monteiroepm, no Consulado de BH fizeram a transcrição de casamento dos meus pais no dia seguinte ao da entrega dos documentos e não devolvem os mesmos.
@DRROCHA o meu tão chegou hoje na bolinha 7, está igual ao seu. Quanto tempo deve está levando para sair o registro de cidadão português? Agora é só esperar? Ou dá para adiantar algo?
Alguém saberia responder essas perguntas:
Para dar entrada no processo dos meus filhos só após sair meu registro?
Quais são os próximos passos após sair o registro? Tirar o cartão cidadão? Passaporte? Algo mais? Esses são feitos no consulado?
Não tenho muito conhecimento para te dar respostas corretas, eu fico acompanhando pelo site o meu processo.
Para dar entrada no processo de filhos, só precisa do registro e seguir com às documentações necessárias relatadas aqui no fórum.
Eu não tenho base para falar com mais propriedade em relação a processos, eu colhi muitas informações por aqui...espero ter contribuído na dúvida e qquer coisa pode me chamar.
@mourare faça como o @guimoss sugere, Se ela nunca casou pelo religioso, transcreva o casamento civil dos seus pais feito na sua maioridade, e depois corra na escola onde estudou por qualquer documento relacionado consigo assinado pela sua mãe, até porque foi ela provavelmente a responsável por assinar todos os papeis da escola. Depois peça na escola uma certidão que ateste que a sua mãe foi sua encarregada, e apostile esse documento. No cartório a sua mãe tb assinará uma "declaração de maternidade" e pronto, sai um pouco mais caro, mas com mais segurança de não cair em exigência o seu processo.
@Maria993 pode informar as datas do processo para colocar na planilha?
A bolinha 7 ficará verde num prazo aproximado de 30 dias e como é na ACp ira em principio receber um email como assento informatizado. Seja como for vá vendo a planilha e quando processos aprovados em dias proximos e no mesmo dia tiverem o assento, comece a consular a sua caixa de correio e mesmo a de spam. Se vir que processos do mesmo dia ja tem assento e passar mais de uma semana sem receber o seu e sem a bolinha 7 ficar vrde, envie email para o arquivo central do porto
Olá a todos e olá @Nandalobao@David Lima . Eu tenho uma dúvida. Minha mãe recentemente recebeu a cidadania Portuguesa e em Agosto deste ano fomos ao Palacete dos Pestanas em Porto para dar entrada na minha cidadania, como filho (creio que o nome do processo é o 1C). Ali dei entrada em meados de Agosto desse ano, e uma semana depois saiu a transcrição de casamento da minha mãe, que foi enviado para ser juntada no processo e também fiz um pedido de urgência por motivo de trabalho (o documento facilitaria minha contratação em um projeto que começa agora). Bom, com esse contexto, minhas perguntas são: Existe algum site onde eu possa acompanhar o andamento desse processo? Existe alguma previsão/prazo para conclusão desse tipo de processo Falei algumas vezes no +351 211 950 500 mas me dizem que não tem como acompanhar esse processo e que o CRC de Porto está abarrotado de processos mas que não tem como saber previsão de quando ira concluir e nem saber se os documentos adicionais (transcrição do casamento da minha mãe e pedido de urgencia) foram juntados ao processo. Ultima pergunta. Se eu comprar uma passagem (vivo em Barcelona ES) e tirar um dia ir em Porto e tentar falar com o Arquivo Central, seria possivel saber mais sobre o meu processo? Vale a pena ir lá? Alguem por favor me dê uma luz. Muito obrigado!! Alexandre Mello Pereira, filho de @Norma
@Aleckspear2022 outra pessoa provavelmente consegue te confirmar isso com mais certeza, mas eu acho que dando entrada no CR mesmo sendo em porto vai pro CRC de Lisboa... E se for o caso eles tão levando uns 3 meses só pra registrar o processo e liberar a senha.
@mourare foi o seu pai brasileiro que registrou vc no primeiro ano de vida certo? Se sim, porque nasceu após 1978 a maternidade ficou estabelecida. Mas faça a declaração de maternidade na mesma, só para o seu processo ficar mais robusto.
mandei dos meus filhos em junho, acabou caindo em exigencia e mandei os novos documentos para o endereco antigo !!! Vai demorar ainda mais e gostar ainda mais
Se foi seu pai que declarou seu nascimento na menoridade, concordo com @nunogomes , a declaração da maternidade só vai reforçar o estabelecimento da filiação.
@guimoss , ele afirmou la atrás que não houve casamento religioso.
