Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

16791112

Comentários

  • Boa noite @Leticialele

    Você sabe como consigo pedir a certidao de nascimento do português do ano de 1898 mas digitada? A que tenho, que está inclusive com certificação online de Portugal é a de batismo mas com letra de mão e eu ouvi dizer que não aceitam assim por ser quase impossível ler as informações...

    Grata. Bjs

  • @Leticialele

    Vi que vc comentou aqui sobre "certidão narrativa certificada" poderia me explicar em que formatação ela é emitida. É que eu tenho a reprográfica certificada do meu avo português mas ouvi dizer que não aceitam por estar escrita a mão e com aquelas letras cursivas de antigamente.

    Poderia me auxiliar?

    Bj grande.

  • @mmferreira , as Conservatórias aceitam as certidões escritas à mão, desde que certificadas pelo Arquivo Distrital.

  • @fariasx

    Aqui:

    https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/oservices

    No pedido, anexe o link que a Leticia te passou; assim eles acham direto o assento de batismo.

  • Bom dia @Leticialele e @fariasx

    A certidao que tenho está certificada mas bem difícil de ler, nesses casos, me disseram que eu deveria pedir uma digitada ou datilografada,não sei como se fala em Portugal mas também certificada para ser possível ler as informações.

    É essa digitada que eu nao sei onde pegar e gostaria de saber se vcs sabem...

    Obrigada por responderem. Vcs são nota mil...


  • @mmferreira

    Pode mandar essa mesmo! Dá pra ler tudo!

  • @mmferreira , o @Guilherme Moreira tem razão!! Esse pároco tem uma letra ótima!!!

    É essa certidão que tem que mandar!!

  • editado July 2022

    @mmferreira desculpe me intrometer, mas antes de 1915, todos os acentos eram de batismo e escritos a mao. E a conservatoria aceita nesse formato.

  • @FernandoFeraka, @Leticialele e @Guilherme Moreira orbrigada.

    Eu até tô por dentro dessa questão das certidões serem de batismo e escritas à mão. Eu so estou insegura de mandar essa porque o processo da minha prima caiu em 2 exigências e uma delas foi, segundo a conservatoria, estar "ilegivel".

    Mas obrigada mesmo pela ajuda de vocês.

    Um abraço.

  • @mmferreira


    esse assento está MARAVILHOSO...

  • @mecesther

    Você sabia que existe uma árvore no Family Search da qual consta Emilia Canario? E lá consta que eles tiveram um filho chamado Romeu sim... pode ser que ele tenha falecido ainda bebê.

    Pode ter sido criada por algum familiar seu, que de repente tem mais informações que podem te ajudar.

    https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G87C-8R6

  • @mmferreira

    Bom dia,

    Sobre a certidão narrativa, vc está se referindo a essa msg?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293739/#Comment_293739

    Vc se referiu a um documento escrito à mão, mas não disse ser uma Reprodução Certificada pelo AD.

    Essa é suficiente para entrar com o processo de nacionalidade.

    A questão da certificação digital (assinatura eletrônica, impressa pela internet) x analógica (assinatura manuscrita, selo branco em alto relevo e enviada pelo correio) é polêmica.

    O pessoal se assusta com o uso da digital, pois ainda não houve relatos sobre a sua aceitação.

    Mas, eu acho que pode usar a integral (como é chamada a Reprodução certificada da imagem original do assento), pois duas entidades portuguesas aceitam (PGR e Consulado) e o Arquivo Regional da Madeira informou que há uma norma que trata a respeito (há uma msg no fórum, se vc quiser pesquisar).

    A narrativa (digitação das informações contidas no assento) costuma ser pedida para Retificações em cartórios brasileiros, como te informei na msg acima.

    Boa sorte no seu caso e desculpe-me pelo mal-entendido.

    Abraços

  • duarteduarte Member

    @Leticialele olá boa tarde!

