Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1118411851187118911901452

Comentários

  • editado May 2022

    @carlos120621

    Não é comum, principalmente em processo de filhos art-1C, mas acontece às vezes.

    Eles estão pedindo a algum órgão externo (talvez na Embaixada portuguesa no BR), a verificação de dados, ou consultando ao SEF algum país onde morou no exterior após 16 anos. Art-1C isso raramente ocorre. Em outras modalidades, é normal.

    Acaso algum de seus documentos é de Goiás, MT ou MS?

    Qual a modalidade de seu processo? É Sefardita, art-6.7 ou art-6.1? (esse tópico seria para filhos, art-1C)

  • editado May 2022

    @thaiaga

    Você deve estar abrindo no celular, e tem alguma incompatibilidade com o tamanho de sua tela e o sistema deles.

    Tente abrir com o celular na horizontal, e deve ver todas as bolinhas.

    Com a sua irmã pode dividir somente a remessa pela DHL, colocando no mesmo envelopão amarelo os documentos de cada processo, sem compartilhar nenhum, separados em envelopes plásticos, ou de papel pardo mais fino. Cada um precisa estar completo com seus documentos.

    Pode compartilhar o custo de fazer a transcrição do casamento dos pais, se tiver que fazer. Só tem que fazer se o português não foi o declarante na certidão dos filhos antes de 1 ano de idade. Isso geralmente ocorre quando a mãe é a portuguesa. Esse é um custo relevante.

    No restante, tem que pedir os documentos originais para cada processo.

  • @Rodrigo79

    Se antecipe, por causa da greve e das férias, senão vai agarrar até Agosto.

    Faça rapidamente uma copia do RG certificado e apostilado de ambos os pais. Mande junto com uma carta explicando que está enviando o RG apostilado dos pais e requer que se faça a juntada ao processo Nº 32xxx/22.

    Ponha no correio normal registrado se quiser economizar (R$39 e demora 3 semanas), ou mande por DHL se quiser que chegue em 5 dias.

    Assim evitará essa exigência, que muito provavelmente virá. Tem que chegar lá e ser escaneado antes do processo passar pelo conservador.

    Eu notei que mesmo para os processos de menores que estão concluindo, houve uma inversão. Processos de adultos costumavam levar 3 semanas e de menores 1 semana. Os processos recentes, adultos estão levando 2 semanas, e menores pularam para 24 dias (3 semanas). Claramente estão sendo mais criteriosos no trato com menores, até mesmo do que com adultos.

  • editado May 2022

    @lavatorileo

    Não entendi... "via DHL, para ACP [Porto], e recebi o comprovante eletrônico de entrega em Lisboa, dia 14/02"

    Você mandou para o endereço do ACP no Porto, ou mandou para o endereço que aparece na instrução do formulário em Lisboa?

    Onde a DHL entregou, pelo rastreio? Se foi para Lisboa, esse aqui não será seu tópico. Só vai fazer você ficar aborrecido.

    Se mandou para Lisboa, a senha demora 4 meses e o processo vai demorar mais de 1 ano. No ACP a senha teria sido enviada em 1 semana, e o processo demoraria 6 meses. Sinto dizer, mas os indícios apontam para Lisboa.

  • @mateusBH e outros que buscam fazer docs em Belo Horizonte

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/288059/#Comment_288059

    A data de abertura do agendamento foi marcada, como eu havia previsto. Não disseram o horário, mas geralmente é entre 9:30 e 11:00


  • @gandalf

    É de Goiás. Há algum problema?

    Respondendo a pergunta, é filho, normal.

  • @gandalf

    Amanhã mesmo vou tirar cópia dos passaportes (meu e da minha esposa), apostilar e tentar enviar pela DHL.

    Até agendei meu PEP e o catão de cidadão pro meu filho na permanência consular que vem a Vitória no final deste mês e início de junho.

    Não vai dar tempo de chegar o assento dele… fica pra outubro.

    Valeu pela orientação.

  • @carlos120621 , recentemente, houve muita fraude com registros emitidos em Goiás, por isso as Conservatórias fazem mais pesquisas sobre a veracidade dos documentos. Podem estar aguardando uma resposta da Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília. Só demora um pouco mais, mas não se preocupe.

  • @carlos120621

    Acertei "na mosca"! Hehe

    Não é problema, mas é como explicou a Leticialele. É um procedimento de praxe, e costuma atrasar uns 30 dias. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/240102/#Comment_240102

    Há muito tempo é assim. Para que não se sinta sozinho, vai aí uma pequena lista, onde uns acabam pagando pelo mal feito de outros... Pelo menos agora vc sabe por que, e se tranquiliza.

    aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/192772/#Comment_192772

    e aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/168262/#Comment_168262

    e aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/108779/#Comment_108779

    Tem um tópico com o título "Certidão de Goiás", mas não localizei na busca rápida.

