Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1536537539541542662

Comentários

  • @J_Feiteira Que noticia maravilhosa!!! Fiquei bem animada!! Os processos estão avançando, o do meu pai é de março/22,.

  • Enviei um processo de neto (da minha irmã) na semana passada e ela já recebeu a senha...

    Não tô entendendo nada...

    😱

  • Prezados amigos do fórum, boa tarde!

    Trago boas novas:

    Meu processo e de dois irmãos meus foram finalizados hoje, 18/03/2023, exatos 27 meses após o recebimento em Lisboa e 59 dias após a aprovação.

    Recebido: 18/12/20

    Bolinha 1: 22/01/21

    Bolinha 2: 31/10/22

    Bolinha 3: 10/01/2023

    Bolinha 6: 18/01/2023

    Bolinha 7: 18/03/2023

    Não houve exigências. Não houve transcrição de casamento, pois todos do sexo masculino (avô, filho falecido, 3 netos homens).

    O tal do campo 9 (países onde residiu anteriormente, após os 18 anos), também não havia sido preenchido nos 3 processos. De fato, sempre moramos no Brasil.

    Recebi os 3 assentos de nascimento pelo e-mail minutos atrás.

    Agradeço a colaboração de todos e ainda continuarei aqui no fórum por bom tempo... rss

    Grande abraço!!

  • @mabego ,

    também gostaria de entender. Já foi discutido aqui o que prevalecia, se a data de entrada ou o número do processo. Creio que é mesmo a data de entrada, já que a data de recebimento da senha e o númeroas vezes variam muito para processos entregues en datas próximas. Um amigo meu deu entrada em setembro de 2022 e só recebeu a senha em fevereiro de 2023, sendo que o número do processo é xxxxx/23 e não 22.

    Além do mais sempre que alguém contata a CRC para saber sobre o andamento eles sempre respondem que estão analisando os processos que deram entrada no mês tal, ano tal. Me parece que não faz muita diferênça o número e a data de recebimento da senha. Porque se não algo não estaria correto.

  • editado March 2023

    Que maravilha @SABarreira !! Feliz que vc e seus irmãos tiveram o seu registro criado hoje e já recebeu os assentos por email. Os nossos vão sair já já @Alberto_carneiro2 e @Lilifernandes

  • @SABarreira ,

    Parabéns pela conquista! Deve ser muito bom celebrar em tres, a alegria é triplicada.

  • @SABarreira parabens !!

    O do meu pai ainda esta na bolinha 1. Ontem fez 1 ano que chegou em Lisboa. Esperando ansioso para pular para bolinha 2, mas pelo visto só no final do ano...

  • O processo da minha mãe foi finalizado hoje também!!!

    Processo entregue em 22/12/20.

    Bolinha 6 verde em 18/1/23.

    Bolinha 7 verde em 18/3/23, um lindo sábado.

    Recebemos o assento por e-mail hoje mesmo. Agora é começar os processos de CC, passaporte e o meu de filha.

  • Saudações caros colegas.

    Temos nova bolinha em campo.

    Hoje (18/03/23), após longo período, a bolinha 2 apareceu (O seu pedido está pronto para ser verificado).

    Recebido em 15/03/21. Praticamente dois anos da bolinha 1 à bolinha 2.

  • Que otima noticia @Livia_Alves. Parabéns!!!

    O do meu pai foi aprovado dia 18/01, mas infelizmente ele ainda não teve o registro criado. Fico na esperança que isso seja completado nos proximos dias.

  • @texaslady

    sim...

    o que surpreende é que nunca (por tudo que venho acompanhando) se recebeu uma senha em tão pouco tempo.

    Tirando a entrega da documentação pessoalmente no balcão da CRC, onde se tem a senha na hora.

    Nunca vi isso, realmente... receber a senha de acompanhamento depois de dias, não meses.

    Eu mesma, tive que ligar na linha de registo para pedir minha senha.

    A que se deve isso? talvez contrataram mais conservadores?

    E isso (apenas julgando o tempo do recebimento da senha) pode alterar para melhor (e menor) o tempo de andamento das bolinhas e o tempo de deferimento das cidadanias?

    Como sabemos que muitas coisas não fazem o menor sentido em Portugal, em se tratando de processos de cidadania, é observar... apenas isso.

  • @SABarreira @Livia_Alves parabéns pela conquista!

    @raphafcruz do jeito que as coisas aceleraram é capaz do assento do seu pai estar sendo emitido enquanto digito este post (rsrs). Torcendo por aqui!

  • @SABarreira

    Parabéns ! 3 portugueses na família de uma vez! Comemorem bastante... abraço

  • @Livia_Alves

    Ótima notícia, agora é seguir com um novo processo!

  • @mabego @texaslady

    Alguém postou outro dia (não lembro em que tópico) sobre o aumento de funcionários na CRCentrais Lisboa.

