@Leticialele eu conferi os selos tudinho, mas na ansiedade eu acabei não me atentando em tirar e salvar as copias...
Vou torcer pra não ser nada pior e correr atras da pendencia.
Eu acompanho o fórum já a bastante tempo e sempre me atualizando sobre os documentos, tirei todas as duvidas antes de enviar, mas faz parte, vamos aguardar e qualquer coisa volto pra mais ajuda.
Estou terminando de reunir os documentos necessários para começar os processos de atribuição para mim e para o meu irmão e fiquei com uma dúvida. Teria algum problema enviar os dois processos no mesmo pacote ou seria melhor mandar separado? Pergunto isso porque o preço para enviar os documentos pela DHL passa dos 200 reais.
Eu já percebi por outros relatos, lendo nas entrelinhas, que se eles conseguem acessar o que tem no processo dos pais. Relatos como o seu parecem corroborar essa tese.
Pode ser só minha impressão, mas isso explicaria por que uns aprovam e outros não.
Pode colocar cada processo completo num envelope plástico, ou de papel pardo, e colocar os dois envelopes dentro do envelope amarelo da DHL. Chegando lá eles recebem, separam os dois, e cada processo segue seu caminho.
Não há problema algum. Só não pode ainda compartilhar documentos, como um assento para os 2 processos. (Em breve poderá)
Por enquanto, cada processo completo com todos os seus documentos.
Primeiramente, peço desculpas caso esta duvida seja repetida. Procurei no fórum mas não encontrei especificamente essa questão. Estou ajudando meu pai, 56 anos, a preparar os documentos para o envio para ACP. Ele é filho de pai e mãe portugueses nascido no Brasil.
Já temos:
Certidão de nascimento portuguesa do meu avô;
Certidão de nascimento de inteiro teor em cópia reprográfica e apostilada do meu pai;
Cópia apostilada do RG do meu pai;
Minha dúvida é: mesmo constando na certidão de nascimento do meu pai que o meu avô português foi o requerente antes dele completar 1 ano de idade, devemos averbar o casamento dos meus avós pelo fato da mãe dele também ser portuguesa?
Bom dia @gandalf e @Rogeriof obrigado pela atualização, segue meu processo atualizado;
GABRIEL LANÇAS
13xxx/22 (Maior, pagamento C6 Bank, envio por DHL (São Paulo - SP)
Enviado - 19/01/2022
Entregue - 24/01/2022
Chave de acesso - 28/01/2022 - 1 - Foi Recebido
16/05/2022 - 2 - Foi Registado
23/05/2022 - 4 - Verificação documentos (O seu pedido foi verificado, está completo e válido)
26/05/2022 - 4 - Verificação documentos (O seu processo não está completo, tal como foi notificado.) - Aguardando a notificação.
@Leticialele e @gandalf eu estava olhando aqui e vi que o meu RG tem data de expedição no dia 25/04/2017, o meu processo entrou na bolinha 4 em maio de 2022, sera que deu como incompleto pois o meu RG atingiu os 5 anos nesse período ?
@Leticialele@gandalf Queridos consultores. Preciso de uma luz. Estou na casa do meu filho maior com o processo pronto. Falta o reconhecimento do passaporte brasileiro dele. Questiono: Faço no consulado brasileiro e/ou português. Com ou sem apostilamento de Haia.
Vou tirar a cidadania pra filha da secretaria do lar da minha tia ela pediu como favor
Ela é filha de portugues, ele declarou o nascimento dela. Preciso transcrever o casamento dos pais? Qual documento dele ela envia o de estrangeiro ou tem q ser o baptismo dele?
pelo que sei o RG tem que estar a menos de 10 anos da emissão… se o seu foi emitido em 2017 (o meu também, coincidentemente), está cumprindo os requisitos, acho que não é este o problema.
Comentários
@gsvgl , que documento você mandou? CNH, RG ou passaporte?
