Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1131513161318132013211452

Comentários

  • @patycnunes que maravilha! Parabéns!

    Agora estamos na saga pelo assento kkk

  • Olá. Gostaria de informar que eu, filho de português, no dia 24/01/2023 a bolinha saltou para 7 marron (Aguardando que seja criado o registro).

    A Senha foi recebida em 27/06/2022.

    Alguém sabe quanto tempo leva para a criação do registro? Obrigado.

  • @wmariano a média é de 30 dias, porém neste momento já há processos há espera por mais de 35 dias

  • Prezados, bom dia.

    Estou organizando a documentação para dar entrada na ACP na cidadania de meus filhos menores.

    Eles não têm RG, então pelo que vi, bastaria os RGs dos Pais. Meu RG é bem antigo. Quando mandei o meu processo, salvo engano, enviei minha CNH que é bem recente. Algum óbice em enviar a CNH ao invés do RG?

    Esta cópia autenticada do documento de identificação dos pais, se for em folha única, economiza no apostilamento é?

    obg

  • @leonunes

    Eles não têm RG, então pelo que vi, bastaria os RGs dos Pais. Meu RG é bem antigo.

    documentos de identificação devem ter menos de 10 anos.

    Quando mandei o meu processo, salvo engano, enviei minha CNH que é bem recente. Algum óbice em enviar a CNH ao invés do RG?

    CNH não é documento de identificação. Pode ser passaporte.

    Esta cópia autenticada do documento de identificação dos pais, se for em folha única, economiza no apostilamento é?

    sim, mas alguns cartórios não fazem cópia autenticada e apostilam dois documentos juntos. A verificar.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22900/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-filho-menor-de-idade-1c

  • @mabego Obrigado. Sendo o passaporte, basta aquela folha que tem a fotografia?

  • @leonunes

    sim, abra o passaporte de modo que se visualise a foto e a assinatura (2 páginas)

  • @mabego @Nilton Hessel

    Só comentando sobre processos enviados no mesmo envelope.

    Acompanho de duas sobrinhas: atribuição, ACP, maiores. Um que teve exigência já está concluído aguardando assento, o outro, sem nenhuma observação, ainda está em status 4. Única explicação é que estão com conservadores diferentes

  • Estou aguardando a emissão do assento após aprovação há 38 dias para maior de idade, dois processos. Mais alguém situação similar ou mais tempo?

  • @cerqueirasa

    Sobre processos no mesmo envelope: é assim mesmo, enviei 4 processos juntos e cada um finalizou em uma data diferente

  • editado February 2023

    @Yuri_ @wmariano @Rosye

    Mandei um processo de filho que foi pra bolinha 7 marrom (aguardando registro) em 16 de janeiro, até agora nao esta pronto o registro.

  • editado February 2023

    Olá, pessoal! Minha mãe está para adquirir a cidadania portuguesa por atribuição de seu avô. Logo em seguida, minha irmã e eu seremos os próximos.

    Peço que me ajudem com 2 dúvidas:

    1. Recentemente assisti um vídeo em que diz que quem vai fazer o processo de cidadania portuguesa através da mãe tem que fazer obrigatoriamente a transcrição/averbamento de casamento. É verdade?

    2. Minha irmã e eu temos a mesma mãe, mas o pai é diferente. No caso, minha mãe se casou e divorciou do meu pai e anos depois ela se uniu com o pai da minha irmã, vivem juntos mas não casaram.

    A minha dúvida é se vai ser necessária transcrição/averbamento de casamento em algum dos casos (ou não).

    O declarante em ambas certidões foram os pais brasileiros.

    Muito obrigado desde já pela ajuda!

  • @Vince_lonelystar

    Se foi só o pai BR (pelo que entendi nos 2 casos) que declarou os nascimentos, a "maternidade PT" não ficou estabelecida só pela certidão de nascimento.

    No seu caso, é só transcrever o casamento de seus pais (anterior ao seu nascimento, certo?) e isso estabelece a "maternidade PT" para você.

    No caso de sua irmã, não há casamento a transcrever. Nesses casos, a mãe (está viva?) faz uma declaração que é mãe e que não se casou com o pai. Aqui no fórum deve ter uns modelos disso. Alguém deve achar, ou você pode buscar na lupa. Sua mãe faz a declaração, assina, reconhece por autenticidade e apostila no cartório,

  • @Bru_ Vi uma notícia a pouco que desde do dia 17/02/23 já é possível dar entrada da nacionalidade online (através de advogado). Minha teoria da conspiração é que as conservatórias poderiam estar em formação e ajustes para essa nova modalidade, posso estar completamente errada mas é o que me veio em mente.

  • editado February 2023

    @CarlosASP muito obrigado pela resposta, Carlos. É isso mesmo.

    Estava eu aqui dando uma olhada nos documentos em que enviamos para Portugal para que minha mãe adquirisse a cidadania portuguesa dela e em sua CERTIDÃO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR consta também a informação de que ela casou-se com meu pai e divorciou-se. Na informação vem junto o livro, a folha, o cartório, os juízes, etc.

    Eu nem lembrava disso. Já viu algo assim?

    Espero que a conservatória portuguesa aceite este documento, já com eles, como uma transcrição de casamento e divórcio, que já veio anexada na certidão de nascimento dela, devidamente apostilada e reconhecida por cartório.

  • @Vince_lonelystar

    A transcrição do casamento da sua mãe é essencial para o SEU processo de nacionalidade, não o dela. É feita depois que ela tirar a nacionalidade.

    Para a nacionalidade dela, se ela alterou o sobrenome, recomendo enviar junto uma copia simples apostilada da certidão de casamento dela, para provar a mudança de nome. O processo de filho da minha tia caiu em exigencia por causa disso, mesmo que o casamento dela estivesse averbado no registro de nascimento dela.

