Certidão de Casamento Avô Portugues

Boa tarde pessoal.

Estou iniciando processo de solicitação de cidadania pro meu pai (neto de português). Já consegui quase toda a documentação dessa lista: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278271/#Comment_278271

Mas não consigo encontrar esse item:

- Certidão de casamento do portuguÊs em inteiro teor certificada (não precisa apostilar) para fixar o nome adotado na vida adulta;

As informações que tenho:

  • Nome do português: José Nunes da Motta
  • Emissão de passaporte em 16/10/1912: encontrei no Arquivo Distrital de Aveiro e consta como solteiro;
  • O primeiro filho dele, Alberto (meu avô), foi registrado por ele mesmo em 13/04/1919 na 6ª Circunscrição do Rio de Janeiro;
  • Nesse registro ele aparece "casado, nesta capital, com Albertina da Rocha Motta";

Com base nisso tenho buscado por registros de casamento, na 6ª Circunscrição do Rio de Janeiro, entre os anos de 1912 e 1919, mas sem sucesso.

Vocês poderiam me ajudar?

Comentários

  • @carlosmotta

    Na certidão de nascimento de Alberto constam os nomes dos avós, sendo os paternos Antonio Nunes da Motta e Rosa da Cruz.

    Na certidão de óbito de José Nunes da Motta, esses nomes batem. O óbito também serve para fixar o nome:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZ4Q-XY5?i=268&cc=1582573

    Note que o escrevente rasurou o "Motta" - tem que tomar cuidado para não emitirem a certidão errada. Ressalte isso quando pedir. O Motta fica mais nítido no nome do pai.

    No óbito ele aparece casado com uma possível segunda esposa, Etelvina Vieira da Motta. Não sei se isso causa alguma complicação para fixar o nome. Também há quem defenda a tese de não-necessidade de fixar nomes completos em todos os casos.

    Vamos ver a opinião de outros foristas sobre o melhor caminho a seguir.

    Quanto a Albertina, seus pais eram Manoel da Rocha Mendes e Maria de Jesus Mendes (constam como avós maternos de Alberto). Ela foi registrada como Albertina de Jesus Mendes - pode ser que no casamento ela esteja aparecendo assim, ou como Rocha Mendes ou alguma outra combinação:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6Q3S-XX2?i=71&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVX-BWRG

    O interessante é que José, ao declarar o óbito de Albertina em 1922, coloca o nome dela como Albertina de Jesus Mendes:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DY63-JY8?i=112&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77RF-GY6Z

    Mas ao registrar os filhos ele usa Albertina da Rocha Motta. Cada hora ele declarava uma coisa, inclusive os nomes dos avós maternos (às vezes colocava como ignorados). Em uma certidão de outro filho os avós maternos e paternos estão invertidos também.

  • @CarlosASP muito obrigado pela pesquisa.

    Note que o escrevente rasurou o "Motta" - tem que tomar cuidado para não emitirem a certidão errada. Ressalte isso quando pedir. O Motta fica mais nítido no nome do pai.

    Ótimo ponto, não tinha me atentado nisso.

    O interessante é que José, ao declarar o óbito de Albertina em 1922, coloca o nome dela como Albertina de Jesus Mendes

    Isso me deixou intrigado porque no registro de nascimento porque no registro de nascimento do segundo filho (Jayme Nunes da Motta), aparece: "casado por este juizo com Albertina da Rocha Motta". https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTR7-Y8N?i=28&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79Z9-L6ZM

    Realmente não entendi porque o registro de óbito foi feito no nome de solteiro dela.

    Tentei buscar registros de matrimônio na 6ª Circunscrição (onde nasceram os dois primeiro filhos) e na 12ª Circunscrição onde nasceu o último filho (Daniel), que feio a falecer dias depois da Albertina. Também tentei buscar nos registros de matrimônio da igreja onde Daniel foi batizado, mas sem sucesso.

    Essa questão realmente me pegou, porque já levantei quase todos os documentos (ainda tenho uma dúvida quanto ao RG mas coloco em outro post pra não misturar os assuntos).

    No óbito ele aparece casado com uma possível segunda esposa, Etelvina Vieira da Motta. Não sei se isso causa alguma complicação para fixar o nome. Também há quem defenda a tese de não-necessidade de fixar nomes completos em todos os casos.

