Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1128512861288129012911457

Comentários

  • @lolly Sim, aqui também.

  • editado October 2022

    @Sandracac Eu já vi um relato de um caso que um documento havia sido enviado para o processo de nacionalidade, e estavam solicitando, a pessoa entrou em contato com a conservatoria e foi localizado, geralmente isso não ocorre, mas, pode acontecer.

    O recomendado e tirar cópia ou mesmo foto de todos os documentos do processo antes de enviar, você tem uma cópia para tirar essa dúvida?

  • @Lopes_alvs não tenho. Meu processo foi tão simples e tão rápido que nem me preocupei com isso e nem li sobre isso em lugar nenhum. Outro problema foi que quando ligamos atendente recusou veementemente de dizer o que faltava. Eu realmente tive que esperar a carta chegar. Eu já fiz e eles receberam ontem, estava com muito medo de perder o prazo e enviei na mesma semana. Coloquei no envelope numero dos processos, sinalizei a urgencia por se tratarem de menores :( .... agora é torcer para isso andar logo... Vc tem ideia se isso é ágil ?

    Assim que sair do meu irmão, farei das filhas dele e da esposa e vou tirar foto de tudo antes.

    Boa dica e obg !

  • @DSMachado e @PaulaTaveira @Paulateixeira Eles agora tem mais um endereço, não posso afirmar que seja uma mudança, pois, o endereço novo ja funcionava um outro serviço, eu imagino que tenham agregado mais um endereço, pode continuar enviando para o da Setubal que eles estão recebendo documentos lá sem problemas, apenas quando indicam o outro que se deve enviar. De qualuqer forma tanto em um quaqnto no outro vai chegar na ACP. Eu enviei documentos esse mês no endereço da Setubal e chegou.

  • OI Boa tarde tudo bem?

    eu ja fiz minha cidadania e gracas a Deus tudo certo.

    Minha irma esta fazendo a cidadania dela mas é filha do segundo casamento da minha mãe mas nao casaram no papel. Em Portugal minha mãe portuguesa ja averbou a separacao. Como proceder nesse? qual papel tem q enviar já que minha mãe portuguesa não se casou com o pai dela?

    Minha irma tem 36 anos.

    desde já agradeço.

  • @Sandracac Geralmente processo de filhos menores e mais rápido e ACP esta voltando a normalidade, a ser rapida na análise, acredito que até uns 14 dias já seja analisado e aprovado!

  • editado October 2022

    @tatiis Veja esse post. É o caso meu e do meu irmão e fiz dessa forma, meu processo está em curso no ACP.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/281417/#Comment_281417

  • @Yuri_

    muito obrigada !!

  • Finalmente saiu meu assento e agora sou oficialmente Portuguesa. Agradeço a todos que me ajudaram nesse processo incrivel. Nossa comunidade realmente é incrivel. Muito Grata por tudo.

    ·     Enviado via DHL em 03/03/22 - Santos/SP

    ·     Recebido na ACP em 09/03/22

    ·     Senha recebida por email 18/03/22

    ·     2 verde em 03/08/22

    ·     4 laraja exigencia 31/08/22

    ·     6 verde despacho aprovado 15/09/22

    ·     7 verde assento 26/10/22

  • editado October 2022

    Sem dúvida @isabelfontinha ...Só é oficialmente Cidadão quem tem seu Registo de Nascimento lavrado pelo serviço competente...

    Você pode comemorar...É oficialmente Cidadã Portuguesa...!!!

    Parabéns...!!!

    E...

    Obrigado por compartilhar conosco as datas de referência de seu processo...

  • Bom dia pessoal, podem me ajudar?, estou precisando solicitar um assento, não sei o numero dele, mas sei corretamente a data 12/09/1911, Freguesia de Monte Redondo e Concelho Leiria, e folha que esta o registro, com esses dados posso solicitar na Civil Online?, vão informatizar no ato da solicitação? Agradeço imensamente a ajuda.

  • @VANIAVIEIRA isso mesmo, peça no civil online, no ano de registo coloque 1923, depois nas observações coloque a data em que o assento original foi lavrado. O 1923 tem que ver com o site que não aceita por defeito registos com mais de 100 anos.

  • Pessoal, estou fazendo meu processo por atribuição e eu queria utilizar o meu passaporte, porém dando uma lida nas postagens aqui do fórum encontrei muita gente que teve problema (ou porque não aceitaram apenas as páginas 2 e 3 ou por algum motivo bem específico). Aparentemente a ACP é mais rígida com passaporte do que é com o RG.

    Alguém recentemente fez utilizando o passaporte e não caiu em exigência? Já tirei a cópia autenticada e apostilada da página 2 e 3 do meu passaporte (modelo novo, com filiação, válido) mas estou pensando em tirar um RG novo e fazer o envio com o RG ao invés do passaporte.


