Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

125262830311451

Comentários

  • @Alexandre, O telefone da Linha Registos é: +351 211 95 05 00
  • Obrigada,Guilherme Moreira
  • Acabei de imprimir o boleto para pagamento da taxa para legalizar a certidão de inteiro teor.Depois de aguardar por mais de 10 minutos na linha porque a atendente não sabia me orientar qual opção escolher,recebo a informação que teria que escolher essa:
    ""Legalização de Documentos - Reconhecimento de Assinatura""
    Valor de R$65,01.
    Para reconhecer firma do Formulário Modelo 1 C me disse que não se paga nada.
    Alguém que fez esse serviço no Consulado do RJ pode confirmar isso?
  • Eduardo Macedo,se encontrar uma agencia dos correios que faça o vale postal pessoa física me avise,por favor?Li em um comentário(não lembro em que tópico)que uma agencia em Copacabana fazia sem problemas,mas não lembro qual agencia.
  • Maria,

    http://www.consuladoportugalrj.org.br/servicos_consulares/legalizacao-de-documentos/
    " Nos requerimentos para aquisição de nacionalidade, as assinaturas dos cidadãos brasileiros podem também ser reconhecidas presencialmente neste Consulado-Geral, gratuitamente, mediante a apresentação do Passaporte, Carteira de Identidade ou qualquer documento com foto original e válido. "
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Monique Parabéns!

    @Luan, uma vez informado pela 4a.CRC de que a averbação do casamento de minha avó havia sido concluída, enviei o processo da minha mãe e tia pro ACP. Não precisa enviar a certidão pois com número de assento e ano eles puxam no sistema e no sistema já constará que está averbado. Felizmente o Registo Civil português neste aspecto dá banho no brasileiro, isto é, está informatizado, o que nos livra de diversas burocracias e esperas.

    @Luan o ACP tem levado 30 a 40 dias. Como afirmado pelo Guilherme, o que demora às vezes é a certidão chegar no Brasil (o que não tem tanta importância pois com número de assento é possível fazer tudo). O da minha avó levou 38 dias e depois algumas semanas pra certidão dela chegar, mas como informado, com o número de assento é possível resolver tudo sem ter as certidões em mãos.
  • @David, obrigado pelas informações!!
  • Pessoal, minha documentação de atribuição de nacionalidade chegou no ACP dia 23/09/2015. Qual a melhor maneira de acompanhar? Depois que ficar pronto, eles vão me enviar algum documento automaticamente pelo Correio? Obrigado!
  • Pessoal,
    finalmente consegui enviar o Vale Postal!!

    Para quem é do RJ, a agência da Rua da Alfândega, 91 faz sem o menor questionamento (fica entre a Uruguaiana e a Rio Branco).

    @Maria Nélida, sobre a agência dos Correios, além dessa do Centro, a de Copacabana é na Rua Dias da Rocha.

    @Maria Nélida, sobre a legalização, é isso mesmo, o reconhecimento é gratuito no consulado.

    No entanto, se você estiver fazendo para alguma outra pessoa que tenha dificuldade de ir até lá, pode reconhecer por AUTENTICIDADE em qualquer cartório (única etapa que precisa da pessoa). Depois reconhece no Itamaraty (gratuito e leva uns 5 min) e leva para legalizar no consulado (o valor será o mesmo).
    Fiz exatamente essas etapas para a minha mãe.
  • Eduardo Macedo,que boa notícia essa dos correios na Rua da Alfandega.Eu estou fazendo para minha filha e ela não teria nenhum problema em ir no Consulado,mas pra legalizar a certidão de inteiro teor ela não precisaria ir?Se eu puder legalizar essa certidão por ela(sem precisar de procuração),então talvez ela faça a autenticidade do formulário Modelo 1 C pelo cartório.Sobre passar pelo Itamaraty,fiquei sabendo por aqui e confirmei hoje com o Consulado do RJ que não é mais preciso.
  • editado October 2015
    Maria,

    sobre o Itamaraty, se estivéssemos no Facebook já tinha clicado no curtir. rs

    Para a legalização qq pessoa pode ir com o boleto pago.
  • Obrigada,Guilherme Moreira.Eu sempre te dando trabalho,né?Imagina quando eu tiver que fazer a transcrição do casamento da minha filha a nacionalidade do meu neto!!!!Assim que enviar toda documentação pro Arquivo do Porto, já vou começar a ver isso porque tenho certa(muita...rsrsr) dificuldade em entender esses tramites .
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado October 2015
    @Maria Nélida, a transcrição de casamento é mais fácil que atribuição, você verá :)

    @Maria Nélida, eu acho sempre melhor reconhecer a assinatura por autenticidade no cartório (caso já tenha firma aberta). É mais cômodo e até mais barato (6,51 ou 6,21 algo assim). No Consulado não paga mas gasta com transporte e a espera no Consulado do RJ é algo bem chato. Levam 40 minutos pra legalizar um documento... Mas aí tem que ver se sua filha já tem firma aberta/reconhecida em algum cartório perto de casa.
  • Oi David Lima.Ela já tem firma aberta,sim.Ainda vamos resolver até mesmo porque vamos aproveitar e tirar um dia para fazer tudo: legalizar a certidão de inteiro teor,reconhecer a firma do formulário,autenticar todas as xerox,fazer o vale postal nos correiros.E tudo isso fica,aqui no RJ,bem proximos um lugar do outro.Obrigada,viu?
  • Minha documentação de atribuição de nacionalidade chegou no ACP dia 23/09/2015. Qual a melhor maneira de acompanhar e saber se está pronto? Depois que estiver, eles vão me enviar algum documento automaticamente pelo Correio? Tipo cópia ou original da certidão?
  • Primeiro queria agradecer as informações deste fórum que me ajudaram muito, sou neta de português, estou com todos os documentos, e a minha dúvida em questão é a seguinte:

