Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1442443445447448648

Comentários

  • @J_Feiteira não te julgo, também sigo acompanhando todos os processos de idosos acima 75 anos, ansioso pra chegar o do meu vó kkkkk

  • Bom dia.

    Alguém teria o link para acesso a planilha ? Poderia também incluir meu processo de pai portuga para filho ?

    Foi recebido via DHL em acp porto no dia 17/06/2022. No dia 27/06 recebi a chave de acesso 868xx / 2022

    Atualmente esta na Bolinha 1 verde (Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.)

  • @wmariano Esse tópico aqui é de netos.

    Te recomendo postar no tópico do ACP pra não misturar o assunto:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @gandalf

    Boa tarde! tudo bem? Estive um pouco ausente do fórum, mas estou passando só pra avisar que o processo do meu pai continua na bola 7 marrom, ainda não saiu o registro. Mas assim que ficar verde e sair o assento eu volto aqui para avisar e atualizar a tabela, porque sei que ela é de utilidade de todos.

    Abraço!

  • @wmariano , tudo bem?

    A planilha para filhos (ACP) é: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Este tópico que você postou sua mensagem aqui no fórum é para netos (1D). O seu, processo para filhos (1C) é discutido no tópico acessado por meio do seguinte link: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • editado August 2022

    @wmariano

    O tópico de filhos no ACP é outro. Aqui é só para processo de netos. Vou incluir na planilha, linha 18.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos#latest

  • @Raphael_Almeida

    Ainda faltam uns 90 dias pelo tempo regulamentar. (contador da col-R)

  • @gandalf @Leticialele e se tiver mais alguém que possa ajudar

    Peço a orientação de vocês por favor.

    Estou a mandar o processo do meu pai (neto) para Portugal. Tenho as seguintes informações:

    Neto - Fabio Teixeira

    Pai - Jayme Teixeira (falecido)

    Avós - Mariana do Espírito Santo e Francisco Manuel Teixeira (ambos portugueses são falecidos)

    Acontece que na certidão do Jayme (pai) o avô dele materno está escrito de forma errada ao invés de "João Manuel Nascimento" está escrito "João Manuel Bartolo" (seria o bisavô do meu pai que é neto)

    Tendo em vista que irei mandar a transcrição do casamentos dos avós portugueses junto, tenho dúvidas:

    Devo pedir para retificar a certidão de nascimento do pai ?

    Como o casamento dos portugueses será transcrito, neste caso ele poderia fazer o processo apenas pelo bisavô ou seria necessário mandar a certidão de batismo de ambos os portugueses?

    Se puderem me ajudar nestas dúvidas ficarei grato.

  • @Raul Lelis Teixeira , terá que transcrever o casamento e, para isso, vai mandar os assentos de batismo dos bisavós.

    Eu não me preocuparia com o nome "João Manuel Nascimento", pois pode ser que o bisavô do seu pai tivesse o apelido " Bartolo" na família.

    Como vai transcrever o casamento, mande o assento do seu bisavô e a certidão de casamento obtida após a transcrição.

  • Boa tarde, @gandalf !

    Obrigada!

    "Depois eu vou voltar ao caso porque me compliquei bastante na resposta. Eu de fato misturei os dois casos. Se eu esquecer, me lembre."

    Vou cobrar! ;)

  • Ola, consegui o assento de nascimento do Avo portugues, mas nao estou conseguindo achar a certidao de casamento dele aqui no Brasil, na certidao de nascimento do filho dele aqui na Brasil, ele consta como declarante e filho tinha 03 meses, neste caso é obrigatorio apresentar a certidao de casamento do avo?

  • @marcos antonio lopes

    sim, será necessária.

    Só não será necessário fazer a transcrição do casamento, já que ele foi o declarante do filho.

    Isso, se os nomes estiverem alinhados em todas as certidões...

  • Pessoal, tentei pagar para um amigo o formulário 1D no site do IRn com meu cartão visa da WISE. O mesmo que usei para pagar o pedido de neto do meu pai. Agora não funcionou. Disse que o pagamento foi cancelado. Alguém ta sabendo se o sistema está com problemas?

  • @gandalf @Leticialele Sabem dizer se a pessoa que inseriu a Sonia M na linha 146 ou Magdalena Pinheiro na linha 142 estão frequentando o fórum? Eles já estão no dia 400+ e não avançaram para a bola 4 aparentemente.

  • @marcos antonio lopes , não precisa mandar a certidão de casamento, se o pai português foi o declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano de idade.

  • @gbpinheirosilva , infelizmente, não temos como acompanhar a frequência dos foristas. Tem muita gente, também, de um grupo do Facebook colocando dados lá. As administradoras usam o Fórum como referência, inclusive copiando, sem dar os devidos créditos, os posts de nosso Guia.

