Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1231232234236237315

Comentários

  • Pedi hoje na PF certidão de movimento migratorio.

    Para o período desde que minha esposa tinha 16 anos

    Resultado: nada consta.

    Vi outro comentário que precisa ser carimbada assinada por alguém da PF, escrivão, pra poder ser reconhecida firma e apostilar.

    Agora fica dúvida o que fazer: mandar só isso, ou tentar também antecedentes Alemanha?

    Consulado Alemão São Paulo pra reconhecer firma só atende às quintas.

    Próxima quinta é feriado, quando estarei semana toda em São Paulo.

  • @rogerdff, na próxima quinta, dia 26/maio, não é feriado em São Paulo, que eu saiba! Ou é algum feriado alemão, que o consulado comemora?

  • Desculpe-me errei.

    Estarei semana de 13-16 Junho São Paulo.

    16 Junho é feriado.

  • rogerdffrogerdff Member
    editado May 2022

    Fui agora na PF e escrivã carimbou e assinou certidão movimento migratorio.

    Assinou também certidão antecedentes. Disse-me que essa precisa, pra ser reconhecida firma e apostilada.

    Mesmo com autenticação no verso.

    Agora mais uma dúvida. Se preciso reconhecer firma nas 2 certidões e também apostilar as duas.

    Lembro ter lido aqui que CRC Portugal confere questão migração no Brasil. Via essa certidão movimento migratorio.

    Se é o mesmo emitido e assinado pelo PF, vou seguir processo assim.

  • Eitaaa não sabia disso!!!

    A certidão de antecedentes criminais precisava ser apostilada??

    Putz, enviei a minha apenas com autenticação no verso!

  • @GSimões , a certidão de antecedentes criminais precisa, apenas, da validação impressa no verso.

    Creio que o @rogerdff está mandando apostilada por um cuidado a mais, pois ele morou na Alemanha e não tem como mandar os antecedentes de lá. Por isso está mandando a certidão de movimentos migratórios.

  • rogerdffrogerdff Member
    editado May 2022

    Correto @Leticialele

    De movimento migratorio como não tem autenticação não tem jeito.

    A de antecedentes vou reconhecer firma por ter sido assinada. E talvez apostilar.

    Embora ache bem superficial essa autenticação. Não tem código barras, Q code, ou um hash segurança.

    Nada apenas repete dados.

    Até pra imprimir já foi estranho. Aparece uma janela sem opção de imprimir. Tem usar Ctrl P.

  • @rogerdff , já que vai apostilar a certidão de movimentos migratórios, apostile também a de antecedentes, já que ela está assinada.

  • Sim estava pensando nisso.

    Grato

  • @Leticialele e @rogerdff , muitíssimo grato! Fico mais aliviado agora = D

  • @GSimões

    Depende do país em que morou, e dos acordos que têm com PT.

    Antecedentes do BR basta o certificado no verso. Dos EUA por exemplo, tem que ser apostilado no Departamento de Estado.

  • rogerdffrogerdff Member
    editado May 2022

    Pra quem possa interessar/ajudar.

    Hoje pedi assento casamento pelo Civilonline. Confirmação pagamento por email com comprovante anexo vem poucos minutos depois. E apenas 2 horas depois de pago já recebi e-mail com código pra acessar assento.

    Certidão é bem básica, nem logo de órgão oficial tem.

    Fiz pagamento com cartão virtual do banco C6 Carbon.

    Pro pedido pra abrir processo formulário 3, usei cartão virtual C6 Conta Global Euro. Tudo ok.

    Recebi logo depois email confirmado pagamento e formulário 3 em anexo com cabeçalho com código pagamento.

    Pagamento/compras online sugiro usar cartão virtual. Código CVC muda diariamente.

    Essa semana mesmo tive problemas compra online passagem aérea. Tive cancelar meu cartão após tentativa de compra indevida.

    Lado positivo descobri que C6 identificou uso indevido cartão, avisando por SMS e bloqueando cartão. Depois me ligaram pra confirmar, cancelaram cartão e já solicitaram novo.

  • rogerdff, a certidão é bem básica mesmo. Mas, sendo do civilonline é válida e aceita, na verdade, basta apenas o número do registro para os demais órgãos.

  • Sim @Robertotuta

    Tem todos os dados, mas somente dados.

    Meu caso só identifica que foi do Consulado Geral Portugal em SP. E no final, nome funcionário designado e número processo/ano.

    Não tem logo oficial, código verificação, código de barras, hash, nada.

    Ainda que eu tenha pedido sem autenticação.

