Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1119011911193119511961475

Comentários

  • @Destefano e @gandalf, muito obrigada pelas informações!!

    Então, ela divorciou, mas optou por manter o nome de casada, então pelo que entendi seria um problema a menos? E como o objetivo dela é conseguir para a filha, apenas transcrever o casamento seria suficiente para pedir?

    obrigada mais uma vez!

    Camila

  • editado May 2022

    @Camimarq

    Sim, é um problema a menos.

    Basta fazer a transcrição do casamento para dar direito a filha.

    Leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/289787/#Comment_289787

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Acabei de atualizar o meu processo na planilha pois recebi hoje a confirmação de criação do meu assento por e-mail! Eba mais uma portuguesa! O meu processo iniciou-se em dezembro :)

    Gostaria de saber se alguém aqui no fórum precisou solicitar a emissão do cartão cidadão através do consulado português nos Estados Unidos. Atualmente eu estou morando no país e gostaria de saber como conseguiram fazer o agendamento, pois fui informada que o Consulado de Miami não está fazendo esse serviço e que o mesmo deveria ser solicitado em Palm Coast que parece estar fechado.


    Muito obrigada!

  • @erikampires

    Sua informação está bem defasada.

    O consulado honorário de Palm Coast cessou suas atividades em Maio/2020, por discordar das diretrizes do novo embaixador que foi indicado. Não apenas Palm Coast, mas Chicago e várias outras. Muitos outros diplomatas à época se demitiram por motivo semelhante. https://flaglerlive.com/153749/caesar-depaco-resignation/

    Não existe mais consulado português na FL. Nem em Miami, nem em Palm Coast.

    Somente em Washington DC, NYC, ou Boston. São 3 consulados na área de Boston, Providence e Rhode Island, 2 consulados na área de NYC e Newark, a Embaixada em Washington DC, e o consulado em San Francisco CA.

    Todos os outros 14 que existiam foram fechados.

  • @josianeads, nossos processos foram enviados juntos, no dia 22/12/2022. Em 07/01/2022 eles mandaram as senhas.

    As numerações dos processos são de 2022, isto é, 00000/22.

    Em 11/04/2022 ambos processos apresentaram bolinha 2 verde.

    Em 28/04/2022 apresentaram bolinha 4 marrom, afirmando que os documentos estavam corretos e válidos.

    No dia de hoje, 25/05/2022, foi dado o despacho para ambos os processos.

    Obs: enviado CNH, sem exigência, mas, se fosse eu hoje, enviaria um novo RG.

  • @gandalf @Destefano


    Muito obrigado, amigos.


    No meu caso, me certifiquei que meu pai não foi o declarante. Deste modo, quando sair a certidão do meu pai, terei que fazer a transcrição do casamento. Vcs sabem me informar onde vejo qual o procedimento necessário para isso? (sabem o prazo estimado tb?)


    Fraterno abraço

  • @gandalf como sempre me ajudando muito, vou seguir com o pedido dela da forma convencional, há de dar certo!! Muito obrigada

  • Boa noite a todos, é com muita alegria que informo que o meu processo e o do meu irmão foram finalizados (bolinha 7 verde) hoje. Estamos tão contentes! Foram muitos percalços, mas finalmente conseguimos a tão sonhada cidadania portuguesa. Muito obrigada a todos mais uma vez! Sem a ajuda do fórum isso não teria sido possível.

    Já atualizei a planilha.

  • @gandalf obrigada!

    Perdi o dinheiro do vinho....:(:(:(

    Amanhã eu já vou enviar a certidão reconhecida e apostilada.

  • @verifel

    Parabéns aos novos Tugas.

    Gostou da previsão na planilha de 13/05/22 para aprovação, e depois mais 14 dias para sair o assento? Na mosca! Hehe

  • editado May 2022

    @olivalrodrigues

    Em princípio o melhor e fazer no consulado português que atende a sua área. Onde você mora?

    Os melhores são os consulados do Rio (RJ e ES), de Santos (SP e MS), e de Brasília (DF, GO, MT). Esses levam 2-3 semanas.

    As instruções para o procedimento, documentação, e pgto, variam de um consulado para outro. Terá que buscar o site do seu consulado.

  • editado May 2022

    @gandalf @Rubens Cardia trago updates! Consultei hoje e o processo do meu irmao menor:

    Deu tudo certo! \o/

    PS.: Os RGs dele e da mae dele nao foram apostilados, somente certificados (do nosso pai foi o CC certificado), porem os processos do nosso pai, meu e do meu outro irmao foram todos feitos no ACP (ha 5 anos atras). Motivo pelo qual acredito nao ter caido em exigencia.

    Obrigada ao forum mais uma vez! O vinho ja ta no esquema! :)

  • editado May 2022

    @Matheushen Obrigada pelas datas.

    "Em 28/04/2022 apresentaram bolinha 4 marrom, afirmando que os documentos estavam corretos e válidos."

    No dia 09/05 que tivemos a primeira notícia aqui do @Fabiano sobre exigência por CNH.

    Exatamente o dia que enviei o processo de um tio com CNH ao ACP. Meu tio já está providenciando o RG.

  • Bom dia pessoal. Está tranquilo no momento o agendamento no Consulado de Portugal de BH. Abriu agora a pouco a agenda nova.

