Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1440441443445446648

Comentários

  • @Kaique

    Qual foi o seu NºProcesso? Você deu entrada nele na planilha?

    Esse parece ser seu primeiro post no fórum.

  • Boa noite @gandalf, visualizando post do @videira sobre o registro dele referente a atribuição de cidadania na condição de neto, e comparando com o envio de toda a documentação da minha esposa (também na condição de neta de 62 anos de idade) pela DHL em 05/01/2022 e com recebimento pela CRC Lisboa em 10/01/2022, e até o presente momento SEM o recebimento de nenhuma senha, nem número de processo. Como devo proceder?

  • Bom dia

    @gandalf sim este foi o meu primeiro post. Apenas acompanhava as noticias que surgiam em todo fórum.

    Não cheguei a incluir a na planilha, o meu processo é o 69xxx/21, ele foi enviado pela DHL no dia 17/05/21 e o recebimento do e-mail com o protocolo e senha no dia 29/06/21.

    Junto com o meu processo foi enviado mais dois, que são das minhas irmãs.

  • Só para atualizar e fazer um alerta: confiram TUDO no assento de nascimento português emitido após a conclusão do processo.

    Hoje consultamos o assento pelo civilonline e tinha OITO erros. Até o sexo veio errado. E muitos sobrenomes errados, ou faltando, no pai e dos avós.

    Em alguns dos erros ficou claro que quem emitiu não leu ou viu a averbação com retificação de nomes que está na lateral da cópia reprográfica do nascimento da requerente. E os nomes corretos também estavam listados no requerimento inicial do pedido como neta. Pelo jeito, quem cria o assento não olha o resto do processo. Parece que pôs o que achou entender ler na certidão de nascimento.

    Segui as orientações da @Leticialele e mandei email pedindo as correções. Depois retorno falando se foram feitas corretamente e quanto tempo levou.

  • Boa tarde

    @gandalf incluí uma linha na planilha.

    Linha 536 (Neto_de_Luiz @renata_baldo)

  • @CarlosASP , não se preocupe, eles irão retificar com rapidez!!

  • @Kaique

    Então vc devia começar como usuário, incluindo a seus próprios dados na linha correta, por data.

    Ter uma experiência com a planilha que se dispõe a manter, para saber o que está ruim, o que chamou sua atenção, e entender o por que das coisas. Uma planilha compartilhada é bem diferente de uma planilha Excel normal.

  • @renata_baldo

    "Neto_de_Luiz" na verdade deveria colocar ali o nome do seu pai, o requerente, não do português.

    Pode ser: "Joaquim Outeiro (renata_baldo, pai)" OU "renata_baldo, pai" OU "Luiz Outeiro (renata_baldo, bisavô)".

  • @gandalf

    tem post fixo com a tabela de netos?

  • @mabego

    Que tabela? A planilha está ai acima. Ou é tabela de preços, outra coisa?

  • Obrigado @gandalf !

    Ela vai ligar na segunda feira. Ficamos na torcida!

  • @gandalf

    é a planilha... achei que ela estava fixada no topo das discussões, o @imarlonjr já fez a gentileza de me responder.

    Obrigada

  • @gandalf

    Boa noite!

    Tem 14 dias que estou tentando fazer o pagamento como o cartão Visa que tenho multimoeda, e que já havia feito 3 pagamentos anteriores sem problema com o mesmo (dez, março e maio/2022) e agora não estou conseguindo mais.

    Minha prima tentou com dois cartões virtuais também.

    Ligamos para Portugal e foi informado que a página está com problema para pagamento.

    Eu prefiro sempre pagar com cartão, acabei de tentar novamente e deu cancelado, mas realmente estou sem saber o que fazer.

    Alguma sugestão?

  • @Simone S BH

    Eles aumentam e diminuem o nível de segurança, e a medida que as implementações vão se completando, coisas que antes funcionavam quando a segurança era mais relaxada, podem deixar de funcionar. Você tem que mudar.

    Eu já lhe dei várias sugestões. Usar Nubank VISA, tentar Nubank pré-pago com o valor mais algum para o IOF, usar o cartão VISA de algum amigo, ou BB VISA, tentar algum conhecido que mora em PT ou nos EUA que você mande o crédito pra ele e ele pague para você, etc. Até você aparece numa das instruções mencionadas aqui neste post. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/296682/#Comment_296682

    Eventualmente todos conseguem. Mas se não quiser tentar uma mudança, então pague com Vale Postal. Não é o ideal, ninguém faz isso hoje em dia por causa do prazo de vencimento em 30 dias, porque tem que ser pago na véspera do envio por DHL, mas ainda é uma alternativa. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/297622/#Comment_297622

  • @gandalf , @Simone S BH ,

    Bom dia.

    No meu caso, ambas as alternativas funcionaram, tanto o envio dos documentos via correios quanto o vale postal.

    Fiz ambas no dia 11/07 na cidade de Aracaju-SE, os documentos foram recebidos na Conservatória em 20/07 e o vale retirado em 25/07 confirmado via e-mail pelo setor financeiro da Conservatória de Registos Centrais.

