Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1676870727379

Comentários

  • A transcrição que enviei no dia 22/08, recebi no dia 26/10...

  • gabissmlealgabissmleal Member
    editado November 2022

    Pessoal, eu preciso fazer a transcrição do meu casamento e estou procurando a forma mais rápida disso ficar pronto, pois eu já estou em portugal, mas não encontro nenhuma conservatória que faça isso mais rápido. Então estou pensando em pedir para minha mãe que está no Brasil enviar os documentos para Santos, que até então era o lugar mais rápido. A dúvida, é se ela pode solicitar a transcrição de casamento por mim, pois meus documentos estão com ela. A minha cidadania está aprovada e só falta criar o registro, então para fazer o cartão cidadão, eu preciso ter a transcrição pronta, certo? Ou teria algum problema eu fazer o cartão cidadão agora e só depois eu fazer a transcrição de casamento?

  • Pessoal, alguém que tenha enviado a transcrição de casamento para Santos entre os meses de setembro e outubro/22 recebeu a documentação de volta? Pelos comentários o prazo já supera 2 meses

  • @gabissmleal ...

    Pelo que conta nessas postagens suas de Setembro de 2021...Nessa época você já buscava informações sobre como fazer a transcrição de seu casamento o mais rápido possível...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/261738/#Comment_261738

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/261731/#Comment_261731

    Entretanto...Nessas duas outras postagens...De Janeiro deste ano é possível identificar...Pelo que você escreveu...Que seu processo ainda tramitava em Tondela...Com possibilidade de ser transferido para Lisboa...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273874/#Comment_273874

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/273891/#Comment_273891

    Atualmente você informa o seguinte...:

    "...A minha cidadania está aprovada e só falta criar o registro,..."...

    Veja...Ninguém que ainda não tenha sido registrado oficialmente em um Cartório...(BRASIL)...Ou Conservatória...(PORTUGAL)...Poderá casar oficialmente ou ter documentos de identificação...Isso por um motivo muito simples...Essa pessoa NÃO EXISTE OFICIALMENTE...!!!

    Enquanto seu registo de nascimento português não for criado...Você não existe COMO CIDADÃ PORTUGUESA...Portanto não pode casar EM PORTUGAL...(Através da transcrição...Em Portugal...De seu casamento realizado no estrangeiro)...Tampouco pode solicitar documentos portugueses...

    Isto posto...Vou deixar um link abaixo com uma resposta a um colega que estava indagando sobre como resolver uma questão bem parecida com a sua...Realizar a transcrição diretamente em um balcão de atendimento em Portugal...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292086/#Comment_292086

    ONDE FAZER...???

    Bem...Teoricamente...Qualquer Conservatória de Registo Civil Portuguesa deveria realizar transcrições...Pois como eu menciono no texto do Link...Trata-se de um procedimento simples por demais...

    Lembro de já ter lido...(Algumas vezes)...Mensagens informando que realizar transcrição de casamento em Conservatórias pequenas...Do interior de Portugal...É muito mais rápido do que em Conservatórias de grandes cidades...

    Minha dica é a seguinte...:

    Até que seu Registo de Nascimento Português seja criado...Faça uma busca na internet de uma listagem das Conservatórias Portuguesas...(Mais fácil impossível)...Selecione endereço e E-mail daquelas com localização mais acessível para você...Envie E-mail para essa Conservatórias selecionadas perguntando se elas efetivamente fazem transcrições...E quais seriam os Documentos/Procedimentos que você precisaria seguir para realizar a transcrição com eles...

    Entre aquelas que responderem positivamente...Escolha a que lhe for mais conveniente...(Pela localização)...E...QUANDO SEU REGISTO DE NASCIMENTO PORTUGUÊS FOR CRIADO...Dirija-se até lá com os documentos solicitados...

    Boa Sorte...!!!

  • @Ulisseslnd ...

    Na parte final dessa postagem do link abaixo...Que também compartilhei com a colega na minha postagem anterior...Fiz uma referência ao assunto abordado por você...Veja se ajuda a entender um pouco melhor a dinâmica dos prazos...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292086/#Comment_292086

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Para saber se tem algo de errado com sua transcrição...A melhor maneira é seguir a discussão correspondente...Veja essas postagens recentes da página anterior...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309064/#Comment_309064...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309100/#Comment_309100...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309331/#Comment_309331...

    Note que essas informações foram publicadas dois ou três dias atrás...Ou seja...Lendo essas poucas linhas fica bem claro que existe uma tendência de aumento de prazos para as transcrições em Santos...Oque é perfeitamente normal...

    Boa Sorte...

  • Enviei uma Transcrição Casamento + Obito para Santos, receberam dia 19 Setembro e ainda nada,

    Mais de 2 meses.

    Convém enviar um e-mail perguntando do andamento, ou não respondem?

  • @RIBEIRORENATOS ...

    Ver mensagem imediatamente anterior a sua...!!!

  • @Nilton Hessel, naquela época, eu achava que não ia demorar tanto para ficar pronto minha cidadania e já estava buscando informações para me preparar para fazer a transcrição de casamento quando fosse necessário. Minha cidadania só foi aprovada agora e como estou em PT e os documentos no BR, sei que demora um pouco pra vir os documentos de lá pra cá, então estou em busca das informações até meu registro ficar pronto. E sei que enquanto não tiver o registro pronto, não consigo fazer a transcrição, mas posso indo atrás das informações para me preparar e tomar a decisão de onde fazer e etc. Obrigada pela informação.