  • @Rodrigo79

    Este mês não sairá. Para Junho, se mandar agora por DHL ele aprova de primeira, mas estão levando 24 dias para emitir o assento de menores. Então inclui no seu requerimento um pedido para que a emissão do assento possa ser acelerada, se for possível, para que possa aproveitar a "presença consular" em seu estado, uma vez que conseguiu agendamento para dia xx/xx/aaaa, conforme o documento anexo. Caso essa data seja perdida, a próxima oportunidade seria somente em Setembro. (corrija ai se eu tiver entendido as datas erradas)

    Junte uma cópia certificada do seu agendamento no consulado. Já que vai mandar o RG apostilado, não tem nada a perder em pedir. Se o Conservador autorizar, assim será. Poderia conseguir o assento antes do final de Junho. Início de Junho seria improvável, mas não impossível. Depende de sua habilidade em redigir o requerimento.

  • editado May 2022

    Olá pessoal...


    Processos antes e um depois do processo do meu irmao menor (linha 125) aprovados. O nosso continua sem updates. Porem, sem exigencias...

    PS.: Ele fez 18 anos agora nesse mes, porem o processo foi recebido e numerado enquanto ele ainda era menor. Entao acreditamos que nao ha problema certo? É so pra deixar ele um pouco ansioso mesmo ne...rsrs

  • @cteixeira18

    Não tem problema ele ter completado 18 anos depois que já iniciou. Vale a data de numeração.

    Se mandou com o RG dos pais e o dele, certificados e apostilados não terá problema. Se não mandou, eu faria outro e mandaria o quanto antes. Cair em exigência para menores tem sido a norma. Os tempos para emissão do assento de menores também tem aumentado significativamente, e atualmente é 24 dias, enquanto o de maiores está em 14 dias.

    Ou então pode esperar para ver se terá exigência, e só então atuar.

  • @Leticialele @gandalf

    Obrigado pelas respostas. Não fazia ideia disso. Então, devo supor que, até a aprovação, vai mais uns dois meses né, considerando que vai ter férias agora.

  • @gandalf

    Hum...Já vou confirmar com meu pai se os RGs foram apostilados. E caso nao tenham sido, ja ficar em prontidao. Certificados tenho certeza que sim.

    A frase da bolinha 4 continua O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa, mas vou continuar acompanhando diariamente caso mude. Como houve movimentacao nos processos de datas proximas, se mudar pra exigencia, deve ser logo.

    Obrigada mais uma vez! :)

  • @gandalf obrigado. Vou entrar neste dia pra agendar.

  • Já faz mais de 15 dias que vi que o processo de meu filho e de meus sobrinhos menores cairam em exigência, porém apenas minha irmã recebeu a carta de Portugal (semana passada) e, eu e meu irmão não recebemos ainda! Eles não me retornaram via e-mail (pedi gentilmente para que me enviassem o .pdf da carta de exigência) e também não querem me passar via telefone. MInha preocupação é que esta carta nunca chegue e também caia bem na greve/férias deles...

    Alguma dica dos foristas nesse caso?

  • @gandalf @Leticialele Oi queridos, muito bom dia. Meu pai conseguiu tirar o RG atualizado. O processo dele está com 80 dias ainda na bolinha 1 verde. Vale a pena apostilar a cópia do RG e enviar por DHL para juntar ao processo?

    *Ele havia enviado apenas a cópia da CNH apostilada.

    Muito obrigada mais uma vez!

  • Bom dia @Leticialele , eu já enviei a um tempo atrás, mas vou reenviar!

    muito obrigado

  • lavatorileolavatorileo Member
    editado May 2022

    Bom dia @gandalf

    Obrigado pelo retorno, desculpe, eu na mensagem escrevi errado sobre o local que chegou os documentos, a entrega foi feita na ACP mesmo, vou tentar enviar outro email, e ligar…

  • Bom dia a todos!

    @Nilton Hessel se puder me ajudar ficaria imensamente grata.

    A mais ou menos um mês atrás tirei algumas dúvidas aqui sobre o processo da minha mãe (1C), separei todos os documentos dela e agora faltam poucas coisas mas gostaria de tirar duas dúvidas:

    1 - Minha mãe ao nascer foi batizada apenas com o sobrenome paterno, e aos 11 anos acrescentou-se o sobrenome materno por conta do irmão mais novo ter recebido os dois sobrenomes, acharam melhor acrescentar o sobrenome materno ao nome da minha mãe também. Já consegui o documento que comprova essa alteração que no caso é a cópia da ordem judicial apostilada.

    Minha pergunta é: Fui orientada a fazer uma declaração explicando o porque dessa alteração no sobrenome, gostaria de entender melhor como devo escrever esse documento, estou um pouco perdida.

    2 - Devo enviar o processo dela para ACP?

    Acontece que nos documentos da minha mãe o nome da minha vó de Teresinha ficou THereZinha por um erro de digitação. Porém na cópia da ordem judicial aparece como Teresinha mesmo.

    Outra questão que me surgiu agora

    3 - Minha mãe é divorciada, hoje tem o sobrenome de solteira nos documentos dela, só vou enviar a certidão por cópia reprográfica apostilada, está certo?

    Obrigada

  • @Gabriela Zanatta qual foi a forma encontrada pela sua mãe para acrescentar mais um sobrenome?

