Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1129112921294129612971452

Comentários

  • Meu processo que é do início de maio (02/05) acaba de ir para a bolinha 7. Agora só aguardar a criação do registo.


    Olhei no site na sexta de noite estava na bolinha 4 marrom-tijolo. Hoje, sábado, sem muita esperança de ver alguma movimentação, levei um susto (no bom sentido rs) quando vi que mudou para bolinha 7. Acho que ele deve ter sido terminado na sexta, mas o site de acompanhamento deve demorar algum tempo para atualizar. Então, aos ansiosos: vale a pena sim dar uma olhadinha no site no final de semana!


    Pessoal de meados e final de maio: agora está chegando a vez de vocês!

  • @nunogomes , então eu vi agora , foi o correto é do dia de entrega 29/04 , foi erro meu sem querer, quando pedir acesso a nova planilha, não estou conseguindo retirar o errado, tu mesmo ou alguém pode corrigir apagando o do dia 20/04?

    E aproveitando teve + uma atualização ontem ( 11/11) bolinha 06 , para hoje 12/11 bolinha 7, marrom (terminado)

    Obrigado @nunogomes pela atenção e abraços!!!

  • @Agrela_74 vou solicitar ao admin para retirar o errado. Quando à atualização, o processo n está terminado, só termina quando a 7 fica verde e vc recebe o assento no email

  • Bom dia

    Queria saber se posso enviar processo de atribuição de nacionalidade portuguesa para filho (maior) de mãe portuguesa nascido no estrangeiro (Cabo Verde) para ACP , via correios? Existe outra conservatória que leva menos tempo em Portugal do que AC Porto?

    Cpts

    Carolina Reis

  • Queria saber se com a abertura e funcionamento de mais conservatórias, os processos de atribuição de nacionalidade portuguesa 1c) cujos potenciais beneficiários são de nacionalidade caboverdiana, que se encontram na CRC de Lisboa vão ser enviados para essas conservatórias.

  • editado November 2022

    @CarolinaMendesReis ACP só aceita de progenitor nascidos no Brasil e União europeia. Cabo verde só no CRC Lisboa

  • Olá, bom dia amigos!


    Através de minha avó e mãe fiz minha nacionalidade Portuguesa em 2018. Neste presente ano me casei e gostaria de saber se minha esposa teria direito a dupla cidadania? Se sim quais requisitos e como fazer..

  • @Pedro Bicalho ...

    Abaixo um link da discussão sobre Aquisição pelo Casamento com orientações sobre esse tipo de processo...Inclusive com os requisitos para que o cônjuge de Cidadão Português tenha direito á Nacionalidade Portuguesa...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/303666/#Comment_303666

  • Bom dia Pessoal! Através desse fórum incrivel conseguimos a nacionalidade da minha mãe, agora Tuga e estou com os processos do meu pai por casamento, meu e da minha irma como filhas (o nosso processo é de fim de Maio, entao estamos ansiosas aguardando sair da bolinha 1)

    Queria colocar algumas questões e ver se podem me ajudar...

    1- Para fazer a nacionalidade da minha mãe, filha de Portuguesa (declarante foi o pai, minha avó nao foi casada com meu avô), tivemos que comprovar o maternidade através de boletim de escola, certidao de batismo e carteira de vacinacao da minha mãe que tinha assinatura da minha avó. Foi assim que conseguimos.... meus primos estao querendo tirar a deles, no caso o irmao da minha pai, que é o pai deles, então a situacao é a mesma, meus avós nao foram casados, meu avô é o declarante do meu tio, mas tem agravante...meu tio já é falecido, assim como minha avó (portuguesa) e nao tem documentos dele de escola e batismo como a minha mae tinha. Na opinião de vcs, é possivel eles, meus primos, tentarem como netos?

    2- Um amigo esta tentando a nacionalidade mae, que é neta de portugues, nesse caso estava td correndo bem, o pai é o declarante dela no nascimento (filho do portugues-Milton Augusto Martins) e no caso o portugues (magno augusto martins, mas um documento encontrado somente magno augusto - nome incompleto) é o declarante do filho, a avó da pessoa que vai pedir tambem é portuguesa (amelia adelaide martins) até que... o portugues, sr magno, somente tem se o obito (que consta a idade que morreu, 69 anos, que era casado com amelia adelaide martins e deixa o filhos milton augusto martins) e cartao de estrageiro (que não traz a localidade de nascimento e nem data de nascimento). A portuguesa,dona amelia, encontramos tambem o cartao de estrageiro, que contem moncorvo- portugal como cidade de nascimento e 14/09/1898 o nascimento .

