Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1500501503505506648

Comentários

  • editado December 2022

    Que bom @dandrew e@antoniocesarpires ! Estamos avançando!

    Isso reforça que o tratamento é dado pela data de chegada mesmo. O meu processo e dos meus irmãos tem a numeração 07xxx/2021 (chegaram em 18/12/2020) e o processo do @dandrew tem a numeração 08xxx/2021, mas chegou uma semana antes (11/12/2020).

    Foi postada essa mensagem por @lbassul, em outro tópico (nacionalidade de filhos - 1C), mas que também deve se aplicar aos processos de netos. Fala do princípio da imparcialidade.

    Abraços a todos!

  • @michael_scott04 @SABarreira

    obrigado, amigos.

    Espero que os processos evoluam de forma célere.

    Torcendo pela rápida aprovação de todos aqui do fórum!

    Nossa hora está chegando @MarcoAFSouza @dandrew @raphafcruz @Diligente

  • @aesouza ,

    vou marcar aqui @kalinepn , @mercatelli , que recentemente solicitaram certidões em Coimbra para que possam te orientar.

    E também, @guimoss, onde está você? No catar, rsrs?

  • @antoniocesarpires

    Muito bom ver a movimentação dos processos! Boas novas, hein?

    Assim que movimentar meu processo eu aviso aqui.

  • Boa noite, @texaslady @guimoss e a todos os demais. O processo de meu (78 anos) foi entregue em dezembro de 21 e até agora bolinha 1 verde. Alguém sabe me dizer qual mês estão analisando (processos prioritários por idade)?

  • @rafaelavieira boa noite, vi seu comentário sobre não ter recebido a senha de acesso e mandou seu processo em junho. Você conseguiu falar lá?!


    meu sogro mandou em maio e também não recebeu, eles estão tentando ligar lá para ter informações também.


    fico preocupada de perder a validade dos documentos, uma vez que já faz 7 meses da entrega e sem chave de acesso. Alguém sabe se perdemos a documentação enviada devido essa demora ?


    obrigada,

    Dani

  • @antoniocesarpires finalmente! Processo de neto é o maior teste que temos pra exercitar a paciência e finalmente estamos chegando no primeiro momento que é a aprovação. Ai depois tem a espera pelo registro, mas pelo menos já tendo a certeza que já é português.

  • @fcarneiro bom dia. Estou em situação semelhante a sua. Pela planilha do fórum os que andaram de idosos foram os de começo de agosto! Único problema que temos poucos processos na planilha de agosto (4, sendo que uma pessoa saiu do fórum, e dos outros 3 dois atualizaram) e para piorar apenas 2 de setembro. Ai ficamos com pouca base mesmo, afinal, não sabemos se estão todos de olho. Mas acho que setembro deve andar em breve.

  • Bom dia pessoal, alguém tem o link da Planilha?

    Por aqui, continuamos na bolinha 1 - Processo recebido em 08/02/2022 (10 meses completados hoje - pelo que tenho acompanhado o tempo total está mais próximo a 36 meses do que 24-29 meses) - 17XXX / 2022

  • Pessoal boa tarde!

    Alguem pode me ajudar?

    Dei entrada no processo de nacionalidade por atribuição para minha mãe, neta de portugues, na Central de Lisboa em 06/06/2022.

    Só que não recebi nenhuma mensagem de recebimento ou mesmo a número do processo e chave de acesso.

    Como faço pra ter mais informações? Mando mensagem uma vez por mês, mas ninguém me responde....

    Me ajudem por favor🙏🏻

  • @Mica_lopes

    Você enviou por correios ou DHL? Essa data é a de confirmação da entrega?

    Provavelmente o email com o número do processo e chave de acesso foi parar na caixa de spam. Tem checado lá?

    Metade dos emails com número de processos de nossa família acabaram no spam.

    Busque por algo vindo desse email : noreply_rcentrais@irn.mj.pt

  • Boa tarde meus amigos, tenho uma duvida, meu avo neto do portugues certidao nascimento dele nome da mãe ta a de solteira (pai dele filho do portugues), na identidade consta nome de casado dela na certidao de solteira, será que cai em exigencia?

    Nome dela consta na certidão do meu avó Silveira, na identidade Cunha, na certidão de nascimento do meu pai Silva


    será que terei de retificar?

  • Boa tarde amigos!

    Estou Fazendo o processo de neta da minha mãe! já tenho todos os documentos, ja retifiquei via judicial nome errado, assento do português com casamento transcrito, etc... uma prima minha vai voltar para portugal em janeiro e se ofereceu pra dar entrada! a pergunta é, como faço pra ela fazer isso? que tipo de procuração precisa?

  • @fcarneiro e @AHM

    Acredito que o processo de minha avó Emirene foi um dos últimos a se movimentar. Ele é de Julho/2021. Caiu em exigência dia 12/11/2022. Acredito que nos próximos 2/3 meses devem avaliar setembro. Tenho percebido que o tempo para os processos de netos idosos andarem pela primeira vez tem aumentado progressivamente. Os processos na frente do da minha avó era na casa dos 400 dias. Já pulou pra 430+-

  • editado December 2022

    Boa noite hije tive uma grata notícia, o processo do meu tio e da minha mãe tiveram os regitos criados !!!! que felicidade ainda mais no dia da imaculada conceição !!!! obg a todos pelo apoio !!

