Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1131313141316131813191452

Comentários

  • Olá @mabego , a minha vó já tem transcrição de casamento pronta. A minha dúvida é se, eu preciso do assento dela com o averbamento do casamento. Eu já tenho o assento de nascimento dela e de casamento. Preciso saber se posso mandar os dois (assento de nascimento e casamento) ou eu preciso apenas do assento de nascimento com o averbamento do casamento. Eu tenho eles separados.

  • Olá bom dia a todos!!

    Gostaria de saber se vocês sabem mais ou menos qual o prazo que a Conservatória dos Registros Centrais de Lisboa tem para enviar o e-mail com a Chave de acesso ao estado do processo? Eu enviei o do meu marido e consta nos correios que chegou lá em 27/01/2023. O dele é atribuição pelo casamento.

    Agradeço desde já a atenção de todos!

  • Boa tarde a todos!

    Estou esperando q cidadania do meu pai enviada ao ACP que se sair dentro dos 6 meses como a da minha avó mês que vem finaliza o processo. Minha dúvida é que já estou em Portugal há uma semana e farei a minha enviando daqui. Eu tenho algum benefício por já estar aqui ou mando para o ACP da mesma forma e espero o tempo normal?

  • @BrunaAlvim Os processos de filho já estão demorando em torno de 7, 8 meses, e dar entrada em Portugal ou até mesmo por advogado não difere em nada nos prazos, pode tanto mandar pelo correio igual ou dar entrada pessoalmente na ACP.

  • @paulofeju

    Para facilitar seu entendimento, leia o link da lista para filhos...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest

    Cada um dos filhos do português deverá ter sua pasta completa de documentos.

    No caso da certidão de nascimento do português, vc pode imprimir duas vias, para cada filho ter sua via na pasta.

    Sobre cartão de crédito... Tente os cartões que vc tem. Ative para pagamento internacional.

    Vc já pode preencher seu formulário e anexar a cópia do email de comprovante de pagamento. Ou aguardar o formulário com o cabeçalho de pagamento efetuado preenchido.

    "O formulário deve ser impresso em uma única folha (frente e verso) colorido, preenchido no computador ou em caneta azul/preta de forma legível e sem rasuras e com firma reconhecida por autenticidade, ou seja, assinar na frente do funcionário do cartório (em qualquer cartório de notas);" - exatamente

    Veja o endereço correto no link acima.

    "Aguardar confirmação do recebimento e numero do processo chave de consulta no e-mail cadastrado. A partir desse ponto será possível verificar o andamento do processo em https://nacionalidade.justica.gov.pt. " - exato

    "Se tudo correr bem, em aproximadamente 6 a 8 meses obteremos a tão esperada Cidadania Portuguesa." - exato

  • Boa tarde! Gostaria de um auxilio com minha duvida.

    Como já comentei aqui. Já consegui minha cidadania portuguesa e já estou tratando da transcrição de casamento e assim que sair vou requerer a Cidadania da minha filha maior de 18 anos, e como ela já foi para Berlim estudar, ela me deixou a Procuração para que eu a represente como procuradora na atribuição. Gostaria de saber se tenho que enviar copia do meu RG apostilado já que sou a procuradora, ou apenas copia do RG dela apostilado?

    Estarei enviando a Procuração que ela fez no cartório e assinou presencialmente. Essa procuração não esta apostilada, precisa apostilar ????

  • Boa tarde.

    Já não me recordo e gostaria de uma ajuda, por gentileza. Minha tia já possui cidadania e agora quer tirar para as filhas menores de idade. Ela é casada com brasileiro (pai das meninas) e não foi a declarante do nascimento. A ACP exige transcrição de casamento nesse caso?

    Obrigada!

  • @mabego obrigada! Ela precisar esperar a conclusão da transcrição para enviar o processo de atribuição das meninas?

  • @Nicolle Gonçalves

    sim... depois da transcrição, será gerado um documento, que vc vai juntar e enviar no processo.

  • Boa tarde a todos!

    Enviei para ACP meu processo e do meu irmão de atribuição dia 31/01 via EMS/Correios, pois aqui onde moramos (interior do estado do RJ) não tem DHL.

    Hoje a ACP receberam nossa correspondência (rastreamento via site).

    Agora é aguardar o e-mail com a senha? Já posso colocar na planilha?

    Desde já, obrigada!

  • @Nilton Hessel

    Boa tarde, tudo bom?

    Segui seu conselho e minha filha deixou a procuração para que eu a represente na Atribuição da Cidadania.

    Gostaria de esclarecer duvida com relação a documentação... Eu tenho que enviar copia do Meu RG apostilado já que sou a procuradora/mãe e cidadã portuguesa, ou apenas copia do RG dela apostilado?

    Estarei enviando a Procuração que ela fez no cartório e assinou presencialmente. Essa procuração não esta apostilada, precisa apostilar?

  • @Cristina2022 se fosse eu, por mera precaução, juntaria cópia autenticada do RG da sua filha, que é interessada e tb copia autenticada do seu RG, pq é vc quem vai assinar em nome dela o formulário 1C. Pode tentar esclarecer-se por e-mail, mas eles estão demorando um pouco. e esse email nunca vincularia o conservador que calhar com o processo da sua filha

  • @nunogomes Agradeço seu parecer.