    Através de busca no family search e alguns sites foram encontrados que o Portugues em questao, sr magno, chegou ao Brasil com 11 anos em 1911 juntando com o obito estima-se ter nascido entre 1899 e 1902) e veio no passaporte da mae (antonia luisa teixeira), encontramos o pedido de passaporte em um site portugues, que contem somente a cidade de nascimento da mae dele (d.antonia) Torre da Chama- Mirandela e consta a idade dela (47 anos em 1911), sem data de nascimento entao da pra estimar mais ou menos o ano de nascimento.. A Portuguesa, (d. Amelia) trocou de nome ao casar ao que parece e no cartao de estrageiro consta nome de casada e ainda os nomes dos pais, em pedido ao crav com essas infoemacoes, eles pedem mais informacoes, ja demos todas que encontramos e nada ainda de achar... alguem saberia dizer onde mais poderiamos encontrar informacoes e se somente com os dados do cartao de estrageiro, como numeros de registros,podemos obter mais informacao de dados que no constam no documento encontrado?

    Desde já muitissimo obrigada

    Caso alguem possa ajudar e precise dos documentos ou id do family search (a arvore tem tudo anexado) eu envio sem problema (nao coloco aqui agora para nao lotar de imagens)

  • Boa Tarde, atualizando o processo do meu filho Thiago G:

    Recebido em: 20/05/22

    Bola 2 verde: 14/11/22

    Uma curiosidade a atualização foi feitas às 14hrs (horário do Brasil), pois havia olhado uns minutos antes e ainda estava na bola 1.

  • @Beatriz Bonfim

    Sobre Milton e seu pai Magno Augusto. Vocês tem a certidão de nascimento de Milton, sem ser obtida pela internet? Para tirar a dúvida abaixo

    Eu vi a árvore no FS. Lá diz que ele nasceu em 04/07/1929 em SP.

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GJM4-KJY

    Só que tem essa certidão de nascimento de SP, no Brás, mesma data, para "Milton Teixeira" filho de Magno Teixeira e Amelia Adelaide Teixeira e os avós paternos são Antonio Jose Martins e Antonia Luisa Teixeira.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDQ-5LJV

    É a mesma pessoa?

    Eu vi o passaporte da mãe de Magno, Antonia Luisa, onde aparece que o pai dela se chama Antonio Teixeira

    Passaporte de Antónia Luísa - Arquivo Distrital de Bragança - DigitArq (arquivos.pt)

    Sendo a mesma pessoa, tentaria ver se no Brás tem um casamento para "Magno Teixeira" e "Amelia Adelaide", pois Milton consta como filho legítimo. Se tiver o casamento, aí pediria ao cartório a habilitação do casamento - para ver o que "Magno Teixeira" declarou como seu local e data de nascimento.

    Sugiro que investa um tempo completando a árvore de Mlton, seus antepassados etc com as informações que já tem (por exemplo a filiação de Antonia Luisa. anos prováveis de nascimento etc), e também as dos vários registros da família que estão lá para serem anexados. Insira os dados e anexe os registros. É assim que o sistema vai tentar achar mais coisas,pois ele vai aprendendo conforme tem mais informações. Algum parente distante também pode já ter feito algo e o sistema ainda não conseguir conectar as árvores,

    No futuro, use o tópico abaixo para esse tipo de pergunta: as pessoas que ajudam a fazer buscas em geral não vão olhar um tópico sobre processos na ACP. Melhor ainda seu amigo fazer isso direto, pois ele vai saber responder melhor as perguntas sobre a família.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/certidoes-portuguesas

  • Boa tarde! Pessoal, o endereço do ACP (Porto) mudou? Alguém poderia me passar o endereço atual, por favor?

    Sobre a CNH: vi que algumas estão falando que nem todo mundo no ACP está aceitando CNH! Sabem por qual motivo? O meu irmão ia fazer com a CNH, até porque está atualizada e tem a filiação.

    No aguardo, obrigada!

  • Boa noite @Yuri_, encaminhei minha documentação para nacionalidade no dia 04/05 e recebi a senha dia 09/05. No dia 25/10, mudou da bolinha 1 para 2, no dia 30/10 para bolinha 4 marrom, falando que meu processo foi aceito e estava completo, porém, agora no dia 14/11 a bolinha 4 que estava marrom mudou para laranja e com os seguintes dizeres: “O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta. Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento”. Minha dúvida é sobre qual documento deu problema, onde consigo obter essa informação para soluciona-lo, pois não recebi nada via e-mail e no site da nacionalidade não vejo campo que me permita ter esse conhecimento/informação.