    Vou pesquisar sobre, ver se encontro alguém na mesma situação. Espero que tudo dê certo rsrs

  • Vou requerer nacionalidade Portuguesa, atribuição Neto. O meu Pai foi registrado pelo meu avô Português com 1 dia de nascido em Manaus. Tenho todos os documentos menos a certidão de casamento dos meus avós (ambos Portugueses), pois apesar de se declarem casados não eram legalmente , pois ele havia sido casado antes com outra mulher, era separado e na época anos 20 não poderia casar novamente. Posso enviar todos os documentos exceto a certidão de casamento já que não existe? Devo enviar carta explicando que não era casado ? Se puder me ajudar agradeço antecipadamente.

  • @nunogomes @texaslady conseguem me ajudar? Seria realmente necessária a certidão de casamento do português nesse caso?

  • @duarte

    Vou requerer nacionalidade Portuguesa, atribuição Neto, o meu Pai foi registrado pelo meu avô Português com 1 dia de nascido em Manaus. Tenho todos os documentos menos a certidão de casamento dos meus avós (ambos Portugueses), pois apesar de se declarem casados não eram legalmente , pois ele havia sido casado antes com outra mulher, era separado e na época anos 20 não poderia casar novamente. Posso enviar todos os documentos exceto a certidão de casamento já que não existe? Devo enviar carta explicando que não era casado ? Se puder me ajudar agradeço antecipadamente.

  • @carlosmotta se o o português foi o declarante no primeiro ano de vida e a mulher e brasileira, só precisa juntar o obito para "fixar" o nome. E o processo segue normal.

  • @marcos22 é melhor procurar mesmo se eles não casaram, porque estando no nascimento do filho que ambos os pais eram portugueses e casados eles vão exigir a transcrição do casamento, e ai vc terá que ou encontrar esse casamento, ou, retificar o assento de nascimento e ficar a constar que os pais não eram casados, porque o pai era casado com outra mulher.

  • @carlosmotta

    Mesmo estando na certidão de nascimento, ele mentindo que era casado a certidão de óbito basta? Devo enviar certidão de casamento com a primeira esposa para provar que ele não era casado com a segunda esposa ( mae do seu filho) com uma carta explicando a situação?

  • @marcos22 no meu caso, se entendi direito, só preciso enviar a certidão de óbito pra fixar o nome do português na vida adulta. O nome da esposa nessa certidão (que nesse caso é a segunda esposa) não é relevante, apenas o nome do português e dos pais.

    @nunogomes e @CarlosASP podem me corrigir se eu estiver errado. Esse é meu primeiro post e não tenho tanto conhecimento.

  • @bianetto @carlosmotta

    Mesmo estando na certidão de nascimento, ele mentindo que era casado a certidão de óbito basta? Devo enviar certidão de casamento com a primeira esposa para provar que ele não era casado com a segunda esposa ( mae do seu filho) com uma carta explicando

  • @Biancagrieger @carlosmotta @bianetto @Biancagrieger

    Preciso de ajuda dos experientes. Descobri que meus avós se casaram no civil em portugal no dia 27 de julho de 1922 . Francisco Maria Pereira Monteiro nasceu em ESCALHÃO concelho de figueira de castelo rodrigo e Natália Almeida Pereira, nasceu em Sernancelhe, Viseu. Como não sei o concelho onde casaram peço ajuda para localizar essa certidão.

  • editado December 2022

    @marcos22 peça no civil online Civil Online (mj.pt)

    indique uma freguesia qualquer de sernancelhe e coloque nas observações que não sabe a freguesia ao certo e o concelho, mas que acha provavel que seja sernancelhe que é a terra da mulher ou figueira de castelo rodrigo que é a terra do marido. PS vai ter que colocar na data do casamento 27/7/1923 e nas observações vai escrever tb que a data correta é 17/7/1922 (isto porque o site por defeito só aceita registros com menos de 100 anos)

  • @nunogomes

    Agradeço sua atenção e a ajuda. Fiz o que vc orientou. Estou aguardando o retorno. Obrigado 👍

  • @nunogomes @Biancagrieger @carlosmotta @bianetto 

    Para os experientes do assunto.

    Acabei de receber pelo  Civil Online (mj.pt) graças as informações do nunogomes a certidão de casamento dos meus bisavós. Já possuo o assento de Baptismo enviado pelo CRAV. Como devo proceder para AVERBAR o casamento na Certidão Narrativa pelo Crav. No CRAV não consegui entender como solicitar.

  • @marcos22 de que conservatória recebeu o assento de casamento, Sernancelhe ou figueira de castelo rodrigo? Envie para eles um email e diga que recebeu agora o assento de casamento nº xxxx do ano de xxxx e que pedia que mandassem o arquivo distrital averbar o casamento no assento de batismo nº xx do ano xxxx da freguesia xxx do concelho de xxxx.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.