Documentos retidos na Receita Federal/Alfândega: Informações e Relatos

2»

Comentários

• flor1flor1 Member

Olá a todos, enviei no dia 06/07 de São Paulo e foi entregue hoje dia 15/07.

• @flor1

Obrigado pelo relato!!!

Vc poderia compartilhar os trâmites entre os dias 06 e 15/07?

Mais uma vez Obr8gado e boa sorte no processo.

Abraços

• editado July 2022

Meu envio chegou hoje!

Abaixo está o trajeto e o tempo que ficou retido em São Paulo.

Obs: Abra a imagem e dê zoom.

• Olá pessoal, a quem possa interessar eu enviei meus docs no dia 13/07 e seria entregue amanhã 19/07 em ACP, porém desde 16/07 sem atualização os docs ainda estão em SP parados.

Liguei pra lá e a informação é essa mesma, desde dezembro os fiscais da federal estão em greve e por isso está tendo atraso de até 5 dias uteis a fiscalização.

So resta esperar.

• @vinisousa4166

Obrigado por compartilhar o seu caso

O pacote viajou pela Europa inteira, rs.

Talvez, o prazo tenha aumentado de 1 semana para entre 1 e 2 semanas.

===

@Gabriela Fernanda

Olhe o caso acima do seu.

Acho que demorará mais 1 semana.

Abraços e obrigado aos dois pelos relatos.

• Bom dia! Primeiramente muito obrigado a todos, eu usei o DHL recentemente por um assunto diferente e se eu não tivesse encontrado este tópico no google, ficaria bem estressado, achando algo dou errado.

Eu enviei documentos dum agência no São Paulo (Centro) na terça feira (dia 12) a Istambul, que aparece ter o mesmo prazo de entrega com Lisboa, normalmente seria entrega hoje segunda (dia 18).

Queria partilhar os trâmites até agora caso ajuda a alguns. Hoje de manha não recebi nenhum notificação de "em processo de liberação" e isso talvez significa que vai sair de São Paulo hoje, eu espero.

Faço mais atualizações logo. E boa sorte a todos com os seus assuntos :)

• Meu documento foi enviado no dia 14 Julho e ainda continua parado em Sao Paulo. :(

• Atualização do meu caso: Envio: 12 Julho. Saida do São Paulo: 19 Julho. Entregue: 21 Julho. Até impressionante a rapidez após sair do Brasil. O prazo normal pra entrega era dia 18 Julho. Boas sortes.

• Galera, minha postagem para o ACP se deu há uma semana, dia 15 e só aparece retido em São Paulo com mensagem diária nas madrugadas como - "evento de desalfandegamento", ou seja FAZEM NADA!

Qual tempo tem demorado para os demais até que liberem?

• guimossguimoss Beta
    editado July 2022

@bianetto

O prazo costumava ficar em menos de uma semana.

Atualmente, esta entre 1 e 2 semanas.

Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

• @guimoss valeu, e vou atualizando se liberarem e quando entregarem ok

• @guimoss está aeee galera a liberação da alfandega foi exatos 7 dias após postagem.

Quando ocorrer a entrega confirmo a todos

• @bianetto

Esse tópico está revelando uma tendência de uma maior demora nos envios, especialmente aqui no Brasil.

A previsão de menos de 1 semana esta agora de 1 a 2 semanas.

• Update do meu envio: Documento postado dia 18 de Julho 2022. Ficou retido em Sao Paulo ate dia 23 de Julho. Saiu de SP dia 24 com destino a Madrid e so foi recebido e processado la no dia 26 de Julho. Partiu de Madrid dia 27 de Julho para Vitoria Gasteiz (Espanha) e de la foi entregue a CRC Lisboa neste mesmo dia!

• Pessoal,

Informações sobre o envio!!!

Leiam o seguinte:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/300947/#Comment_300947

Podem tranquilizar o pessoal com problemas na entrega.

Abraços

• Boa tarde, pessoal!

Só compartilhando com vocês o envio da documentação:

Fiz como sugerido pelo @guimoss, levei pessoalmente até um posto DHL. Enviei no dia 31/08. A previsão de entrega era dia 07/09 até o fim do dia, porém foi entregue hoje 05/09/2022 pela manhã.

Creio que agora o que me resta é aguardar o e-mail da CRCentrais.

Abraços!

• @NivaldoJr

Obrigado pelo relato!

O trajeto foi bem rápido!

Durou entre 5 e 6 dias.

Tomara que todos sejam assim.

===

Vc poderia dar um relato sobre o pedido do envio pela loja da DHL, com todas as informações relevantes

Obrigado mais uma vez e Abraços

• @guimoss,

Fui pessoalmente até o posto da DHL e disse que tinha alguns documentos para enviar à Lisboa, Portugal.

A atendente perguntou se era para a Conservatória, eu confirmei, ela me forneceu o envelope 1 (de papelão) e eu coloquei os documentos, mas deixei aberto para ela lacrar. Forneci os dados de remetente (Nome, endereço, CPF, RG, etc).

