Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1255256258260261315

Comentários

  • @SandraConde rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

    consegui do meu pai nesse e-mail.

  • Oi Galera , tudo bom?

    Informações do processo do meu esposo e meu pai que foi enviado em julho de 2021

    Meu esposo processo 811xx/2021

    Foi pastado ctt 14/07/21

    senha 02/08/21

    Bola 2 dia 08/07/21

    bola 3 dia 11/07/21

    Bola 4 dia 03 /10/22


    Meu pai processo928 xx/2021

    Foi postado ctt 16 /07/21

    Senha 31/10/21

    Bola 03 dia 08/07/21


    Processo do meu pai teve um problema eles não achavam os documentos , tive que enviar comprovante de pagamento, creio que como foi recebido em julho alguém recebeu e não deu entrada , recebemos vários e-mail por parte deles preocupados com a situação , e-mail de registros.centrais , da contabilidade, da crc lisboa , mas graça a Deus foi resolvido.

  • @Sidd você pode pedir urgência na finalização do seu processo, envie um e-mail e explique a situação , se você tiver como provar que precisa da cidadania para ter o emprego melhor.

    Boa sorte!

  • @Simeia Lobato

    Obrigada, vou tentar

  • @WESLEY, você disse que "passaram pela imigração", então, imagino que não tentaram entrar pela fila de cidadãos da comunidade europeia, certo? Caso tenham entrado pela fila de cidadãos não-europeus, ficaram muito tempo na fila?

    Nós vamos em dezembro, também a passeio, e estamos mais ou menos na mesma, eu e minha filha já temos a nacionalidade, mas ainda não temos nenhum documento português, além do assento de nascimento, e o processo da minha esposa ainda está em andamento. Mas, estava pensando em tentar entrar pela fila de cidadão da união europeia, com esses documentos.

  • Leve seu assento ,da sua filha em mãos e a transcrição de casamento.

    Você entra de boa ,só se a imigração for em Lisboa outro país eles não tem como consultar .

  • @SandraConde foi rcentrais.aquisicao@irn.mj.pt

  • Boa noite @PedroGaspar !!!

    Sim tinha conhecimento que com o Assento seria possivel passar pela Comunidade Europeia, mas infelizmente havia funcionarios do aeroporto ajudando na separação das filas, o que estava na entrada do corredor da Comunidade Europeia não tinha este entendimento e por mais que explicassemos ele não autorizou o nosso acesso... Enfim seguimos para o de estrangeiros que não tinha ninguem fomos atendidos de imediato foi super rápido!

    Esta situação de funcionários que não conhecessem as proprias regras e leis parece ser uma tonica que se replica em diversos departamentos publicos de Portugal, fato este que mencionarei na minha saga para conseguir o NIF que deveria ser algo muito simples e que realmente é, funciona exatamente como o pessoal do Forum orienta... Por isso fico feliz em fazer parte deste grupo em que o pessoal sabe mais das leis de Nacionalidade do que ate mesmo alguns Conservadores, kkkkkkk...

    Um abraço,

    Wesley.

  • Mais uma atualização maltinha abençoada.


    1- O meu processo de aquisição foi dado entrada no dia 20/10/2021;

    2- 19/07/2022 foi pedido urgência ao qual não consigo saber se foi deferido o pedido;

    3- 21/10/2022 foi para bolinha 2.

    4- 25/10/2022 foi para bolinha 3. (O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas).

    Qualquer coisa que acontecer eu venho aqui e atualizo o pessoal para poder usar como comparação.

    Abraço a todos.

  • @Simeia Lobato, era essa a minha ideia! Chegaremos pelo Porto.

    @WESLEY, obrigado, então o plano pode dar errado, é bom saber pra já ir preparado... Que bom que vocês não pegaram nada de fila! Talvez tenha sido por causa do horário... Quando cheguei em Lisboa em julho/2019, fiquei 3 horas na fila....! Esse foi um dos motivos de escolher chegar pelo Porto agora.

  • @PedroGaspar um colégio de um grupo de WhatsApp uma vez postou isso e falou guardem isso , um dia alguém pode precisar , quando vocês viajarem levem com vocês.


  • Boa noite @PedroGaspar !

    Nunca entrei por Porto, mas isso que aconteceu comigo foi talvez uma excessão, o funcionario disse que ´so era permitido para quem tivesse o Passaporte, ano passado meu cunhado entrou de boas so com o Assentamento, então como é dito aqui, "Cada caso é um caso"...

    Depois voce relata pra gente como será no Porto para o Cartão Cidadão e Passaportes.

    Um abraço,

    Wesley.

  • editado October 2022

    @WESLEY bom dia!


    Em outubro agora entrei pela fila de Cidadãos da UE só com meu assento, massss:


    Na chegada à imigração em Lisboa tinha uma mulher auxiliando na separação das filas, então mostrei a ela meu assento e ela disse "Creio que o senhor pode passar pela fila de Cidadãos da UE". Então foi o que fiz.

