Sim, o declarante é meu pai e o assento dele de nascimento em portugal saiu a 1 mês aproximadamente, tenho 30 anos e ele foi o declarante na minha certidão de nascimento logo após o meu nascimento. Sou homem.
Entendi, @gandalf. Eu não entendo porque eles não usam o sistema Citius. Já seria uma mão na roda para os advogados e abririam contas para os requerentes que não possuem advogados, considerando o regulamento. Enfim, bom saber que já estão testando algo. Tomara que ande logo.
Estou com problema para fazer o pagamento do formulário 1c , estou tentando pagar com cartão internacional , fazer com vale no correio cobram quase 50,00
@Kauã , tem que usar um cartão de crédito virtual - do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Tem que ter uma etapa de verificação pelo celular, ou o pagamento não é feito.
Bom dia, meu processo chegou à ACP! Gostaria saber onde está a planilha e como faço para colocar meus dados lá também para melhor acompanhamento. Grato desde ja ^^
@Destefano também estou esperando pelo sistema dizem que vai ser mais rápido, tenho 3 processo pela frente 1 já foi enviado falta 2 minha mãe e eu, sei que é difícil e tudo mas meu sonho e terminar esses 3 processo esse ano kkkkkk
@arthurmartinelli seus processos são de filho de português? Pelo ART 1, alínea c? Se for, não perde tempo e manda para o ACP. Não espera virar eletrônico. Não acredito que no início seja para todos, devem começar com os advogados primeiros para depois passar para o público geral. Se mandar até junho, seu processo termina esse ano. E não acho que o prazo acelere em curto prazo. Acredito até que isso acelere alguma coisa, mas ainda vai levar um tempo para sentirmos isso na prática.
Muito obrigada pelo retorno, porém acredito que possa haver algum desencontro de informações, pois aparentemente o consulado de Portugal em Miami ainda está ativo, inclusive foram eles que instruiram que eu entrasse em contato com o escritório de Palm Coast para que pudesse solicitar a emissão do meu primeiro cartão cidadão conforme mensagem abaixo. Essa informação foi compartilhada por eles em março de 2022.
O problema é que quando tento entrar em contato com ambos consulados por telefone, é passada a mensagem de horário de funcionamento de ambos mas não atendem a ligação, por isso enviei mensagem aqui no fórum para saber se mais alguém estava nos Estados Unidos, ou até mesmo na Florida e passou por situação semelhante. Mas talvez a minha situação seja bem específica :(
Se for um processo Sefardita, ou outra modalidade, ou outra Conservatória, seria outra planilha. Devia esperar ter a senha e o NºProcesso mas se quiser incluir já, ponha no final, sempre com seu login entre parênteses (Miguelfvs).
@Destefano sim processo tudo de filho, já mandei do meu avô agora no começo de março, estou correndo tanto que já retifiquei todos os documentos, já solicitei as certidão e agora quando tiver finalizando o processo do meu avô já mando pra Brasília apostilar e solicito uma certidão de casamento para fazer a transcrição de casamento da minha mãe e poder fazer o meu
como estou desempregado e pretendo viver na Europa estou correndo com esses documento descobri agora no fim do ano q podia fazer
Estou dando entrada no nacionalidade da minha mãe e gostaria de ter a confirmação de vocês sobre os documentos que preciso enviar e sanar algumas dúvidas sobre eles. Vou enviar para ACP (acredito que seja o mais rápido atualmente, certo?)
- Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa
- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do requerente (precisa ser apostilado?) (é necessário averbar o casamento da requerente na certidão de nascimento? Hoje ela é divorciada)
- Cópia autenticada do rg do requerente (precisa ser apostilado?)
- formulário 1C preenchido, assinado e autenticado (precisa ser apostilado?)
- comprovante de pagamento de 175 euros (cartão de crédito)
- assento de casamento dos pais (pai brasileiro declarante do nascimento da requerente)
Endereço para envio via DHL: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Comentários
@gandalf, você é um verdadeiro mago, rsrsrs. Parabéns!!
Parabéns @mateusBH , enfim chegou sua vez!!! Agora só aguardar o registo!!
Boa tarde @mateusBH
Considerei bolinha 6-verde hoje, correto?