  • @josianeads Oi! Então, eu estou com a mesma preocupação com o processo do meu pai. Ele tirou o RG, tirei cópia colorida, autentiquei e apostilei. Está guardado, caso caia em exigência já estou com isso pronto. Eu descobri que os Correios aqui do RJ suspenderam o serviço de Carta Registrada, agora só por Sedex que é a partir de 270,00 reais. Como é um serviço caro, preferi esperar, vai que eles peçam outra coisa né? Daí eu gastaria dinheiro 2x...

    @gandalf você faria o mesmo, querido?

    Beijos!

  • Bom dia. Alguém sabe como funciona o agendamento no vice-consulado de Curitiba?

    Anos atrás meu tio tirou seu cartão cidadão sem agendamento, chegando lá e enfrentando fila apenas. Nao sei se mudou.

  • Boa tarde,

    Estou com uma dúvida no preenchimento do Formulário 1C. No Quadro 1, na parte onde pede DOC. DE IDENTIFICAÇÃO, vou colocar as informações do meu RG mesmo enviando a copia do Passaporte? Ou nesse caso que vou enviar o Meu passaporte, vou preencher os dados do Passaporte?


    Att,

  • editado May 2022

    Olá @Matheushen, mudou sim, agora o agendamento é feito através do site https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf quando o consulado abre vaga. Para saber quando iram abrir as vagas pode perguntar por email que eles respondem ou ficar tentando pegar uma vaga de desistência.

    Para transcrição de casamento, só enviar por correios e os demais serviços só com agenda.


    Editado - Tinha enviado email perguntando sobre e me responderam com a mensagem abaixo.


  • Bom dia.

    Recebi, por email, meu registo no dia 24/05.

    Envio por DHL:07/12/21

    Recebido no Porto: 13/12/21

    Senha por email: 17/12/21

    Bola 4: 30/03

    Bola 6: 10/05

    Bola 7: 24/05

    Agradeço muito ao grupo deste fórum pela realização deste sonho que agora será herdado por meus filhos. Gratidão a todos!

  • @DanielBalthazar , se vai enviar cópia autenticada e apostilada do passaporte que contenha a filiação, tem que colocar o número do passaporte, onde foi emitido e a data de emissão do passaporte, e não do RG.

  • @Reginasacrini , parabéns!! Comemore com muito vinho e bacalhau!!

  • Oi gente! Recebi a certidão da minha avó agora e é naquele modelo bem simples que sempre comentam aqui. Mas ele tem uns "**" nos sobrenomes e esse parágrafo dizendo que "o registro foi elaborado no sistema informático (SIRIC)" me deixou confusa. Posso usar esse PDF mesmo para o processo do meu pai, né?

  • Olá pessoal, boa tarde! Estou muito feliz em saber que meu processo foi aprovado e com um excelente prazo na ACP.

    Essas foram as datas:


    Enviado - 19/01

    Entregue - 24/01

    Chave de acesso - 28/01

    Bolinha 2 - 12/05

    Bolinha 4 - 19/05

    Bolinha 6 Verde - 26/05


    Quero deixar os agradecimentos para todos do Fórum, vocês me ajudaram demais nesse 1 ano de processo entre meu pai e o meu. Nossa, muito feliz!

  • editado May 2022

    Prezados,

    Com 108 dias do recebimento, o meu processo e do meu irmão foram para a 2ª bolinha verde.

    Processos 20.xxx/2022 e 20.xxx/2022

    Bolinha 1: 11/02/2022

    Bolinha 2: 26/05/2022

    Adicionei a informação na observação da planilha.

  • Boa tarde.

    Com meu processo concluído e a transcrição de casamento feita, gostaria de saber a documentação necessário para dar entrada pelo Porto para minhas filhas menores de 7 e 9 anos.

    Podem me ajudar ?

  • @Laiize , veja quem foi o declarante do nascimento do seu pai até que ele tivesse 1 ano de idade.

    Se foi seu avô brasileiro, terá que transcrever o casamento de sua avó, antes de mandar o processo do seu pai.

  • @Sandracac

    Formuário 1C, com o quadro 3 preechido, com os dados do pai e da mãe, que têm que asssinar no cartório para reconhecerem a firma por autenticidade - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Certidão de nascimento do requerente, por cópia reprográfica do livro, apostilada;

    Cópias autenticadas e apostiladas do RG ou passaporte que contenha a filiação dos pais, apostilada;

    Cópia simples do asento de nascimento e de casamento da mãe portuguesa

    Os dois processos podem ir juntos, mas cada um completo, sem compartilhar documentos.

    Mande para o ACP

    Boa sorte!!

  • Boa tarde pessoal, tudo certo ?


    Gostaria de uma opinião do pode ter acontecido de errado para o meu processo não estar completo !?


    Recebi minha chave de acesso no dia 28/01/2022, no dia 23/05/2022 o processo chegou na Fase 4 e estava com o status de :



    Porem hoje, fui verificar novamente e agora esta:


    Eu revisei todas as documentações e não estava faltando nada, ainda não recebi a carta com o motivo mas fiquei um pouco preocupado do que poderia ser...


    Obrigado desde ja !

  • @Leticialele foi a minha avó mesmo. Meu pai não tem declarante paterno na certidão dele, somente minha avó.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.