    Se não me engano, o número de conservadores continuava o mesmo (não se forma um conservador rapidamente), mas havia um bom aumento no de oficiais de registros e outros funcionários administrativos - que provavelmente são os que digitalizam, numeram processos etc,

  • Quanta notícia boa @SABarreira , @Livia_Alves , todos com aprovados bolinha 6 verde dia 18/01/23. O meu o de @raphafcruz é @Lilifernandes , devem ser os próximos.

    Fico muito feliz pelas conquistas, parabéns!!!!!

  • @CarlosASP ,

    se não me engano foi o @eduardo_augusto que postou. Faz sentido, provavelmente tinha 1 funcionário só fazendo isso no ano passado...

  • @CarlosASP , @texaslady , @mabego


    Isso aí, o número de funcionarios na CRC lisboa aumentou cerca de 15%

  • Pessoal, o processo da minha mãe foi concluído. Fica aqui a minha gratidão a todos deste fórum que sempre foram elegantes e solícitos. Vcs ajudaram muita gente.

    Chegada dos docs em Lisboa: 19/01/2021

    Bolinha 2: 21/11/2022

    Bolinha 7: 18 / 03 / 2023

    Ainda não tivemos o registo de cidadão criado.


    ● As pessoas estão recebendo o número de assento imediatamente?

    ● Com o processo finalizado minha mãe recebe o número de registo, cartão cidadão e o passaporte ou temos que pedi-los por fora?


    ● Meu declarante foi meu pai Brasileiro, sendo assim, o próximo passo é fazer a transcrição do casamento e iniciar meu processo de cidadania de filho.


    Obrigado!! ✌🏻

  • Bom dia, pessoal.

    Um primo meu quer a cidadania através do avô, pois não quer fazer a da mãe nesse momento. Possui a certidão de nascimento e casamento dos avós portugueses. Nesse caso, como funciona? São os mesmos requisitos e documentos listados aqui no início? Obrigada.

  • @Vince_lonelystar ,

    Parabéns pela conquista!

    As pessoas estão recebendo o número de assento imediatamente? Nao, tem levado em média 2 meses ultimamente.

    Com o processo finalizado minha mãe recebe o número de registo, cartão cidadão e o passaporte ou temos que pedi-los por fora? Sua mãe receberá o assento de nascimento, com ele poderá solicitar o CC e o passaporte no consulado de sua região. Precisará anexar a documentação exigida e fazer o pagamento,

    Meu declarante foi meu pai Brasileiro, sendo assim, o próximo passo é fazer a transcrição do casamento e iniciar meu processo de cidadania de filho. Sim,

  • @larissalima92 ,

    Sim são os mesmos documentos listados aqui para fazer como neto, se é o que ele decidiu. Porém é sempre bom alertar que fazendo o da mãe como filha e depois o dele como filho leva uns 16 meses e como neto levara por volta de 24-29 meses. E também vale lembrar que fazendo os dois como filhos, os processos poderiam ser apensados e teoricamente isso agilizaria ainda mais.

  • editado March 2023

    Meu processo andou hoje. Não consigo atualizar a planilha no google docs. Os campos ficam somente leitura. Como faço?

    <edit> - consegui!

  • @antoniobrandao

    A planilha no google docs não é mais usada no Forum.

    O endereço da nova planilha e as instruções você encontra aqui: 📄 Planilha de acompanhamento — Fórum Cidadania Portuguesa

  • editado March 2023

    @davisp (31xxx/21), @taisas2002 (291xx/21), @Renato_Campos (30xxx/21), @Mario_Ribeiro (29xxx/21), @regneas (27xxx/21), @Gabrielatorres67 (2xxxx/21), @REINALDO_MATHIAS @REINALDO MATHIAS (255xx/21), @vmribeiro (26xxx/21), @felipelimas (170xx/21 ; 660xx/21 e 520xx/21), @leonardocouto (22xxx/21 e 22xxx/21 - mae e tia), @Alice_Meirelles (19xxx/21), @Isabela_Effori (17xxx/21),


    Alguma novidade nos seus processos de nacionalidade de netos? Pelo que tenho visto, processos com numeração próxima dos seus estão se movimentando nos últimos dias.


    Caso positivo, por favor não esqueçam de atualizar na nossa planilha colaborativa: 📄 Planilha de acompanhamento — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @eduardo_augusto


    eu tenho olhado no site diariamente. são 02 processos mãe e tia


    ainda na bolinha 2.

    processos entregues em 25/01/2021

    Super ansioso já.

  • @Admin

    Você consegue editar um post? Na minha mensagem anterior eu escrevi erroneamente "naturalização de netos" quando queria escrever "nacionalidade de netos". É possível você corrigir?

  • @leonardocouto


    O @ViniL (187xx/21) e o @manoelsilva (20xxx/21) são de numeração próxima e receberam o despacho no início do mês.

    Se tudo correr bem, imagino que os seus dois processos recebam o despacho até meados do mês que vem, no máximo... boa sorte!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @eduardo_augusto alterado!

  • @texaslady Muito obrigado! É que entendi nos comentários acima que as pessoas estavam recebendo o número de assento logo assim que o processo terminasse. Ok.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.