Ah obrigado pela orientação; vou aguardar então até essa semana e se eu não receber eu peço por lá. Você teve a demora de 1 dia para receber? tem alguma experiência para compartilhar?
Talvez tenha me apegado ao processo, esperando que cada passo fosse cumprido dentro de uma janela de tempo. Eu vou ficar de olho nos próximos dias e meses e eu vou atualizando por aqui.
@dennisasilva aguarda o email até amanhã, eu faria isso. Se não sair devem ter mandado via carta e é melhor pagar os 10 euros no civil online, citando os dados e número do processo localizam sem o número do assento e entrega no dia útil seguinte no máximo
@dennisasilva sim, sim. Eu via todos os dias, várias vezes por dia rs Menos aos finais de semana. E então chequei domingo umas 23h eu acho e tinha sido finalizado. Fiquei muito ansiosa, fiz até o pedido no civil on-line, mas acabei não pagando. Resolvi esperar até o dia seguinte e então na segunda umas 6h eu acho o e-mail chegou pra mim com o pdf do assento. Essa foi a minha experiência rs
O processo do meu filho já chegou no ACP há 68 dias (entregue, via DHL, dia 11/08). Pela planilha, é um dos poucos que não teve ainda número de processo atribuído. Estamos acompanhando sempre os e-mails cadastrados (pai e mãe), conferindo sempre o lixo e o spam... mas nada!
Pela experiência de vocês, o que recomendam que seja feito? Aguardar um pouco mais ou entrar em contato? E, no caso de contato, e-mail ou telefone?
@Yuri_ obrigada. Vou ligar com urgência então. O telefone é +351 211 950 500 e só preciso do nome e da data de nascimento? Vou ver se eles me passam a informação.
A @isabelfontinha me escreveu anteriormente que: para a cidadania eu preciso enviar (além de outros documentos) a certidão da mãe portuguesa, copia simples. E também cópia da transcrição de casamento da mãe portuguesa.
Minha duvida agora é a seguinte:
a cópia da certidão de nascimento que vocês citam precisa ser cópia direta solicitada ao arquivo distrital? Ou posso utilizar uma cópia reprográfica do assento que tenho digitalizada?
a cópia da transcrição que vocês citam pode ser uma cópia da transcrição/assento de casamento que tenho digitalizada (não certificada)?
Uma prima foi reconhecer a assinatura no formulário 1C e no selo veio escrito "reconheço a assinatura por AUTÊNTICA" ou invés da palavra "autenticidade" . Existe algum problema com isso?
Vi todos os comentários sobre o pagamento da taxa, então me preparei, abri a conta na wise, transferi o dinheiro, converti em euro.
Entrei para pagar o formulário, coloquei os dados certinhos, dados do cartão virtual visa,aí pediu a confirmação no app da wise, confirmei pelo app, o site pensou e transação cancelada, porém o dinheiro saiu da minha conta e eu não recebi o e-mail com o formulário, fazem 3 horas.
@Mberezowski fiz a mesma coisa na segunda feira.. não recebi nenhuma confirmação de que o pagamento foi recebido por eles.. vi que existem outras pessoa com o mesmo problema.
Alguem enviou um e-mail para eles perguntando e recebeu o número do protocolo.. então fiz a mesma coisa hj.. enviei um e-mail perguntando e o número da requisição de quando fiz o pagamento. Sigo aguardando resposta deles. Se tiver algum retorno eu comento aqui
Só para avisar que o processo de minha filha finalizou hoje, o registo se nascimento foi criado hoje!
Já atualizei a planilha, se alguém quiser conferir as datas, foi processo de filho menor.
Mais uma etapa concluída com sucesso sem nenhuma exigencia em todos os processos, venho nessa caminha a anos desde a atribuição de Neto do meu pai, em seguida a minha de filho e agora o da minha filha é já entregue o processo da minha esposa de cônjuge na CRC Centrais!... sem contar as duas transcrições de casamento que tive que fazer nesse meio tempo hahaha..
Sou muito grato a esse fórum que me possibilitou isso e me fez poupar bastante dinheiro com advogados.
Valeu galera e um até breve, porque sempre tem alguém pedindo ajuda para fazer processo hahahaha... valeu!
Eu coloquei os dados do cartão e até apareceu um número no topo da tela, mas não imaginei que teria que anotar.
