande diferença, pois na nacionalidade por aquisição ele não poderia passar para a sua mãe.


    Em Julho de 2022 minha mãe iniciou o processo com advogada para ver se o processo seria agilizado e ainda está em Lisboa e em análise, para além disso a Advogada disse que não possui código para acompanhar online pois o processo foi entregue fisicamente na conservatória central de Lisboa.

    Aqui no fórum recomendamos sempre que o interessado faça o processo por conta própria, sem o uso de advogados ou solicitadores. Por outro lado, recomendamos que, se o interessado utiliza os serviços de um advogado ou solicitador, que siga as orientações do profissional. A menos, claro, que tenha evidências de que esteja sendo propositalmente enganado. Aqui eu quero dizer: se a advogada que atende a sua mãe informou que o processo seria concluído mais rapidamente dessa maneira, ela fez uma promessa falsa. Os processos, por conta própria ou com apoio de advogado, tem a mesma tramitação.


    Quando ligo para o IRN eles dizem só que o processo está em análise e nada além disso, alguém sabe o que mais poderia ser feito para além de manda rum email para o IRN e pressioná-los sobre o processo?

    Como requerente, sua mãe tem direito ao código de acompanhamento. Até onde eu tenho conhecimento, todos os processos entregues na Conservatória Central de Lisboa tem acompanhamento online. Ligue para o IRN e pergunte objetivamente como você pode obter a senha de acompanhamento online. Se eles disserem que não podem informar por telefone, pergunte como você pode fazer esse pedido por escrito. Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa


    Para além disso, saber se há realmente alguma vantagem em fazer esse processo com advogados, pois o processo do meu avô foi feito sem o auxílio de advogados e demorou 3 anos, mas o da minha mãe com advogado já está no 16º mês. Quando for iniciar o meu gostaria de saber o que acham que vale mais a pena fazer, poisn eu sei como pegar todos os meus documentos e sei que não irá possuir nenhum problema de documentação.

    Talvez você não frequentasse o fórum na época que deu entrada no processo da sua mãe. Não há vantagem nenhuma em fazer o processo com advogado. O tempo de processo é o mesmo com ou sem advogado. Os processos de filho de português (é o caso do processo da sua mãe), tem demorado entre 12 e 18 meses, ou seja, não está tão atrasado assim - dependendo da fase em que o processo se encontre. Se você quer ver como está o andamento de outros processos, consulte a nossa planilha colaborativa (você pode também incluir o seu processo): Filhos - Planilha Cidadania Portuguesa . Observe na planilha que há vários processos de 2022 ainda em andamento, em fases distintas. A planilha não é perfeita pois depende da disposição dos participantes em manter os dados atualizados, mas serve para dar uma idéia.

    Aqui, o risco que eu vejo é se o advogado realmente deu entrada no processo na data que disse - eu me lembro de ver pelo menos um caso aqui no fórum em que o advogado disse ao cliente que já havia dado entrada no processo, o cliente descobriu que o processo realmente foi entregue, mas em data posterior.

    Enfim, minhas recomendações: (a) por enquanto, mantenha a confiança no profissional; (b) em paralelo, busque obter no IRN as informações: número do seu processo, data em que o processo foi entregue, e código de acompanhamento online.

    ----

    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto

    Muito obrigado pela rápida resposta e pela extensa informação na qual me providenciou! Vou responder as perguntas em ordem:


    Quando foi concluído o processo do seu avô e, apenas para certificar, ele obteve a nacionalidade portuguesa por atribuição ou por aquisição? Isso faz uma grande diferença, pois na nacionalidade por aquisição ele não poderia passar para a sua mãe.

    Foi feito por atribuição, foi entregue pelo meu tio avô que já havia feito o processo anteriormente e arjudou o meu avô a fazer o processo, demorou bastante tempo mas saiu.


    Aqui no fórum recomendamos sempre que o interessado faça o processo por conta própria, sem o uso de advogados ou solicitadores. Por outro lado, recomendamos que, se o interessado utiliza os serviços de um advogado ou solicitador, que siga as orientações do profissional. A menos, claro, que tenha evidências de que esteja sendo propositalmente enganado. Aqui eu quero dizer: se a advogada que atende a sua mãe informou que o processo seria concluído mais rapidamente dessa maneira, ela fez uma promessa falsa. Os processos, por conta própria ou com apoio de advogado, tem a mesma tramitação.

    Foi exatamente esse o caso, no qual a profissional prometeu um tempo de 3 a 8 meses para o processo ficar concluido e como disse, já faz o dobro do tempo do qual ela prometeu, muitas mensagens trocadas com ela e a insatisfação e total perda de confiança na profissional. Fato no qual eu pedi reembolso para o meu processo em seguida do da minha mãe e ao menos recebi o valor integral de volta.


