Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1452453455457458669

Comentários

  • @gandalf vou fazer isso... já que a minha mãe já vai mandar assinado, achas que ela precisa informar no formulário que dentre os documentos entregues consta uma procuração? lá tem um campo "procuração" dentre os documentos. mas achavamos que não precisaria marcar devido a ela estar já enviando o documento já assinado, ela não está declarando no formulário que existe outra declarante - pq apenas vou entregar em mãos o processo.

  • @Nery42 , não precisa informar que tem procuração. Use-a apenas se pedirem para a entrega.

  • Olá!

    Pretendo dar entrada no processo de neta da minha mãe diretamente em Portugal (ela me enviará os documentos por correio) e gostaria de realizar o pagamento da taxa no ato da entrega dos documentos.

    Dúvida: Posso preencher o modelo do formulário online com as orientações que já vi no tópico específico do fórum e pedir a ela apenas que imprima frente-verso a cores, assine e reconheça a assinatura por autenticidade?

    Vejo que a indicação é que seja preenchido o formulário enviado por email após o pagamento da taxa por cartão, mas no caso devo apenas baixar o modelo sem o recibo do pagamento e preencher?

    Obrigado pelos esclarecimentos!

  • @gandalf

    Talvez eu não soube me expressar,

    a certidão ja esta com 11 meses pq nesse período fiz retificação de erros de grafia e data na certidão de casamento dos meus avós, da portuguesa con o brasileiro , fiz tbm a transcrição do casamento dos 2.

    Ja solicitei outra certidão do meu pai, inteiro teor, vou apostilar tudo junto, assim o chegar.

    Documentos:

    certidao da Portuguesa com casamento averbado ( na verdade tenho copia simples sem a averbação mais o comprovante do consulado de BH da transcrição)

    certidao nascimento meu pai citada acima

    minha certidão de nascimento inteiro teor com copia reprográfica

    Copia RG c menos de 10 anos

    antecedentes criminais

    todas as certidões brasileiras apostiladas

    mesma documentação para meu irmão ( a dúvida era se precisava de 2 certidões do meu pai e 2 da minha avó) e se poderia mandar no mesmo envelope mas serão 2 processos distintos.

    Sim sou casada mas não mudei meu nome.

    alguma orientação?

    obrigada


  • @rubensdemattos ,

    Caso vc ainda não tenha conseguido, hoje meu filho finalmente conseguiu efetuar o pagamento com cartão virtual temporario visa platinum itaucard.

    Foram vários dias de tentativas frustradas com vários cartões de crédito.

  • @Leticialele @gandalf Poderiam me orientar diz que pedido de certidão do AD concluído, mas não localizado código de rastreio, ou ainda não foi enviado.

    Segue print das telas.


  • @adilsonribeiro1976 , se você clicar em "Detalhes" no "pedido concluído", deverá ver uma mensagem assim:

    Resposta ao Pedido de Certidão

    Informamos que a certidão solicitada foi devidamente remetida pelo correio. Informamos, também, que na plataforma CRAV tem acesso à fatura e à cópia do ofício, sendo que no canto superior direito da cópia do ofício pode consultar o respetivo código de rastreio.


    No ofício, aparecerá o número de rastreamento.

  • Bom dia a todos. Tudo bem?

    Devo conseguir enviar essa semana a documentação. Fiquei na duvida apenas no assento do Português. obtive através do site de arquivo distrital de Aveiro, eu mesmo imprimi. devo pagar para eles emitirem ou apenas esse assento impresso é válido? poderiam me ajudar?


  • Boa tarde a todos.

    Estou fazendo a juntada dos documentos para cidadania de avó para neto e faço um breve relato abaixo:

    Minha avó (portuguesa nascida em 1900)

    Registro de batismo com apenas 1 nome. Possuo o registro emitido e enviado pelos correios. Veio para o Brasil em 1923 viúva embora não tenha nenhum registro do casamento dela em Portugal. Casou-se com meu avó em 1925 mas manteve o nome que saiu de Portugal, nome completo (prenome-nome-sobrenome) não mudou de nome.

