Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1128312841286128812891462

Comentários

  • Boa tarde amigos do grupo. Alguém aqui tem experiência em transcrição de casamento pelo consulado de Belo Horizonte? Gostaria de obter uma referência de tempo deste processo e se eles devolvem as certidões como no consulado do RJ.

  • @monteiroepm

    Pelo que sei, o consulado de BH é muito rápido na transcrição.

    A questão é agendar, pois tem que ir lá para entrar com o pedido. A agenda abre em datas específicas. Tem que ficar de olho e marcar assim que abrir. Olhe a mensagem que aparece na página para quando vai abrir

    A última vez que abriu foi em 25/08 para Set-Out-Nov (olhe a faixa verde no link abaixo):

    https://www.consuladoportugalbh.org.br/index.asp

    Imagino que vá abrir pelo fim de novembro para dez-jan-fev. Se perder essa chance de marcar, só vai conseguir para março de 2023 em diante.

    https://www.consuladoportugalbh.org.br/Servicos-Consulares/Sistema-de-Agendamento

  • @pedro_agoncalves para a minha tristeza, me responderam no e-mail ( sábado) , perguntando se o valor já tinha estornado para a conta, que claro que não aconteceu, respondi que não, mas com certeza mais uns 3 dias para me responderem de novo.


    Então hoje vou aguardar ao longo do dia, se vai ter algum estorno na conta da Wise, se não tiver, vou entrar em contato com a Wise.

    Vai atrasar todo meu processo, porque até me estornarem o valor na conta, até pensei em colocar dinheiro novamente e pagar, porém agora eu estou com medo de acontecer de novo.

    E o seu, deu tudo certo?

  • Bom dia!

    Tentando nova ajuda por aqui, com alguém que tenha mais experiência e conhecimento dos processos:

    O processo do meu filho chegou no ACP, via DHL, dia 11/08 e até hoje não recebemos nenhum comunicado do ACP para acompanhamento.

    Mandei e-mail para eles, com as informações da entrega pela DHL na semana passada, mas também não obtive resposta...

    Como acham que devemos proceder? Vi que os processos mais recentes já estão com numeração atribuída com bastante rapidez, e por aqui, já são 75 dias e nada!

  • @Mberezowski uma pena né que mesmo a gente fazendo tudo certinho as vezes ainda da esses rolos..

    o meu eu preferi correr o risco de perder o dinheiro e paguei novamente com outro cartão e em horário comercial.. deu certo e já recebi a certidão!

    hj eu recebi a resposta do e-mail que eu tinha mandado para eles sobre o primeiro e ele havia sido cancelado por não pagamento.. quer dizer que tinha dado errado com o cartão (mas ngm avisa a gente né)

    acho que se vc estiver com pressa e perder esse valor não for te prejudicar muito, vale a pena pedir novamente. Essa foi a minha experiência.. hj vou fazer mais uma requisição no site para uma certidão de casamento.. espero que dê certo de primeira hahahhaahahah

  • Bom dia pessoal.

    Entrando para atualizar e informar o encerramento do processo, bolinha 7-Verde, do meu sobrinho menor!

    Agora é aguardar eles mandarem o assento por e-mail.

    Grande abraço a todos.

  • Atualização nova tbm para o meu filho maior : Bolinha 2 hoje , 24/10.

    Entregue : 29/04/22

    Senha : 09/05/22

    Bolinha 2 ; 24/10/22

  • RCPRCP Member

    Olá, Para poder contribui com todos, sobre o meu processo:


    Envio DHL(Interior de SP) p ACP: 06/04/2022

    Recebido pela ACP: 14/04/2022

    Senha e processo chegou por e-mail: 29/04/2022

    Bolinha 1: 02/05/2022

    Bolinha 4: 12/10/2022

    Bolinha 7 marrom: 24/10/2022

    Pagamento com cartão de crédito Mastercard.

  • Boa tarde pessoal!

