Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1129612971299130113021451

Comentários

  • Acredito que a sequência de mensagens abaixo "Resolve" seu "Problema" em relação ao endereço do ACP para onde deve enviar seus documentos...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309425/#Comment_309425...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309434/#Comment_309434

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309502/#Comment_309502...

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sobre os documentos para o processo de Atribuição de Filho de Cidadão português...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/307892/#Comment_307892

    Recomendo que leia com atenção essas postagens acima...(Especialmente os ANEXOS)...Nelas são disponibilizadas informações claras e objetivas em relação a essa questão de configuração de Certidões Paroquiais...

    A informação por parte do IRN indica que para Certidão Paroquial / Batismo pode ser enviada a Certidão em PAPEL/CERTIFICADA ***OU AQUELA EM SUPORTE DIGITAL...

    Portanto não é necessário enviar três vias de Certidões do mesmo Registo de nascimento do Português em Questão...

    ---------------------------------------------------

    • Certidão de nascimento do filho brasileiro, cópia inteiro teor e reprográfica ambas apostilada (progenitor português quem registrou o filho com menos de um ano, e na certidão consta também os nomes completos dos pais do progenitor)

    A Certidão de Nascimento do Requerente... Filho do Cidadão Português obrigatória para a instrução desse tipo de processo deve ser na configuração REPROGRÁFICA com APOSTILA DE HAIA...***(A via em Inteiro Teor DIGITADA só precisa ser enviada se a via Reprográfica não estiver 100% legível...)...

    ***OBS...Salvo engano...Tivemos dois casos recentes de processos que receberam notificação de exigência solicitando vias IT digitadas por parte do pessoal do ACP alegando dificuldade de leitura da via Reprográfica...Então...Se você já está com as duas em mãos...Não vejo mau nenhum em enviar as duas...

    OBS # 2 ...Essa é mais uma prova da importância do compartilhamento de informações aqui...Nas páginas do Fórum...De que outra maneira seria possível ter conhecimento de uma "novidade" dessas...???

    -------------------------------------------------

    • Cópia simples do RG do filho brasileiro

    Cópia AUTENTICADA e APOSTILADA do documento de identificação atualizado do requerente...RG...(Melhor evitar usar documento muito antigo...Recomenda-se que tenha data de expedição menor do que 10 Anos...)...

    -------------------------------------------------

    • Formulário 1C preenchido, assinado e reconhecido firma no cartório

    Utilize o formulário enviado pelo IRN após a confirmação do pagamento...Preencha conforme as orientações que vem junto com esse formulário...E as orientações aqui do Fórum...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao/p1

    ...E leve ao cartório para que seja assinado pelo requerente diante do escrevente...A assinatura deve ser reconhecida por AUTENTICIDADE...


    --------------------------------------------------

    Será que faltou alguma coisa nos documentos acima?

    Sim...Faltou mencionar Cópia do e-mail com a comprovação do pagamento

    ------------------------------------------------

    Salvo engano...É só isso...

    Boa Sorte...!!!

  • @axis ...

    A mensagem acima é para você...!!!

  • Boa noite a todos!


    Entrei com o pedido de cidadania (315 - Art. 1º C - Atribuição (nasc. estrangeiro)) na ACP presencialmente em 30/05/2022. Atualmente, o meu processo está na seguinte etapa:

    Essa cor da etapa 4 sinaliza para alguma exigência?

  • @CRR

    Não caiu em exigência, até o momento. Quando cai em exigência, vem escrito "seu processo está incompleto".

    Porém não é garantido que não vai cair em exigência, o processo de filho na ACP da minha tia constava esse status ("está completo e válido") e um tempo depois passou para "está incompleto".

    Só tá "seguro" quanto a isso quando voce sai da bolinha 4 !

  • Obrigada pelo esclarecimento @Bru_

    Sabe quanto tempo em média o processo fica nessa etapa?

  • Enviei meus documentos para o Porto dia 11/11/22 no rastreio do correio apareceu que chegou dia 22/11/2022, até agora não recebi e-mail e estou super ansiosa, geralmente demora assim mesmo pra eles entrarem em contato pra dizer que receberam? Pois minha preocupação é os documentos serem extraviados😅

  • @Nilton Hessel obrigado!!! Vou preparar o que falta e ir com meu pai até o cartório reconhecer firmas e solicitar as certidões!

  • @axis ...

    A verificação do inteiro teor dos registros necessários para a instrução de um processo de Nacionalidade Portuguesa deve ser o primeiro passo na montagem desse processo...

    Somente depois de ter verificado se não há problemas com algum dos documentos é que se deve proceder ao pagamento...E só então assinar o requerimento...

    Leia com atenção essa postagem abaixo...:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/309368/#Comment_309368

  • Boa noite, sou moçambicano filho de português de origem nascido antes da independencia , pai solteiro e registado aos 5 anos.

    1. Quais os documentos devo enviar para Porto?

    2. A cópia reprografia do meu assento de nascimento tem que ser em inteiro teor?

  • @RosileneMelo


    Enviou pela empresa DHL? Se sim, entre no site e digite o código de rastreio.

    Vale a pena dar uma olhada na caixa de spam do e-mail.

  • Pessoal, alguém que já passou por isso poderia, por favor, me dizer se pode dar certo ou errado ? rss

    Preenchi o formulário e já reconheci firma, mas foi em duas paginas, não frente e verso como pede. Será isso vai da problema ? :( Alguém já mandou desta forma (02 páginas) ?