Bom dia pessoal tudo bom? Uma dúvida: a certidão de nascimento de inteiro teor e reprografica, pode ser digitada em um lado da folha e a reprografica no verso? Ou seria melhor enviar separado, tipo uma folha com a digitada e outra com a reprografica? (Ficaria beeeem mais barato fazer frente e verso hahahaha)
Sobre a exigência que aconteceu com o processo das minhas filhas enviadas em maio/22
Na ocasião, fui orientada ( aqui no fórum) que somente minha certidão de casamento de portuguesa com a transcrição seria necessária, porém , caiu em exigência em 29.09.22. Em 11 de outubro de 2022 recebia a carta e exigiram meu RG apostilado e também do pai brasileiro que já havia enviado, Isso nos custou 550 reais a mais entre custos de processos e envio DHL.
****NÃO ESTOU RECLAMANDO E NÃO CULPANDO ninguém do fórum, pois sempre fui atendida com muito respeito. Não sei se as exigências mudaram ou se depende do funcionário da conservatória que pega o caso. *****
Fica um alerta !
A DHL entregou ontem os documento e agora é ter a esperança de que avaliem logo, tendo em vista que são menores.
Também não sabia... alguém compartilhou a informação aqui no fórum mas ainda não entrei em contato com o ACP...
Vou entrar em contato com eles pra saber acerca dessa informação.. não que esteja duvidando do colega... mas recebi um e-mail ontem da ACP e ainda consta o endereço da Rua Visconde de Setúbal, que pode estar desatualizado.
De qualquer forma assim que obtiver um retorno vou postar aqui também...
Na segunda feira, dia 24/10/22, o processo passou de atribuição de nacionalidade da minha filha (menor, 5 anos) passou para a fase 4 (bolinha marrom), conforme print anexo. O processo foi recebido na Conservatória do Porto em 17/08/2022, quando deu início a tramitação.
@texaslady@nunogomes@guimoss , Muito obrigada pela ajuda e gentileza! Foi meu pai brasileiro quem me registrou sim, então para eu ficar mais tranquila vou enviar a declaração de maternidade da minha mãe. Vocês sabem se existe algum texto padrão para essa declaração, ou é um texto livre?
@Sandracac foi informado sobre a necessidade do documento apostilado dos pais que precisavam ser enviado, conforme no link abaixo que foi respondido para você:
mais alguém está tendo problemas com o site de acompanhamento? eu coloco o número do processo e fica carregando sem resultado nenhum, até que o captcha fica inválido. está assim já tem uns dias.
Vou ser bem sincera, o do meu marido tenho absoluta certeza que enviamos, pq eu estava fazendo o processo da cidadania dele e ele tirou um RG atualizado e esperamos chegar para fazer e mesmo assim me pediram de novo...
No meu caso, serei sincera, qdo fui no cartório tirar as certidões delas e apostilar os documentos, não tenho certeza se fiz no meu, pq no tópico acima talvez eu tenha entendido que só minha certidão de portuguesa era necessário. :(
Comentários
monteiroepm, no Consulado de BH fizeram a transcrição de casamento dos meus pais no dia seguinte ao da entrega dos documentos e não devolvem os mesmos.
@mourare
A transcrição do casamento é rápida pelo Consulado do Rio.
A minha preocupação é sobre o fato de ter sido celebrado depois.
Eu buscaria um casamento religioso, se foi feito antes do civil, o que era comum.
Verifique tb por divergências emtre a certidão portuguesa e as brasileiras.
Por isso que eu marquei o pessoal acima para opinar.
Eu aguararia a manifestação deles antes de fazer qq coisa.
Abraços
@Yuri_
Essa questão do Mastercard vem há bastante tempo.
Mas, acho que está começando a melhorar.
Se não me engano, o seu é o segundo ou terceiro caso de sucesso com essa bandeira de cartão.
Abraços e obrigado por informar.
Abraços
@Flaviovandrade
Deve ter sido a questão do endereço, então.
Eu tb enteeria em contato com a DHL e oergubtaria quem recebeu os documentos.
Lembre-se de que há um seguro neles.
Por favor, nos deixe informados sobre o seu caso.
Abraços
@DRROCHA o meu tão chegou hoje na bolinha 7, está igual ao seu. Quanto tempo deve está levando para sair o registro de cidadão português? Agora é só esperar? Ou dá para adiantar algo?
Alguém saberia responder essas perguntas:
Para dar entrada no processo dos meus filhos só após sair meu registro?
Quais são os próximos passos após sair o registro? Tirar o cartão cidadão? Passaporte? Algo mais? Esses são feitos no consulado?
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Não tenho muito conhecimento para te dar respostas corretas, eu fico acompanhando pelo site o meu processo.
Para dar entrada no processo de filhos, só precisa do registro e seguir com às documentações necessárias relatadas aqui no fórum.
Eu não tenho base para falar com mais propriedade em relação a processos, eu colhi muitas informações por aqui...espero ter contribuído na dúvida e qquer coisa pode me chamar.
