Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

1202123252635

Comentários

  • @AmandaBranco

    Você só consegue ir ao consulado depois que tiver o assento.

    Se você quer se antecipar e marcar o consulado, não precisa do texto do Despacho. É uma aposta que você faz marcando pra daqui a X dias, na expectativa de que até lá concluam com o assento.

    Se quiser pedir alguma coisa no rcentrais pode fazer, mas enquanto não tiver o número do assento não adianta.

  • @AmandaBranco...

    Com o processo assim...:

    "...Todas as bolinhas até a 6 estão verdes. e a 7 vermelha..."

    Não foi criado o Registo de Nascimento Português...Ou seja...O requerente não nasceu ainda...!!!

    Como mencionou o @gandalf...Aguarde até que seja disponibilizada a informação de CONCLUSÃO DO PROCESSO...!!! ***(TUDO VERDE)...

  • É com muita satisfação que informo que o processo de minhã irmã foi finalizado ontem 11/03/21.

    Tempo total 115 dias!

    Irei atualizar a planilha!

    Agora é transcrever o casamento da minhã mãe e partir para o meu processo!

    Obrigado a todos! Em especial o @Nilton Hessel que me deu umas dicas neste processo.

  • @gandalf e @Nilton Hessel

    Eu vou esperar então, eu entendi o que explicaram.

    Então o de filho é diferente do de neto?

    Por que como disse anteriormente, no processo da minha mãe o assento de nascimento foi criado em Santos com o despacho. eu tive que fazer essa etapa e não esperar que a conservatória fizesse.

  • @AmandaBranco , parabéns!

    No caso de atribuição de filhos, a criação do registro é automática!

    Espere até o registro ser criado!!

  • @Rodrigo Arraiol...

    Bom que tenha dado tudo certo com o processo de sua Irmã...!!!

  • Olá! Meu processo também foi finalizado ontem. O registo foi criado dia 11 de março. Novamente, nossa planilha muito precisa. Eu que não atualizo por sempre acessar via celular e fica um pouquinho complicado.

    Bora lá para a próxima etapa. As crianças!! Lá vou eu para outra página do fórum. Vamos ver se este ano termino essa jornada - desde 2017. Só vai virar novela se eu der entrada na minha...aí toca mais 24 meses...pensou?? O que não fazemos por filas mais rápidas na imigração, rsrsrs

    vale e sucesso para todos aqui!

  • @Projeto bigode

    Sem problema. atualizado.

    Parabéns.

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado March 2021

    Olá!

    Dia 10/03/2021 meu processo e do meu irmão, que estava na bolinha 4 voltou para a bolinha 3. "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

    O processo da minha tia (Recebido em Outubro), meu e do meu irmão (Recebido em Dezembro) estão nessa mesma etapa, bolinha 3. Creio que o motivo seja da documentação ser de Goiás.


    No processo da minha tia, eu liguei no Consulado de Goiânia, na Embaixada de Brasília e no cartório onde as certidões dela foram emitidas, e nenhum destes órgãos recebeu nenhuma comunicação de Portugal relacionado ao processo dela.

    Alguém poderia me sugerir o que fazer? Pois já entrei em contato com estes órgãos onde pensei que a "consulta" poderia estar pendente...


    Ps 1: o mesmo aconteceu com o processo da minha mãe, demorou 2 anos desde 2018, e terminou em 2020, via ACP.

    Ps 2: toda ajuda é bem-vinda. :D

  • @Isac Gabriel , seu processo é de atribuição? Vocês fizeram o envio de Portugal ou direto do Brasil para Almada?

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado March 2021

    @leticiaknovais Sim, todos são atribuição e enviados diretamente do Brasil para Almada.

  • @Isac Gabriel , perguntei porque quando se envia de dentro de Portugal, gera uma consulta automática ao SEF.

  • Boa noite! Gostaria de sanar umas dúvidas que me surgiu ao tentar reunir os documentos para adquirir a cidadania.

    1- Tenho a certidão de batismo do português(do arquivo distrital de madeira), porém ela tem mais de 100 anos, posso enviar apenas uma xerox do pdf ou preciso mandar a original com papel timbrado?

    2- O documento de identidade da requerente a nacionalidade tem mais de 10 anos, mesmo com a prova de vida (por se tratar de uma idosa é preciso fazer), preciso tirar uma nova identidade ou posso enviar a identidade antiga já que tem a prova de vida?

    Agradeço pela ajuda!!

  • @carolinaramosa :

    1 - Tem que mandar a original.

    2 - Precisa fazer nova identidade, mesmo com a prova de vida.

  • @carolinaramosa

    1) mande o original e guarde a cópia pra você (caso precise pedir outro original, se vier seu primo por exemplo)

    2) Se é idosa, com mais razão ainda tem que ter RG bem recente, além da PV. Essas coisas só ela pode fazer, pessoalmente, bem como a assinatura do form no cartório. Daí em diante, o resto você resolve.

    Eu sei que estou respondendo a mesma coisa que a Leticialele já disse, mas estou reforçando, e lhe explicando por que.

  • Boa tarde pessoal!


    Meu processo foi aprovado!!!

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."


    está na bolinha 6, agora aguardar mais um pouco!! Já alterei a planilha

  • drildril Member

    Bom dia!!!!!

    Pessoal eu tô um pouco preocupada. Sei que cada processo é único, mas tem alguns processos que chegaram depois do meu e já estão em despacho, e outros finalizados. No processo que mandei a pessoa nasceu antes 1978, mandei tudo para comprovar vínculo com a mãe portuguesa que nao era casada com o pai da criança. Ainda está na bolinha 3marrom. Será que terei problemas?

