Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1502503505507508648

Comentários

  • FlaviajjFlaviajj Member
    editado December 2022

    @CarlosASP ah entendi.. bom os nossos planos era tentar a mudança de país.. acho que agora complicou tudo já que o custo vai ficar altissimo. Ela utiliza o nome de solteira. Muitoo obrigda novamente pela ajuda

  • @fcarneiro estou de olho nesse grupo junto com vc rsrsrs

    @hugonpassos obrigado pela atualização estamos ansiosos com o seu processo. Por favor nos avise quando andar rsrsrs.

  • Pessoal bom dia tudo bem?

    Poderiam me tirar uma dúvida?

    Finalizei os processos da minha esposa e filho junto ao Consulado de São Paulo. Recebi na data de ontem o Passaporte da minha esposa e já tinha recebido uma carta com os dados do Cartão Cidadão, a mesma carta já recebi do meu filho também, estou esperando apenas o passaporte dele. Nesta carta diz que eu teria que agendar para retirar o CC no consulado, porém na última visita que fiz a atendente me comunicou que era só eu esperar que chegaria em casa pois eu paguei as taxas.

    Minha dúvida é...só recebi o passaporte ate agora vou receber algo relacionado ao cartão? Penso que devo receber um cartão com as informações que recebi na carta...devo aguardar? Alguém sabe me dizer?

  • @gabrielbertolazzi

    Dá uma olhada no tópico específico do consulado de SP; há alguns relatos lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20317/consulado-sp#latest

  • @kalinepn Boa tarde!


    Esse seria o link da certidão do meu avô Português:

    Esse seria o link onde eu preciso preencher para pedir a certidão dele:

    Aí diz que é necessário preencher onde tem o * ,Da parte com os dados do livro até observações não é necessário? Serà que funciona primeiro como um pedido, depois se faz o pagamento?

    Desde já grata ! Ví que o @mercatelli também teve contato com eles lá da universidade de Coimbra...

    É melhor pedir a certidão de batismo dele primeiro, depois as certidões aqui do Brasil né? Até porque eu ainda estou esperando um documento que chega do Japão provavelmente só em Fevereiro e ainda vou precisar depois a tradução do mesmo .

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    Movida a discussão sobre a necessidade de transcrição do casamento para o seu próprio tópico.

  • Olá. bom dia.

    Liguei agora na Linha de Registros para saber o status do processo da minha mãe de 64 anos, sem urgência. Foi numerado em 06-2021 sob o número 80xxx-21.

    Me passaram que está no passo 2 e que o site está desatualizado mostrando somente a bolinha 1 verde.

    Somente compartilhando para quem estiver na mesma época que o processo da minha mãe.

    Obrigado e bom dia.

  • Bom dia a todos!

    @leoferreira87 obrigada por compartilhar a informação. Meu processo fiz através de um advogado e acredito que tenha sido numerado entre agosto/ setembro 21 sob o número 93xxx/21. Estou. +/- perto do seu processo. Acho então que o meu processo possa estar para avançar para a bolinha 2 TB.

  • @aesouza Bom dia! Tudo bem?

    Você vai preencher todos os campos obrigatórios, ou seja, com asterisco (*).

    Depois, onde não tem asterisco, "tipo de documento" assinale "certidão" e nas observações escreva "certidão narrativa, certificada, impressão em papel e envio por Correio Postal".

    Sim, primeiramente você faz o pedido. O AUC te responderá confirmando a localização do registro e solicitando o pagamento. Esse primeiro retorno é rápido. Por conta da demanda eles têm demorado mais para fazer a emissão e envio. Quando fizerem o envio, farão contato novamente com o código de rastreio. No meu caso, todo o processo, desde a minha solicitação com envio do formulário até o recebimento, durou pouco mais de 1 mês.

    Se tiver mais alguma dúvida, pode chamar!

    Boa sorte!

  • taisas2002taisas2002 Member
    editado December 2022

    21 meses de processo da minha mãe . Sem urgência - 74 anos - 03/21 - torcendo para que em janeiro tenha novidades. Ainda na bolinha 1

  • Pessoal,

    Meus documentos foram entregues via correio na Conservatória dia 26.10.22.

    Enviei um email para saber quando farão a abertura do processo e me responderam que devido a alta quantidade de processos não sabem estimar quando será feita a abertura.

    Apenas confirmaram o recebimento como verifiquei no rastreio dos correios.

    Sabem dizer se isso também demora?

  • Bom dia @ecoutinho , tudo bem? Vi na planilha que o processo da sua mãe teve atualização para bolinha 2 verde, é isso mesmo? Ele andou então?