  • Pessoal, minha mãe recebeu hoje a transcrição de casamento finalizada.

    Envio: 05/09

    Recepção em Santos: 06/09

    Devolução dos documentos e da averbação do casamento: 24/11

    Tempo em dias corridos: 79 dias.

  • @teixeiranovais que boa notícia! obrigada por compartilhar. Espero receber tb daqui a alguns dias.

  • @teixeiranovais mandei no início de Setembro também. Até o momento nenhum retorno. Tentei enviar um e-mail mas parece que é inválido, o e-mail volta. Nos números só chama. Acho que estão bem ocupados.

  • Transcrição de casamento em Santos/SP


    11/08/2022 - Postagem

    15/08/2022 - Entrega no Consulado

    18/08/2022 - Exigência para complemento do valor (carta)

    19/08/2022 - Postagem comprovando pgto.valor adicional

    22/08/2022 - entrega no consulado

    28/10/2022 - concluído

  • editado November 2022

    Pessoal bom dia, fiquei com uma dúvida quanto ao preenchimento do requerimento. Minha avó teve sua cidadania atribuida, no campo "se nasceu em portugal" ela deve preencher os dados que recebeu no documento de assento português?

    Neste caso Meu avô ( o NUbente é o Brasileiro) e minha avó se otrnou Portuguesa por atribuição mas nasceu no Brasil, então fiquei com esta duvida.



  • @Nilton Hessel Maravilha, esclareceu sim.

    Só fiquei com uma duvida quanto ao nome do 2 casamento da minha avó.

    Quando ela se casou pela 2 vez acrescentou o sobrenome "silva" do último marido, no campo "Nome do Requerente" eu imagino que devo colocar o nome atual dela com o Silva correto?

  • Pessoal, minha mãe recebeu hoje os documentos com a transcrição concluída.

    Envio: 06/09

    Conclusão: 30/11

    Entrega documentos: 02/12

    Eu, como filho dela, já posso dar entrada na minha cidadania ou há algum outro processo a ser feito? Grato.

  • @elimatias2023LA já pode dar entrada, tambem estou enviando os meus documentos e dos meus irmãos ao ACP.

  • 11/AGOSTO/2022 - Postagem

    15/AGOSTO/2022 - Entrega no Consulado

    18/OUTUBRO/2022 - Exigência

    14/NOVEMBRO/2022 - Postagem comprovando exigência

    18/NOVEMBRO/2022 - Entrega no consulado

    28/NOVEMBRO/2022 - Recebimento da Transcrição

  • @teixeiranovais Que legal que chegou..você já deu entrada no CC e PEP?

  • Gente, uma dúvida esse envelope que pedem para mandar para devolução dos documentos, eles devolvem toda a documentação mais a transcrição de casamento, ou devolvem somente a transcrição. Pq vou fazer a transcrição do meu casamento e depois dar entrada da cidadania da minha esposa, ai se eles devolverem tudo, peço para a transcrição a certidão dela em cópia reprográfica pq ai envio depois envio pro outro processo.

  • Alguem teria o formulario de requerimento de transcricao do consulado de belo horizonte? o link do site nao funciona e tenho agendado para breve

  • @MIDIFAZIO_22, sim, no inicio de Setembro consegui agendar para ir no Consulado dia 02/01.

  • @leandrocpm eles devolvem toda a documentação enviada + a transcrição.

  • Os prazos estão cada vez maiores mesmo. Pedi uma certidão no Civilonline essa semana pra ver se já estaria averbada com a transcrição e acabo de receber no e-mail: Nada feito.

    ENVIO DOS DOCS PARA SANTOS - 12/09

    CHEGADA EM SANTOS - 13/09

    Nenhum contato pedindo documentos complementares. Dia 13/12 completará 90 dias corridos.

    Ainda no aguardo. 🙏🏼

  • @teixeiranovais Ah que legal, então esse processo do CC e Pep deu 3 meses ao todo?

    Dia 02.01, você já irá retirar isso?

  • @MIDIFAZIO_22 na verdade eu consegui agendar para ir dar entrada no CC + PEP no consulado para o dia 02/01. No dia 01/09 eu entrei no site de agendamento, e agendei para ir no consulado dar inicio ao processo do CC + PEP para o dia 02/01, e ai depois que se inicia o prazo.

  • @teixeiranovais Ahh, entendi...precisa agendar para levar os documentos. Eu tentei agendar mas toda hora dá que expirou.

  • @texaslady

    amigos gostaria de saber sobre quanto tempo está demorando a Transcrição de casamento no Escritório de Santos?


    Alguém já fez transcrição na CRC do Porto? é Mais rápida?

    Como é o modelo de requerimento na CRC de Porto? Tem modelo?

  • @VMS , mandei a minha dia 22/Outubro e ainda não tive retorno. Ao questionar o escritorio consular por email, responderam :

    " A  transcrição  de casamento ficará pronta de 2 à 4 meses e será encaminhada a via correio, caso haja alguma documentação incorreta entraremos em contato ou encaminharemos informações via correio. "


    Abs,

  • editado December 2022


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.