Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1535536538540541659

Comentários

  • @guitpf,

    Parabéns pela conquista! Conforme já foi dito você pode assinar o formulário 1C no consulado português do país que você vive. Aqui nos EUA, tanto nos consulados gerais como também nos consulados honorários. Se você não mora próximos destes locais, o que se pode fazer é sim procurar um notário, assinar na frente dele e ele vai notarizar o documento e você apresenta seu passaporte como identificação. Aqui após a notarização é necessário a certificação do notário que é feita pela secretaria do estado. Que simplesmente atesta que o notário é certificado. Talvez o procedimento seja diferente na Alemanha, mas deve ser algo semelhante. Mas o mais fácil é assinar no consulado.

    O formulário não pode ter apostila de Haia porque não é um documento emitido pelo país que você vive.

    @eduardo_augusto

  • Por volta de 3 meses @joylina no momento, mas em Portugal as coisas podem acelerar ou ficar mais lento da noite pro dia.

  • @raphafcruz obrigada! Meu processo foi aprovado agora em março e mediante esse tempo, o registro deve sair junho… Deus queira q continue pelo menos assim ou que diminua o tempo…

  • @joylina


    Nos casos mais recentes, entre 2 e 3 meses depois do despacho.

  • Obrigada @eduardo_augusto espero que continue assim ou diminua ainda mais.

  • Boa tarde, sei que muitos após o processo de neto concluído vão dar entrada pela cidadania por casamento e filhos.

    A cidadania por casamento, primeiro se faz a transcrição e vi aqui no fórum que são alguns documentos e uma taxa, e após a transcrição como dar entrada nessa cidadania? a mulher que consegue a cidadania por casamento é para a vida toda? São alguma dúvidas que surgiram

    Obrigada, desde já😄

  • texasladytexaslady Beta
    editado March 2023

    @ArielMacedo ,

    A cidadania para o conjuge de português é a adquirida e sim vale para vida toda. Porém ela poderá passar a nacionalidade somente para filhos menores ou que sejam incapazes. Por exemplo caso a mulher tenha sido casada anteriormente ao atual casamento e tivesse tido filhos neste primeiro casamento, ela só poderia passar a nacionalidade se os filhos fossem menores ou incapazes.

    Para dar entrada depois da transcricão feita:

    Modelo 3: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710

    Pagamento:https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Para pedir a nacionalidade tendo 3 anos de casamento é preciso ou ter filhos com a nacionalidade atribuida ou ter comprovação de vínculos,

    Caso contrário depois de 5 anos, sendo de nacionalidade brasileira pode pedir a nacionalidade sem ter filhos ou ter que comprovar vínculos.

  • @texaslady @eduardo_augusto obrigado pela informacao, liguei para o Consulado Portugues de Düsseldorf hoje, e eles me informaram que eu posso reconhecer firma lá. É só agendar um horario para Notariado no proprio site do consulado. Já agendei para a semana que vem.

  • Olá pessoal, bom dia!


    Passei a semana toda lendo o fórum, que foi essencial para eu juntar todos os documentos e finalmente vou dar entrada no processo de nacionalidade para netos. Meu pai é filho de filha (minha vó falecida) de português (meu bisavô). Eu tenho duas dúvidas que não sei se entendi bem por aqui.

    1- Vou dar entrada no processo do meu pai que é neto de PT, só que ele não tem o sobrenome do meu bisavô. Mas meu bisavô é declarante do nascimento da minha vó e eu tenho todas as documentações. Isso pode dar problema?

    2 - Vou pedir atribuição por Portugal, qual melhor local e mais rápido para netos ? Ou são todos iguais?


    Muito obrigada

  • @gabrielleptedeschi


    1- o sobrenome não faz diferença desde que toda documentação esteja correta e que esteja absolutamente claro que seu pai é neto do portugues;

    2- os processos de neto correm exclusivamente na CRC Lisboa.


    Boa sorte!

  • editado March 2023

    @texaslady obrigada pelas informações,

    A minha mãe é casada com o português a mais de 20 anos, nunca tiveram outro casamento e possuem filhos adultos.

