Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

124252729301452

Comentários

  • @David, @ Guilherme e @ Marcelo, obrigado pelas prontas respostas!

    1. A atendente dos Correios pegou uma norma dizendo que só é possível para pessoa física, etc. Como temos o nome completo do Sr. Mario, pensei nessa possibilidade. Obrigado pelo update, Marcelo

    2. David, preencher no Form 1C você diz incluir o nome Vale Postal como "Outros documentos", no Quadro 4?
  • tem como consultar o processo sem ser por telefone?
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Patricia, o seu é atribuição ou naturalização?

    Eu fiz assim: liguei após 30 dias. Não tinha sido concluído.
    Liguei com 35 e falaram que ia concluir em alguns dias.
    Com 38 dias foi concluído e gerado número de assento.

    Tenta, portanto, esperar ao menos uns 30 a 35 dias que é o prazo que tem levado uma atribuição no ACP.
    É o que a galera aqui tem feito.
  • Olá pessoal, muito bom o fórum. Já esclareci quase todas minhas dúvidas, porém ficaram algumas:

    1- Estou pedindo a Atribuição de minha mãe (filha de pai Português Declarante do nascimento dela e Mãe Brasileira). Para a dela não será necessário Averbar o casamento de meus avós? Não né?
    2- Depois que sair da minha mãe, pedirei a minha Atribuição. No meu caso, meus pais são divorciados e meu Pai que é Brasileiro é o Declarante de meu nascimento. O que deverei fazer com relação ao Casamento e Divórcio de minha mãe para meu pedido?
    3- Pedirei também a Atribuição da minha Tia (irmã de minha mãe), que é casada e em seguida pedirei dos filhos dela. Precisarei Averbar o casamento dela depois que sair a cidadania ou quando eu fizer o pedido dela por Atribuição pelo ACP já envio a Certidão de Casamento (inteiro teor e legalizada no consulado) e aí ao fazer dos filhos dela não precisarei Averbar o casamento. Como faço nesse caso?

    Obrigado!
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Fernando

    1. Não
    2. Primeiro averbar o casamento dos seus pais em Portugal e depois pagar um advogado para tramitar o divórcio lá em Portugal
    3. SEMPRE é necessário averbar o casamento. Portanto vai atribuir sua tia e depois vai averbar o casamento dela para então poder dar entrada da atribuição dos filhos dela. Enviar certidão de casamento pro ACP = nada, vai jogar dinheiro fora, afinal eles não pedem este documento para os filhos. No caso da minha avó me pediram uma cópia autenticada do casamento dela para justificar o nome diferente na certidão de nascimento e no RG (nascimento solteira e RG casada). O ACP inclusive sequer tem poder de averbar casamento, portanto atribui no ACP e depois averba o casamento na 4a CRC do Porto (que é ágil e competente e a que temos recomendado aqui no fórum)
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Fernando o caso de sua tia e primos é mais fácil que o seu porque não houve divórcio.
    @Fernando talvez fosse bom no caso de sua mãe, verificar se averbou na certidão de casamento atual o divórcio. Se o divórcio não foi averbado você pode tentar averbar o casamento sem informar Portugal do divórcio, visto que vocês são filhos deste primeiro pai. Mas se a certidão de casamento dela de inteiro teor atualizada constar o divórcio, aí tem que tramitar com advogado.
  • @David muito obrigado!
    Apareceu mais uma outra dúvida. No caso da minha irmã, ela tem uma filha mas nunca casou-se. Como terei que fazer quando for pedir a Atribuição de minha sobrinha?
  • Eduardo,

    reparei agora na sua dúvida:

    " 1- Alguém já enviou o vale postal ... como remente? "

    Bem, se o que vc quis dizer foi "remetente" ("emitente" na tela do Correios), é a sua mãe (pessoa física), o ACP seria o "Beneficiário" nessa mesma tela do sistema do Correios.
  • Olá, boa noite a todos!
    Alguém sabe dizer se o site do IRN.MJ.PT está com algum problema? Estou tentando imprimir o Formulário 1C, mas não está abrindo. Será que eles indisponibilizaram a página devido ao grande número de pedidos de nacionalidade?
    Abs
  • Oi, Guilherme!
    Obrigada, mas não sei o que aconteceu. No notebook a página do formulário ficou cinza e nao carregou. Já no ipad, carregou em um segundo. Vai entender!
    Obrigada, mais uma vez!
  • Obrigado @Marcia, essa semana mesmo coloco tudo nos correios e seja o que o ACP quiser.... Rsrs
  • Bom dia, pessoal,