  • @mateusBH e aí, nada ainda? Houve despachos em processo antes (Ana Paula) e depois (Leandro e Priscila - caiu em exigência) do seu...

    Notei que essa semana foi muito devagar, foram poucos despachos e finalizações. Logo na nossa vez...:(:(

    Rezando para que não entrem em greve! Já basta as férias

  • @gandalf

    Consegui agendamento aqui na permanência consular para o dia 31/05. Então o documento apostilado, mesmo que tenha enviado hoje, não chega lá em tempo suficiente para sair o registro da nacionalidade. Resumo: enviei os documentos hoje mas não pedi para acelerar o assento de nascimento do meu filho.

    Mas valeu pela dica.

  • @Nandalobao Nem me fale deste sofrimento kkkk. Pois é tem uns com datas próximas da minha e já saiu, o que resta é aguardar.

    Acho que deve aprovar com uns 150 dias, não? O meu está mais ou menos com 133 dias. Acho que deve estar no prazo ainda. Enfim, vamos que vamos. Uma hora sai. kkkk

  • @cteixeira18 estou na mesma com o processo de minha filha.... enviei os documentos mas sem apostilar os RGs meu e de minha mulher, pois segui o novo site da justiça portuguesa que nem mencionavam a necessidade de documento de identidade dos pais..... Torcida grande agora para passar.....

  • @Destefano ...

    E por ter auxiliado na montagem de um processo com características semelhantes...E também por esse trecho da mensagem da @Gabriela Zanatta ...Que copio abaixo...:


    "...Acontece que nos documentos da minha mãe o nome da minha vó de Teresinha ficou THereZinha por um erro de digitação. Porém na cópia da ordem judicial aparece como Teresinha mesmo..."

    ...Quero crer que a autorização para o acréscimo do sobrenome da Mãe aos 11 Anos deverá ter sido feita com uma autorização judicial...

    Você confirma @Gabriela Zanatta ...???

    EDITADO...:

    Vou tentar encontrar a (s) postagem (s) onde comentei sobre esse processo...De cuja montagem eu participei...E do qual...A requerente...Filha de Portuguesa...Teve acrescentado um sobrenome da Avó paterna quando tinha a idade de Dez anos...

    De qualquer forma adianto que solicitamos ao Cartório uma Cópia da Autorização Judicial Certificada...Enviamos junto com uma declaração explicando toda a questão...

    ***O processo foi tratado na Conservatória de Registo Civil de Ovar...

  • @Nilton Hessel a minha questão é essa... De alguma forma, sei também que é facultado ao português colocar e tirar alguns nomes dentro de alguns parâmetros... Vamos esperar a @Gabriela Zanatta responder...

  • editado May 2022

    @Nilton Hessel

    ...Quero crer que a autorização para o acréscimo do sobrenome da Mãe aos 11 Anos deverá ter sido feita com uma autorização judicial...

    Você confirma @Gabriela Zanatta ...???

    Eu confesso que não sei te dizer, foi uma luta no cartório para conseguir o documento, perdi as contas de quantas vezes fui lá, mas enfim, vamos lá.

    O documento que tenho é uma autorização de acrescentar o sobrenome materno, e como assinaturas tem a do oficial maior do cartório, curador geral e o carimbo do juiz de direito da vara cível. Acredito que não deve ser uma autorização judicial.

    Acredito até que na época não houve autorização judicial, apenas feito no cartório já que havia um juiz na época.

  • @Destefano

    acredito que não entendi sua pergunta, mas vou tentar explicar.

    Como são informações que temos que perguntar e algumas partes ficam perdidas, mas o que minha vó me explica é que isso foi feito em cartório e que havia um juiz lá, e agora explicando sobre o documento que tenho comigo para o @Nilton Hessel acredito que foi isso mesmo, realizado apenas em cartório. Tanto que no documento que tenho fala sobre o pedido de alterar o nome do meu tio também de Cleber para Kleber já que haviam escrito errado na hora de batizar porem essa alteração não aceitaram por K não fazer parte do alfabeto brasileiro.

  • editado May 2022

    @cteixeira18

    Quando chegar perto das férias, isso é daqui a 20 dias, vão começar a aprovar de monte, e a mandar pra exigência de monte. Você não entende a dinâmica, porque é sua primeira vez, mas as decisões se tornam sumárias. OK? aprova. Faltou o pingo do "i"? exigência.

    Qualquer processo que tenha problemas mínimos, irão pra exigência. Em seu lugar, eu veria a cópia do que mandou (você fez não é?) se apostilou ou não. Caso não tenha feito, pode começar a se mover nessa direção, no dia que se chama HOJE. Já devia ter feito isso.

    O apostilamento demora 5 dias, o envio DHL 5 dias, mais 5 dias pra abrir o envelope e escanear. Hoje é sexta dia 20. Você precisa disso lá de imediato, se quiser ser aprovado antes das férias. Cada dia conta agora. Se arrastar pra semana que vem, provavelmente perdeu a janela de oportunidade de aprovar na primeira rodada. Terá a exigência, e ficará pra 2 meses depois, talvez mais.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.