  • @Nilton Hessel Bom dia! Muito obrigada por esclarecer a minha duvida.

  • Muito Obrigado!!!

  • Olá @mabego, primeiramente agradeço demais pela rápida ajuda. Tenho uma dúvida quanto ao endereço para envio do processo pois entrei em contato com a ACP por e-mail e eles acabam de me informar o seguinte endereço:

    Informo que para envio dos processos via correio (CTT):

    ARQUIVO CENTRAL DO PORTO

    Rua visconde de setúbal , 328

    4200-498 Porto

    Arquivocentral.porto@irn.mj.pt

     Com os melhores cumprimentos

    A oficial

    Carla Ribeiro


    No entanto, no link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21966/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-maior-de-idade-1c#latest consta o seguinte endereço:

    Arquivo Central do Porto

    Rua do Cunha, 404

    4200-270 Porto - Portugal

    Alguma idéia ?

    Grato"

  • @paulofeju

    o endereço da ACP está certo no link. (rua do cunha)

    Mudaram recentemente.

    (o endereço antigo vai deixar de receber os processos a qualquer momento)

  • Mais uma vez obrigado @mabego !!! Vou enviar para o endereço do link. De qualquer forma é estranho né. A ACP me passou aquele outro endereço há 2 dias...

  • @paulofeju

    A distribuição dos processos está toda hora mudando de endereço, de acordo com o artigo.

  • Pessoal, bom dia.

    Alguém tem notícias dos processos de filho (maior) na ACP?

    O meu está parado na bolinha 4 há quase 2 meses. Angustiante essa demora. Já estou chegando em 8 meses.

    Como tenho uma viagem pra Lisboa marcada pra março, a ansiedade aumenta. rs

    Alguém mais nessa situação por aqui?

  • Mais uma vez obrigado @mabego !!! De qualquer forma é estranho né. A ACP me passou esse endereço há 2 dias.

  • Olá @mabego, o que significa o termo "certificada" no item 1 dos documentos necessarios? (....ser cópia simples e certificada da certidão de nascimento do(a) português(a)). Anexei a certidão de nascimento do meu pai aqui. Obrigado.

  • @paulofeju

    se é artigo 1C, vc deve juntar a cópia de nascimento português de seu pai.

    Se emitido pelo civilonline, vc pode imprimir quantas cópias simples precisar. Documentos emitidos por esta via são consultados pelo sistema SIRIC.

    Se emitido pelo Arquivo Distrital, deve estar em forma narrativa, em papel e certificada (marca d'água em alto relevo no documento)

  • @patycnunes Infelizmente os prazos tem se estendido sim, tive a ver a planilha de netos e de casamento e parece que também já algum tempo não saem muitos assentos.

  • Boa Noite.

    Estou preparando a documentacao para meus sobrinhos menores de idade, morrendo de medo de errar.

    Quando fiz anos atras para minha esposa, estava mais atualizado e seguro... agora gostaria muito de confirmar com Vcs se é isso mesmo ou estou errando em algo....pls.

    Assento de Nascimento do Pai (que foi o declarante);

    Copia autenticada e apostilada do RG dos pais;

    Certidão de nascimento reprográfica dos meus sobrinhos, autenticada e apostilada;

    Copia autenticada e apostilada do RG dos meus sobrinhos;

    Formulario 1C assinado pelos dois (pai e mae) por autenticidade no cartório

    São somente esses documentos? Já li diversas páginas do forum, achei links etc.. mas por via das dúvidas, gostaria muito de reconfirmar.

    Posso tbm apostilar os 2 RGs dos Pais em uma mesma folha?

    Posso mandar os 2 processos em um único envelope (mas cada um em sua devida pasta contendo a documentação necessária para cada processo?)


    Uma outra pergunta...ACP Porto tbm faz transcrição de casamento? Se não, qual seria o local mais indicado, pois Santos está demorando 6 meses pelo que lí....

    Muitíssimo obrigado a quem responder.

  • Boa noite. Alguém sabe se posso dar entrada presencialmente em um pedido de atribuição de terceiros? Moro em Portugal e receberei minha sogra essa semana aqui, ela traria a documentação de uma amiga. Consigo dar entrada no processo ou é preciso algum documento adicional?

  • @Daniel Peres

    o check list para filhos menores de idade:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

    Posso tbm apostilar os 2 RGs dos Pais em uma mesma folha?

    pode... mas para cada filho tem que ter sua folha com a cópia apostilada.

    Posso mandar os 2 processos em um único envelope (mas cada um em sua devida pasta contendo a documentação necessária para cada processo?)

    sim...

    Uma outra pergunta...ACP Porto tbm faz transcrição de casamento? Se não, qual seria o local mais indicado, pois Santos está demorando 6 meses pelo que lí....

    Transcrição de casamento está sendo feita na CRC do Porto ou Consulado de Santos (ou RJ).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.