Nascimento anterior a 1911.

Boa noite a todos. Sou nova por aqui e tem sido muito esclarecedor, entretanto ainda possuo dúvidas e agradeço caso alguém saiba responder. Estamos entrando com o pedido de cidadania pro meu pai (filho de português).

1. A identidade do meu pai que será o requerente precisa estar também apostilada?

2. Do nascimento do português só temos um documento escrito à mão do registro de batismo dele, ele nasceu em 1898. Isso serve ou precisamos ainda assim buscar a certidão de nascimento? Temos também o casamento dele aqui no Brasil.

Comentários

  • @mmferreira

    1) Precisa sim. Deve ter menos de 10 anos e com filiação.

    2) O nascimento (batismo, no caso) é essencial para entrar com o pedido.

    Vc deve pedir a Reprodução Narrativa Certificada e optar pela opção "correio registado" pelo código de rastreio.

    Deixe a lista de documentos que pretende enviar e busque por divergências, ANTES de pedir a certidão portuguesa.

    ===

    Qual era a nacionalidade da esposa?

    Quem foi o declarante do filho do português e quando foi feito o registro?

    A depender das respostas, a transcrição do casamento brasileiro pode ser dispensada.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @guimoss , obrigada.

    Meu avô, português, casou-se no Brasil com minha avó brasileira.

    O declarante do nascimento do meu pai(requerente da cidadania) foi meu avô português, ele declarou o nascimento do meu pai com poucos dias de vida.

    Precisamos fazer a transcrição do casamento do meu avô?

    Como faço pra saber se essa transcrição já foi feita por algum parente?


    Obrigada de coração.

  • @mmferreira , não precisa transcrever o casamento do avô.

  • @guimoss , obrigada.

    Meu avô, português, casou-se no Brasil com minha avó brasileira.

    O declarante do nascimento do meu pai(requerente da cidadania) foi meu avô português, ele declarou o nascimento do meu pai com poucos dias de vida.

    Precisamos fazer a transcrição do casamento do meu avô?

    Como faço pra saber se algum dos meus primos que estão também pedindo a cidadania já fizeram a transcrição?

  • @mmferreira , pode perguntar a seus primos OU pedir uma certidão de casamento dos avós pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    Pode fazer como curiosidade, mas não é necessário para o processo de cidadania, pois o avô português foi o declarante do nascimento do filho até que este tivesse completado 1 ano.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.