    A CNH vi que recentemente vários tiveram problemas também (apesar do processo do meu pai não ter tido).


    O que me indicariam?

  • @gustavo4576987678 utilize a copia certificada que já tem do passaporte, porque se tem a filiação está tudo bem.

  • @gustavo4576987678 o da minha mãe mandamos o passaporte e não tivemos nenhum problema, o processo dela concluiu em maio. Só da página 2 e 3 mesmo

  • Muito obrigado pessoal. Lendo postagens de 2020 vi vários comentários de pessoas que tiveram que ir até um consulado de Portugal para refazer a cópia, etc (mesmo com filiação e modelo novo). Não sei se estava tendo algum problema de entendimento na época ou outra coisa…

    Aproveitando, @Yuri_ o processo da sua mãe foi o de atribuição? No número de identificação ela colocou o “Passport NO” que consta no passaporte ou algum outro número? E o emissor ela deixou abreviado? No meu passaporte já está abreviado SR/DPF/SP


    Obrigado!

  • @nunogomes , muito obrigado pelas orientações, vou solicitar, achei que talvez teria que fazer a solicitação pelo Arquivo Distrital, ainda bem que posso solicitar pelo Civil Online, muito mais fácil , com sua dica vou solicitar Agradecida

  • Alguém recentemente teve processo em exigência ou aprovado por ter enviado a CNH?Tenho visto relatos de que não aceitam mais. Já estou com o número do processo. Acham que devo me antecipar e mandar o passaporte antes que caia em exigência?

  • editado October 2022

    @gustavo4576987678 sim ela usou o número do passaporte no documento e no emissor copiou o que tava escrito no passaporte, no caso era SR/DPF/RJ. Foi 1C no ACP mesmo.


    @Jaqueline Moraes recentemente teve alguns casos já de CNH cair em exigência, não sei se está ocorrendo em todos os casos, mas pra se precaver a depender da urgência que você estiver pra pegar a cidadania eu já mandaria sim a cópia autenticada e apostilada do passaporte, se mandar antes de cair em exigência ainda dá pra dar uma economizada e mandar por Carta Registrada que custa uns 20 reais e chega lá em 2 a 3 semanas. Acho que vale mais a pena do que esperar ver se cair em exigência e depois ter que pagar 200 reais pra enviar pra DHL por pressa de resolver.

  • @VANIAVIEIRA ...

    Pela referência informada por você acima...(Ano de Nascimento = 1911)...Antes de solicitar...E pagar por uma certidão do civilonline.pt...

    Eu tentaria a solicitação ao Arquivo Distrital correspondente pelo CRAV...(Lá você solicita a busca...E só paga após a localização do Registo...)...

    Em caso de negativa do AD...Aí eu recorreria ao civilonline.pt

    Boa Sorte...!!!

  • @Jaqueline Moraes ...

    Se pesquisar com atenção poderá encontrar relatos de alguns processos que foram aprovados no ACP com a CNH depois de termos visto aqui os primeiros compartilhamento de informações de colegas informando o recebimento da notificação de exigência por esse motivo...

    Não posso jurar...Mas MEU ENTENDIMENTO é de que pode ser que essa diretriz ainda não tenha sido adotada por todos os Conservadores do ACP...

    Óbvio que se HOJE eu fosse enviar os documentos para instrução de um processo no ACP...Jamais arriscaria mandar a CNH como documento de identificação do requerente...

    Pela compreensão que tive sobre esse assunto até agora...E principalmente porque seus documentos já estão dentro da Conservatória...EU apenas acompanharia com um pouquinho mais de atenção a evolução do processo no site do M. J. Português...

    Sorte...!!!

  • @VANIAVIEIRA já solicitou?? Se não, fui verificar após ter verificado a mensagem do @Nilton Hessel e de facto os nascimentos desde abril de 1911 até 2022, já estão no arquivo distrital de leiria. Nascimentos 1.º Vol. - Arquivo Distrital de Leiria - DigitArq (arquivos.pt)

    Peço desculpa por ter indicado para pedir no civilonline, mas de facto algumas conservatorias já enviaram os nascimentos entre 1911 e 2022 (porque já fez os 100 anos). Se já pagou, pode pedir o estorno, porque eles não vao achar. Entretando registe-se no crav para fazer o pedido.

  • @Yuri_ ...Considero válida a sua análise sobre a questão colocada pela @Jaqueline Moraes ...

    Apenas tenho um entendimento diferente...

    Lembrando que um processo de Nacionalidade Portuguesa só será considerado "Deserto" pelo pessoal do IRN...E consequentemente arquivado...Depois de seis meses sem que tenha havido qualquer manifestação do requerente após a notificação de exigência...