    Tenho algumas duvidas a mais se puder me ajudar por favor 😀

    *Tanto para a transcrição como para o pedido de nacionalidade em si, tem documentos similares, como certidão de nascimento, casamento...vou te que tirar 2 desses? um para a transcrição e outro para a cidadania?

    *sabe quanto tempo demora para transcrever um casamento em portugal?

    * posso mandar o meu pedido de nacionalidade como filha de português e o da minha mãe como esposa, no mesmo envelope? ou são lugares diferentes?

    *é obrigatório após sair a nacionalidade de um cidadão português ele tenha que fazer o Cartão do Cidadão obrigatoriamente após ? li isso no consulado e achei estranho


    Desde já, muito obrigada

  • @ArielMacedo ,

    *Tanto para a transcrição como para o pedido de nacionalidade em si, tem documentos similares, como certidão de nascimento, casamento...vou te que tirar 2 desses? um para a transcrição e outro para a cidadania?

    Precisa verificar se o consulado ou conservatória vai devolver os documentos.

    *sabe quanto tempo demora para transcrever um casamento em portugal?

    Depende da conservatoria. A do Porto parece estar levando mais ou menos 1 mes. Leia aqui para ver os relatos e informações: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto/p1

    Se for fazer por consulado no Brasil tem que ver em qual região você reside e checar que tempo está levando. Alguns relatos que o do Rio tem levado por volta de uma mes também.

    * posso mandar o meu pedido de nacionalidade como filha de português e o da minha mãe como esposa, no mesmo envelope? ou são lugares diferentes?

    Não é recomendável enviar o processo de filha e de esposa juntos, porque o de esposa necessariamente tem que ir para Lisboa e se encaminhar o de filha para lá vai levar por volta de 1,5-2 anos para finalizar. Ao passo que se enviar para o porto levará uns 8 meses. Além disso você não precisa esperar a transcrição de casamento de seus pais para pedir pelo seu pai português, se foi ele quem te declarou na menoridade. Mande o seu para ACP porto e de sua mãe para Lisboa.

    Para o seu processo leia aqui os relatos: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1324

    *é obrigatório após sair a nacionalidade de um cidadão português ele tenha que fazer o Cartão do Cidadão obrigatoriamente após ? li isso no consulado e achei estranho

    Nunca ouvi sobre isso, Em qual consulado?

  • @eduardo_augusto muuuuito obrigada!

  • editado March 2023

    @imarlonjr Hoje o processo do meu pai caiu em exigência. Bola 4 marrom. Eu contratei um escritório de advocacia para fazer o procedimento pois não conhecia este fórum. Se tivesse feito eu mesmo, já estaria com o processo do meu pai finalizado há meses.

    Se arrependimento matasse...

    Edit: desculpe ao usuário quotado. Eu o mencionei da última vez e não sai mais da caixa de texto no celular...

  • @ArielMacedo

    Caso queira tirar o passaporte PT, aí será obrigatório emitir o CC antes.

  • @Ghstlkr

    pode nos dizer qual foi a exigência?

  • Muito obrigada @texaslady por todo apoio 😃

    entendi @CarlosASP , obrigada

  • Pessoal, boa noite, meu processo de nacionalidade (neto) foi terminado, bolinha 7 verde, no dia 11/03/2023, mais ou menos 3 meses após a bolinha 6 verde. Mas, diferentemente de @guitpf , não recebi e-mail com PDF do registo. Se entendi bem a mensagem, receberei o registo no meu endereço. Vejam a mensagem:

    @Destefano @texaslady por que não me encaminharam email com o arquivo PDF do registo?

    Obs: ainda não chegou qualquer correspondência a respeito.

  • @JoaoWRFh ,

    Primeiramente parabéns pela conquista!

    Realmente o envio de email com o pdf do assento não é uma norma. Alguns conservadores o fazem, outro não. Se você tiver urgência pode solicitar o assento pelo civil online.

  • Obrigado @texaslady pela pronta resposta e felicitações. Não tenho muita pressa, mas começarei a providenciar a documentação para a nacionalidade dos meus dois filhos e também para requerer o meu cartão de cidadão.

