Documentos retidos na Receita Federal/Alfândega: Informações e Relatos

guimossguimoss Beta
editado July 2022 em Outros assuntos

Boa noite,

Eu notei a existência de alguns foristas com dúvidas sobre documenios (indo e vindos, de Portugal) que ficam retidos na Receita Federal/Alfândega.

Talvez seja por causa de uma greve ou ameaça de uma.

Eu abri esse tópico para nos informarmos a respeito e trocarmos informações sobre o tema.

===

Uma discussão a respeito se iniciou, a partir da msg abaixo e acho melhor que continue por aqui.

Início:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293507/#Comment_293507

Interrupção:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293571/#Comment_293571

Abraços

«1

Comentários

  • @ReinaldoCS consultando meus últimos envios vi que minha postagem saiu do RJ em 30/08/21 e chegou 06/09/21, isso sem greve. Mas também enviei em fevereiro na epoca da greve, lembro de ter sido rápido, se achar aqui o codigo te falo qt tempo demorou, mas DHL é confiável.

  • Maravilha @lucas21, obrigado pela gentileza.

  • editado June 2022

    Bom dia pessoal!

    Somente para informação, a Receita Federal está em operação padrão (operação tartaruga), desde final do ano passado.

    De inicio não estavam afetando os envios de documentos (courier, onde a DHL se enquadra), no entanto, a partir mais ou menos de março ou abril se não me engano, eles começaram a fazer operação padrão também em envio de documentos (envelopes) e por isso começamos a sentir o problema.

    Na prática não fica retido, não tem nenhuma ação a ser feita, mas uma liberação que era feita em um dia agora demora 3 a 4 dias.

    Abaixo um exemplo de como fica no site da DHL, quando fica parado na aduana aguardando liberação (Aparece Clearance Event):


  • Para ilustrar mais:

    "Contatar o destinatário..." alguém já presenciou semelhante?

    Obrigado.

  • @ReinaldoCS se você descer a página e clicar em "All Shipment Updates" o que aparece?

    Pode ser uma mensagem padrão devido a demora na receita.

  • @guimoss atualizando sobre o objeto na alfândega..

    Acaba de chegar em minha casa.

    6 dias após constar parado na alfândega já chegou em minha residência, e Curitiba até minha cidade é bem longe.

    Sem fazer absolutamente nada , apenas esperando. 6 dias constava objeto na alfandega porém acredito que já estava em rota para minha cidade.

  • @marifontolan

    Suas participações são sempre bastante produtivas.

    Vc é 10!

    Obrigado pela informação!

  • @ReinaldoCS

    @lucas21

    @scarvalho210

    O mesm9 dito acima vale para vocês!

    Abraços

  • Vou deixar meu relato aqui pra contribuir com o tópico.

    Mandei documentos de Vitória (ES) para o Porto (ACP) pela DHL no dia 20.05.2022 (sexta-feira).

    Chegou em São Paulo no dia seguinte, 21.05.2022 e por lá ficou em processo de liberação até 27.05.2022 (a previsão inicial de entrega era dia 26.05.2022).

    Saiu de São Paulo no dia 27, chegou em Madrid dia 29, de lá foi pra Leipzig na Alemanha no mesmo dia (29).

    Depois retornou para Espanha (Vitoria) no dia 30.05.2022 e no mesmo dia chegou e foi entregue na ACP.

    Eram documentos de exigência no processo do meu filho (menor de idade).

  • @ReinaldoCS começou processo de liberação dia 28/06, pela operação padrão da receita está demorando 4 a 5 dias, minha sugestão esperar esse tempo e se não liberar entrar em contato com a DHL.

    Quando eu enviei os documentos para Lisboa, também tinha uma previsão de chegada da DHL, que não se cumpriu devido a operação padrão.

    ====

    @guimoss, muito obrigada! Fico feliz em ajudar o fórum!

  • Este outro relato que agora compartilho eu considero mais importante porque deu problema.

    Fiz a solicitação de passaporte aqui em Vitória quando veio a Permanência Consular - dia exato: 31.05.2022.

    Sabia que o passaporte levaria umas duas semanas mais ou menos mas não tinha número de rastreio.

    Pois então no dia 17.06.2022 recebi um SMS da DHL com a informação de que não conseguiram entregar a waybill "porque o endereço estava incorreto" e, portanto, para atualizar o endereço.

    Entrei no site da DHL e lancei o número que haviam informado. O pacote saiu de Lisboa dia 09.06.2022, chegou em São Paulo no dia 11.06 e ficou em processo de liberação até o dia 16.

    O problema com o endereço foi noticiado no rastreio no dia 17 com o pacote no Rio de Janeiro.

    Fui consultar e aparecia que o CEP estava errado, só que NÃO estava.

    Mesmo assim tentei editar e incluir aquele mesmo CEP mas o sistema dizia que o CEP era inexistente (até consultei no site do Correios porque tava achando que estava maluco).

