@Nandalobao a notícia é excelente, pois apesar de ser uma exigência, ela é tranquila de ser cumprida. Será que você não consegue pedir para eles enviarem uma cópia da carta por email? Digo isso para você anexar no envio quando for cumprir a exigência.
Entendi! É que na certidão de nascimento da minha mãe (e por consequencia em todos os documentos da minha mãe) o segundo nome da minha avó esta como THereZinha e em documentos como a averbação do casamento dos meu avós esta como TereSinha. (mas só um adendo, o português é meu avô, que também foi o declarante)
Essa certidão é acessória, e não precisa apostilar. Basta ser de inteiro teor, certificada, com QRcode do TJ (e todas são).
Se não tiver a carta, basta tirar um print-screen da tela de consulta online, e mandar junto. Eu faria um pequeno requerimento simples, pedindo a juntada do documento ao processo em virtude da exigência no processo.
Escreva URGENTE do lado de fora do envelope da DHL, e no print-screen também. Talvez consiga que aprovem ainda antes das férias.
O processo é do meu filho menor e eu já tinha noção do que era a exigência porque fizemos todos iguais da famíia para os menores.
Apenas para dar um update de tempo que levou: finalmente recebi minha carta! A data da carta de exigência é do dia 28/04, eles postaram dia 29/04, chegando no Brasil dia 06/05 (Curitiba), chegando em são paulo no centro de distribuição dia 10/05 e ainda levou mais 7 dias para chegar em minha residência em Campinas (17/05). É registrada. E ontem, depois de muito perguntar na administração do condomínio (moro em prédio) finalmente acharam minha carta que estava perdida fazia uma semana aqui no condomínio! E a exigência veio igual ao da minha irmã, o que era esperado, já que fizemos tudo igual.
Acho que o tempo de chegar na residência é relativo, depende da região onde vive. Minha irmã, por morar em São Paulo mesmo recebeu dia 11/05, um dia depois de chegar ao centro de distribuição.
Não sei se te ajudo ou se te apavoro com minha experiência, rs, mas foi o tempo que correu para mim.
@gandalf e @Nilton Hessel agradeço pelos seus comentário, finalmente tenho minha carta e já estou correndo atrás dos documentos!
Os detalhes que você mencionou fazem diferença sim...Mas na maioria das vezes não são levados em conta...
É sem dúvida importante o compartilhamento desses detalhes aqui no Fórum pois podem servir de referência para algum colega que por acaso venha a enfrentar situação semelhante...
Obrigado por compartilhar...E boa sorte na sequência dos processos...
@Nandalobao que bom que já sabe o que aconteceu. Agora é fazer a certidão novamente e enviar pra eles. Vai dar certo. Vai levar um tempinho a mais más terá sua cidadania. E vamos nos encontrar lá na terrinha pra rir desses perrengues enquanto tomamos um vinho.
Pessoal, fiz o processo para naturalização do meu pai e enviei para o Arquivo Central do Porto. Essa semana me enviaram o email com a confirmação do número do processo. Estou muito feliz e a ajuda de vcs foi fundamental. Muito obrigado.
Quando meu pai for naturalizado, eu precisarei fazer a transcrição de casamento dele antes de iniciar o meu processo de naturalização?
@olivalrodrigues o seu pai requereu a naturalização com base em que? Qual tipo de processo? Residência?
Atualização: olhei o seu histórico e percebi que não é naturalização, eis que você cita no seu primeiro post que é por atribuição. Atribuição é linha reta, por ser ACP, também é direta. Nesse caso, se for confirmado isso, se o seu pai (português) foi o seu declarante, não precisa transcrever, apesar da necessidade do seu pai manter o estado civil atualizado. Dessa forma, não precisa esperar a transcrição para mandar os documentos quando o assento de nascimento dele ficar pronto.
Boa tarde, obrigada por me aceitar no fórum, quero dar entrada na minha atribuição, minha mãe e portuguesa com a transcrição de casamento já feito, procurei e vi que a listagem de documentação é 2020 ainda ainda são os mesmos documentos ?
certidão fotocópia e inteiro teor ambas apostiladas
@tatimns obrigada por relatar sua experiência. Me apavora só pelo tempo, demorou mais de 20 dias pra chegar, senhor! Até lá já teria morrido pensando no que poderia ser... Rsrsrs Eu sou surtada, quem acompanha o fórum sabe. Rsrsrs
Sofro de ansiedade e já estou em processo de cidadania desde 2017 e de lá pra cá o caminho foi longo e bem difícil... Exigência em todos os processos! Só Jesus pra ter misericórdia! Rsrsrs
Boa sorte aí no processos dos pequenos, no final dá tudo certo!