@Cassiosfernandes
Ainda estou em duvida sobre oq perguntou acima, mas acho que todas as informações ja foram passadas.
Se ainda tiver dúvidas, é só perguntar.
===
Se vc os registrou na nenoridade, acho que não terá problemas cok transcrição.
Mas, em filhos menores tem a questão da assinatura de ambos os pais no formulário.
Marquei o @nunogomes , @texaslady e o @Nilton Hessel para opinarem a respeito.
Boa sorte!
@guimoss editado 1:54AM
@RCP
Obrigado pelo relato.
Olhe o que eu disse acima sobre a emissão do assento.
A bola 7 deve ficar verde em breve.
Vc conseguiu pagar com Matercard internacional?
Isso é uma bo notícia.
Teve algum problema? O cartão era físico ou virtual?
Abraços e parabéns!
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Olá amigo, obrigado pelas palavras e vamos em frente...rs
Sim, paguei pelo Mastercard internacional, cartão físico do banco, paguei de primeira e sem problemas.
Se puder contribuir com mais alguma informação, só chamar.
Abs!
@Maria993
Acho que só dá para saber pelo site das bolas.
Qd a 7 ficar verde, vc entra em contato perguntando do assento ou peça pelo civilonline.
Em processos de filhos, não costuka demorar.
@mourare faça como o @guimoss sugere, Se ela nunca casou pelo religioso, transcreva o casamento civil dos seus pais feito na sua maioridade, e depois corra na escola onde estudou por qualquer documento relacionado consigo assinado pela sua mãe, até porque foi ela provavelmente a responsável por assinar todos os papeis da escola. Depois peça na escola uma certidão que ateste que a sua mãe foi sua encarregada, e apostile esse documento. No cartório a sua mãe tb assinará uma "declaração de maternidade" e pronto, sai um pouco mais caro, mas com mais segurança de não cair em exigência o seu processo.
PS, vc nasceu em que ano?
@Maria993 pode informar as datas do processo para colocar na planilha?
A bolinha 7 ficará verde num prazo aproximado de 30 dias e como é na ACp ira em principio receber um email como assento informatizado. Seja como for vá vendo a planilha e quando processos aprovados em dias proximos e no mesmo dia tiverem o assento, comece a consular a sua caixa de correio e mesmo a de spam. Se vir que processos do mesmo dia ja tem assento e passar mais de uma semana sem receber o seu e sem a bolinha 7 ficar vrde, envie email para o arquivo central do porto
Olá a todos e olá @Nandalobao @David Lima . Eu tenho uma dúvida. Minha mãe recentemente recebeu a cidadania Portuguesa e em Agosto deste ano fomos ao Palacete dos Pestanas em Porto para dar entrada na minha cidadania, como filho (creio que o nome do processo é o 1C). Ali dei entrada em meados de Agosto desse ano, e uma semana depois saiu a transcrição de casamento da minha mãe, que foi enviado para ser juntada no processo e também fiz um pedido de urgência por motivo de trabalho (o documento facilitaria minha contratação em um projeto que começa agora). Bom, com esse contexto, minhas perguntas são: Existe algum site onde eu possa acompanhar o andamento desse processo? Existe alguma previsão/prazo para conclusão desse tipo de processo Falei algumas vezes no +351 211 950 500 mas me dizem que não tem como acompanhar esse processo e que o CRC de Porto está abarrotado de processos mas que não tem como saber previsão de quando ira concluir e nem saber se os documentos adicionais (transcrição do casamento da minha mãe e pedido de urgencia) foram juntados ao processo. Ultima pergunta. Se eu comprar uma passagem (vivo em Barcelona ES) e tirar um dia ir em Porto e tentar falar com o Arquivo Central, seria possivel saber mais sobre o meu processo? Vale a pena ir lá? Alguem por favor me dê uma luz. Muito obrigado!! Alexandre Mello Pereira, filho de @Norma
@nunogomes Obrigada pelas instruções! Eu nasci em 1992.
@Aleckspear2022 outra pessoa provavelmente consegue te confirmar isso com mais certeza, mas eu acho que dando entrada no CR mesmo sendo em porto vai pro CRC de Lisboa... E se for o caso eles tão levando uns 3 meses só pra registrar o processo e liberar a senha.
https://www.dn.pt/sociedade/pedidos-de-nacionalidade-duplicam-e-obrigam-a-abrir-17-balcoes-e-24-polos--15283736.html
@mourare
@nunogomes , vc sugere os dois?
Eu acho que é possível um ou outro.
Vou aguardar a manifestação da @texaslady e do @Nilton Hessel .
Obrigado e abraços a todos
@RCP
Cuidado com a marcação.
Tudo que que ficar colorido.
Em dúvida, olhe o tópico acima da janela de msgs.
Abraços e mais uma vez, obrigado.