    Tentei mais umas vezes pelo site da DHL e tentei entrar em contato, o que não foi possível porque precisava mandar e-mail.

    Pelo Google achei um 0800 (0800 771-3451), liguei e fui atendido por uma pessoa física e não por robô.

    A atendente (Kimberly) viu que não havia problema no CEP e me disse que ia entrar em contato com os responsáveis pelo pacote.

    Deu certo porque o problema foi constatado sexta-feira (dia 17, mesma data que liguei pro 0800) e na segunda seguinte (dia 20) chegou o pacote aqui em casa.

  • @marifontolan

    @Rodrigo79

    Obrigado pelos relatos.

  • Olá a todos,

    obrigado pelos comentários onde sou referido.

    Só para informar, quarto dia com status: "Em processo de liberação."

    Uma diferença é que em cada passo do status agora aparece também um outro código "JD014......"

    Realmente a previsão da DHL de que estaria na Conservatório hoje até o final do dia não se comprará.

    Abraços.

  • Mandei minha documentação na semana passada e, era par chegar dia 28/06. Ao ligar pro local onde postei, eles me informaram esse telefone: 08007713451

    Liguei pra lá e eles falaram que está tendo operação padrão, a famosa operação tartaruga, q estava tendo um atraso de 4 a 5 dias.

    Hoje, para minha surpresa, ao verificar o status, chegou em Porto minha documentação.

    este atraso está ocorrendo, fiquem tranquilos.

  • flor1flor1 Member

    Como deve estar esse atraso em julho? Vou mandar a documentação pela DHL possivelmente no dia 05/07.

  • @flor1

    O cartão era fisico ou virtual de app?

    Tonha liberação internacional?

    Qt tempo levou para o formulário aparecer no seu emai?

    Foi ma csixa de entrada ou na caixa de spam que o email foi recebido?

    Abraços

  • @flor1 a operação padrão segue igual.

    4 a 5 dias pra liberarem os documentos.

    Do prazo que a DHL te passar, adicione uns 3 ou 4 dias.

  • Pessoal,

    Minha encomenda chegou em 3 dias, depois da questão da Receita.

    Eu quis informar aos demais.

    Abraços

  • Boa noite a todos, alteração de status.

    Detalhe, a coisa não ocorre em tempo real, ainda é sábado mas já há status de domingo:


  • @ReinaldoCS

    O computador provavelmente está configurado em UTC (GMT). 5 horas de diferença para o BR.

  • @gandalf , é possível.

    Tem novo status, acredito que neste momento esteja sobre o Atlântico Norte.

  • flor1flor1 Member

    @guimoss, bom dia!

    O cartão era fisico ou virtual de app? O cartão que deu certo era físico.

    Tonha liberação internacional? Sim. O que não foi autorizado anteriormente tb tinha liberação internacional. O que deu certo era do Itau, o do BB eu não consegui na outra vez, nem falando com o BB pelo telefone.

    Qt tempo levou para o formulário aparecer no seu emai? Foi muito rápido, foi praticamente instantâneo.

    Foi ma csixa de entrada ou na caixa de spam que o email foi recebido? No meu caso apareceu na caixa de entrada

  • flor1flor1 Member

    Pessoal de São Paulo, vocês entregam os documentos em alguma DHL ? Vi que eles tb retiram em casa. Obrigada.

  • Oi pessoal

    Compartilho aqui minha experiência com a DHL Brasília:


    Envelope postado dia 22/6

    Ficou 'em processo de liberação' em SP de 25/6 a 1/7

    Depois disso passou por Espanha e Alemanha

    Foi entregue em Lisboa na CRCentrais dia 4/7


    Bem que a atendente tinha avisado que demoraria de 10 a 12 dias, em função da operação padrão da Receita em SP.

  • @flor1 Eu postei na unidade de Alphaville, Barueri, Grande São Paulo.

    Sim, retiram, mas tem que preencher no ato um formulário carbonado meio complexo, eu não vi, mas outras pessoas que usam diariamente me informaram, então preferi ir lá, não preenchi nada.

    Novo Status: Segunda-feira, 04. Julho 2022, 18:52 Horário local, Processado em MADRID - SPAIN, MADRID - SPAIN

  • Chegou:

    Oito dias ao todo. Acho que está de bom tamanho.

    Resta agora esperar... esperar... espera... esquecer.... ;-)

  • @ReinaldoCS

    Que bom que chegou.

    Abraços e um bom trâmite para o seu processo.

  • Muito obrigado, @guimoss.

  • Temos uma remessa de documentos pela Fedex de outro país que ficou uma semana parada na alfândega. Depois de liberada chegou em casa no dia seguinte.

    A operação tartaruga pelo jeito vale nos dois sentidos, chegando e saindo do país.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.