  • Bom dia, encaminhei o pedido de nacionalidade (netos), via Correios, no dia 9/12/2020, recebi a confirmação do recebimento e a senha para acompanhar o processo no dia 5/1/2021. O processo ficou na bolinha 4 por cerca de 1 ano e 8 meses. Hoje consultei e descobri que foi aprovada a nacionalidade e que aguarda o registo do nascimento português.

    Como não recebi comunicado oficial da Conservatória de Registo Central, minha pergunta é: tenho que solicitar o registo ou basta aguardar a conservatória providenciar?

    Muito obrigado

  • Primeiramente parabéns @JoaoWRFh pela aprovação. Se você puder compartilhar os 2 primeiros digitos do seu pedido no formato 54XXX/21 (exemplo), para que os outros colegas aqui que estão com processos similar ao seu possam ter uma expectativa da aprovação deles.

    Quanto ao registro, agora o seu processo está na bolinha 7 marrom e pelos processos anteriores, no momento está levando entre 6 a 7 meses para criação do registro após aprovação do processo. Só com a bolinha 7 verde que eles vão enviar o assento para o endereço de origem ou então, caso não deseje esperar, existe a opção de solictar o assento por 10 euros no site civilonline, mas por agora tem que esperar mais esse tempo.

  • Muito Obrigado @raphafcruz

    Número processo 29XX/21. Sendo mais preciso nas datas, enviei formulário e documentação pelos Correios para Lisboa no dia 19/11/2020 e recebi o e-mail da CRC com a chave de pesquisa no dia 12/Jan/2021, ou seja, bolinha 1 - recepção do pedido. Da bolinha 1 até a 6 (aprovação) foram 23 meses. Importante: minha documentação estava completa, não houve pendência.

  • @Bruna Andrade o caso do meu avô foi assim também: cópia do livro de batismo, com a chancela do arquivo distrital de Viana do Castelo. Antes de 1910 não havia cartório de registro civil em Portugal, os nascimentos eram lavrados em livros paroquiais.

    Comigo deu tudo certo. Meu processo foi aprovado neste mês (bolinha 6 verde). Agora estou aguardando o assento de nascimento português.

  • Bom dia, pessoal.

    Faltando menos de uma semana para o natal, se a CRC quiser me agraciar com a aprovação a hora é essa.

    (risos)

  • @antoniocesarpires faço das suas as minhas palavras, estamos no mesmo barco, acho que aprovando a sua, a aprovação do processo do meu pai deve vir logo em seguida.

  • @Diligente e @antoniocesarpires , falta pouco. Tomara que nos dêem esse presente de natal rsrs

  • Pessoal, eles demoram em média quanto tempo na CRC para atualizar o recebimento da documentação em falta da exigência?

    @guimoss

    @Jsilva20

  • Caros colegas, hoje o meu processo alterou da B4 para a B6 (Verde), pedido de nacionalidade aprovado!

    Grande alegria,

    @antoniocesarpires e demais colegas com processos próximos, em breve boas novas para todos...

    Agora é esperar a criação do registo de Cidadão Português.


  • @Lilifernandes , felizmente passou sem problemas quanto ao campo 9!

  • Boa tarde! Alguém pode me ajudar sobre preenchimento do formulário 1D, já estou com a certidão do meu avô português onde acho o número do assento para para preencher no formulário?

  • @MarcoAFSouza parabens! Excelente e animadora notícia! Comemore bastante e guarda um lugar pra mim na fila do registo, kkk

  • LilifernandesLilifernandes Member
    editado December 2022

    @MarcoAFSouza, uhuuu!!! Parabéns!!! Muito feliz por você!! Meu Deus... como foi rápido da bolinha 4 para a 7!! E que bom que não deu nada pelo campo 9! Eu já imaginava mesmo! Nossa... será que eu recebo boas notícias no início de 2023? haha. Mais uma vez, parabéns!

  • @antoniocesarpires , sim, ótima notícia, um presente de Natal.

    Em breve estará aguardando na fila do registo, também rsrs, boa sorte!

  • @MarcoAFSouza ,

    Parabéns pela conquista, grande presente de natal.

    Quanto tiver um tempinho, se puder poderia fazer um relato de seu processo, informando as datas das fases e se possível a docmentação que foi enviada e se houve exigências? Obrigada!

  • @Lilifernandes !

    Obrigado!

    Realmente foi muito rápido a passagem da b4 para a b7, pensei que só haveria alteração no ano que vem.

    Eu consulto o processo todo dia (até no final de semana rsrs), olhei hoje meio que no automático e fiquei surpreso.

    Graças a Deus não houve problema com o não preenchimento do campo 9, o cumprimento de exigência demandaria, tempo, ida ao cartório, custo de envio...

    Logo terá uma boa notícia, com certeza!

    Qual a data de chegada do seu processo na Conservatório, mesmo?

  • @LeoSantos !

    Muito obrigado! Abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.