    Então, talvez tenha que acelerar a chegada do registo. Tem algum link ou instrução para o "civil online"?

    Resido em Recife-PE, aqui tem um vice consulado, talvez atendam pedidos do cartão.

  • Boa noite qual o tempo médio que a encomenda leva até Portugal, e qual o mais rápido DHL ou Correios.

  • Bom dia a todos!

    Processo da minha mãe passou para bolinha 2 ontem 🙌

    Ela é nascida em 1944, portanto foi atribuída a esperada prioridade no andamento do processo dela (Acima 76 anos)

    Histórico:

    Entregue via DHL em 04/10/2021 - CRC Lisboa

    Senha em 27/01/2022

    Bolinha 2 em 17/03/2023

    @ecoutinho , obrigado por compartilhar o andamento do seu processo. Me ajudou a estimar com precisão o prazo que o processo da minha mãe andaria. Você já recebeu o assento? Se sim, quanto tempo demorou após aprovado?

    Marcando os amigos com processos próximos:

    @imarlonjr  @Bentinho @fcarneiro  @Mtrin @bassili

  • @ecoutinho li uns relatos um pouco mais antigo que certos cartões da problema na hora do pagamento dos €120, li que o cartão virtual do nubank é indicado li também que do mercado pago também serve.

    Últimamente qual cartões estão apresentando problema ou estão servindo.

  • @J_Feiteira Obrigado pelo relato meu amigo, aqui ainda na fase 1 mas aguardando ansioso kkkk

  • @JoaoWRFh


    Parabéns pela finalização do seu processo.

    Vi que você escreveu que pretende pedir o seu cartão cidadão e dar entrada no pedido de nacionalidade dos seus filhos.

    Apenas para evitar gastos desnecessários: você não precisa ter um cartão cidadão, a menos que pretenda obter um passaporte para você.

  • @JoaoWRFh o que acontece é que eles mandam a informação para o requerente e a comunicação portuguesa sempre foi através de carta. Com a pandemia, muitas coisas mudaram em Portugal, dentre elas um processo inaugural de informatização das coisas. Para se ter uma ideia, não era comum antes da pandemia o serviço de delivery em Portugal. Dito isso, você deve compreender que os serventuários do IRN possuem diferentes níveis de entendimento, principalmente com relação a funcionários mais antigos que se recusam a se modernizar. Isso é fácil de ser entendido, até porque isso acontece no Brasil também, onde muitas pessoas que possuem maior dificuldade com a tecnologia, se recusam a utilizá-la. E com isso, nem todos os funcionários farão a gentileza de enviar o documento por email. No entanto, caso tenha urgência e não queira esperar, faça uma pesquisa no civilonline, mediante pagamento de 10 euros, e você receberá em pouco tempo o tão sonhado assento de nascimento português.

  • @mabego Não sei qual é a exigência porque o andamento do processo mudou ontem mesmo e ainda será encaminhado ao e-mail dos adv. Eles me disseram que vão mandar um advogado de Portugal pessoalmente semana que vem pra ver o que aconteceu nos autos. Tão logo eu saiba, informo aqui.

  • @JoaoWRFh,

    aqui você pode encontrar instruções de como pedir o assento pelo civilonline:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Parece que o vice consulado de Recife emite CC e Passaporte de acordo com relatos aqui do fórum:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20078/consulado-recife-para-cartao-do-cidadao-e-passaporte

  • @J_Feiteira

    Fico feliz que tenha ajudado. No caso do processo da minha mãe foram 12 dias entre a aprovação (bolinha 6 verde) e receber o assento (b7 verde e processo finalizado).

  • @bunker94

    Não saberia informar a lista completa de cartões, mas para funcionar o cartão precisa ter uma função de segurança chamada 3DS, que é obrigatória aqui na Europa.

    No Brasil os bancos estão implantando essa função e sei que o Nubank já a suporta (O 3DS obriga a pessoa a entrar no aplicativo do banco e aprovar o pagamento no momento em que está colocando o número do cartão no site, serve para confirmar se quem está fazendo a compra realmente é o dono do cartão). Sugiro perguntar no banco que emitiu seu cartão se ele suporta essa função.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.