    Fazendo uma. Busca pela certidão do meu avô AGOSTINHO BERNARDO nasceu em 15 de março de 1894 Em Trás dos Monte não consigo encontrar fiz pelo distrito de Bragança, Leiria e Vila Real sem sucesso.. Pode me dar uma ajuda obrigada.

  • @duarte , o ideal seria você ter o nome dos pais!!

    Achei vários "Agostinho Bernardo"!!

  • @guimoss boa noite,

    Sim, eu me referia a conversa https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/293739/#Comment_293739

    Eu ainda tenho dificuldades em usar o nome correto dos docs. Rsrsrsr mas sim, eu tenho uma reprodução certificada online...

    Conheço algumas pessoas que enviaram esse mesmo tipo de documento com certificação e assinatura digital que foram aceitas, elas imprimiram e enviaram junto ao processo. No caso da minha prima que foi indeferido creio que ela mandou apenas a certidão mas sem a certificação.

    Uma outra opção que me deram, uma amiga que fez o processo dela assim, foi de mandar essa reprodução que tenho, no caso impressa junto à certificação e também mandar uma narrativa certificada apenas como um auxílio nas informações...um plus para facilitar a leitura. Acho que vou optar em fazer assim.

    E não se desculpe por possíveis "desentendidos" pois até o momento vocês só fizeram me ajudar.

    Um abraço.

  • @guimoss

    Boa noite,

    Ainda sobre essa questão dos tipos de certidões e formatos de certificações, digital ou analógica, embora eu tenha ouvido que aceitam a digital impressa, me bateu um receio aqui... fui ler melhor a certificação digital que eu tenho e no próprio documento, quase no final à esquerda diz..."a impressão deste ficheiro não tem valor legal"

    Pode ser melhor pedir outra via correios mesmo e deixar essa pra lá....

    Aceito sugestões amigos... @Leticialele @Guilherme Moreira @FernandoFeraka

  • @Roberta_U

    Agradeço a informação, mas, não sei quem colocou Romeu na árvore de Emilia Canário no Family search, mas, todos os dados que levantei, consta que Emilia e Joaquim tiveram apenas 4 filhos: Joaquim, Amadeu, Esther e Maria Joaquina, mas de qualquer forma não tem a informação que preciso, que é o Local de Portugal que nasceu Joaquim Monteiro de Carvalho

  • @mmferreira , pode mandar essa certidão!! Tem assinatura digital e será aceita!!

  • editado September 2022

    @Leticialele e @guimoss, bom dia,

    Nova dúvida no caso da CARMINA… podem me ajudar?

    1) na certidão de casamento portuguesa: [removido] (o mesmo no processo de pedido de passaporte)

    2) na certidão de nascimento do filho brasileiro: [removido] (esse “dos Santos” existia no sobrenome da sogra dela e no da avó materna dela)

    3) na certidão de nascimento da neta brasileira: [removido] (o “Mathias” é sobrenome do marido portugues, avô da brasileira, e tiraram o TH do nome deles)

    Pergunto: e agora? Deixo tudo como está ou retifico alguma?

    Desde já, muito obrigada!

  • editado September 2022

    @Leticialele e @guimoss

    desculpem, só acrescentando: meu objetivo é pedir a nacionalidade da neta pelo avô português, [removido], declarante do nascimento do filho brasileiro (que, por sua vez, foi o declarante do nascimento da neta brasileira de Manoel). Nos documentos todos o nome dele (e dos pais dele) está (ão) correto(s)

    Quanto à avó portuguesa que há esta divergência de apelidos nas certidões (porém, os nomes dos pais dela estão certinhos na certidão do filho brasileiro)

    mais uma vez, obrigada!

  • @Roberta_U , eu só retificaria se houvesse exigência, que acredito que não haverá!!

  • guimossguimoss Beta
    editado July 2022

    @mmferreira

    Agradeço o seu relato. É importante para os futuros foristas que estão a pedir certidões.