  • @CarlosASP

    Olha sim, é a msm pessoa... (os miltons) na vdd 1 milton só, porem com 2 sobrenomes diferentes (isso me cheira retificacao dps nao é).... ja vou dizer pra anexar na arvore! Mto mto obrigada msm por td ajuda e por passar o link do topico! Juro que nao sabia que tinha um pra esse questionamento! Mto obg mesmo!

  • @Beatriz Bonfim

    O que pode ter de retificação vai depender muito do que está no batismo de Magno em Portugal e seu casamento no Brasil,

    Foi caso apenas de inconsistência da pessoa (muitos portugueses faziam isso de cada hora dar um sobrenome para ele e/ou pais e avós)?

    Ou será que é caso que ele inicialmente não era legitimado pelo pai e só tinha o sobrenome da mãe? Por isso, também ficar de olho para batismo de um Magno, filho de Antonia Luisa - como está no passaporte. Talvez como filho "natural" de Antonia, sem menção do nome de pai. Há muitas possibilidades.

    Para emitir o passaporte, ela teve que apresentar documentos dela e do filho - o que indica que em Portugal ela devia usar apenas o nome Antonia Luisa, sem sobrenome Teixeira.

    Aí chega no Brasil, talvez tenha passado a usar Teixeira em algum momento; esse tipo de coisa que dificulta as buscas. Tem que ficar pensando nessas possibilidades todas. Por isso importante por tudo e ir atualizando a árvore no FS; além de ajudar o sistema a buscar algo, só assim se consegue explicar muito mais rápido o que já se fez, o que já se encontrou, etc - sem as pessoas perderem tempo repetindo o que já foi feito antes.

    Só para constar, o batismo de Antonia Luisa foi bem fácil de achar (ponha os dados dela, como datas e local de nascimento e batismo, filiação etc e anexe como fonte na árvore), pois a freguesia é bem pequena. Fui buscar na esperança de nele ter a anotação de um possível casamento, mas não consta (nem sempre consta; só isso não prova nada se ela casou ou não); no TIF 010 ver o último batismo:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1206706

    Esses dados (idade, filiação) batem com o passaporte que ela emitiu para emigrar de Portugal.

  • editado November 2022

    @Joaopauloabreu pra exigência é bem comum enviarem carta em vez de e-mail, o que acaba demorando pra chegar. Põe crédito no skype, ligue cedo, e se prepare para aguardar um bocado na linha. Lá eles tem acesso ao motivo da exigência.


  • Obrigado @Yuri_ , liguei hoje e tive a resposta de que o problema tava na minha certidão, que não conseguiram entender direito oque estava escrito ( tenho uma cópia e da para entender perfeitamente oque tá escrito) agora me pediram para datilografar, legalizar e apostilar. Minha dúvida é que no site fala em certidão reprográfica e apostilada.

  • editado November 2022

    @Joaopauloabreu quando a certidão repografica tá com a legibilidade comprometida é bom já enviar junto a interior teor (apostilar ambas). A de inteiro teor serve como um adicional. Acho que quando é manuscrita é bom sempre mandar pra evitar dor de cabeça. As que foram batidas na máquina só se estiverem com algum trecho bem apagado.

  • editado November 2022

    @baiucha82 quando cai em exigencia eles não explicam o motivo de CNH não ser aceito, mas pra mim é porque descobriram que qualquer estrangeiro pode tirar cnh no Brasil, não é um documento que comprove nacionalidade brasileira. Fora que se eles quisessem acho que poderiam parar de aceitar até RG. Só passaporte é tecnicamente documento de identificação válido em Portugal... Só estou teorizando aqui, porque RG é totalmente aceito.

  • editado November 2022

    Entendi, @nunogomes ! Já atualizei na bolinha 6 novamente e esperar a verde no terminado e já foi retirado o errado...obrigado mais uma vez! Abraços!

  • Boa Tarde, atualizando o processo do meu filho CAIO DOS SANTOS ANDRADE

    Recebido em: 23/05/22

    Bola 2 verde: 16/11/22

    Agora vai

  • Bom dia @Yuri_ , estarei enviando minha certidão que deu problema. Ao recebimento no CCP do Porto, volto para a fase inicial aguardando mais 6 meses ou logo dão continuidade ao processo de onde parou?