    Gostaria de tirar uma dúvida... Estou reunindo os documentos para tirar a nacionalidade portuguesa de minha esposa, pois já conseguimos para o pai dela.

    Minha dúvida surgiu porque a mãe de minha esposa alterou o nome para o nome de solteira após se separar do pai de minha esposa e quando solicitei a cópia reprográfica do livro não consta a retificação que já foi averbada e inclusive consta na certidão de nascimento digitada.

    Nesse caso, preciso enviar a cópia digitada e apostilada da certidão de nascimento da minha esposa para que conste como se encontra no RG, p qual também já está retificado, ou basta a cópia reprográfica e apostilada da certidão de nascimento, já que o nome do pai dela (cidadão português) consta de forma correta?

    Destaco que o declarante na certidão de nascimento é o pai de minha esposa (cidadão português).

    Desde já agradeço!

    Abraços.

  • @DSMachado ...

    Se o Pai de sua esposa tem a Nacionalidade Portuguesa Originária...(Obtida após a conclusão de um processo de Atribuição)...E foi o declarante no Registro de Nascimento de sua esposa antes dela completar um ano de vida...Sua esposa "Já é Portuguesa"...Basta formalizar o pedido...Pagar a taxa e enviar alguns poucos documentos para o ACP...Sua esposa só não conquista a Nacionalidade Portuguesa se não quiser...!!!

    A análise é tão simples que chega a ser inacreditável...Mas vamos lá...Mais uma vez...Rsssss...


    São ***basicamente 3 documentos...:


    Certidão de Nascimento do Português em Questão...(CÓPIA SIMPLES)...;

    Certidão de Nascimento do Requerente...Filho do Português...(ATUALIZADA - REPROGRÁFICA - APOSTILADA)...;

    Documento de identificação do Requerente...Filho do Português...(CÓPIA DE BOA QUALIDADE AUTENTICADA - APOSTILADA)...


    Tendo esses três documentos ATUALIZADOS sobre a mesa...Comparando os nomes e datas NÃO PODEM HAVER DIVERGÊNCIAS...!!!


    ***Se sua esposa...(REQUERENTE)...Tiver modificado o nome após o casamento será necessário/RECOMENDÁVEL enviar também uma CERTIDÃO DE CASAMENTO EM INTEIRO TEOR DIGITADA APENAS PARA JUSTIFICAR A DIFERENÇA DO NOME DELA ENTRE O QUE CONSTA NO REGISTRO DE NASCIMENTO E O QUE CONSTA NO RG...


    Comentando sobre a questão específica de alteração de nome de sua sogra...:

    PARA O PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE SUA ESPOSA...O SR. CONSERVADOR VAI ANALISAR...COM BASE NOS DOCUMENTOS APRESENTADOS...O QUADRO NA ÉPOCA DO NASCIMENTO DA REQUERENTE...


    Então...Se na Certidão de Nascimento e no RG de sua esposa constar o nome da mãe dela com a mesma grafia...***sem problemas...

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    ***PARA O CASO DE TER QUE ENVIAR A CERTIDÃO DE CASAMENTO E O NOME DA SOGRA ESTIVER DIFERENTE DE COMO CONSTA NO NASCIMENTO E RG DA REQUERENTE...:

    Não acredito que haverá problemas..."MAS" conhecendo o grau de preciosismo com que alguns Conservadores do ACP fazem a análise da documentação apresentada..."SE" por acaso tiver que enviar a Certidão de Casamento de vocês e o nome da sua sogra já estiver alterado NESSE DOCUMENTO...Sugiro mandar uma declaração simples...Direta e Objetiva...Assinada pela requerente...Explicando apenas o "Motivo" dessa diferença...(EU FARIA ASSIM)...