@Destefano obrigada por complementar, a informação, fui eu que coloquei a outra(por sorte). Descobrir que tem o link que permite fazer alteração... O que abro no celular não permite, mesmo fazendo no Pc, ou sou eu que não sei mexer mesmo... Rsrsrs
Eu conheço uma pessoa assim ansiosa como você. Então eu entendo que haja pessoas assim no mundo. LOL
Mas essa frase é um mistério pra mim... "no final dá tudo certo!". Ela parece ter um efeito calmante sobre as pessoas. Hehe
Mesmo que não dê certo, a pessoa logo acha uma explicação para o fato, muda a expectativa, mas segue com a mesma frase. Como você diz: "Exigência em todos os processos! Só Jesus pra ter misericórdia! Rsrsrs". Não deu tudo certo, mas também ainda não chegou no final. :-)
As coisas dão certo porque atitudes são tomadas nessa direção. Não porque alguém disse que "vai dar tudo certo". Mas as pessoas de fato se sentem mais calmas por algum motivo misterioso.
@gandalf@Leticialele Oi queridos! Meu pai conseguiu tirar o RG atualizado. O processo dele está com 85 dias ainda na bolinha 1 verde. Vale a pena autenticar e apostilar a cópia do RG e enviar por DHL para juntar ao processo (consigo fazer tudo isso em 1 dia aqui no RJ)?
*Ele havia enviado apenas a cópia da CNH apostilada.
@gandalf mas no final dá certo ou deu certo pra mim até agora, mesmo com todo stress e gastos extras.
Infelizmente por mais cuidado que tenhamos com a documentação (eu li e reli a minha umas 50x, fiz check list 50x) a única coisa que tinha de "errado" era o local de nascimento. E ainda assim a exigência foi uma certidão de inteiro teor reconhecida e apostilada. Talvez eu ligue amanhã só pra confirmar, pq agora já tô com medo da mulher ter lido a carta de outra pessoa.... será? Pior que já paguei a certidão nova, com muita dor no coração, TJ/BA é um assalto a mão desarmada. Rsrsrsrs
Sem dúvida deve fazer a cópia apostilada do RG e mandar agora, com uma cópia da consulta online (onde tem seus dados) e uma carta pedindo a juntada desse documento ao seu processo Nº XXXX/AAAA.
Não precisa mandar por DHL ainda, porque não tem pressa. Só precisarão dele uns 4 meses depois da chegada dos documentos lá, e o correio normal leva 20 dias. A carta normal com AR custa R$39. Não tem seguro, mas 90% chega. Já o DHL custa R$240. Se já tivesse exigência, sem dúvida seria DHL. Mas está se antecipando, pode economizar. Se extraviar esse, faz novamente. Tem tempo.
@gandalf a mocinha que leu a carta disse que tinha que apostilar, eu perguntei. Seria uma baita economia se não precisasse (+/- 110,00) já compra o vinho da comemoração, rsrsrsrs
Vou reenviar o email para ver se eles me mandam a carta em PDF...
Você tem que ler o que está escrito. "a exigência foi uma certidão de inteiro teor reconhecida e apostilada" certificada.
Está alguns posts aí acima: "Essa certidão é acessória, e não precisa apostilar. Basta ser de inteiro teor, certificada, com QRcode do TJ (e todas são)."
Se você mandou a reprográfica apostilada, é a que vale. Essa outra é só pra auxiliar a leitura da outra que é oficial. Se quiser apostilar pode, só vai lhe custar alguns dias, e mais dinheiro. No Rio apostilamento não é tão caro assim. A certidão é que custa o triplo de outros estados.
@gandalf não tenho a carta ... Eu perguntei a ela, porque no processo da minha avó também caiu nessa mesma exigência e não precisou apostilar (Tondela).
Vou tentar falar com o ACP ... Quando eu concluir esse processo, provavelmente terei um coma alcoólico. Como diz aqui na Bahia: "Vou comer água" como não houvesse amanhã. Rpz... Eita atrás de vixe!
Não se avexe não. Vai lá, apostila que vc fica feliz e sente segura. E vc vai explicar a todos que com certeza, só deu certo porque apostilou.