    Obrigada.

  • @Rayane

    No formulário na página 3 onde consta as instruções está escrito -

    o presente modelo é constituído por duas páginas que devem ser impressas numa única folha (frente e verso) para salvaguarda da identificação do ou do reconhecimento da assinatura.


    Eu nem sei se ele vai ser numerado ou se vai ser numerado e cairá em exigência posteriormente, dê uma pesquisada aqui no fórum nas páginas anteriores.

  • editado December 2022

    Boa tarde, pessoal!

    Meu processo foi recebido e a senha gerada, mas outro dia percebi que meu nome está aparecendo com acento:

    Correto -> Pedro Antonio

    Como está-> Pedro António

    Em nenhum documento enviado há o Antonio com acento.

    Preciso me preocupar com isso? Devo avisá-los em algum momento, que não deveria ter acento?

    Abs,

    Pedro Prado

  • editado December 2022

    @Rayane eu enviei o da minha mãe assim e só li as instruções de usar a mesma folha depois de enviar... Não houve problema nenhum.

    Minha opinião é que a autenticação de assinatura, uns 10 reais na maioria dos estados, é barato demais para não fazer outra...

  • Pessoal, alguém sabe qual é o tempo médio para o Arquivo da Ilha da Madeira enviar a CErtidão em formato de ficheiro digital? Obrigado!

    @guimoss

  • @CRR Não sei se é sempre assim, mas o processo da minha mãe demorou 17 dias pra sair da bolinha 4 e o do meu marido demorou 12 dias pra sair da bolinha 4. Ambos processos de filho no ACP.

  • @NUNES90 @Yuri_ obrigada.

    Melhor eu refazer agora do que la na frente dar algum problema.

  • @Gilvaziofreitas acredito que você só possa mandar para Lisboa, por ser oriundo de uma ex colônia. Para para mandar para o Porto, para filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia, no Reino Unido da GrãBretanha e Irlanda do Norte ou na República Federativa do Brasil, com isso, melhor verificar no tópico para Lisboa.

  • Boa tarde, alguém poderia atualizar na planilha por gentileza?

    Processo do meu irmão (Otavio) foi para bolinha 4 marrom. Verifiquei hoje. Processo recebido em ACP em 30/05/22.

    Agradeço desde já!

  • Boa tarde.

    Passando pra informar que o processo de nacionalidade da minha filha menor (atribuição) foi finalizado hoje.

    Para atualizar a planilha, o nome dela é Lorena C. M. Baptista. O número do processo é: 122xxx / 2022.

    Não enviaram o Assento de Nascimento por email. Será que pararam de enviar?

    Obrigado.

    Rodrigo


  • @rodrigorcb

    Não pararam, meu marido recebeu o assento no email no mesmo dia.

    O ponto é: alguns conservadores mandam, outros não 😅 O irmão do meu marido também mandou o processo para o ACP (inclusive mandaram na mesma remessa dos correios), mas não chegou o assento dele.

    Para quem recebe, pelo que já vi, eles demoram até 2 dias para enviar.

  • @Bru_ Obrigada pelo retorno!


    Acabei de verificar que meu processo foi concluído com sucesso! Agora, aguardo o resgisto.


    Para oferecer mais uma referência de tempo do processo, passo as datas do meu:


    30/05/2022 - ei entrada no processo (filhos) presencialmente.

    22/11/2022- Processo andou para bolinha 4 marrom.

    05/12/2022- Processo finalizado com sucesso, esperando o resgisto (bolinha 7 marrom)


    Agradeço a todos por compartilharem seu tempo, seu conhecimento e as informações que dispõem!

  • @RCP ola meu amigo!!vi que vc vai dar entrada no processo de sua filha menor de idade.

    eu tbm gostaria de dar entrada na cidadania da minha filha menor…eu já sou português por atribuição e minha esposa por aquisição .

    vc já sabe da documentação para filhos menores??

    qual formulário??se vc puder me ajudar nisso.

  • @DaviSalgado

    Na página inicial do fórum tem uns tópicos fixos com as listas de documentos!!

  • @rodrigorcb


    Quanto tempo levou da data de aprovação até a bolinha 7 ficar verde.

    Queria ter uma ideia porque estou aguardando um processo que foi aprovado e aguarda o registo de nascimento já tem um mês.

  • @Ribeiro

    O processo de filho do meu marido levou 28 dias entre o despacho aprovando a nacionalidade e o registro (que chegou no e-mail).

    Do irmão dele: levou 26 dias (mas o registro não chegou no e-mail).

    Da minha mãe: já passou de 30 dias e ainda não saiu o registro.


    (Todos foram enviados na mesma remessa para o ACP)

  • Pessoal, enviei o processo da minha prima (de 15 anos), o nome dela é Eduarda, quando recebi a senha de acesso, e entrei no site para ver o status, o nome dela está como "Eduardo".

    Será que mando um e-mail para eles ou quando forem analisar, eles mesmo corrigem ao verificar a documentação?

  • @isabelfaia quando seguir pro próximo passo eles corrigem sozinho fica tranquila. Só vale a pena entrar em contato para corrigir erro quando colocam o artigo errado, porque aí até pegarem o processo vai demorar mais. Erro de nome não precisa fazer nada não.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.