Aí quando pediu a confirmação da wise, o app me perguntou se podia autorizar, coloquei que sim, o site atualizou e cancelou, mas dentro do app da wise está debitado.
Mandei o email, tomara que me respondam, porque não estornou o valor na conta da wise.
@Mberezowski eu mandei para o e-mail que aparece na página inicial do civilonline: civilonline@irn.mj.pt
mandei anexado junto uma foto daquela página com os dados do requerimento onde tem o link para pagarmos.. mas que após pagar volta para a mesma página como se não tivéssemos pago ainda..
nao enviei comprovante de pagamento pois não recebi nem no cartão nem no e-mail..
Nas vezes que paguei a taxa fora do horário comercial de PT (atualmente quatro horas à frente do fuso de Brasília), tive alguns problemas de atraso, mas no fim recebi o formulário - uma vez levei uns dias (tinha pago sexta à noite). Eu sempre imprimo a tela de confirmação do pagamento, onde tem um número de referência transação. Prefiro fazer via PC; não sei se no celular a tela é igual. Nessas vezes que demorou, enviei email com essa tela de confirmação. Me responderam encaminhado o formulário (acabei recebendo duas vezes, pois, com atraso, o sistema "automático" também me enviou)
O email foi rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Não sei se é coincidência, mas todas as vezes que paguei DURANTE o horário comercial de PT, recebi quase imediatamente o email com o formulário. Eu que faço para os familiares, então já fiz umas vezes.
O processo do meu pai foi finalizado e já emitido o assento dele. Começou no dia 04/04 e concluiu dia 18/10. Atualizei a planilha para ajudar nas estatísticas.
Agora estou providenciando os meus documentos para fazer o envio na semana que vem.
Pessoal, parara quem tem dúvidas sobre usar a CNH, no processo dele foi usado a CNH mas não recomendo que façam o mesmo, apesar de não ter tido nenhum problema isso foi motivo de aflição.
Como já falaram anteriormente aqui no fórum, a CNH é aceita no ACP como exceção e em alguns casos recentes, os processos tem caído para exigência (tem um caso recente na planilha, se n me engano na atribuição para filho menor foi usado a CNH de um ou de ambos os pais).
No meu processo irei enviar usando o passaporte pois tem filiação e é bem recente (emitido há 4 anos).
Dicas para quem está fazendo pela primeira vez: pesquise no fórum suas dúvidas, muitas já foram respondidas inclusive as mais complexas, use o Google para encontrar dúvidas com palavras chaves (ex: “passaporte precisa apostilar site:forum.cidadaniaportuguesa.com”), tire foto de tudo que enviou porque se você ficar aflito e na dúvida se enviou algo errado poderá verificar.
@Mberezowski seu pagamento não foi nem estornado nem confirmado ainda? Fiquei curioso com o problema. Tá cada vez pior o sistema de pagamentos do CRC/civil online
@Yuri_ nada, não estornou, não me responderam o e-mail, fora minha apreensão por causa de 175 euros, estou com tudo pronto aguardando isso para enviar o processo,mais isso para atrasar.
Eu não sei oq fazer, já deu 24 horas, não sei se aguardo, se entrou em contato com a wise e contesto.
Comentários
Olá @jubsal , tudo bem?
Ah obrigado pela orientação; vou aguardar então até essa semana e se eu não receber eu peço por lá. Você teve a demora de 1 dia para receber? tem alguma experiência para compartilhar?
Abraço
Jubsal, obrigado por responder!
Meu processo em Lisboa é de filho sim, (atr. 1C).
Eu vou ficar de olho, nos próximos dias e meses, talvez tenha me apegado ao cumprimento de cada passo durante todo o processo.
@jubsal Obrigado por responder!
Sim, é um processo de filho (Atr. 1C)
Talvez tenha me apegado ao processo, esperando que cada passo fosse cumprido dentro de uma janela de tempo. Eu vou ficar de olho nos próximos dias e meses e eu vou atualizando por aqui.
Obrigado!
@dennisasilva aguarda o email até amanhã, eu faria isso. Se não sair devem ter mandado via carta e é melhor pagar os 10 euros no civil online, citando os dados e número do processo localizam sem o número do assento e entrega no dia útil seguinte no máximo
@dennisasilva sim, sim. Eu via todos os dias, várias vezes por dia rs Menos aos finais de semana. E então chequei domingo umas 23h eu acho e tinha sido finalizado. Fiquei muito ansiosa, fiz até o pedido no civil on-line, mas acabei não pagando. Resolvi esperar até o dia seguinte e então na segunda umas 6h eu acho o e-mail chegou pra mim com o pdf do assento. Essa foi a minha experiência rs
@dennisasilva olá... quanto tempo demorou da aprovação até a criação do assento? Estou com a bolinha 7 marrom desde 26 de agosto.