Mas seguindo sua lógica, vai dar tudo certo, de qualquer maneira. Com ou sem apostila. E se não der a gente inventa uma história. Hehe
Se vc sabe que vai dar tudo certo no final, porque então você fica ansiosa e surtada? :-)
Na carta em que vc põe tanta esperança só vai pedir uma "certidão em inteiro teor digitada, devidamente legalizada para auxiliar a leitura". Se for assim, em que isso te ajuda?
Os filhos são maiores ou menores de idade? menores
Qual a idade deles? 12 e 13 anos.
A transcrição do casamento já foi feita? Ainda não. Vou fazer pelo consulado de Brasília.
Quantos anos de casado você tem? 15 anos.
Para nacionalidade da esposa (art-3) precisa ter 3 anos se tiverem filhos em comum já com nacionalidade portuguesa, ou 6 anos independente de filhos. Demora 2,5 anos aproximadamente, só faz pela CRCentrais de Lisboa. ...caramba, que demora!
@Destefano Isso, o processo do meu pai é por atribuição, perdão pelo engano. Meu avô já é português e agora foi inaugurado o processo para o meu pai, por atribuição. Nesse caso, então, quando o assento de nascimento dele ficar pronto, já posso preparar os meus documentos para o envio para Portugal, assim como foi feito para ele (sem precisar fazer a transcrição de casamento)?
2) Aproveitando o ensejo: sabe dizer se, em regra, o tempo de espera, para o meu caso, é aproximadamente o mesmo que o do meu pai?
Comentários
@Nandalobao a notícia é excelente, pois apesar de ser uma exigência, ela é tranquila de ser cumprida. Será que você não consegue pedir para eles enviarem uma cópia da carta por email? Digo isso para você anexar no envio quando for cumprir a exigência.
@Destefano eu pedi, mas a central reencaminhou o e-mail para o ACP que ainda não me responderam.
Se você estiver com tempo, atualiza essa informação na planilha pra mim, por favor.
@Nilton Hessel
Entendi! É que na certidão de nascimento da minha mãe (e por consequencia em todos os documentos da minha mãe) o segundo nome da minha avó esta como THereZinha e em documentos como a averbação do casamento dos meu avós esta como TereSinha. (mas só um adendo, o português é meu avô, que também foi o declarante)
@Nandalobao
Essa certidão é acessória, e não precisa apostilar. Basta ser de inteiro teor, certificada, com QRcode do TJ (e todas são).
Se não tiver a carta, basta tirar um print-screen da tela de consulta online, e mandar junto. Eu faria um pequeno requerimento simples, pedindo a juntada do documento ao processo em virtude da exigência no processo.
Escreva URGENTE do lado de fora do envelope da DHL, e no print-screen também. Talvez consiga que aprovem ainda antes das férias.
@Cristina2022
aqui: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908
@Nandalobao
O processo é do meu filho menor e eu já tinha noção do que era a exigência porque fizemos todos iguais da famíia para os menores.
Apenas para dar um update de tempo que levou: finalmente recebi minha carta! A data da carta de exigência é do dia 28/04, eles postaram dia 29/04, chegando no Brasil dia 06/05 (Curitiba), chegando em são paulo no centro de distribuição dia 10/05 e ainda levou mais 7 dias para chegar em minha residência em Campinas (17/05). É registrada. E ontem, depois de muito perguntar na administração do condomínio (moro em prédio) finalmente acharam minha carta que estava perdida fazia uma semana aqui no condomínio! E a exigência veio igual ao da minha irmã, o que era esperado, já que fizemos tudo igual.
Acho que o tempo de chegar na residência é relativo, depende da região onde vive. Minha irmã, por morar em São Paulo mesmo recebeu dia 11/05, um dia depois de chegar ao centro de distribuição.
Não sei se te ajudo ou se te apavoro com minha experiência, rs, mas foi o tempo que correu para mim.
@gandalf e @Nilton Hessel agradeço pelos seus comentário, finalmente tenho minha carta e já estou correndo atrás dos documentos!
@tatimns
Melhor assim. Basta mandar a cópia do RG ou Passaporte certificado e apostilado, com uma cópia da carta de exigência, como solicitado.
@Nandalobao eu complementei a informação, com linha registo e data de hoje. Alguém já havia colocado, creio ter sido o @gandalf
@tatimns ...
Os detalhes que você mencionou fazem diferença sim...Mas na maioria das vezes não são levados em conta...
É sem dúvida importante o compartilhamento desses detalhes aqui no Fórum pois podem servir de referência para algum colega que por acaso venha a enfrentar situação semelhante...
Obrigado por compartilhar...E boa sorte na sequência dos processos...