    Como requerente, sua mãe tem direito ao código de acompanhamento. Até onde eu tenho conhecimento, todos os processos entregues na Conservatória Central de Lisboa tem acompanhamento online. Ligue para o IRN e pergunte objetivamente como você pode obter a senha de acompanhamento online. Se eles disserem que não podem informar por telefone, pergunte como você pode fazer esse pedido por escrito. Obter informações sobre o andamento do processo - Linha Registos — Fórum Cidadania Portuguesa

    Irei seguir a sua sugestão, pois já tentei por telefone e eles não me informam, a depender da boa vontade dos atendentes inclusive nem me passam informação alguma por ser o filho da requerente e não o mesmo. Vou ler mais informações no link mencionado e vou tentar fazer isso para conseguir ter mais informações.


    Talvez você não frequentasse o fórum na época que deu entrada no processo da sua mãe. Não há vantagem nenhuma em fazer o processo com advogado. O tempo de processo é o mesmo com ou sem advogado. Os processos de filho de português (é o caso do processo da sua mãe), tem demorado entre 12 e 18 meses, ou seja, não está tão atrasado assim - dependendo da fase em que o processo se encontre. Se você quer ver como está o andamento de outros processos, consulte a nossa planilha colaborativa (você pode também incluir o seu processo): Filhos - Planilha Cidadania Portuguesa . Observe na planilha que há vários processos de 2022 ainda em andamento, em fases distintas. A planilha não é perfeita pois depende da disposição dos participantes em manter os dados atualizados, mas serve para dar uma idéia.

    Já botei o processo da minha mãe aqui na planilha e vou ficar acompanhando e atualizar caso novas informações sejam apresentadas. Eu não iniciei o meu processo de neto junto com o processo da minha mãe, justamente porque a advogada disse que sairia mais rápida, mas estou seriamente pensando em já dar entrada nesse processo, apesar de quê se está mais ou menos no prazo estimado, talvez compense aguardar até o fim do ano.


    Aqui, o risco que eu vejo é se o advogado realmente deu entrada no processo na data que disse - eu me lembro de ver pelo menos um caso aqui no fórum em que o advogado disse ao cliente que já havia dado entrada no processo, o cliente descobriu que o processo realmente foi entregue, mas em data posterior.

    Aparentemente foi mesmo entregue no dia 15 de Julho de 2022, visto que quando eu falo essa informação no IRN é como eles encontram o processo.


    Obrigado novamente pelas informações!

  • @giovanneguerra

    Eu já vi uma série de relatos de processos entregues pessoalmente em conservatórias que não geram senha de acompanhamento online, São processos feito por "inscrição", similar aos que tramitam em consulados. que também não podem ser acompanhados pelo famoso site das bolinhas.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292313#Comment_292313

    O próprio IRN confirma isso:

    No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:

    • atribuição de nacionalidade por inscrição do nascimento no registo civil português (inclui consulados)

    Quando você diz Lisboa, tem certeza que está na CR Centrais de Lisboa? Ao que eu saiba, a CR Civil de Lisboa também tem balcão de nacionalidade; será que seu processo foi inscrito lá?

    Se for na Centrais, talvez quem entregou tenha especificamente pedido, por alguma razão, para ser feito por inscrição.

    Mas realmente não sei o que leva alguém a fazer por esse método, pois como viu, não parece ter nada de mais rápido. Talvez seja a força do hábito de alguns funcionários e/ou advogados.

    Não sei qual o prazo de filhos na CRCentrais Lisboa, mas sempre foi mais longo que outros locais. Por isso, apesar de ACP estar levando um ano e meio agora, se continua mandando para lá por falta de alternativas consistentes e confiáveis (em termos de tempo de processamento)

  • @giovanneguerra ,

    Processos de filhos em Lisboa deve demorar o dobro do tempo do ACP. Aliás está quase o mesmo tempo de neto.

    Vocês podem conseguir a senha para o processo de sua mãe enviando email para:

    registos.centrais@irn.mj.pt

    ou

    rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Informe nome completo , data de nascimento e número do processo (se tiver).

  • @texaslady

    Obrigado pela informação

    Seria mais valia então dar entrada no meu processo pela ACP (assim que concluído o da minha mãe)?

    A advogada disse que estava para sair o processo da minha mãe por volta de Novembro, mas novamente, o que ela diz não se escreve, portanto não acredito nisso. Tenho ficado aflito para saber se devo dar entrada como neto ou se aguardo mais um pouco o processo da minha mãe.

    Agradeço novamente à todos do fórum.

  • @giovanneguerra


    Por que a aflição? Se o processo está em Portugal, desde que não tenha nenhuma exigência perdida por aí, em breve será concluído. E aí você pode fazer o seu como filho.

    Dar início em um processo de neto para você não terá nenhuma vantagem. Os processos de neto estão demorando de 2.5 a 3 anos até a conclusão com a emissão do assento português.

    Mesmo que o da sua mãe ainda leve mais 1 ano e que depois você de entrada no seu como filho, ainda assim terminará mais rápido que um processo seu como neto.

    O que eu sempre digo aqui: depois que enviou o processo, é esquecer e viver a vida. Uma hora o processo termina. Não faça planos contando com a cidadania portuguesa, porque demora mesmo.

    Uma hora essa "demora" será resolvida, há vários projetos e ações em curso, como contratação de pessoal, renovação de equipamento, processos eletrônicos. A tendência é melhorar! Mantenha o otimismo!



    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto


    Obrigado pelo esclarecimento e conselho. É aguardar mesmo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.