Bom dia, pessoal!
O processo do meu filho já chegou no ACP há 68 dias (entregue, via DHL, dia 11/08). Pela planilha, é um dos poucos que não teve ainda número de processo atribuído. Estamos acompanhando sempre os e-mails cadastrados (pai e mãe), conferindo sempre o lixo e o spam... mas nada!
Pela experiência de vocês, o que recomendam que seja feito? Aguardar um pouco mais ou entrar em contato? E, no caso de contato, e-mail ou telefone?
Desde já, obrigado!
@Flaviovandrade também estou esperando a minha senha. o meu chegou dia 23/08/22 e nada de senha tmb
@CarlosASP pelo que me disseram foi para o ACP mesmo. Lembrei de ligar agora, mas agora, a conservatória já fechou. Vou tentar na sexta novamente.
@Yuri_ obrigada. Vou ligar com urgência então. O telefone é +351 211 950 500 e só preciso do nome e da data de nascimento? Vou ver se eles me passam a informação.
Boa tarde,
A @isabelfontinha me escreveu anteriormente que: para a cidadania eu preciso enviar (além de outros documentos) a certidão da mãe portuguesa, copia simples. E também cópia da transcrição de casamento da mãe portuguesa.
Minha duvida agora é a seguinte:
Obrigada pela ajuda!!
Opa @Yuri_ vou aguardar aqui até o final da semana para ver se atualiza alguma coisa, mas obrigado por compartilhar comigo a sua experiência.
@jubsal como falei com o Yuri, vou aguardar mais um pouco e qualquer coisa faço o pedido no civil online mesmo, mas ainda está em tempo de aguardar.
@Bruno77 acho que foram 67 dias se não me engano, pensei que fosse demorar mais, mas foi isso ai
Uma prima foi reconhecer a assinatura no formulário 1C e no selo veio escrito "reconheço a assinatura por AUTÊNTICA" ou invés da palavra "autenticidade" . Existe algum problema com isso?
Estou surtada kkkk
Vi todos os comentários sobre o pagamento da taxa, então me preparei, abri a conta na wise, transferi o dinheiro, converti em euro.
Entrei para pagar o formulário, coloquei os dados certinhos, dados do cartão virtual visa,aí pediu a confirmação no app da wise, confirmei pelo app, o site pensou e transação cancelada, porém o dinheiro saiu da minha conta e eu não recebi o e-mail com o formulário, fazem 3 horas.
Sugestões? Eu não tô conseguindo mais raciocinar.
@Mberezowski fiz a mesma coisa na segunda feira.. não recebi nenhuma confirmação de que o pagamento foi recebido por eles.. vi que existem outras pessoa com o mesmo problema.
Alguem enviou um e-mail para eles perguntando e recebeu o número do protocolo.. então fiz a mesma coisa hj.. enviei um e-mail perguntando e o número da requisição de quando fiz o pagamento. Sigo aguardando resposta deles. Se tiver algum retorno eu comento aqui
@pedro_agoncalves para qual email você enviou?
E mandou o comprovante de pagamento do app?
Olá boa tarde pessoal,
Só para avisar que o processo de minha filha finalizou hoje, o registo se nascimento foi criado hoje!
Já atualizei a planilha, se alguém quiser conferir as datas, foi processo de filho menor.
Mais uma etapa concluída com sucesso sem nenhuma exigencia em todos os processos, venho nessa caminha a anos desde a atribuição de Neto do meu pai, em seguida a minha de filho e agora o da minha filha é já entregue o processo da minha esposa de cônjuge na CRC Centrais!... sem contar as duas transcrições de casamento que tive que fazer nesse meio tempo hahaha..
Sou muito grato a esse fórum que me possibilitou isso e me fez poupar bastante dinheiro com advogados.
Valeu galera e um até breve, porque sempre tem alguém pedindo ajuda para fazer processo hahahaha... valeu!
@Mberezowski Envie email para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Você Recebeu o Número de Referência na Tela pós Pagamento ?