  • Bom dia para atualizar a planilha o processo do meu marido foi aprovado hoje aguarda número de registro

    Foi enviado dia 26 de fevereiro

    Recebido dia 27 de fevereiro

    Senha liberada 5 de março

    Aprovado 16 de março

    O processo de número 25xxx/21 foi feito com pedido de urgência...

    Agradeço a todos pelas orientações e ajuda

  • @dril

    Estão aguardando resposta a consultas externas. Pode ser o SEF, a embaixada no BR, um consulado, verificando se documentos são válidos.

    Pode demorar qualquer quantidade de tempo aleatório, e dificilmente explicam o que estão consultando.

    99% passa sem problema, e a maioria demora 30 dias. Mas podem ser 90, 300+ dias. Não tem como saber. Não tem motivo pra se preocupar ainda. É um procedimento normal, que acontece em alguns casos.

    Se quiser mais informação, o requerente pode ligar na LR. Eles vão responder vagamente, e saber não vai mudar muito sua vida.

  • drildril Member

    @gandalf

    Muito obrigada! Já fiz 5 processos com a ajuda de vcs. Mas é o primeiro caso com essa questão de 1978. Vou me acalmar por aqui, e torcer pra dar certo.

    Vale dizer que vcs são demais.

  • editado March 2021

    @thaluama

    Dia 27/02 foi um sábado, e a conservatória está fechada. Não tem como você ter enviado na sexta, e ser recebido no sábado.

    Teria sido entregue pessoalmente na sexta? Como você fez a remessa e o pagamento?

  • @Deborahlf

    Quando você informa que o processo esta concluído, eu creio que pode ser o Despacho de aprovação, ainda sem o assento.

    Sua data da senha é a mesma do Despacho na planilha, mas quando recebeu a senha disse que estava bolinha 6 marrom.

    A data de Despacho é quando a bolinha 6 fica verde, quando foi aprovado. (embora no texto mencione que foi concluído, falta o assento)

    A data de Conclusão só quando a bolinha 7 fica verde, já com o assento gerado.

    Poderia esclarecer?

  • Número de assento criado hoje


  • drildril Member

    @gandalf Boa tarde! Sabe me dizer se meu e-mail fica exposto aqui no fórum? Recebi um e-mail de alguém pedindo assessoria. Acabei abrindo o email. Mas não conheço essa pessoa.

    Agora to preocupada.

  • @dril , não se preocupe, o email não fica exposto no Fórum. Alguém deve ter indicado você, o Fórum não faz isso!! A filosofia daqui é ajudar, sem a necessidade de advogados e assessorias especializadas.

  • drildril Member

    @Leticialele muito Obrigada. Nunca vou parar de agradecer vcs. Muita gratidão envolvida.

  • @dril

    olha meu processo foi assim: mãe portuguesa nascida na década de 50. Filho nascido antes de 1978. No caso o filho nunca teve um registro de nascimento com o nome do pai. Quem declarou o nascimento foi a mãe.

    Eu mandei para Almada (veja minhas datas na planilha). Só fiz uma alteração na lista de documentos: escrevi uma carta explicando que o filho foi registrado pela mãe na menoridade, que a mãe optou por não buscar o reconhecimento da paternidade e, para garantir duplamente esse reconhecimento, mandei cópia simples da certidão de batismo que tinha o nome da mãe e dos padrinhos (um deles português). Isso eu contando que Portugal ainda dá muito valor aos documentos paroquiais.

    como pode ver, as vezes essa explicação já ajuda o conservador. Levou uns dias a mais do que um processo normal, mas dentro do esperado e sem exigência alguma.

    Espero que ajude outros na mesma situação. Nem todos temos pai e mãe (ou temos só no papel).

  • drildril Member

    @Projeto bigode muito obrigada. O meu caso é diferente, faz todo sentido manter a calma. Minha cunhada é filha de mãe portuguesa e pai brasileiro não casados. Ela nasceu em 1975 e quem registrou foi o pai. Em tudo que pesquisei e tb fui orientada aqui no fórum, reuni documentos escolares comprovassem vínculo materno na menor idade e uma declaração da mãe declarando a maternidade. Talvez seja por isso que ainda estamos na bolinha 3. Assim que tiver notícias coloco aqui. Mais uma vez obrigada.

  • MagnoitaloMagnoitalo Member
    editado March 2021

    Pessoal, bom dia! Tudo bem?

    @gandalf @Leticialele poderiam me ajudar, por gentileza?

    O processo do meu pai Atribuição 1C foi aprovado em Almada dia 11/03/2021 e segue aguardando registo, chegou em portugal dia 02/12/2020, agora pretendo dar entrada em meu processo e de minhas irmãs, porém, segue a seguinte situação:

    Meu pai foi casado com minha mãe e deste casamento teve dois filhos (eu e minha irmã C - maiores de idade), após isso ele se divorciou e teve mais uma filha H (menor de idade) com sua atual companheira.

    Foi meu pai quem nos registrou.

    Ele quer passar a cidadania também para sua atual companheira (moram juntos faz 15 anos mas não são casados).

    Eu estava pensando em enviar a documentação de atribuição minha e de minhas duas irmãs todas juntas para Almada ou ACP e solicitar a transcrição de casamento em paralelo (para não perder tempo e vejo que não existe necessidade já que foi meu pai que nos registrou).

    A conservatória pode impedir essa atribuição pelo fato de sermos filhos de duas pessoas diferentes? É prudente solicitar a transcrição do primeiro casamento antes ou isso não fará nenhuma diferença neste processo?

    Muito obrigado!

  • editado March 2021

    @Magnoitalo para a filha menor de idade, seu pai terá q antes transcrever o primeiro primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal através de um advogado e depois transcrever o segundo casamento ( se casou novamente)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.