    Sorte...!!!

  • Olá bom dia!

    Passando para informar que enviei os documentos dos meus Filhos menores para o ACP, eles receberam lá dia 13/06/2022 e chegou e-mail com a Conclusão do Processo de Nacionalidade Portuguesa dos dois e os respectivos Assentos de Nascimento em 19/10/2022. Desta forma foram 4 meses entre a chegada dos documentos e a conclusão. Obrigada a todos pelas informações recebidas neste Fórum.

  • Gostaria agora apenas de confirmar os passos para solicitar a Cidadania para meu marido, continua desta forma?:

    O marido de uma portuguesa também pode pedir a nacionalidade, mas somente pelo artigo-3, que é o assunto deste tópico.

    Precisa:

    • assento de nascimento português da esposa, xerox simples
    • assento de casamento já transcrito, xerox simples
    • certidão de nascimento do estrangeiro, por cöpia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada
    • RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação, cópia certificada e apostilada
    • pagamento da taxa de €250 por cartão de crédito ou app, de qualquer pessoa, pago pelo celular https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3
    • impressão do e-mail que receberá após o pagamento, como recibo
    • imprima o formulário mod-3 que vem no e-mail, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levado para assinar diante do tabelião no cartório, para reconhecer firma por autenticidade (não precisa apostilar)
    • antecedentes criminais dos países onde morou após 16 anos. No BR pode imprimir do site da PF, virar a folha, e imprimir com Ctrl-P o certificado também extraído do mesmo site. https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/antecedentes-criminais . Se estiver apresentando de outros países, terá que traduzir certificar, e apostilar o documento e a tradução
    • imprima a tela de consulta online da nacionalidade dos filhos e mande no processo

    Não pode ser militar de carreira (PM, exército, marinha, aeronáutica, seja da ativa ou reserva), nem funcionário público de função não técnica (magistrados, juízes, desembargadores, promotores, diplomatas, ministros, etc). Se tiver alguma função em dúvida, pergunte, ou peça no RH uma declaração da função e mande junto.

    Confira os QRcode das certidões se estão corretos. Faça um xerox de tudo, ou escaneie todas as páginas e guarde. Mande por DHL para

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa (+351) 213 817 600 registos.centrais@irn.mj.pt

  • @nunogomes ...

    É muita informação...A gente acaba deixando passar alguma coisa de vez em quando...

    : )

    Mas...Ainda sobre essa questão...

    Posso estar enganado...Mas acredito que essa transição entre Registo Paroquial e Registo Civil em Portugal...(1911)...Assim como a mesma transição ocorrida no Brasil a partir de 1888... Não tenha sido uma transição rápida...

    Afinal...Estamos falando sobre fatos ocorridos a mais de 110 Anos...A vida no planeta tinha outro ritmo naquele tempo...

    Portanto...Não posso jurar...Mas acredito que nascidos em um período de alguns par de anos...(Tanto antes...Como depois)...Próximo das datas da implementação do sistema de Registo Civil...Podem ter sido registados em um ou outro...De acordo com diferentes aspectos...Como local de nascimento...Por exemplo...

    Por essa razão...Creio que...Em se tratando de Registos feitos durante essa época...Existe uma possibilidade desses Registos estarem tanto nos Arquivos Distritais...Quanto informatizados...E assim acessíveis pelo civilonline.pt...

    Minha dica para a @VANIAVIEIRA foi mesmo por conta da possibilidade dela realizar a busca no AD sem um pagamento prévio...

    Vamos acompanhar...

    .

  • @Nilton Hessel tudo depende da urgência que ela tem, se não depende disso pra nada, então esperar não tem problema...

  • Pessoal, o que seria a autenticação na cópia repográfica da certidão de nascimento? Eu solicitei exatamente assim para o cartório (cópia repográfica autenticada e com apostilamento de haia) e hoje quando fui buscar o documento percebi que só tem a assinatura do funcionário do cartório e aquele selo colado do apostilamento de haia, não tem nenhum outro selo com autenticação ou reconhecimento de firma da assinatura do funcionário (como tem na certidão de nascimento q usei no processo do meu pai).

    Essa autenticação é o reconhecimento da firma do funcionário que assinou? Questionei 3x eles e eles falaram que a certidão não precisa de autenticação porque é uma cópia fiel do livro.

    No caso da cópia do meu passaporte, além do selo do apostilamento de haia, tem um selo da funarpen onde está escrito "exclusivo para autenticação de cópia" e um carimbo com assinatura escrito "autenticação". Esse está autenticado então?


    E olha que mostrei que na cópia da certidão de nascimento do meu pai havia um selo autenticando a assinatura do funcionário... ou eu to ficando doido ou eles que não sabem o que estão fazendo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.