@Nandalobao que bom que já sabe o que aconteceu. Agora é fazer a certidão novamente e enviar pra eles. Vai dar certo. Vai levar um tempinho a mais más terá sua cidadania. E vamos nos encontrar lá na terrinha pra rir desses perrengues enquanto tomamos um vinho.
Pessoal, fiz o processo para naturalização do meu pai e enviei para o Arquivo Central do Porto. Essa semana me enviaram o email com a confirmação do número do processo. Estou muito feliz e a ajuda de vcs foi fundamental. Muito obrigado.
Quando meu pai for naturalizado, eu precisarei fazer a transcrição de casamento dele antes de iniciar o meu processo de naturalização?
Att,
@olivalrodrigues o seu pai requereu a naturalização com base em que? Qual tipo de processo? Residência?
Atualização: olhei o seu histórico e percebi que não é naturalização, eis que você cita no seu primeiro post que é por atribuição. Atribuição é linha reta, por ser ACP, também é direta. Nesse caso, se for confirmado isso, se o seu pai (português) foi o seu declarante, não precisa transcrever, apesar da necessidade do seu pai manter o estado civil atualizado. Dessa forma, não precisa esperar a transcrição para mandar os documentos quando o assento de nascimento dele ficar pronto.
Boa tarde, obrigada por me aceitar no fórum, quero dar entrada na minha atribuição, minha mãe e portuguesa com a transcrição de casamento já feito, procurei e vi que a listagem de documentação é 2020 ainda ainda são os mesmos documentos ?
obrigada
Obrigada @Rogeriof ! Bom dia!
Oioi pessoal,
Postei um comentário ontem sobre prazos, 3 meses de envio sem mudança de status, apenas como recebido.
Me parece pelo que observei da planilha ontem as pessoas que enviaram no mesmo período já consta ao menos como registrado.
Não há muito o que se possa fazer em todo caso, mas só para perceber se já aconteceu com mais alguém.
beijos e obrigada
@Julobom, para mudar para a bolinha 2, em média, são 120 dias. Depois as coisas tendem a ser mais rápidas.
@tatimns obrigada por relatar sua experiência. Me apavora só pelo tempo, demorou mais de 20 dias pra chegar, senhor! Até lá já teria morrido pensando no que poderia ser... Rsrsrs Eu sou surtada, quem acompanha o fórum sabe. Rsrsrs
Sofro de ansiedade e já estou em processo de cidadania desde 2017 e de lá pra cá o caminho foi longo e bem difícil... Exigência em todos os processos! Só Jesus pra ter misericórdia! Rsrsrs
Boa sorte aí no processos dos pequenos, no final dá tudo certo!
@Destefano obrigada por complementar, a informação, fui eu que coloquei a outra(por sorte). Descobrir que tem o link que permite fazer alteração... O que abro no celular não permite, mesmo fazendo no Pc, ou sou eu que não sei mexer mesmo... Rsrsrs
@Nandalobao
Eu conheço uma pessoa assim ansiosa como você. Então eu entendo que haja pessoas assim no mundo. LOL
Mas essa frase é um mistério pra mim... "no final dá tudo certo!". Ela parece ter um efeito calmante sobre as pessoas. Hehe
Mesmo que não dê certo, a pessoa logo acha uma explicação para o fato, muda a expectativa, mas segue com a mesma frase. Como você diz: "Exigência em todos os processos! Só Jesus pra ter misericórdia! Rsrsrs". Não deu tudo certo, mas também ainda não chegou no final. :-)
As coisas dão certo porque atitudes são tomadas nessa direção. Não porque alguém disse que "vai dar tudo certo". Mas as pessoas de fato se sentem mais calmas por algum motivo misterioso.
@Thalitaamaral , sim, a documentação é a mesma.
@Nandalobao sou fã dessa frase. Boa sorte. Sou também muito ansiosa...kkkk
@gandalf @Leticialele Oi queridos! Meu pai conseguiu tirar o RG atualizado. O processo dele está com 85 dias ainda na bolinha 1 verde. Vale a pena autenticar e apostilar a cópia do RG e enviar por DHL para juntar ao processo (consigo fazer tudo isso em 1 dia aqui no RJ)?
*Ele havia enviado apenas a cópia da CNH apostilada.
Muito obrigada mais uma vez!
@gandalf mas no final dá certo ou deu certo pra mim até agora, mesmo com todo stress e gastos extras.