    __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

    Ou seja...Não importa se depois do nascimento de sua esposa sua sogra se separou do seu sogro...Se voltou a se casar e mudar de nome três ou quatro vezes...Oque importa é que na CERTIDÃO DE NASCIMENTO e no RG DE SUA ESPOSA...REQUERENTE...Não hajam divergências de nomes e datas de todos os envolvidos...


    Boa Sorte...!!!

  • Obrigado por compartilhar as datas de referência de seu processo @RCP ...!!!

  • Muito obrigado @Nilton Hessel!!

    Agora que li melhor a certidão de nascimento e entendi as informações contidas na lateral...rsrs

    Ali consta a averbação da alteração do nome da minha sogra que voltou a utilizar o nome de solteira. Aí como você disse agora basta enviar os documentos necessarios!!

    Obrigado pelas valiosas informações!

    Grande abraço!!

  • @RCP o meu tão chegou hoje na bolinha 7, está igual ao seu. Quanto tempo deve está levando para sair o registro de cidadão português? Agora é só esperar? Ou dá para adiantar algo?


    Alguém saberia responder essas perguntas:

    Para dar entrada no processo dos meus filhos só após sair meu registro?

    Quais são os próximos passos após sair o registro? Tirar o cartão cidadão? Passaporte? Algo mais? Esses são feitos no consulado?



    Obrigado!!

  • @DRROCHA o seu processo está na planilha? Se não estiver, pode fornecer os dados para inserir? Numero do processo sem os ultimos três digitos, nome, idade, data de chegada ao ACP e data do despacho?

    O assento deve demorar um mês +-. Para dar entrada dos processos dos seus filhos nao precisa do cartão de cidadão, pode fazer com o RG, foi vc que declarou o nascimento dos seus filhos?

  • @nunogomes aproveitando. Tenho uma dúvida na mesma linha, saindo a minha nacionalidade eu preciso fazer a transcrição do meu casamento antes de pedir a dos meus filhos? Tem diferença eles sem maior ou menor, sem contar o prazo?

  • [PROCESSO FINALIZADO] Oi, gente! Finalmente o processo da minha mãe finalizou! Alguém pode por favor colocar na planilha?

    Processo 61xxx/22 - 1C

    Bolinha 01 - Data da senha 02/05/2022

    Bolinha 02 - 17/10/2022

    Bolinha 04 - 20/10/2022 (foi da 2 direto para a 4)

    Bolinha 07 - 24/10/2022 (foi da 04 direto pra 07) "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."


    Alguém sabe o que eu faço agora? hahaha Tô até perdida!

  • @Cassiosfernandes tem a melhor diferença de todas, além do prazo menor, se o pedido entrar na conservatória antes dos 18 anos, o filho menor não paga taxa :D

  • @mourare já atualizei os dados na planilha. Foi o seu pai brasileiro quem registrou vc no cartório? Seus pais são casados? Agora aguarda que façam o assento de nascimento português da sua mãe, em cerca de 30 dias. Depois disso, depende se sua mãe é casada ou não com o seu pai. Se for, vc transcreve o casamento, já que provavelmente foi o seu pai quem foi registrar vc. Se ela for solteira, e não registrou vc, vc faz uma declaração de maternidade e sua mãe vai assinar por autenticidade no cartório e se puder junta outros documentos feitos na sua menoridade, como por exemplo, papeis da escola assinados pela sua mãe

  • @nunogomes Oi, Nuno! Obrigada por atualizar a planilha! Sobre os meus pais, eles são casados sim. Terei que transcrever o casamento deles antes de iniciar o meu processo. Foi meu pai brasileiro quem me registrou no cartório sim.... Depois que eu transcrever o casamento, ainda assim é necessário juntar os documentos que a minha mãe assinou na minha menoridade? Ou não? Eles só casaram no papel quando eu já era adulta... Última dúvida: quando sair o assento da minha mãe, como eu fico sabendo? Onde consigo pegar o assento dela?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @Flaviovandrade

    Vc mandou o processo para o endereço certo?

