Conservatória de Braga

Olá! Estarei dando entrada no conservatória de Braga, através do meu irmão que fará presencialmente.

Enviarei:

Certidão de nascimento de inteiro teor apostilada

Certidão de nascimento digitada apostilada

RG apostilado

Procuração com firma reconhecida na presença

Cópia da certidão de Nascimento de minha mãe

Formulário C1 com firma reconhecida presencialmente

A taxa será paga diretamente na conservatória.


Dúvida...

Tenho que mandar os dois tipos da minha certidão de nascimento ou só a de inteiro teor???


Grato!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado March 2022

    @marcerloredol

    Não envie para Braga.

    Já teve uma forista que teve problemas por lá.

    É melhor mandar para o Porto.

    Se ele já está com os docs lá, peça para mandar para o Porto. Caso contrário, mande direto do Brasil para ACP.

    O processo dura 6 meses. Menos, se tiver alguma prioridade.

    ===

    Esse tópico diz os docs que devem ser enviados:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281865/#Comment_281865

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281485/#Comment_281485

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281151/#Comment_281151

    Abraços

  • Olá a todos!

    Relato do andamento do meu processo de aquisição de cidadania portuguesa sendo filho de mãe e pai portugueses.

    Meu irmão deu entrada diretamente na conservatória de Vila Verde, Braga.

    08/05/2022 - Ele foi pessoalmente na conservatória, mas foi solicitado envio dos documentos por email.

    12/05/2022- Recebeu o email da conservatória, solicitando cópia do cartão cidadão do do meu pai, pois havia enviado somente o da minha mãe. Acredito que solicitaram, pois foi meu pai que me registrou no cartório do Brasil.

    13/05/2022- Meu pai e irmão foram a conservatória entregar os documentos e pagar a taxa de 175€.

    10/06/2022- Entrei em contato via telefone para Central de Registros, onde fui informado que já está em sistema a documentação, mas que não havia o registro. No mesmo dia perguntei se haveria senha para acompanhamento, no qual foi informado que esse tipo de processo não possui acompanhamento. Será informado via email apenas.

    Dúvida: Alguém já fez dessa forma e qual o prazo médio?

    Vou informando aqui, o andamento, para poder vos ajudar com novas informações.

  • @marcerloredol

    O fórum recojenda ACP pata processos de filho. Costuma durar 6 meses em média.

    Vc é o primeiro que eu vi que protocolou em Vila Verde, Braga.

    Dessa forma, fica impossivel fazer uma previsão.

    Se o seu for rápido, pode ser o paradigma para muitos fotistas nk futuro.

    Abraços

  • @marcerloredol

    "Meu irmão deu entrada diretamente na conservatória de Vila Verde, Braga. Ele foi pessoalmente na conservatória"

    "Dúvida: Alguém já fez dessa forma e qual o prazo médio?" SIM. Todos os que fazem pelo consulado, e muitos dos que entregam pessoalmente, principalmente em conservatórias pequenas, como foi o seu caso.

    Cada conservatória tem um andamento. Geralmente leva entre 6 e 18 meses.

    O processo feito por inscrição, não tem acompanhamento, nem por telefone, nem online. O dia que ficar pronto, eles te comunicam, geralmente por e-mail.

    Quando manda pelo correio ou por DHL, que é a maioria quase absoluta das pessoas nesse fórum, o processo tem um encaminhamento diferente. Permite fazer o acompanhamento online, ou por telefone.

    Mandar pelo correio para o ACP, talvez fosse uma melhor escolha, e levaria 5 meses. Mas como seus pais moram próximo, tudo bem. Só que as informações aqui do fórum não terão utilidade no caso.


    Veja qui em "Quem pode consultar" https://justica.gov.pt/Servicos/Consultar-estado-do-processo-de-nacionalidade

    Esse é o caso dele: No entanto, há casos em que não é possível consultar online o estado do pedido:

    • atribuição de nacionalidade por inscrição de nascimento no registo civil português (inclui consulados)


  • Olá, a todos!!!

    Grato pelos comentários!!!

    Vou posicionando a todos sobre o tempo do processo, para que no futuro outros, saibam.

    Estou acompanhando via telefone, ligando na Central de Registros.

    Até breve!!!

  • editado June 2022

    @marcerloredol

    Você não tem como acompanhar. Nem por telefone. Nem online. Nem por e-mail. É como você mesmo já disse:

    "no qual foi informado que esse tipo de processo não possui acompanhamento. Será informado via email apenas" [...quando ficar pronto]

    Você optou pela Conservatória de Braga, que só aceita pessoalmente. Não é você que consulta. Eles é que te informam (Será informado).

  • @marcerloredol

    Gostaria de saber como está o andamento do seu Processo de Cidadania enviado para Braga ??

    Meu marido contratou um escritório de Advocacia para tratar do Processo dele, achando que seria mais rápido. O) advogado que tem escritório em Braga entregou lá.

    Deu entrada em Meados de Fev/22, levou 2 meses pra sair a senha, depois 1 mês para pular para a bolinha 4. Agora parou de vez. Ou seja já se vai quase 8 meses e nada.

    Eu pra ser sincera não aconselho ninguém a pagar escritorio para dar andamento e nem a enviar para Conservatoria pequena, pois tudo indica que não consegue sair mais rápido.

    Então queria como está o seu???

  • Olá!

    Dei entrada em 13 de Maio de 2022, direto na conservatório de Vila Verde em Braga, através do meu irmão.

    Ele recebeu um email em 01 de Dezembro informando que a cidadania havia saído, tendo que aguardar o recebimento do documento no endereço informado.

    Dia 06 de Dezembro recebemos o documento.

    Aproveito para agradecer a todos, pelas informações e dicas.

  • marcerloredolmarcerloredol Member
    editado January 2023


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.