    No guichê o agente disse que eu não deveria passar por ali só com o assento e disse também que a colega que me orientou estava equivocada, mas me atendeu mesmo assim. Então é isso mesmo, cada funcionário tem seu entendimento (ou desconhecimento) sobre o caso.

  • Olá,


    Resido em Lisboa e gostaria de solicitar a transcrição do meu casamento realizado no Brasil com uma portuguesa. Tenho a certidão de casamento de inteiro teor, já apostilada.


    obrigado

  • @Oluap

    Se seu casamento for inferior a 3 anos(vai demorar muito pq até entrevista do SEF faz), jamais faça sua transcrição em Lisboa, mesmo que seu casamento seja superior a 3 anos, faça em cidades bem pequenas e afastadas de Lisboa, vá para o fim do mundo de Portugal e faça lá, eu mesmo fui até Guimarães para fazer a minha.

    Fica a dica.

  • Bom diaa

    @aalvess obrigada

    Mandei para esses emails que vocês me mandaram e ainda não obtive retorno.

  • Bom dia,

    Meus pais são casados há 50 anos e minha mãe recém adquiriu a nacionalidade como neta de português. Estamos vendo a possibilidade de requerer a nacionalidade por casamento para meu pai. Porém, sei que a nacionalidade de meu pai não será originária.

    Neste caso, meu pai perderá a nacionalidade brasileira por ter se naturalizado como português?

    Desde já lhes agradeço a ajuda com esta dúvida.

  • @Sílvia_Loureiro ...

    "...Neste caso, meu pai perderá a nacionalidade brasileira por ter se naturalizado como português?..."

    Existe vasta discussão sobre esse tema aqui mesmo nesse Fórum...

    Você encontrará a partir do link abaixo...:


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293430/#Comment_293430


    Boa Sorte...

  • @SandraConde se você conseguir avisa, pq eu já enviei mais de 10 e-mails para todos existentes e possíveis e nunca tive nenhum retorno! O processo do meu marido chegou no início de maio!!!

  • @Sybilas

    Pode deixar, mas tb até agora nada, uns 2 anos atrás logo me responderam. Agora o do processo do meu genro nada.

  • @CarlaMariana, você não disse em qual consulado está pesquisando, mas, fui dar uma olhada no site do Consulado de São Paulo, que eu não via há algum tempo, e vi que eles não estão fazendo mais processo de nacionalidade por casamento que não seja "Base X" (casamento anterior a 03 de Outubro de 1981, designado somente a mulheres):

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#nacionalidade

    Então o jeito é enviar o processo diretamente para a CRC de Lisboa, Até porque, veja que os processos enviados ao consulado são repassados para a CRC de Lisboa de qualquer forma.

    Aqui tem uma lista do que é necessário para o processo de nacionalidade por aquisição através do casamento (art. 3):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/291397/#Comment_291397

    E outtra lista:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/260087#Comment_260087

  • Oi gente!


    Estou fazendo o processo de nacionalidade portuguesa pelo casamento, para minha esposa.

    Fiz o pagamento por cartão de crédito e me enviaram o formulário do artigo 3 pelo email.


    Eu havia entendido que eu poderia preencher esse formulário e enviar por email mesmo, sem necessidade de reconhecer a assinatura no cartório. Mas agora acho que me enganei. Poderiam me confirmar se tenho que imprimir, reconhecer firma presencialmente e enviar por correio junto com todos os outros documentos?


    Obrigado, e um abraço!

  • Olá, quero tirar a cidadania do meu esposo.

    Tenho a nacionalidade pelo meu pai que é português, já fiz a transcrição do casamento. Pesquisei no site do consulado e não achei os documentos necessários, só encontrei para mulheres casadas antes de 1981.

    Podem informar o link de onde acho esses dados?

    att.,

  • editado November 2022

    Pessoal


    Enviei os documentos da minha esposa ao Conservatória dos Registos Centrais dia 24/10/2022 e eles receberam no dia 25/10/2022.

    • Qual o proximo passo, vou receber algum protocolo?
    • Tenho que entrar em algum site para ver o processo?
    • Quanto tempo demora pra eu receber um feedback?

    Muito obrigado pela ajuda.

  • @alanmortean tava lendo esse topico:

    tem uma parte que fala:

    "imprima o formulário mod-3 que vem no e-mail, impresso a cores, frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, e levado para assinar diante do tabelião no cartório, para reconhecer firma por autenticidade (não precisa apostilar)"


    Espero ter ajudado.

  • Só um ajuste, não existe “mais de uma opcao” de como obter cidadania por casamento no caso de esposa de portugues. Existem regras diferentes em função da data do casamento. Casamento ate uma data tramita com uma regra; a partir dessa data tramita com outra regra.

  • Obrigado @dehgodoi. Ajudou sim!

  • Boa tarde, pessoal.

    Tentei consultar o processo do meu marido com a senha que sempre usei e apareceu a seguinte mensagem: A senha xxxxxx não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo. Verifique que digitou a sua senha corretamente.

    O processo estava na bolinha 4.

    Mais alguém com o mesmo problema?


    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.