Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1128812891291129312941462

Comentários

  • @jessicacarminati e outros

    Tá demorando mesmo e não tem muita explicação... Enviei 4 processos de filho no mesmo envelope para a ACP, chegaram lá no final de abril, e por algum motivo 2 estão andando mais rápido do que os outros. Até as senhas chegaram em dias diferentes. Acho que a velocidade pode demorar até dependendo do funcionário que cai =/ É assim mesmo.

    Desses 4, hoje 2 estão na bolinha 6 verde há mais de duas semanas, esperando assento, e 2 estão parados na bolinha 4 vermelha.

  • @marinaaazevedo pra maior de idade eles começaram a pegar os do final do mês de maio. Daqui a pouco chega a nossa vez, o meu é de 20/06

  • @marcerloredol

    Gostaria de saber como está o andamento do seu Processo de Cidadania enviado para Braga ??

    Meu marido contratou um escritório de Advocacia para tratar do Processo dele, achando que seria mais rápido, pois o advogado tem escritório em Braga.

    Deu entrada em Meados de Fev/22, levou 2 meses pra sair a senha, depois 1 mês para pular para a bolinha 4. Agora parou de vez. Ou seja já se vai quase 8 meses e nada.

    Então queria saber como está sendo as fases do seu processo, está andando rápido???

  • @Thainacastro então pode enviar o seu processo. É so pagar o formulario 1C e enviar para o arquivo central do Porto

  • @guimoss e demais,

    Para atualização do caso do nosso filho: apesar de não termos recebido nenhum e-mail para acompanhamento do processo, conseguimos resposta do ACP com a senha de acesso e a atribuição do nosso filho já foi finalizada! Registo criado!!!

    A documentação foi recebida lá em 11/08. Não obtivemos respostas quando enviamos e-mail para o próprio ACP, apenas responderam quando enviamos para a Conservatória dos Registros Centrais e eles encaminharam para o ACP.

    Mais uma vez, obrigado a todos do fórum pela mutua ajuda!

  • Uma outra dúvida básica! Como o processo corre a partir da finalização do processo?

    Receberemos, por e-mail, a confirmação com o assento informatizado?

    Pesquisei no fórum mas encontrei algumas informações desencontradas. E também estou receoso de ter havido algum problema com o endereço de e-mail informado no formulário, já que não recebemos a senha de acompanhamento.

  • @Flaviovandrade normalmente mandam via e-mail mas tem conservador que só envia via postal, só que não tem código de rastreio e pro Brasil vários se perdem ou demoram muito pra chegar.

    O ideal é esperar um dia pra ver se chega via e-mail, e se não chegar pagar os 10 euros pra emitir no civil online.

  • @Yuri_ Obrigado!

    Acabamos de receber! Tudo certo!!

    A gente não sabia o prazo a esperar, porque a gente tava sem senha de acompanhamento. Quando conseguimos a senha, vimos que já estava com registro efetuado, mas não sabíamos desde quando!

  • @Flaviovandrade boa tarde!

    Também estou sem senha de acesso. Enviei email na conservatória do Porto onde o processo foi entregue pessoalmente em setembro e me informaram que o processo está na CRC Lisboa e que não tem senha para acompanhamento. Poderia, pf, me dizer como conseguiu a senha? Obrigada

  • @tete2022

    A nossa documentação foi enviada via DHL para o ACP (Arquivo Central do Porto). Primeiramente, tínhamos enviado e-mail para eles cobrando senha de acompanhamento, mas não obtivemos resposta.

    Depois, vi aqui no fórum um relato de que tinham enviado e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt, e aí sim deram encaminhamento para o ACP, que acabou respondendo. Foi exatamente o que aconteceu aqui.

    Quando o ACP respondeu que o processo seguia a ordem de despachos, eles informaram o código de acesso.

  • editado November 2022

    @tete2022 o seu é 1C? Deram alguma explicação porque mandaram pro CRC Lisboa? Vc tem anotado o endereço que usou para entregar no ACP? Não foi na conservatória em Porto mesmo? Estranha essa situação

  • Boa noite!! Alguém sabe informar se estão aceitando o pagamento da taxa com o cartão nubank?

    estou a dois dias tentando pagar e aparece pagamento cancelado!!

    Já fiz 2 gerações (bisa avó e avô) e agora estou dando entrada na do meu pai.

  • @Flaviovandrade e @Yuri_ sim processo C1 do meu filho que foi entregue pessoalmente. Enviei e-mail ao Porto e me responderam que o processo não tem senha e que está em CRC Lisboa. Vou tentar descobrir a razão e depois farei relato aqui. Obrigada

  • @Flaviovandrade

    Primeiramente, meu parabéns!!!

    Demorou menos de 3 meses para a conclusão.