    Minha mãe (brasileira)

    Casada com meu pai e tenho a certidão de nascimento e casamento de Inteiro Teor reprográfica e apostilhada contendo os nomes da sua genitora (minha avó) e seus avós maternos corretos.

    Eu - Marcelo (Neto interessado)

    Possuo minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e apostilhada contendo os nomes da minha mãe e meus avós maternos corretos.

    Meus questionamentos:

    É necessário a fixação do nome da minha avó na fase adulta com o nome completo utilizando uma certidão de casamento e ou óbito de inteiro teor e apostilhada tendo em vista que na certidão de nascimento de minha mão tem as informações com os nomes da minha avó e seus pais?

    Caso tenha que juntar a certidão de nascimento da minha avó, terei que fazer a transcrição do casamento dela em Portugal mesmo que o nome dela nunca tenha mudado?

    Obs.: O nome dos meus bisavós maternos na minha certidão de nascimento tem uma letra errada, errado ELDENIAS, correto ELDINIAS.

  • Pessoal saiu uma notícia no oglobo que Portugal criou 15 balcões de atendimento rapido para tirar a cidadania, Dos 15 balcões, dez serão de atendimento rápido serão distribuidos entre Lisboa e Porto. https://oglobo.globo.com/blogs/portugal-giro/post/2022/08/pedidos-explodem-e-portugal-cria-balcoes-de-atendimento-rapido-para-tirar-cidadania.ghtml

    A minha pergunta é, isso vai fazer a análise, aprovação dos processos de netos irem mais rapido? ou será que são novos balcões apenas para os sefarditas e o pessoal do tempo de residência residindo em Portugal?

    Não aparece uma notícia boa sobre agilizar os processos de netos que a gente fica até desacreditados de alguma mudança que vá agilizar..

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado August 2022

    @Marques_

    Devo conseguir enviar essa semana a documentação. Fiquei na duvida apenas no assento do Português. obtive através do site de arquivo distrital de Aveiro, eu mesmo imprimi. devo pagar para eles emitirem ou apenas esse assento impresso é válido? poderiam me ajudar?

    R: Você precisa pedir uma certidão narrativa ao arquivo distrital, somente o 'print' do livro não basta.

    Aqui nesse link você pode ver como é o processo para pedir a certidão:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • @JohnA ,

    provalvelmente foi pelo grande numero de pedidos dos sefarditas. Mas estes postos funcionarao so ate 31 de agosto conforme voce pode verificar no link do IRN abaixo:

    https://irn.justica.gov.pt/Servicos/Cidadao/Nacionalidade/Balcoes-de-atendimento-rapido-para-entrega-de-pedidos-de-nacionalidade

  • @texaslady Obrigado pela resposta

  • @Leticialele, olha como aparece quando acesso a página do CRAV..


  • @Leticialele , liguei no AD de Santarém, fui muito bem atendido, e me passaram o código de rastreio..

    Consta assim, no rastreio @Leticialele.

  • @gandalf boa tarde

    eu gostaria de acertar a linha da minha avó na planilha mas não sei como faço para editar ela. Abri pelo link no meu computador via chrome mas não parecia editável. Como posso fazer? No caso a sua dúvida era sobre o pagamento da taxa mas fiz via advogado e eles pagaram por lá, não se como.

  • @Leticialele

    Já perguntei uma vez para você sobre a certidão em inteiro teor do filho do português, se eu deveria enviar ela na forma digitada ou reprográfica, uma vez que, o livro encontra-se com uma parte deteriorada e o filho foi registrado faltando 1 dia para sua maioridade. Além disso, já realizei a transcrição do casamento.