  • @gbpinheirosilva ,

    poderia, se possível, informar o motivo da exigência? Apenas para orientar sobre possíveis exigências nos processos.

    Obrigada!

  • @imarlonjr ,

    Se entendi bem, seu pai é neto do português por parte de pai. E nesta linhagem paterna todos os nomes estão OK.

    A divergência é no nome da mãe de seu pai, que na certidão de nascimento dele consta o nome de solteira da mãe e na carteira de identidade dele, o nome de casada da mãe.

    Você já verificou na certidão de casamento de seus avós, se sua avó realmente adotou o sobrenome de seu avô? Se ela não adotou, você poderia anexar a certidão de casamento no seu processo. Pois neste caso a certidão de nascimento de seu pai estaria correta.

    O seu pai como dizem "vai nascer" em Portugal com os dados baseados na certidão de nascimento dele. Portando o nome da mãe dele sairia como o nome de solteira.

    Se houve um erro na certidão de nascimento de seu pai, talvez fosse recomendavel a retificação para que o assento português saisse de forma correta.

    Mas pelo que entendo isto não daria exigência pois a linhagem portuguesa está estabelecida. Apenas verifique se tanto seu pai como seu avô foram registrados na menoridade e o declarante foi o respectivo pai.

  • vou atualizar planilha.

  • Parabéns, @michael_scott04 ! Que bela notícia em um dia tão especial e abençoado de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Portugal! Comemore muito! Para nós que aguardamos o assento, é uma grata satisfação saber que os processos de final de maio já foram terminados.

  • @michael_scott04 excelente notícia! Comemore bastante! E que os próximos passos sejam mais céleres.

  • @texaslady muito obrigado meu amigo, estou no momento fazendo o processo do meu avó, na certidão de casamento dele nome da mãe consta o nome de solteira, solicitei certidão de casamento da mãe dele pra conferencia.

    Vou fazer como você orientou, minha linhagem são os homens da familia, meu vó o neto do português, depois que sair o dele farei o do meu pai pela ACP como filho e depois o meu como filho


    nome da minha bisavo na certidão do meu vó Maria Alves da Silveira, na identidade dele Cunha (na dela também, tenho foto da identidade)

    nome da minha bisavo na certidão de nascimento do meu pai Maria Alves da Silva


    Se sair com nome dela de solteira só retifico a certidão de nascimento do meu pai (Silva pra Silveira) ou vc acha q não precisa?


    Grato desde já pelas orientações!

  • Boa tarde pessoal.

    No caso dos assentos de batismo, em que só aparece o primeiro nome do batizado, mandar uma certidão de casamento ou de óbito, Inteiro Teor, para fixar o nome utilizado pelo português na vida adulta.

    Encontrei uma certidão de óbito do português e o nome dele e dos pais batem com a certidão de batismo. O problema é que nela ele aparece casado com outra mulher (também brasileira). Minha dúvida é: isso pode causar algum tipo de problema? Preciso mesmo dessa certidão?

    OBS: Abri uma discussão aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22549/certidao-de-casamento-avo-portugues

  • @imarlonjr ,

    Qual é o correto? Silveira ou Cunha? Ela mudou ou não o nome quando se casou? Você tem a certidão de casamento dela?

  • @texaslady Na certidão de casamento ela não mudou, mas na identidade dela tá Cunha, identidade do meu vô e titulo de eleitor dele o nome dela também está Cunha, mas na certidão de casamento do meu vô nome dela silveira e no cpf dele tbm


    Melhor eu corrigir a identidade dele pra Silveira nome dela né? Pq a identidade dele q mandou tem mais de 10 anos

  • Boa Tarde pessoal, o processo do meu pai andou da bolinha 02 para a bolinha 04 marrom.

  • @imarlonjr ,

    então o correto é mesmo Silveira. Já que você terá que tirar nova identidade, então sim aproveite e retifique na identidade dele o nome da mãe. Desta forma estará tudo batendo não sendo necessário enviar nada mais além das certidões de nascimento seu avô e bizavô e o assento de nascimento do português para o processo de seu avô.

    No futuro processo do seu pai, eu retificaria a certidão de nascimento, só por precaução, visto que é algo simples e você terá uns 3 anos para fazer isso.

  • Muito obrigado meu amigo @texaslady processo do meu vó ja se encontra em lisboa, previsao de conclusão final desse ano por ser maior de 80+ segundo previsoes da planilha, se Deus quiser sem exigencias

  • @imarlonjr ,

    Pela maneira que você colocou a sua dúvida no post, pensei que ainda ia mandar o processo de seu avô. Mas então o que aconteceu? Se você esta dizendo que o processo dele vai terminar neste ano então já foi aprovado e houve depacho? Que fase está? Houve exigência pela identidade com mais de 10 anos?

  • @texaslady segue a eixigência. Parece que o meu advogado mandou apenas uma copia simples da certidão do Português. Hoje foi encaminhada a Certidão digital para o email informado.

    Vocês sabem informar quanto tempo +- eles demoram pra avaliar exigência?

  • @texaslady ta na bolinha 1 porem como identidade dele muito velha já estavamos indo fazer a identidade dele, porque se cair em exigencia já mandariamos, ai achamos essa dor de cabeça, ai tou tentando corrigir ela aqui no Brasil kkkk

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.