    Poderia deixar as etapas do DHL ou correios neste tópico?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21378/documentos-retidos-na-receita-federal-alfandega-informacoes-e-relatos/p2

    E tb poderia fazer a linha do tempo do seu processo, do envio até o presente momento?

    O processo do filho ficou com a bola 7?

    Obrigado e parabéns, mais uma vez.

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @IgorMolina

    O que tem tido sucesso é um cartão internacional Visa.

    Salvo engano, o nubank é Mastercard.

    Teve um caso de sucesso neste tópico com Mastercard,mas o maus comum é Visa.

    Boa sorte!

  • @tete2022

    Quando você diz Porto, foi entregue especificamente no Arquivo Central do Porto? Pois há mais de um lugar no Porto onde pode ser recebido.

    Se foi em outro lugar, por exemplo CRC ou CNAI Porto, seria uma explicação de ter sido enviado para CRCentrais Lisboa.

    Outra razão seria se a ACP não tiver competência para analisar. Aonde nasceu o progenitor (a) português(a)? Em PT, BR, União Europeia - ou outro lugar?

    Nesses casos de falta de competência, a própria ACP encaminharia para o lugar com competência.

  • Olá.. alguém pode me ajudar?

    Minha cidadania foi aprovada e desde 25 de agosto estou na bolinha 7 marrom, apenas aguardando a criação do registro.

    O processo sempre esteve na ACP, ocorreu que ontem meu processo foi enviado para a Conservatória de Registro Civil de Santa Maria das Feiras.

    Alguém sabe me dizer se é normal? Devo me preocupar no que se refere a demora pra criação do registro?

  • @Bruno77 se foi transferido para outra conservatória é capaz de demorar mais ainda. Estranho isso, acho que nunca vi relato de processo transferido do ACP para outro lugar para criar o registro. É 1C o seu caso?

  • @Yuri_ meu caso é via Judeu Sefardita.

    (323 - Art. 6º n.º 7 - Naturalização)

    Mas creio que o trâmite pra criação de assento seja o mesmo. Ou não?

  • editado November 2022

    @Bruno77 Ah nesse caso faz sentido, eles distribuem a competencia por outras conservatorias, só que fica dificil darmos ideia do tempo que vai demorar pra sair o assento pois é tratado de forma bem diferente do 1C e demora mais, a prioridade dada é menor mesmo só na fase de criar o assento. 1C eu nunca nem vi mandarem pra outro local só pra isso. Eu tentaria perguntar no topico especifico que tem de sefarditas aqui.

  • bom dia pessoal,

    Alguem poderia, gentilmente, me auxiliar?

    Não estou encontrando a sala adequada para questionar acerca da TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO NA ACP.

    Pretendo ir pessoalmente à ACP para solicitar a TRANSCRIÇÃO DO MEU CASAMENTO e gostaria de saber quais os docs necessários.

    Muito obrigado

  • @PERSIO CORREA o Arquivo Central do Porto não é uma conservatória do registo civil, pelo que não faz transcrições. Talvez esteja confundindo com a Conservatória do Registo Civil do Porto.

  • editado November 2022

    Pessoal, boa noite!

    Minha mãe solicitou a cidadania como neta, foi aprovada e aguarda registro. Vou iniciar o processo de nacionalidade como filha.

    Nasci em janeiro de 1979 e minha mãe tem até hoje o estado civil solteira. Eu não tenho o nome do meu pai na certidão de nascimento, somente o da minha mãe. O declarante do meu nascimento foi meu avô, pai da minha mãe, cujos documentos foram utilizados no processo dela de neta. Eu também sou solteira.

    Para este meu caso, quais documentos precisarei enviar para minha solicitação de filha?

    Agradeço a quem puder ajudar.

  • Boa noite, o ACP continua encaminhando o assento de nascimento português via correio?

    Meus sobrinhos tiveram seus processos terminados mas apenas receberam e-mail de ACP informando que o assento foi criado.

    Agradeço se alguém souber.

  • @Janice_Picchi quando enviam via e-mail não vem via correios não. Vc notou que no e-mail como anexo vem o assento? Vc só precisa disso mesmo

  • editado November 2022

    bom dia @nunogomes .

    kkkkk... fiz confusão. Agradeço pelo seus apontamentos.

    É que darei entrada na atribuição da minha filha (10 anos) e tb na minha transcrição. Pensei que pudesse realizar na ACP.

    Quais os docs necessários para dar entrada pessoalmente na transcrição na Conservatória?

    Obrigado

  • @PERSIO CORREA envie um email para civil.porto@irn.mj.pt e pergunte o que precisa para fazer a transcrição e pergunte se tem algum formulario para preencher. Cada conservatória tem a sua forma de trabalhar.

  • @Bru_ obrigada!

    @Yuri_ como vc sabe que estão pegando os processos do final do mês de maio? Tem algum lugar que posso acompanhar isso?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.