    Saudações cordiais para todos.

  • @CarlosASP

    Da aprovação até a conclusão do seu processo, quanto tempo levou?

    Você recebeu alguma comunicação, por escrito, quando da aprovação? E do termino, com o assento?

  • @NelsonFilho parabéns, ninguém disse que não vai dar certo por correios e por vale postal, o que é sugerido é que pela experiência e por relatos, a chance de dar certo no envio pela DHL é maior e também a forma por cartão de crédito é a forma mais prática. Da mesma forma que indicam enviar para ACP Porto para atribuição de filhos, enviar para outra dá certo? Pode até dar mas ACP Porto é a indicada por ser a mais rápida mas cada um faz como bem entender.

  • @rubensdemattos

    Entre a aprovação (bola 6 verde) e criação do registro de nascimento (bola 7 verde) foram umas 2 semanas. Mas lembre-se que é um processo com prioridade automática pela idade (mais de 80 anos). Tudo anda mais rápido que os sem prioridade.

    Soubemos de tudo pelo site de acompanhamento; não houve nenhum email.

    Pelo que vi no texto abaixo das bolinhas, foi enviado por correio uma cópia do assento. Deve levar umas semanas para chegar (ou nunca, como acontece com algumas pessoas).

    O que fizemos depois de ver que a bola 7 ficou verde foi pagar 10 euros e pedir no civilonline uma cópia do registro de nascimento. Recebemos o código de acesso no dia seguinte e baixamos o registro.

    Como dito antes, recomendo que façam isso e verifiquem TUDO. Esse registro veio com OITO erros, inclusive com o SEXO errado (e não é um nome como Alison ou Ariel que pode dar alguma dúvida!). Os sobrenomes do pai, dos avós etc tudo com vários erros.

    Quem criou o assento claramente fez com pressa, não leu a documentação do processo e pôs o que achou que estava escrito no corpo da reprográfica, não olhou nenhuma das retificações que estavam bem ali na cara. Um trabalho de quinta categoria.

    Agora estamos parados para a transcrição do casamento esperando a retificação disso tudo no registro de nascimento. Não sei quando vai sair - inclusive a partir de amanhã, haverá greve no IRN toda segunda e sexta durante todo o mês de agosto, atrasando tudo mais.

  • editado August 2022

    Bom dia a todos, estou ajudando uma amiga com a cidadania e tenho uma dúvida quanto ao caso dela.

    O Bisavô (português) já era falecido aquando do nascimento do filho (avô) do pai dela. Ou seja, a criança foi registrado por um terceiro , mas consta na certidão que é filho legitimo do pai (português)..

    Depois os nomes dos avós (incluindo o português) estão todos corretos nas certidões que seguem (filho e neto)

  • @Diligente ,

    Bom dia.

    É verdade, ninguém disse, inclusive eu. O que eu quis compartilhar é que as alternativas que utilizei, são válidas e funcionam.

    Cordias saudações a todos.

  • @robertaribeirog , se os bisavós eram casados em Portugal, mande a certidão de casamento deles. Se eram casados no Brasil, terá que transcrever o casamento em Portugal.

  • @robertaribeirog

    Só tem direito a nacionalidade se o pai português era casado com a mãe, e se o filho nasceu no máximo 180 dias após o falecimento do pai. Com que idade o filho do português foi registado?

    Será melhor se não mencionar o falecimento. Apenas faça a transcrição do casamento, como sugerido.

    Como está no tópico de netos, imagino que o filho do português também já faleceu.

  • editado August 2022

    olá @gandalf e @Leticialele obrigada pelas respostas.

    Não tem como se omitir (rs) a informação, uma vez que na própria certidão de nascimento do pai do requerente diz "filho legítimo de João, natural de Portugal, já falecido.."

    E o processo se envia a certidão do Português(a), a do filho(a) e a do requerente.. certo? Ou seja, a informação vai estar lá.

    Na certidão de nascimento do requerente aparecem os nomes corretos do avô (português) e da avó (brasileira).

    Sim, o filho do Português já é falecido. Por isso o processo ser de neto..

    Ele foi registrado 2 dias após o nascimento.

    1) Seria preciso a certidão de óbito para comprovar esse período?

    2) Tem que se transcrever o casamento primeiro (dos pais do requerente)?

  •  @gandalf

    Por acaso você sabe se os prazos da planilha para os processos de neto estão se mantendo? estou vendo grupos falando que está demorando uns 3 anos

  • acabei de dar entrada no pedido de cidadania da minha mãe como neta, ela é casada com meu pai e no pedido dela já foi uma certidão de casamento atualizada, a dúvida é se deferido o pedido de nacionalidade o registro dela já sai com a averbação de casamento?

  • @robertaribeirog , como eu disse, terá que transcrever o casamento dos avós, SE casaram no Brasil, pois o declarante foi um terceiro.

    Não precisa averbar o óbito.

  • @mario78

    Todo português nasce solteiro, depois de concluído o processo dela vc deverá fazer a transcrição de casamento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.