    Terei agora que fazer a legalização de documentos no consulado português de São Paulo para depois enviar para a ACP, mas me perdi toda, terei que deixar os documentos no consulado para serem legalizados? Isso não é feito na hora como em um cartório? O valor é de R$65,01 por documento?

    Se alguém já fez isso poderia deixar um passo-a-passo deste procedimento para iniciantes como eu.

    O site é incrivelmente não intuitivo.... Agradeço a ajuda!
  • @Paulinha aqui em BH é assim também. Você leva o documento um dia e busca no dia seguinte entre meio-dia e 13h00. O valor é por aí mesmo. Agora, não esqueça de legalizar no escritório do Itamaraty antes de ir ao Consulado. Aqui em BH é feito na mesma hora e gratuitamente.
  • Certo Roberto! Menos mal, sim, antes vou legalizar no Itamaraty, obrigada!
  • Paulinha,

    se é de São Paulo não precisa passar no Itamaraty (desde 2013). A legalização no consulado SP só é feita pelo correio. É preciso pagar o Sedex de retorno para sua residência e enviar um envelope para essa devolução, por isso é que uma legalização custa 100,00 e duas custam 164,01, em ambos os casos está embutido 36 reais do Sedex.
    http://consuladoportugalsp.org.br/legalizacao/
  • Paulinha
    A legalização no consulado de SP é pelo correio. http://consuladoportugalsp.org.br/legalizacao/ Leva mais ou menos uns 5 dias úteis e eles enviam por motoqueiro ao endereço indicado por você.
  • Não recebi por Sedex, Guilherme. Talvez tenham alterado a forma de envio, ou talvez tenha sido apenas esta vez. O preço foi esse mesmo. Mas enviei um envelope auto endereçado e foi esse mesmo que recebi via motoqueiro.
  • Obrigada Guilherme e Luíza, acho que para cada consulado existe uma regra. Foi isso que intendi, só pelo correio aqui em São Paulo. Mas sem problema, só não sabia da não exigência da legalização Itamaraty.

    Mais uma dúvida, no caso tenho:

    Certidão de Nascimento de meu pai
    Certidão de Nascimento minha
    Certificado de Histórico escolar
    Carteira de Identidade
    Certificado do registo criminal

    Envio só as copias autenticadas em cartório certo?? Ou tenho que enviar algum original?
    Obrigada novamente.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Roberto, os documentos da minha mãe chegaram dia 18/09 no ACP e até hoje só me responderam 1 email informando que haviam recebido os docs e o vale postal. Há dois dias enviei um segundo email pedindo número do processo mas ainda não obtive resposta. Liguei na sexta pra Linha Registos e por lá também não consegui número de processo. Então recomendo que você envie um email para o ACP pedindo o número do processo e aguarde. De posse do número você pode sempre consultar pela Linha Registos (o ideal é consultar entre 30 e 40 dias após recebimento no ACP, que é o tempo que tem levado para ser concluído).
  • @David, entendi. Ontem enviei um e-mail pedindo o número do processo também. Quando responderem eu te falo. Vamos aguardar. Obrigado.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Roberto farei o mesmo. Assim que me responderem te aviso que eles deram sinal de vida! Rs!
  • Paulinha,

    legalizar no consulado somente as certidões brasileiras (seu nascimento e de seu pai), originais, inteiro teor, firma reconhecida em cartório.
  • Paulinha,
    Isso não sei te dizer. Mas te desejo muito boa sorte!
  • Ainda com duvidas.Me foi pedido pela Ana do ACP minha certidão de casamento e a certidão de casamento da minha filha.A que tenho é a original de 1979 que está nitida e da minha filha de 2011.A Ana não fala em certidão atualizada.Será que servem ou seria melhor tirar novas certidões?
  • Pessoal, ao baixar o formulário 1C, recomendo utilizar o link da própria IRN, pois o formulário já está atualizado com o Quadro "Pagamento", enquanto o disponibilizado pelo site está desatualizado (sem o respectivo quadro).

    Acredito que essa desatualização não traga problemas, mas vai que...

    Link IRN: http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/docs-comuns/mod-pag-impressos/downloadFile/attachedFile_10_f0/Artigo_6-1_cheque.pdf?nocache=1336406043.94
  • Marcelo MMarcelo M Member
    editado October 2015
    @Maria, se não está nítido, creio que seria melhor tirar outra.

    Falando nisso, quando a Ana te respondeu? Eles já não me respondem há bastante tempo (+-2 semanas).

    @Luan, exato. De fato, o link para o form 1C na página de "passo-a-passo" neste site está quebrado. Ao @admin, por favor, atualize o link na pagina "passo-a-passo".

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.