    Pra um documento oficial é no mínimo muito diferente de um documento do Brasil.

    Mas se é suficiente é o que importa.

  • Gostaria de saber se muda em algo na solicitação da nacionalidade portuguesa por casamento se o cônjuge não português tiver sido casado anteriormente. Minha esposa é cidadã Portuguesa e antes de me casar com ela eu era divorciado (ela era solteira). Tem alguma complicação?

    Obrigado

  • @rcrechia

    Nesse caso não há problema. É o primeiro casamento dela com você, ela transcreve esse casamento em PT e pronto.

    Mesmo que você peça a nacionalidade através dela, é uma nacionalidade derivada, e começa a contar a partir da data do assento pra frente. O que aconteceu na sua vida civil antes de você se tornar português não importa pra PT, pq você era só brasileiro.

    No caso de sua esposa, provavelmente tem uma nacionalidade originária (filha ou neta de português). A nacionalidade dela retroage ao nascimento dela, e todos os eventos da vida civil dela (casamentos, divórcios, viuvez) que ocorrerem desde o nascimento, precisam ser transcritos, se alguém depende deles para herança ou direitos sucessórios (como nacionalidade). Porque retroage, é que os filhos dela nascidos muito depois, e o cônjuge, também têm direito. Quando ocorreu o fato ela já era portuguesa, desde o nascimento.

    Capisce? (entendeu?)

  • Saiu o assento de nascimento de minha esposa, pela Base X. O processo (1076xx/2021) foi enviado para a CRC de Lisboa em agosto de 2021, foi recebido (bolinha 1 verde) em 10/12/2021, verificação de documentos (bolinha 4 verde) em 09/03/2022, despacho favorável (bolinha 6 verde) em 06/05/2022 e, finalmente, terminado (bolinha 7 verde) em 17/05/2022. Agora só faltam os de minhas duas filhas, em Sintra transferidos de Almada, que estão desde o dia 17/10/2021 com o despacho favorável (bolinha 6 verde), mas não anda e nem respondem e-mails a respeito.

  • Boa noite pessoal, o processo do meu marido caiu em exigência. Aparentemente a gente esqueceu de ticar algumas caixinhas do quadro 2 do formulário (serviço militar, sentença transitada em julgado, etc.). Junto com a carta da exigência nos mandaram uma declaração que deve ser preenchida, assinada e devolvida e assim todas as exigências serão sanadas.

    Uma pergunta: a assinatura na declaração deverá ser autenticada e apostilada, correto? Ou somente reconhecida?

    Agradeço antecipadamente a ajuda e atenção.

  • @Ana Flávia Belchior , a assinatura tem que ser reconhecida por autenticidade.

  • @gandalf

    Si, ho capito! Na verdade sou ítalo-brasiliano…Italiano di nascita. Eu morei muitos anos na Inglaterra e poderia já ter solicitado a cidadania Britânica mas achava que só uma cidadania europeia bastava, ledo engano, 3 anos atrás voltei a morar no Reino Unido e já foi preciso solicitar o “visto” para europeu devido o Brexit. Então cheguei à conclusão que quanto mais passaportes tiver melhor… Sua explicação foi muita clara, obrigado.

  • Obrigada @Leticialele, mas depois de reconhecida por autenticidade essa declaracao precisa ser apostilada?

  • @Ana Flávia Belchior , desculpe, tem que ser apostilada, sim!!

  • Foi mesmo rápido @Gustavo de Almeida Parabéns a sua esposa e a você

  • Bom dia a todos,

    Minha documentação foi recebida em Lisboa no dia 21/02/22 e até agora não recebi o numero do processo (cidadania pelo casamento). Devo enviar e-mail solicitando o numero do processo ou ainda estão no prazo de liberação do numero do processo?

  • BasttosBasttos Member

    Pessoal hoje saiu meu assentamento, bolinha 6 em 20/10/2021, bolinha 7 verde hoje 23/10/2022, agradeço a todos pelas "dicas", vou continuar no grupo e se possivel ajudar na melhor forma possivel com dicas, estou muito contente, atualizei a planilha

  • @Basttos parabéns...

  • @Basttos parabéns. E legal que você veio do futuro!!!

  • @Destefano , @Basttos , e aqui estamos muito mais acostumados com coisas do passado!! É muito bom um ar de renovação... hahaha

  • BasttosBasttos Member

    KKKK, eu postei a data errada, fiquei tao empolgado que digitei 23/10, o correto é 23/05/2022 desculpe a minha falha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.