Alterei na planilha.
Parabéns pela conquista!
@gandalf e @Leticialele muito obrigado pela ajuda. Farei a transcrição no consulado português do RJ.
@Guilherme Jorge obrigado parceiro.
@Rogeriof isso mesmo. Passou pra 6 verde. Obrigado.
@flaviva
Só serve se for feito no consulado português. (Pode ter que agendar antes).
Sendo notarizado por um oficial português (o cônsul), dispensa apostilamento.
O mesmo vale para a assinatura do formulário, que precisa ser assinada diante do oficial para ser notarizada. (se não foi feito ainda)
@mateusBH
Parabéns, Agora serão mais uns 14 dias. Terá o assento antes das férias, como foi previsto.
Espero que tenha feito seu agendamento no consulado. Transcrição de casamento, CC e PEP. Agora pede tudo junto, e recebe por SEDEX.
ABRIU ONTEM. Pode ser que ainda tenha vaga.
@mateusBH Parabéns! Valeu a pena a espera.
O do meu tio e do meu primo também foram aprovados hoje. Já atualizei na planilha.
J.A. Castro, tio
2.xxx/22
Bolinha 1: 07/01/2022
Bolinha 4: 28/04/2022
Bolinha 6: 27/05/2022
B. Cerqueira, primo
2.xxx/22
Bolinha 1: 07/01/2022
Bolinha 4: 28/04/2022
Bolinha 6: 27/05/2022
@gandalf boa tarde, obrigado pelo retorno!
Sim, o declarante é meu pai e o assento dele de nascimento em portugal saiu a 1 mês aproximadamente, tenho 30 anos e ele foi o declarante na minha certidão de nascimento logo após o meu nascimento. Sou homem.
@gandalf obrigado.
Sim, já havia feito o agendamento ontem pra fazer o CC e depois eles agendam pra fazer o Passaporte creio eu né.
Obrigado.
@Damasceno_de_Castro obrigado parceiro.
@Damasceno_de_Castro
Na planilha, você incluiu a data de aprovação, mas não mudou na coluna Status para "Aprovado". Já foi corrigido.
Como sei se a certidão repografada está legível? mostrei para varias pessoas, eu entendo, mas algumas pessoas não, não sei se envio a digitada ou não.
Obrigado @gandalf !
@mateusBH , parahbéns!!! Terá o registo antes das férias!!!
@Laiize
Não deixe de informar, sua avó já deve ter saído o assento hoje.
Já preparou tudo da próxima rodada? Dê entrada antes das ferias, se puder. :-)
Entendi, @gandalf. Eu não entendo porque eles não usam o sistema Citius. Já seria uma mão na roda para os advogados e abririam contas para os requerentes que não possuem advogados, considerando o regulamento. Enfim, bom saber que já estão testando algo. Tomara que ande logo.
Olá
Boa noite
Estou com problema para fazer o pagamento do formulário 1c , estou tentando pagar com cartão internacional , fazer com vale no correio cobram quase 50,00
@Kauã , tem que usar um cartão de crédito virtual - do app do seu banco ou algum tipo Nubank. Tem que ter uma etapa de verificação pelo celular, ou o pagamento não é feito.
Bom dia, meu processo chegou à ACP! Gostaria saber onde está a planilha e como faço para colocar meus dados lá também para melhor acompanhamento. Grato desde ja ^^
@Destefano também estou esperando pelo sistema dizem que vai ser mais rápido, tenho 3 processo pela frente 1 já foi enviado falta 2 minha mãe e eu, sei que é difícil e tudo mas meu sonho e terminar esses 3 processo esse ano kkkkkk
@arthurmartinelli seus processos são de filho de português? Pelo ART 1, alínea c? Se for, não perde tempo e manda para o ACP. Não espera virar eletrônico. Não acredito que no início seja para todos, devem começar com os advogados primeiros para depois passar para o público geral. Se mandar até junho, seu processo termina esse ano. E não acho que o prazo acelere em curto prazo. Acredito até que isso acelere alguma coisa, mas ainda vai levar um tempo para sentirmos isso na prática.
Olá @gandalf , bom dia!