    Ele mudou recentemente.

    Eu ligaria para a linha de registro ou para o ACP e perguntaria a respeito.

    Abraços

  • @Agrela_74

    Parabéns pela conquista e pelo avanço do outro processo!

    Poderia dar os detalhes dobseu caso, em especial a linha do tempo?

    ===

    Eu acredito que eles nao enviam o assento.

    Mas, é bom perguntar.

    Se não enviarem peça pelo civilonline.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @RCP

    Obrigado pelo relato.

    Olhe o que eu disse acima sobre a emissão do assento.

    A bola 7 deve ficar verde em breve.

    Vc conseguiu pagar com Matercard internacional?

    Isso é uma bo notícia.

    Teve algum problema? O cartão era físico ou virtual?

    Abraços e parabéns!

  • @Cassiosfernandes

    Se vc - o português - declarou o filho durante a menoridade não deve ter problemas.

    ===

    Não entendi o que vc disse aqui:

    Tem diferença eles sem maior ou menor, sem contar o prazo?

    Se vc se refere a idade e ao tempo do processo, afeta, sim.

    Os de menores tramitam mais rápido e são gratuitos.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @mourare

    Se os seus pais se casaram após o seu nascimento e a sua mãe portuguesa ainda é viva, vc tem que fazer uma declaração assinada por autenticidade pela portuguesa dizendo que, na época do nascimento do filho, os pais não eram casados.

    E enviar uma documentação adicional sua (documentos médicos, escolares, religiosos, jurídicos) onde a portuguesa assine e fique claro que ela é mãe da filha Requerente.

    Houve um casamento religioso?

    Mas, acho que a transcrição de um casamento posterior ao nascimento resolve. Mas, estou em dúvida.

    Marquei o @nunogomes , a @texaslady , @Nilton Hessel para opinarem a respeito.

    ===

    No outro tópico, vi que vc perguntou de uma Conservatória rápida.

    Vc mora em que Estado?

    Se não for possível pelo Consulado, há relatos de pessoas que fizeram em Alcobaça, Crc do Porto (≠ ACP) ou Angra do Heroísmo.

    Abraços

  • @guimoss eu também paguei o meu com MasterCard em junho. Acho que os problemas começaram em julho

  • @guimoss

    Pois é, vi aqui no fórum que houve recente mudança de endereço.

    Meu envio foi no início de agosto, com entrega em 11/08, na Rua Visconde de Setúbal 328 - endereço que constava do site de Registros na data de envio.

    Vi que o site já consta outro endereço (Rua do Cunha).


    Vou tentar contato telefônico com eles, já que tampouco houve resposta ao e-mail.

    Obrigado.

  • @guimoss obrigado pela resposta.

    Eu formulei mal a pergunta. Queria saber em questão de documentação mesmo se há diferença, ontem o meu processo avançou para a bolinha 2 e se não cair na exigência e for como o amigo aí de cima espero o processo finalizado no mês que vem.

    A minha questão é que casei e recentemente me divorciei, queria saber se tenho que fazer a transcrição do casamento antes do pedido dos meus filhos, eu mesmo quem os registrou.

    Tô muito contente com o avanço do processo pois quero fazer um mestrado em Portugal.

  • @guimoss Muito obrigada por me ajudar!! Sobre as suas dúvidas:

    • Não houve casamento religioso, apenas casaram no cartório mesmo.
    • Eu moro no Rio de Janeiro. Vale a pena transcrever o casamento pelo consulado do RJ ao invés de fazer por Portugal?
  • Olá pessoal, o processo do meu marido passou da bola 4 para a 7, mas entretanto estou com uma dúvida estivemos à espera do andamento da fase 4 e derepente estava na 7 então a minha dúvida é imaginem que estamos à espera do registo da fase 7 ficar verde e imaginem que já saiu e não atualiza no sait. Tem como saber se o registo já foi feito por outro meio?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.