@José Gonçalves não, foi muito estranho.
Eu coloquei os dados do cartão e até apareceu um número no topo da tela, mas não imaginei que teria que anotar.
Aí quando pediu a confirmação da wise, o app me perguntou se podia autorizar, coloquei que sim, o site atualizou e cancelou, mas dentro do app da wise está debitado.
Mandei o email, tomara que me respondam, porque não estornou o valor na conta da wise.
@Mberezowski eu mandei para o e-mail que aparece na página inicial do civilonline: civilonline@irn.mj.pt
mandei anexado junto uma foto daquela página com os dados do requerimento onde tem o link para pagarmos.. mas que após pagar volta para a mesma página como se não tivéssemos pago ainda..
nao enviei comprovante de pagamento pois não recebi nem no cartão nem no e-mail..
@Mberezowski @pedro_agoncalves
Nas vezes que paguei a taxa fora do horário comercial de PT (atualmente quatro horas à frente do fuso de Brasília), tive alguns problemas de atraso, mas no fim recebi o formulário - uma vez levei uns dias (tinha pago sexta à noite). Eu sempre imprimo a tela de confirmação do pagamento, onde tem um número de referência transação. Prefiro fazer via PC; não sei se no celular a tela é igual. Nessas vezes que demorou, enviei email com essa tela de confirmação. Me responderam encaminhado o formulário (acabei recebendo duas vezes, pois, com atraso, o sistema "automático" também me enviou)
O email foi rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
Não sei se é coincidência, mas todas as vezes que paguei DURANTE o horário comercial de PT, recebi quase imediatamente o email com o formulário. Eu que faço para os familiares, então já fiz umas vezes.
Se não teve tela de confirmação, fico na dúvida se o pagamento de vocês chegou em PT.
@CarlosASP muito obrigada por compartilhar.
Mandei o email, realizei o pagamento próximo ao meio dia, horário do Brasil.
Eu acho que não foi registrado o pagamento, porque não teve essa tela, mas minha preocupação é que debitou da conta.
Mas é aguardar alguma resposta ou estorno.
Bom dia,
O processo do meu pai foi finalizado e já emitido o assento dele. Começou no dia 04/04 e concluiu dia 18/10. Atualizei a planilha para ajudar nas estatísticas.
Agora estou providenciando os meus documentos para fazer o envio na semana que vem.
Pessoal, parara quem tem dúvidas sobre usar a CNH, no processo dele foi usado a CNH mas não recomendo que façam o mesmo, apesar de não ter tido nenhum problema isso foi motivo de aflição.
Como já falaram anteriormente aqui no fórum, a CNH é aceita no ACP como exceção e em alguns casos recentes, os processos tem caído para exigência (tem um caso recente na planilha, se n me engano na atribuição para filho menor foi usado a CNH de um ou de ambos os pais).
No meu processo irei enviar usando o passaporte pois tem filiação e é bem recente (emitido há 4 anos).
Dicas para quem está fazendo pela primeira vez: pesquise no fórum suas dúvidas, muitas já foram respondidas inclusive as mais complexas, use o Google para encontrar dúvidas com palavras chaves (ex: “passaporte precisa apostilar site:forum.cidadaniaportuguesa.com”), tire foto de tudo que enviou porque se você ficar aflito e na dúvida se enviou algo errado poderá verificar.
Bom dia! Alguém sabe a média de tempo para ir da bolinha 02 para a 03?
Bom dia pessoal.
É com muita alegria que informo o encerramento do meu processo e de meus irmãos, bolinha 7-Verde.
Agora é aguardar eles mandarem o assento por e-mail.
Grande abraço a todos.
@Rogeriof aeeeeee que noticia maravilhosa, parabéns aos novos Portugueses
@mourare acho que ultimamente no ACP pra 1C quase ninguém nem vê na bolinha 3, vai da 2 pra 4
@Mberezowski seu pagamento não foi nem estornado nem confirmado ainda? Fiquei curioso com o problema. Tá cada vez pior o sistema de pagamentos do CRC/civil online
@Rogeriof ebaaa! Parabéns!!!
@Yuri_ nada, não estornou, não me responderam o e-mail, fora minha apreensão por causa de 175 euros, estou com tudo pronto aguardando isso para enviar o processo,mais isso para atrasar.
Eu não sei oq fazer, já deu 24 horas, não sei se aguardo, se entrou em contato com a wise e contesto.