Ela perguntou "Lá é Rua Rodrigo da Fonseca qual número mesmo?", então creio que já estão acostumados a fazer esses envios. Eu disse que era número 200 (aqui no Fórum vi o pessoal dizendo nº 198, mas segui as instruções que acompanham o formulário 1D).

Ela me informou que para Portugal o valor era de R$ 225,00 reais e eu paguei com cartão de crédito.

Assinei uma via dos termos e condições/Transport Label que ficou com eles e recebi uma via do recibo e dos termos.

O atendimento foi rápido e a atendente foi muito solícita.

• @NivaldoJr

Obrigado mais uma vez por esse relato rico de informações.

Eu disse que era número 200 (aqui no Fórum vi o pessoal dizendo nº 198, mas segui as instruções que acompanham o formulário 1D).

Eu me lembro dessa questão.

O prédio da CRCentrais tem vários números. Por isso, a dúvida.

===

Ela me informou que para Portugal o valor era de R$ 225,00 reais e eu paguei com cartão de crédito.

Vc sabe se houve a possibilidade de parcelamento desse valor?

===

Como vc conseguiu acessar o rastreio que vc postou acima?

Eles dão um código? Vc teve que se cadastrar no site?

Poderia explicar esse processo também?

Obrigado, mais uma vez.

Abraços

• @guimoss

Imagina, fico feliz em poder contribuir!

--

Vc sabe se houve a possibilidade de parcelamento desse valor?

Não há essa possibilidade, o pagamento é feito à vista.

--

Como vc conseguiu acessar o rastreio que vc postou acima? Eles dão um código? Vc teve que se cadastrar no site?

Um dos documentos que eles entregam, o recibo de envio (Shipment Receipt) tem um número que é utilizado para o rastreamento (Número de AWB).

Segue abaixo um recibo de envio com o campo do número de rastreio destacado (não é o recibo do meu processo, é o de um amigo que mandou alguns documentos para a Alemanha, mas serve para ilustrar):

Não é necessário efetuar cadastro para rastrear o envio.

Para rastrear usei tanto o site https://www.dhl.com/br-pt/home/tracking.html como também o aplicativo de celular "DHL Express":

Abraços!

• @NivaldoJr

Grande contribuição, amigo.

É a primeira vez que vejo essas informações por aqui.

Meus sinceros obrigados!

Que a sua numeração seja recebida com a mesma rapidez da chegada do pedido em Portugal.

Abraços

• @guimoss, obrigado!

Abraços!

• Olá Pessoal,

Boa tarde,

@guimoss ,

conforme solicitado (Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento - Página 487 — Fórum Cidadania Portuguesa) , os documentos foram despachados por CORREIOS EMS com o custo de R$ 200,00 em 17/10 as 09h15 e chegaram no destino CRC Lisboa em 24/10 as 08h43.

Os documentos ficaram cerca de 12h na fiscalização aduaneira para exportação e menos de 1 dia na fiscalização aduaneira do pais de destino (Portugal).

Em resumo, postei os documentos em uma segunda-feira pela manhã, e na segunda-feira seguinte, os documentos já estavam entregues no destino, sem nenhum problema. Agora, resta aguardar o recebimento do acesso para consultar o status do processo.

Abs.

• Bom dia!

No site dos Correios aparece a informação abaixo:

"A Alfândega de Portugal está exigindo Fatura Pro-forma para qualquer tipo de mercadoria que não seja mercadoria para venda. Mercadorias para venda devem ser acompanhadas de Fatura Comercial. Na ausência de qualquer documento necessário ao desalfandegamento da remessa, o destinatário será contatado pela autoridade postal por meio de um Aviso para Desalfandegamento (APD), para que sejam providenciados os documentos faltantes. A remessa será liberada somente após a regularização da documentação exigida. Segundo normas internas de Portugal, o envio de medicamentos e fármacos por pessoas físicas àquele país é expressamente proibido."

Tenho que fazer fazer essa "fatura pro-forma" ou para documentos não se aplica?

Obrigado!

• @Marturg

Provavelmente o correio declarou a remessa como mercadoria e não como documento, por isso a alfâbdega de Portugal reteve. Tente ver com o correio se eles conseguem ajudar a resolver (retificando a declaração por exemplo).

• @ecoutinho, ainda não enviei. Essa mensagem aparece na pagina de cotação de valor, acredito, assim como você falou, que seria para mercadorias, mas não tenho certeza. Não sei se tenho que fazer algo para que não aconteça isso ou apenas declarando como documento já é suficiente.

• @Marturg

Sim, se aplica apenas a mercadorias. Quando fizer a remessa (seja nos correios, seja na DHL) é importante informar que o conteúdo do envelope são documentos pessoais, sem valor financeiro. Se fizer isso eles passam sem problemas.

É bastante comum principalmente nos correios, onde o antendente muitas vezes não está acostumado com remessa ao exterior, informar que se trata de “mercadoria” ou documento com valor ou alguma outra categoria e aí pode parar na alfândega.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.