  • @Joaopauloabreu atrasa muito pouco cair em exigencia, coisa de poucas semanas

  • editado November 2022

    Muito obrigado @Yuri_, fico muito agradecido por você e todos os outros colaboradores, graças à vocês conseguimos nos direcionar e conquistar nossos objetivos.

  • Bom dia pessoal! Estou iniciando o processo de solicitação de nacionalidade para meu pai (filho de português) e pretendo fazer diretamente no ACP Porto... lendo diversos comentários no fórum fiquei com algumas dúvidas... se puderem por favor me ajudar a esclarecer, sendo:

    1) Em alguns lugares cita que o alguns documentos "legalizado no consulado português"? Não posso apenas reconhecer as assinaturas por autenticidade e enviar cópia da certidões apostiladas em cartório?

    2) qual a sequencia correta de fazer o processo de pagamento? Primeiro efetuo o pagamento no link de pagamento do IRN e depois irão gerar um formulário 1-C específico que devo preencher, assinar e reconhecer firma por autenticidade? ou preencho o formulário que conseguimos baixar da página do IRN e somente no final fazemos o pagamento?

    3) meu avô foi o declarante quem registrou meu pai com menos de 1 ano de idade, e na certidão do meu pai consta o nome do pai portugues dele, assim como os avós portugueses... a certidão de batismo que encontrei do meu avô não aparece o sobrenome dele (apenas o primeiro nome)... será que é necessário fazer algo para "fixar" o sobrenome, ou com a certidão de nascimento de meu pai, constando nome completo dele e também dos avós seria suficiente.

    4) temos o passaporte antigo de meu avô, será que vale a pena colocar uma cópia no processo?

  • Boa tarde, pessoa. Meu processo de filho ficou com a bolinha 4 amarela hoje ("não está completo, tal como notificado"). Porém não recebi qualquer notificação. Alguém saberia me ajudar dizendo como posso descobrir o motivo da exigência sem ter que esperar alguma correspondência?

    Há algum e-mail do Arquivo Central do Porto pra onde eu possa direcionar o questionamento ou algum telefone?

    Agradeço imensamente se souberem ajudar.

  • Pessoal, finalizei o meu processo e do meu irmão gêmeo em 09/2022 ingressamos em 02/2022, inclusive já tirei o CC e estou esperando passaporte que está previsto ser entregue no meu escritório na segunda-feira (21/11/2022).

    Só que meu outro irmão ingressou somente em 11/04/2022, ainda não foi finalizado. o despacho deferindo a nacionalidade (bolinha 6) dele é de 07/10/2022 e até agora está com a bolinha 7 vermelha. Pelo que eu vi na planilha há processos que ingressaram no princípio de abril e deferidos (bolinha 6 verde) no final de setembro que ainda não foram concluídos (bolinha 7 verde). O do meu irmão completou 225 dias de processo hoje. Alguém está na mesma situação? Chegaram a enviar e-mail perguntando sobre a situação desses processos?

    Estava vendo uma entrevista que um advogado afirmou que no mês de setembro, devido a uma avalanche de pedidos de prioridades em processo, somente um dia do mês inteiro foi utilizado para fazer registro dos processos que não tinham prioridade.

    Outra questão, vou iniciar o processo dos meus sobrinhos gêmeos de 2 anos, filhos do meu irmão gêmeo. Fiquei em dúvida da necessidade de tirar uma carteira de identidade ou passaporte brasileiro (documento com foto) para eles. No caso de menores basta a identidade dos pais ou há a necessidade de tirar um documento com foto? (a informação da necessidade do documento com foto me foi passada dentro do Consulado Português no Rio de Janeiro para o caso de eu querer fazer por lá).

  • @Damasceno_de_Castro

    Identidade de requerente menor só a partir de 14 anos! Essa informação está no próprio formulário 1C dos menores, então é isso mesmo.

  • Boa tarde pessoal!

    Estou separando os documentos para requerer a nacionalidades dos meus filhos, menores (1 ano e 4 anos). Solicitei ao cartório a certidão de inteiro teor com cópia reprográfica e apostilada. Fiquem em dúvida se eu também devo solicitar a de inteiro teor digitada. É necessário enviar as duas?

    Além disso, a cópia da identidade autenticada e apostilada é dos meus filhos ou dos pais (minha e do meu marido)?

    Obrigada.

    Debora

  • @Murilloreis

    Poderia informar quanto tempo levou para vc receber o assento de nascimento desde que seu processo chegou no status de aprovado, aguardando registro?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.