Recentemente, ACP passou a não mais aceitar a CNH como documento de identidade.
@Laiize , se foi sua avó, basta mandar cópia simples do assento dela.
@Leticialele eu mandei o RG mesmo, copia autenticada e apostilada, tudo certinho.
Pedi por e-mail a carta com o motivo pra tentar acelerar a resolução, mas achei estranho...
Agradeço!
@gsvgl , conferiu os selos das certidões? Fez cópia dos documentos que mandou?
@Leticialele eu conferi os selos tudinho, mas na ansiedade eu acabei não me atentando em tirar e salvar as copias...
Vou torcer pra não ser nada pior e correr atras da pendencia.
Eu acompanho o fórum já a bastante tempo e sempre me atualizando sobre os documentos, tirei todas as duvidas antes de enviar, mas faz parte, vamos aguardar e qualquer coisa volto pra mais ajuda.
Boa tarde,
Estou terminando de reunir os documentos necessários para começar os processos de atribuição para mim e para o meu irmão e fiquei com uma dúvida. Teria algum problema enviar os dois processos no mesmo pacote ou seria melhor mandar separado? Pergunto isso porque o preço para enviar os documentos pela DHL passa dos 200 reais.
Obrigado.
@cteixeira18
Eu já percebi por outros relatos, lendo nas entrelinhas, que se eles conseguem acessar o que tem no processo dos pais. Relatos como o seu parecem corroborar essa tese.
Pode ser só minha impressão, mas isso explicaria por que uns aprovam e outros não.
@Leticialele certo, muito obrigada!
@zffr
Pode colocar cada processo completo num envelope plástico, ou de papel pardo, e colocar os dois envelopes dentro do envelope amarelo da DHL. Chegando lá eles recebem, separam os dois, e cada processo segue seu caminho.
Não há problema algum. Só não pode ainda compartilhar documentos, como um assento para os 2 processos. (Em breve poderá)
Por enquanto, cada processo completo com todos os seus documentos.
@gandalf
Ok, muito obrigado!
@gandalf aliás, sobre esse ponto de poder compartilhar, tem alguma notícia quando que o processo eletrônico vai começar a funcionar?
Boa noite @gsvgl
Tu tens dois lançamentos na planilha, confere? Linhas 156 e 157?
Boa noite, tudo bem?
Recolhi os documentos para solicitar minha atribuição, filho de português.
- Cópia simples do assento de nascimento do seu pai (ou o número de registro anotado no formulário 1C)
- Certidão inteiro teor por cópia repográfica
- Cópia autenticada do rg
- formulário 1C preenchido e assinado (reconhecido por autenticidade)
- pagamento de 175 euros (cartão de crédito)
- envio via dhl para
Isto é tudo que preciso enviar?
Obrigado, boa noite!!
Boa noite!
Hoje a noite entrei para dar uma consultada no status do meu processo e foi pra bolinha 2!
Agora acho que pegaram ele pra analisar e pela experiência com o do meu pai, vai começar a se movimentar :-)
Vamos ver se finaliza em junho, torcendo!
Dani
Olá, boa noite!
Primeiramente, peço desculpas caso esta duvida seja repetida. Procurei no fórum mas não encontrei especificamente essa questão. Estou ajudando meu pai, 56 anos, a preparar os documentos para o envio para ACP. Ele é filho de pai e mãe portugueses nascido no Brasil.
Já temos:
Minha dúvida é: mesmo constando na certidão de nascimento do meu pai que o meu avô português foi o requerente antes dele completar 1 ano de idade, devemos averbar o casamento dos meus avós pelo fato da mãe dele também ser portuguesa?
Obrigado.
@Destefano
A última informação que vi era que ainda estava em desenvolvimento, e tinha uma versão em alfa-test.
Tem também um muito parecido que estão usando para os processos originados na Ucrânia. Este está mais avançado e atualmente em uso.