Muito obrigada pelo retorno, porém acredito que possa haver algum desencontro de informações, pois aparentemente o consulado de Portugal em Miami ainda está ativo, inclusive foram eles que instruiram que eu entrasse em contato com o escritório de Palm Coast para que pudesse solicitar a emissão do meu primeiro cartão cidadão conforme mensagem abaixo. Essa informação foi compartilhada por eles em março de 2022.
O problema é que quando tento entrar em contato com ambos consulados por telefone, é passada a mensagem de horário de funcionamento de ambos mas não atendem a ligação, por isso enviei mensagem aqui no fórum para saber se mais alguém estava nos Estados Unidos, ou até mesmo na Florida e passou por situação semelhante. Mas talvez a minha situação seja bem específica :(
Muito obrigada!!
@gandalf Moro em Rondônia. Caramba, então talvez isso seja mais fácil do que enviar para Portugal e abrir eventual processo a respeito disso né?
@Miguelfvs
Se for processo como filho (art-1C), que é o tema desse tópico, seria esse o link:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908
Se for um processo Sefardita, ou outra modalidade, ou outra Conservatória, seria outra planilha. Devia esperar ter a senha e o NºProcesso mas se quiser incluir já, ponha no final, sempre com seu login entre parênteses (Miguelfvs).
@erikampires
veja: https://en.wikipedia.org/wiki/Honorary_Consulate_of_Portugal,_Florida
Inaugurated 3 October 2014
Closed 14 May 2020
"In May 2020, DePaço resigned from his position of Honorary Consul."
O que escrevi, escrevi. Você não precisa acreditar, apesar de toda a evidência histórica que lhe mandei, vc é livre pra continuar ligando. :-)
Abaixo vai o mapa recente (abril/2022) de onde tem consulados portugueses em funcionamento.
P.S.: Demorei um pouco mas encontrei o site oficial: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/pt/rede-consular
Estava escondido aqui no último link clicável "> no consulado português da zona onde vive".
@olivalrodrigues
Vou lhe reponder por MsgPrivada, o envelope do canto direito da tela, na tarja verde, se estiver usando um computador.
Se estiver no celular, não sei, não consegui encontrar como se vê o ícone da cartinha de MsgPrivada.
@Destefano sim processo tudo de filho, já mandei do meu avô agora no começo de março, estou correndo tanto que já retifiquei todos os documentos, já solicitei as certidão e agora quando tiver finalizando o processo do meu avô já mando pra Brasília apostilar e solicito uma certidão de casamento para fazer a transcrição de casamento da minha mãe e poder fazer o meu
como estou desempregado e pretendo viver na Europa estou correndo com esses documento descobri agora no fim do ano q podia fazer
Boa noite, pessoal!
Estou dando entrada no nacionalidade da minha mãe e gostaria de ter a confirmação de vocês sobre os documentos que preciso enviar e sanar algumas dúvidas sobre eles. Vou enviar para ACP (acredito que seja o mais rápido atualmente, certo?)
- Cópia simples do assento de nascimento da mãe portuguesa
- Certidão inteiro teor por cópia reprográfica do requerente (precisa ser apostilado?) (é necessário averbar o casamento da requerente na certidão de nascimento? Hoje ela é divorciada)
- Cópia autenticada do rg do requerente (precisa ser apostilado?)
- formulário 1C preenchido, assinado e autenticado (precisa ser apostilado?)
- comprovante de pagamento de 175 euros (cartão de crédito)
- assento de casamento dos pais (pai brasileiro declarante do nascimento da requerente)
Endereço para envio via DHL: Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | +351 22 557 3849 arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Muito obrigado pela atenção e ajuda!!! :)
@Leticialele @gandalf
boa noite pessoal,
Poderiam, gentilmente, esclarecer uma dúvida?
Darei entrada e acompanharei o processo de atribuição do meu irmão.
A PROCURAÇÃO que ele me passará aqui no Brasil precisa reconhecer firma por autenticidade e tb deverá ser apostilada?
Muito obrigado
@PERSIO CORREA , sim, com assinatura reconhecida por autenticidade e apostilada.
Peça a ele para destacar que você é irmão, para não correr o risco de se enquadrar em procuradoria ilícita.