  • @Vince_lonelystar

    O certo é sim todos os eventos (casamentos, divórcio) etc virem averbados nas certidões de nascimento BR. O cartório do casamento deve comunicar isso ao cartório do nascimento dos cônjuges, que então averba no nascimento de cada pessoa. Na prática, nem sempre acontece. É bom que no seu caso já foi feito.

    Mas PT não vai fazer automaticamente a transcrição do casamento de sua mãe. Quando o processo dela de nacionalidade PT terminar e for emitido o assento de nascimento PT dela, você (ou sua mãe) terá que iniciar um processo separado de transcrição desse casamento para ter efeito em PT.

    Onde fazer isso vai depender de onde vocês moram. Em qual estado? Os documentos e procedimentos variam um pouco de local para local, mas a taxa da transcrição é equivalente a 120 euros.

  • Boa noite a todos..

    Há uns meses atrás, consegui fazer o processo de nacionalidade da minha avó, pessoal aqui do fórum foi fundamental.. gratidão..

    Agora, novamente preciso de orientação.. quero fazer a cidadania do meu pai, moro em Curitiba-PR, e pelo que tinha tirado a dúvida aqui mesmo, vou precisar fazer a transcrição de casamento da minha avó, no assento português dela..

    1)- Quais documentos vou precisar enviar?

    2)- Onde recomendam fazer o processo? Principalmente visando o tempo e a "complexidade"..

    Desde já agradeço.

  • Boa tarde, o que esta acontecendo no ACP ? tenho um processo na bolinha 1 desde outubro, e nada... e o processo foi enviado em agosto 22, Esta havendo algum probelma? os processos estao saindo com geralmente quanto tempo?

  • @CarlosASP e @Bru_ obrigado pelas informações.

    No caso dela não houve mudança de nome de solteira e casada. Somos do Rio de Janeiro, porém já estou a morar no Porto há 1 ano.

    Então vou pedir a ela para coletar:

    ● A certidão de nascimento do meu pai (de inteiro teor e por cópia reprográfica / apostilada e com firma reconhecida)

    ● A certidão de casamento deles (nas mesmas condições da certidão de nascimento)

    ● Ela fazer o preenchimento do requerimento da transcrição de casamento

    E em seguida me enviar, que aqui no Porto eu faço o pagamento e envio para a conservatória.

    De documentação dela creio que eu vá precisar apenas de uma cópia simples do assento português dela, assim que nos for enviado.

  • @jairo99

    Sim, os prazos na ACP tem aumentado; os processos mais recentes tem concluído em 8-9 meses. Olhe a planilha para seguir a movimentação (use o filtro de idade para eliminar os de menores de idade e maiores de 75, que tramitam mais rápido):

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos

    E eles realmente ficam parados vários meses, mas quando começam a andar tendem a ir bem rápido.

    Aconteceram várias coisas no meio do ano passado que possivelmente explicam essa demora maior: houve greve em agosto; nesse mês a ACP também mudou de prédios; há o aumento constante de processos de filhos - já como consequência da flexibilização da lei de netos no fim de 2020, Cada novo neto aprovado gera vários processos de filhos.

    Finalmente, a ACP, junto com a CRCentrais em Lisboa, são os únicos lugares onde tramitam processos de judeus sefarditas. As regras para esse tipo de pedido foram muito apertadas e entrarem em vigor no fim de agosto de 2022. Isso gerou um verdadeiro tsunami de processos na ACP em agosto para dar entrada com as regras ainda mais favoráveis. Havia filas enormes de gente para entregar esses processos; houve dias que entraram 3 mil novos processos num dia só.

    Outro dia colocaram um link que há no total uns 70 mil processos em "estoque" na ACP. E uns 300 mil em PT todo. Só para ter ideia do aumento do volume, em 2021 foram numerados uns 140 mil novos processos de nacionalidade (de todos os tipos) em PT todo. Em 2022, esse número já pulou para 230 mil.

  • Pessoal, qual o novo endereco para envio dos documentos da ACP Porto?

    Ainda esta a melhor opção para filho maior de idade?

    Desde ja, mto obrigado!

  • @RDLBH

    Arquivo Central do Porto


    Rua do Cunha, 404


    4200-270 Porto - Portugal

  • Yeahh , agradeço a todos :)

    depois de toda essa saga que comecei em 2004, finalmente:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • @Fernando Amaral , Parabens para nós!!!

    o meu saiu hoje tbm !!!!

    Po nem acredito, minha saga começou em 2015 com documentos de 1890 o casamento entre os pais da minha bisa um português com uma india Brasileira.

    Agora vamos para a nova saga, conseguir agendamento para tirar o cartão cidadão e passaporte!

  • Parabéns @patriciadantas83 ,

    Assim que o assento sair já corro na loja do cidadão :D

    Considerando a média da planilha, 35 dias...lá para 30 de Março devemos ter o assento.

  • Bom dia!!

    processos dos meus filhos menores 182xxx/2022 chegaram na bolina 7 marrom ontem (23/02/23).

    entrada na ACP em 13/10/2022.

  • Para informação: saiu ontem o assento de nascimento da minha tia, demorou 43 dias entre o despacho e o assento!

  • @Bru_

    A senha dela era de que data?

  • editado February 2023

    Bom dia colegas,

    Alguém sabe me dizer quanto tempo leva em média para "andarem" as bolinhas do processo de filho no AC do Porto?

    O do meu pai está desde a primeira semana de janeiro como recebido e mais nada...

    [removido]

    Obrigada pela ajuda de sempre.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.