Infelizmente por mais cuidado que tenhamos com a documentação (eu li e reli a minha umas 50x, fiz check list 50x) a única coisa que tinha de "errado" era o local de nascimento. E ainda assim a exigência foi uma certidão de inteiro teor reconhecida e apostilada. Talvez eu ligue amanhã só pra confirmar, pq agora já tô com medo da mulher ter lido a carta de outra pessoa.... será? Pior que já paguei a certidão nova, com muita dor no coração, TJ/BA é um assalto a mão desarmada. Rsrsrsrs
No final vai dá certo, vai ter que dá!
@sue_morga obrigada! Boa sorte para todos nós!
@jubsal
Sem dúvida deve fazer a cópia apostilada do RG e mandar agora, com uma cópia da consulta online (onde tem seus dados) e uma carta pedindo a juntada desse documento ao seu processo Nº XXXX/AAAA.
Não precisa mandar por DHL ainda, porque não tem pressa. Só precisarão dele uns 4 meses depois da chegada dos documentos lá, e o correio normal leva 20 dias. A carta normal com AR custa R$39. Não tem seguro, mas 90% chega. Já o DHL custa R$240. Se já tivesse exigência, sem dúvida seria DHL. Mas está se antecipando, pode economizar. Se extraviar esse, faz novamente. Tem tempo.
@gandalf Perfeito! Muito obrigada.
Então eu só preciso apostilar a cópia do RG e imprimir a página de consulta com os dados dele.
Além da carta que pode ser:
"Peço, por gentileza, a juntada deste documento ao processo Nº XXXX/AAAA de Fulano de Tal.
Com os melhores cumprimentos,
........................................."
Assim?
@gandalf a mocinha que leu a carta disse que tinha que apostilar, eu perguntei. Seria uma baita economia se não precisasse (+/- 110,00) já compra o vinho da comemoração, rsrsrsrs
Vou reenviar o email para ver se eles me mandam a carta em PDF...
@Nandalobao
Você tem que ler o que está escrito. "a exigência foi uma certidão de inteiro teor
reconhecida e apostilada" certificada.Está alguns posts aí acima: "Essa certidão é acessória, e não precisa apostilar. Basta ser de inteiro teor, certificada, com QRcode do TJ (e todas são)."
Se você mandou a reprográfica apostilada, é a que vale. Essa outra é só pra auxiliar a leitura da outra que é oficial. Se quiser apostilar pode, só vai lhe custar alguns dias, e mais dinheiro. No Rio apostilamento não é tão caro assim. A certidão é que custa o triplo de outros estados.
@gandalf não tenho a carta ... Eu perguntei a ela, porque no processo da minha avó também caiu nessa mesma exigência e não precisou apostilar (Tondela).
Vou tentar falar com o ACP ... Quando eu concluir esse processo, provavelmente terei um coma alcoólico. Como diz aqui na Bahia: "Vou comer água" como não houvesse amanhã. Rpz... Eita atrás de vixe!
@Nandalobao
Não se avexe não. Vai lá, apostila que vc fica feliz e sente segura. E vc vai explicar a todos que com certeza, só deu certo porque apostilou.
Mas seguindo sua lógica, vai dar tudo certo, de qualquer maneira. Com ou sem apostila. E se não der a gente inventa uma história. Hehe
Se vc sabe que vai dar tudo certo no final, porque então você fica ansiosa e surtada? :-)
Na carta em que vc põe tanta esperança só vai pedir uma "certidão em inteiro teor digitada, devidamente legalizada para auxiliar a leitura". Se for assim, em que isso te ajuda?
Boa noite @gandalf
Respondendo às suas perguntas
Os filhos são maiores ou menores de idade? menores
Qual a idade deles? 12 e 13 anos.
A transcrição do casamento já foi feita? Ainda não. Vou fazer pelo consulado de Brasília.
Quantos anos de casado você tem? 15 anos.
Para nacionalidade da esposa (art-3) precisa ter 3 anos se tiverem filhos em comum já com nacionalidade portuguesa, ou 6 anos independente de filhos. Demora 2,5 anos aproximadamente, só faz pela CRCentrais de Lisboa. ...caramba, que demora!
Obrigado !
@Destefano Isso, o processo do meu pai é por atribuição, perdão pelo engano. Meu avô já é português e agora foi inaugurado o processo para o meu pai, por atribuição. Nesse caso, então, quando o assento de nascimento dele ficar pronto, já posso preparar os meus documentos para o envio para Portugal, assim como foi feito para ele (sem precisar fazer a transcrição de casamento)?
2) Aproveitando o ensejo: sabe dizer se, em regra, o tempo de espera, para o meu caso, é aproximadamente o mesmo que o do meu pai?