    Você me orientou a pedir nas 2 formas. Recebi as certidões após passar por muitas dificuldades com o cartório, mas a inteiro teor reprográfica não está com aquele papel moeda com o timbre da república, fizeram num papel sulfite, mas com cabeçalho com o nome do cartório, assinatura e selo de autenticidade. Será que terei problemas pelo fato da certidão não estar no papel padrão das outras certidões?

  • Boa noite.

    Ontem fui ao cartório e autentiquei o formulário, tinha tudo planejado para enviar a documentação amanhã, porém surgiu um imprevisto e vou ter que esperar alguns dias para poder enviar tudo. Existe algum prazo para que o formulário autenticado seja enviado? É recomendado que eu vá ao cartório novamente e autentique outro formulário quando estiver mais perto da data de envio?

  • @Monize tudo bem?

    Vi que o processo de sua avançou!Mas aparentemente caiu em exigência, sabe dizer qual documento ficou faltando? O da minha avó está logo dps!

  • Boa noite! Estou agilizando a documentação pra dar entrada no processo de minha mãe (neta de portugueses). Surgiram algumas dúvidas:

    1 - A transcrição de casamento de seus avós (ambos portugueses) já foi providenciada e o Consulado já retornou a documentação pelo correio com um documento simples informando que: " foi transcrito o assento de casamento". É só esse documento que preciso anexar? Ou será enviado outro documento mais completo?

    2- Preciso enviar a certidão de nascimento original dos portugueses? Ou posso enviar uma cópia simples? Pergunto, pq não tenho a original. Para realizar a transcrição, utilizei a original que um irmão da minha mãe havia emitido. Ele também vai entrar com processo. Caso tenha que enviar a certidão de nascimento original, o procedimento é pedir pelo civilonline, correto?

    3 - Minha mãe casou e mudou o nome. A certidão de casamento dela de inteiro teor digitada precisa apostilar?

    Muito obrigada!

  • Tive um problema em entrar no site de acompanhamento do processo de cidadania, alguém mais ?

  • @gbpinheirosilva Seguindo suas atualizações amigão, acredito eu que até dia 10 de setembro seu processo esteja bolinha 4, seu andando vou ter certeza q o meu vai em seguida kkkk

  • @michael_scott04

    estão atualizando o site!!!

  • @Jsilva20 Boa tarde amigão, acompanhando seu processo na planilha, teve mais alterações?

  • tô na ansiedade aqui @imarlonjr todo dia olho duas vezes kkkkk. O seu processo está em qual linha?

  • @gbpinheirosilva Bom dia amigão, também muito ansioso aqui kkkk

    Linha: 58

  • Boa tarde,

    Solicitei via Civil Online a certidão de casamento dos meus avós, e ambas foram recusadas. Solicitei, também, pesquisas no Arquivo Distrital de Santarém com devolutiva negativa.

    Em uma pesquisa que fiz com os dados dos nubentes na Conservatória de Leira encontraram o assento de nascimento do meu tio de 1918. A Oficial disse que os meus avós já eram casados.

    A data provável do casamento foi entre 1908 à 1918 em Minde ou Fátima. Não existe possiblidade que o casamento foi em outro local. Foi de fato em Fátima ou Minde.

    Minha dúvida, alguém já passou por causa semelhante? onde nem a Conservatória nem o Arquivo Distrital não encontra o assento?

    Na igreja local de Fátima ou Minde, podem ter os registros ou algum indicativo de casamento?


    Grato.

  • Boa tarde!

    Qual é o endereço da crc de Lisboa para o envio do processo para netos?

  • @FABIANA SANA,

    Essa é fácil (rsrs) o enderêço e:

    Rua Rodrigo da Fonseca n.º 198, 1099-003 Lisboa

  • @fabricmagalhaes ,

    não saberia dizer ao certo quanto tempo vale, mas em um caso aqui da minha familia, ja tinha uns 7 meses quando foi enviado e foi aceito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.