    Meus documentos chegaram no ACP no dia 15/09, mandei e-mail pra lá na sexta-feira perguntando se já tem o número do processo mas ninguém respondeu até agora. Mando e-mail de novo, ligo pra lá ou aguardo mais um pouco?
  • Realmente, não tenho conseguido me comunicar com o ACP ultimamente via telefone. Também não responderam (ainda) os últimos emails que enviei. Alguém sabe de algo?
  • Andressa,

    creio que uma semana seria um prazo razoável para mandar um novo e-mail.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Se mandou sexta, dependendo do horário, só irão ler hoje ou amanhã.
    Como afirmado pelo Guilherme, uma semana é um prazo razoável.

    O processo da minha mãe chegou dia 18/09 e mandei email dia 21/09 para confirmarem recebimento.
    Me responderam dia 24/09 confirmando recebimento, mas avisando que ainda não tinha número.
    Telefonei na última sexta pra Linha Registos e por lá não havia número também.
    Hoje, 12 dias depois do primeiro email, enviei de novo solicitando o número, vamos ver em quanto tempo me respondem.
  • Andressa, meus documentos chegaram dia 01/09, cheguei a mandar 2 e-mails pedindo notícias, sem resposta, não consegui nenhum contato por telefone, até que lá pelo dia 22/09 a Sra. Ana Santos me mandou um e-mail com o número do processo. Ou seja, acho que eles entram em contato quando ELES querem, não quando a gente pede... Acho que se não responderam deve ser pq ainda não têm o número...
    Agora faço o contato só com a Linha Registos pra ver se apareceu pendência ou se foi concluído. Mas me planejei de ligar no máximo uma vez por semana. Na última semana meu pai pegou uma atendente bem mal humorada (ele que liga pq o processo é dele na real).
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    Eu acredito que o Sr.Mario está de férias, porque quem tem respondido ultimamente é sempre a Ana Santos.
  • Vou esperar mais um pouco então, obrigada!
  • Gente alguém me ajuda nessa dúvida por favor?

    Minha irmã irá em alguns meses pedir a cidadania por Atribuição da filha dela. O pai da filha dela é Brasileiro, mas acontece que eles nunca se casaram. Minha irmã também não é a Declarante na Certidão da filha. Como terei que fazer pra pedir a Atribuição de minha sobrinha? Alguém sabe?
  • Fernando,

    o declarante é o pai brasileiro? Sua irmã tem a cidadania por atribuição?
  • @david, para fazer o pedido da sua mãe, vc aguardou o recebimento da certidão de casamento ou fez o pedido apenas com o número? Aliás, quanto tempo demorou para receber a certidão de casamento depois que receberam o pedido de averbação?
  • Pessoal, apenas para informar que minha certidão chegou ontem, 5/10. Postei os docs para o ACP em 13/07. Agora quero saber qual o próximo passo, mas vou pesquisar antes de fazer perguntas.
  • Umas dúvidas: a certidão de nascimento de inteiro teor tem que ser reconhecida a assinatura do tabelião?Depois de reconhecida a assinatura ela terá que ser legalizada no Consulado?Passa pelo Itamaraty sendo a certidão do Rio de Janeiro?
  • Maria,

    Sim. Sim. Não.
  • Parabéns Monique!! Então pelo ACP está demorando perto de 90 dias... Tá ruim mas tá bom, comparando com o CRC Lisboa.
  • Olá Guilherme. Isso o Declarante é o Pai Brasileiro. A minha irmã é sim Cidadã por Atribuição (será, mas já estou adiantando pois estou fazendo o processo de minha mãe).

    Obrigado!
  • @Guilherme,
    obrigado pela resposta. Era isso mesmo.
    Ainda estou na saga de encontrar um Correios aqui no RJ que faça o Vale Postal. Pelo menos todos aqui perto não fazem...

    Posto as atualizações aqui.

    Abraços
  • Luan,

    muito menos, 13/07 foi quando a Monique postou e ontem quando recebeu a certidão entregue pelo correio. Temos aí, provavelmente 3 semanas de correio.

    Fernando,

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281/#Comment_281
  • Alguém saberia me dizer o número de telefone da linha de registros?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.