@Rogeriof @gsvgl
Eu removi um deles.
@ccschultz
Faça uma cópia xerox de tudo o que vai no envelope, grampeie e guarde com você. (pode só escanear em PDF se preferir)
Se não apostilar o RG vai ter exigência pra mandar outra.
Primeiro paga, pra receber o form no email, que vai imprimir a cores, frente-e-verso, preencher sem rasuras, e levar pra assinar no cartório.
Esse vai ser um processo de homem, com menos de 83 anos de idade? E o português foi o declarante na certidão antes de 1 ano de idade?
@Daniel Amoreira , se os pais casaram em Portugal, não tem que transcrever nada.
Se casaram no Brasil, sendo ambos portugueses, terá que transcrever o casamento antes de mandar o processo do seu pai para o ACP.
@Daniel Amoreira
Sim, é uma exigência legal. Se ambos os progenitores são portugueses, terá que transcrever o casamento no consulado português que atende a sua região.
Veja as instruções no site do seu consulado. Há algumas variações nos documentos pedidos e na forma de apresentar e de pagar.
Rio (RJ e ES), Santos (SP e MS), e Brasília (DF, GO, MT) são muito bons, e completam em 2-3 semanas, caso more em um desses estados.
Bom dia @gandalf e @Rogeriof obrigado pela atualização, segue meu processo atualizado;
GABRIEL LANÇAS
13xxx/22 (Maior, pagamento C6 Bank, envio por DHL (São Paulo - SP)
Enviado - 19/01/2022
Entregue - 24/01/2022
Chave de acesso - 28/01/2022 - 1 - Foi Recebido
16/05/2022 - 2 - Foi Registado
23/05/2022 - 4 - Verificação documentos (O seu pedido foi verificado, está completo e válido)
26/05/2022 - 4 - Verificação documentos (O seu processo não está completo, tal como foi notificado.) - Aguardando a notificação.
@Leticialele e @gandalf eu estava olhando aqui e vi que o meu RG tem data de expedição no dia 25/04/2017, o meu processo entrou na bolinha 4 em maio de 2022, sera que deu como incompleto pois o meu RG atingiu os 5 anos nesse período ?
Muito obrigado!
@Leticialele @gandalf Queridos consultores. Preciso de uma luz. Estou na casa do meu filho maior com o processo pronto. Falta o reconhecimento do passaporte brasileiro dele. Questiono: Faço no consulado brasileiro e/ou português. Com ou sem apostilamento de Haia.
OBS. Estou na França.
Oi pessoal bom dia
Vou tirar a cidadania pra filha da secretaria do lar da minha tia ela pediu como favor
Ela é filha de portugues, ele declarou o nascimento dela. Preciso transcrever o casamento dos pais? Qual documento dele ela envia o de estrangeiro ou tem q ser o baptismo dele?
[Imagem removida pela moderação]
@gsvgl
pelo que sei o RG tem que estar a menos de 10 anos da emissão… se o seu foi emitido em 2017 (o meu também, coincidentemente), está cumprindo os requisitos, acho que não é este o problema.
@Joaopcaro Se ele é o declarante do nascimento dela não precisa transcrever o casamento. Ela só precisa do assento de nascimento dele.
E não fique colocando documentos por aqui, amigo. Este é um lugar público...
Algum moderador poderia apagar, pf?
Boa tarde pessoal.
Enfim minha novela está chegando ao fim, acaba de ser aprovado minha cidadania.
Obrigado pela ajuda de todos que contribuíram. Obrigado @Leticialele por tudo.
Quem puder add na planilha pra mim agradeço.
@mateusBH parabéns! Uhuuuuuu finalmente portuga! :):):)
@Nandalobao saiuuuuuu uhull. Já já é o seu vai ver. Vai dar certo.
Boa tarde, posso enviar quantos envelopes de documentações pra atribuição no mesmo envelope de envio?