@Aleckspear2022
O local em que vc fez é do ACP?
O endereço mudou recentemente.
===
Vc pode acompanhar pelo sute depois de ter recebido a senha.
Eu ligaria promeiro para lá.
É o meio mais seguro.
Os dados:
https://irn.justica.gov.pt/Arquivo-Central-do-Porto
Informe há qto tempo o seu processo está tramitando e nós podemos dar uma previsão para vc.
Ajudei a @Norma no caso dela. É o mesmo?
Abraços
@mourare foi o seu pai brasileiro que registrou vc no primeiro ano de vida certo? Se sim, porque nasceu após 1978 a maternidade ficou estabelecida. Mas faça a declaração de maternidade na mesma, só para o seu processo ficar mais robusto.
@DSMachado
serio que mudou de endereço ??
mandei dos meus filhos em junho, acabou caindo em exigencia e mandei os novos documentos para o endereco antigo !!! Vai demorar ainda mais e gostar ainda mais
@mourare ,
Se foi seu pai que declarou seu nascimento na menoridade, concordo com @nunogomes , a declaração da maternidade só vai reforçar o estabelecimento da filiação.
@guimoss , ele afirmou la atrás que não houve casamento religioso.
Bom dia pessoal tudo bom? Uma dúvida: a certidão de nascimento de inteiro teor e reprografica, pode ser digitada em um lado da folha e a reprografica no verso? Ou seria melhor enviar separado, tipo uma folha com a digitada e outra com a reprografica? (Ficaria beeeem mais barato fazer frente e verso hahahaha)
Sobre a exigência que aconteceu com o processo das minhas filhas enviadas em maio/22
Na ocasião, fui orientada ( aqui no fórum) que somente minha certidão de casamento de portuguesa com a transcrição seria necessária, porém , caiu em exigência em 29.09.22. Em 11 de outubro de 2022 recebia a carta e exigiram meu RG apostilado e também do pai brasileiro que já havia enviado, Isso nos custou 550 reais a mais entre custos de processos e envio DHL.
****NÃO ESTOU RECLAMANDO E NÃO CULPANDO ninguém do fórum, pois sempre fui atendida com muito respeito. Não sei se as exigências mudaram ou se depende do funcionário da conservatória que pega o caso. *****
Fica um alerta !
A DHL entregou ontem os documento e agora é ter a esperança de que avaliem logo, tendo em vista que são menores.
abraço a todos.
É @PaulaTaveira !
Também não sabia... alguém compartilhou a informação aqui no fórum mas ainda não entrei em contato com o ACP...
Vou entrar em contato com eles pra saber acerca dessa informação.. não que esteja duvidando do colega... mas recebi um e-mail ontem da ACP e ainda consta o endereço da Rua Visconde de Setúbal, que pode estar desatualizado.
De qualquer forma assim que obtiver um retorno vou postar aqui também...
Abraços.
Diego.
Bom dia.
Na segunda feira, dia 24/10/22, o processo passou de atribuição de nacionalidade da minha filha (menor, 5 anos) passou para a fase 4 (bolinha marrom), conforme print anexo. O processo foi recebido na Conservatória do Porto em 17/08/2022, quando deu início a tramitação.
@texaslady @nunogomes @guimoss , Muito obrigada pela ajuda e gentileza! Foi meu pai brasileiro quem me registrou sim, então para eu ficar mais tranquila vou enviar a declaração de maternidade da minha mãe. Vocês sabem se existe algum texto padrão para essa declaração, ou é um texto livre?
@Sandracac foi informado sobre a necessidade do documento apostilado dos pais que precisavam ser enviado, conforme no link abaixo que foi respondido para você:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289966#Comment_289966:~:text=%40Sandracac,Boa%20sorte!!
@Sandracac reelendo fiquei em dúvida, você enviou o documentos do pai e da mãe apostilado, e mesmo assim caiu em exigencia?
mais alguém está tendo problemas com o site de acompanhamento? eu coloco o número do processo e fica carregando sem resultado nenhum, até que o captcha fica inválido. está assim já tem uns dias.
@Lopes_alvs eu com certeza segui o tópico abaixo
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/290224#Comment_290224.
Vou ser bem sincera, o do meu marido tenho absoluta certeza que enviamos, pq eu estava fazendo o processo da cidadania dele e ele tirou um RG atualizado e esperamos chegar para fazer e mesmo assim me pediram de novo...
No meu caso, serei sincera, qdo fui no cartório tirar as certidões delas e apostilar os documentos, não tenho certeza se fiz no meu, pq no tópico acima talvez eu tenha entendido que só minha certidão de portuguesa era necessário. :(
@Sandracac o que importa é que agora já está tudo bem, possivelmente até sexta feira já tem o despacho, ou então no decorrer da próxima semana.