  • Olá, poderia ajudar com essa dúvida?


    Meu avô português, nascido em 1884, em Santa Maria, ilha da Madeira.

    Veio para o Brasil quando tinha 10 anos, veio com seus pais e irmão. Na maior idade, casou e teve filhos, todos registrados na menor idade reconhecimento pelo português no cartório.

    Meu pai, filho do português (já falecido), não possui nacionalidade portuguesa, me registou na maioridade.

    Motivo do registro tardio: fazer inventário ainda em vida, divisão dos bens para todos os filhos


    Minha dívida é, se eu solicitando a nacionalidade pelo meu avô, eu posso ter o pedido negado por que meu pai me registrou na maioridade?

  • @talesribeiro , infelizmente, por ter sido registrado na maioridade, você não tem direito à nacionalidade portuguesa, nos termos do atual artigo 14 da Lei de Nacionalidade.

    Há iniciativas legislativas, em Portugal, para revogar esse artigo, mas nada concreto, por enquanto.

  • Olá pessoal, tudo bem? Gostaria de saber se o prazo do meu processo está correto, ou se algo pode ter acontecido. Recebi o email com a chave de acesso dia 15/04/2021 e até o momento (quase 1 ano e 4 meses depois), ainda está na fase 1 (foi recebido). Os processos estão demora do tudo isso mesmo? Caso achem que algo está errado, sugerem algo que eu possa fazer? Obs.: está na conservatória de registros centrais - Lisboa. Obrigada desde já.

  • @Pamella ,


    Se é processo de neto... está correto. Tem demorado mais de ano para sair da bolinha 1.

  • Sim, está correto @Pamella. Em 12 dias o meu fará 20 meses desde que o processo chegou na CRC de Lisboa e se mantém na bolinha 1.

  • pessoal, bom dia,

    Tem um primo da minha sogra que entrou com processo no começo de 2018, caiu em exigência por causa dos vínculos na época e ele nunca respondeu nada para a conservatória. Quando teve a mudança da lei no fim de 2020, a @Leticialele orientou a enviar uma carta pedindo para o processo ser analisado sob a ótica da nova lei. Passei essa orientação para ele e adivinhem? não mandou nada ... rs.

    Agora a neta dele está interessada e estou vendo se ainda consigo salvar aquele processo, consultei no site e ainda consta na bolinha 4 conforme a figura que estou anexando.

    bom, será que ainda conseguimos salvar esse processo? vou orientar para mandar a carta pedindo análise sob a nova lei, não custa nada tentar ... existe alguma forma online que conseguiria fazer isso?

    obrigado!!

  • @ericpt , ligue para a Linha de Registos e verifique se o processo ainda está ativo e, se estiver, em que estado se encontra. Caiu em exigência, tem que ver do que se trata.

  • @Leticialele

    a exigência foi dos vínculos mesmo, ele tem a carta que foi enviada.

  • @raphafcruz O meu processo fez 19 meses, caso tenha alguma novidade no teu nos deixe informado. Estou sempre entrando no fórum para ver se algum processo que foi enviado de 1 a 3 meses antes do meu tenha tido alguma movimentação. Mas até agora nada. Sigo na expectiva.

  • Meus bisavos eram portugueses, se casaram no Brasil e meu bisavô registrou o nascimento do meu vô dias após o nascimento. Tenho que transcrever o casamento deles?

  • Bom dia pessoal! Enfim o Ministério Público autorizou a última retificação de que eu precisava para dar entrada no requerimento de cidadania portuguesa como neto. Eu estava revendo os documentos necessários e vi que não consta a certidão reprográfica do livro, mas apenas as de inteiro teor datilográficas.

    Meu entendimento está correto?

    Agradeço se alguém puder me confirmar.

    Atenciosamente!

  • editado August 2022

    @raphafcruz @Ahne bom dia, amigos.

    Sábio foi o Barão de Itararé, aquele que se auto-concedeu um título de nobreza fictício em homenagem a batalha que não houve, ao satirizar:

    ”De onde menos se espera, daí é que não sai nada!”

    Estou uns dias na vossa frente na longa e fria fila de espera para análise, mas já desencanei, larguei de mão. A lá Barão de Itararé, não irei esperar mais nada para breve.

    Só o que nos resta é aguardar, ad infinitum!

    Nota: este texto é satírico, já advirto antes que apareça alguém pra dizer que o processo está na realidade na bolinha 2 ou que devemos esquecer as fases intermediárias, pois tem pouco valor, ou ainda pra nos atermos a data de conclusão prevista na planilha.

    Abs procêis!

  • Leticialele, muito obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.