    Conheço algumas pessoas que enviaram esse mesmo tipo de documento com certificação e assinatura digital que foram aceitas

    Eu acho que as pessoas começarão a usar as certidões com certificação digital mais e mais.

    Eu sempre faço uma advertência sobre essa modalidade quando as pessoas tem que emitir um assento no AD.

    Há sempre um risco. Tem que ponderar os prós e contras, em cada decisão.

    ===

    Uma outra opção que me deram, uma amiga que fez o processo dela assim, foi de mandar essa reprodução que tenho, no caso impressa junto à certificação e também mandar uma narrativa certificada apenas como um auxílio nas informações...um plus para facilitar a leitura. Acho que vou optar em fazer assim.

    Eu acho que não precisa mandar os dois modelos.

    O que vc tem está legível.

    Mas, se vc estiver insegura (acho que não precisa estar), vc pode pedir a Reprodução Narrativa e enviar só esta.

    E a questão da certificação analógica x digital, vc mesma já apresentou um relato encorajador.

    Eu enviaria a que você tem.

    Se o pior e improvável cenário acontecer e cair em exigência, vc pode pedir ao AD para mandar o assento (com certificação digital ou analógica) direto para a CRCentrais.

    Eles enviam um ofício informando o envio e vc pode pedir para inserir informações nele (como o n° do processo, o nome do Requerente e que a razão é para cumprir a exigência xxx).

    Dessa forma, eu enviaria somente o que vc já tem, mesmo com o risco do "sem valor legal".

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • @Roberta_U

    Acho que está tranquilo em todas as situações.

    Sempre há um risco (mesmo que pequeno), mas como o "do Santos" pode ser justificado por outras certidões que estarão no processo e como o "TH" não muda o som do sobrenome, não creio que caira em exigência.

    O que vc tem que reparar é se as diferenças (≠ divergências) podem fazer o Conservador pensar que a certidão enviada é de outra pessoa fora da linha familiar.

    Obs: Se não me engano, eu vi o seu caso em outro tópico. Se vc quiser, eu dou a minha opinião sobre os documentos a serem enviados (informe a lista completa por lá). É so me marcar lá.

    Abraços

  • @Leticialele e @guimoss, mais uma vez, muito obrigada. Ficaria muito perdida sem as orientações de vocês aqui do fórum.

    @guimoss, agradeço sua disponibilidade; assim que estiver com todos os documentos, te envio por mensagem privada.

  • Procure um cartório de registro civil da localidade de nascimento de seus avós.

  • @Roberta_U

    Não precisa enviar os documentos e sim, listagem deles.

    Envie no tópico onde vc tratou do assunto pela 1ª vez.

    Abraços

  • Boa tarde, alguém pode me tirar uma duvida?

    Reparei que na no batismo do português consta que o nome da mãe é Maria de Jesus. Nos documentos brasileiros consta somente Maria Rosa (nascimento dos filhos e óbito do português).

    No casamento de Maria consta somente Maria de Jesus também.

    Pelo que eu vi o nome dela seria Maria Rosa de Jesus.

    Será que vai dar problema?

    Já enviei os docs para Lisboa.

  • Boa tarde a todos!

    Alguem pode me ajudar , estou a procura da certidao de nascimento do meu avô . Abaixo as informaçoes que consegui, Ficarei esternamente grato se alguem puder me orientar.

    NomeAntonio dos Santos

    SexoMale

    Data de batismo2 Dec 1877

    Lugar do batismoAlcafache, Viseu, Portugal

    Lugar do batismo (original)São Vicente, Alcafache, Viseu, Portugal

    Data de nascimento12 Nov 1877

    Local de nascimentoAldea

    Nome do paiBernardino dos Santos

    Nome da mãeMarianna dos Santos

    Nome do avô maternoAnnacleto dos Sanctos

    Nome da avó maternaJacinta Maria

    Nome do avô paternoJoaquim dos Sanctos

    Nome da avó paternaLaurianna Joaquina

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.