Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

1222325272835

Comentários

  • Bom dia, alguém mandou a CNH para ALmada em vez do RG?

  • editado March 2021

    @Magnoitalo ...

    Sim...É normal...

    Aguarde mais algumas semanas...

    E principalmente...Não mande emails desnecessários...O funcionário que responde...(Quando responde)...Precisou parar o serviço com os processos para fazer isso...

    Atrasa o seu processo e dos demais...

  • MagnoitaloMagnoitalo Member
    editado April 2021

    @Nilton Hessel Muito obrigado pela informação. Ainda estou no aguardo do registo, tomara que não demore mais muito tempo... O da minha avó na ACP demorou 5 meses essa etapa. Seguimos aguardando, está difícil segurar a ansiedade!

  • Bom dia, pessoal. Eu estou finalizando os meus documentos para enviar para Almada, mas o cartório falou que só podia fazer o reconhecimento se riscasse os campos em branco do 1C. Vocês sabem se Almada encrenca com isso? Sei que a ACP dava problema

  • @VicenteTebaldi

    Se não conseguir argumentar em contrário, busque outro cartório. O cartório está autenticando é a sua assinatura, presencialmente, não o documento.

    Um ou outro campo delicadamente anulado não costuma ser problema. Mas cartórios tendem a rabiscar grosseiramente, que parece anular todo o documento.

    Mandar para Almada não é uma boa idéia. Estão sobrecarregados. Deveria preferir o ACP, mas é seu direito de escolha.

  • Pois é... vou ir em outro cartório. Obrigado pela dica. Eu vou passar 6 meses na Europa a partir de outubro, e queria tirar antes de ir aí estava priorizando Almada que pela planilha Almada está saindo em ~100 dias, né? É possível pedir urgência por ACP?

  • @VicenteTebaldi

    Sempre pode pedir urgência. O Conservador aceitar é outra história.

    ACP geralmente aceitam pedidos de urgência, se fizer o requerimento e ele tiver a devida documentação (contrato de trabalho, matrícula em universidade, tratamento de saúde). A diferença na maioria das vezes não é muito significativa. Ainda mais que com o lockdown.

    Almada e Tondela ignoram os pedidos, porque não acelera em nada o processo.

    Fiquei curioso: como pretende entrar, tendo o lockdown? Ele não deve terminar tão cedo. No momento nem cidadãos têm mobilidade.

  • Entendi! Olha, essa de como vou entrar é um problema pro futuro hahaha. Mas realmente está incerto. Vou estudar na Alemanha, estou confiando que em outubro as regulações já terão diminuído por conta do ritmo de vacinação, mas só Deus sabe...

  • @VicenteTebaldi

    Não tenho certeza se estudar na Alemanha consistiria motivo de urgência em PT. Para oferta de trabalho em outro país da UE em geral aceitam. Para estudar não sei. Tem que ter a matrícula já feita, e incluir o documento de matrícula no processo, junto com o requerimento.

    Tá complicado, com aulas em outro país da UE, matrícula fora do prazo (geralmente é em Novembro pra iniciar a partir do verão seguinte, no semestre letivo de Julho), e atualmente não está sendo presencial. Vai ter que ter muito boa vontade pra conseguir.

    Acho que terá que rever seus planos. Sua nacionalidade, mesmo pelas vias normais, sai antes disso.

  • @Rodrigo Arraiol eu mandarei CNH pra Almada! Eu entrei em contato por e-mail com eles e me confirmaram que aceitam ao invés do RG!


    você sabe me dizer se é necessário autenticar E apostilar? Pra enviar enviar junto ao formulário 1C

  • @Malupera Sim, tem que autenticar e apostilar.

  • @Rita C @AmandaBranco O registo de vocês já saiu? Estou desesperado aqui aguardando o do meu pai rsrs... Tenho fé que está pra sair...

  • Olá @Magnoitalo , ainda não.

    Continuo no aguardo , com muita esperança que logo irá sair...

  • mgoulartmgoulart Member
    editado April 2021

    Boo tarde!

    Atualizando a planilha com o meu processo

    Foi enviado dia 23 de Novembro de 2020

    Recebido dia 07 de Janeiro de 2021

    Senha liberada 06 de Abril de 2021

    Está no estado de processo número 6 (Despacho)

  • editado April 2021

    @mgoulart

    Qual o endereço da planilha que você atualizou? Qual o número do processo (123xx/21)

    Enviou por DHL?

    Qual a mensagem abaixo das bolinhas. e em que conservatória está o processo (logo abaixo do número).

  • mgoulartmgoulart Member
    editado April 2021

    Esqueci da atualizar O.o

    Desculpa!

    Enviei pelos Correios na modalidade Registrado Internacional com AR.

    A mensagem que está aparecendo é:

    O seu processo aguarda a decisão final do conservador e o respetivo despacho.

    O processo é o:

    261XX / 2021

  • @Magnoitalo

    EU também estou na expectativa e até agora nada, eu acho que tem a ver com o ultimo lockdown, deve ter atrasado mais que o normal essa etapa. Resta continuar esperando. :/

  • @AmandaBranco não sabia dessa informação sobre lockdown, deve ser isso mesmo então. Sabe se já voltaram a funcionar?

  • @mgoulart

    Entendido. Obrigado.

  • @Rodrigo Arraiol desculpe a demora. Mas sim eles aceitam. A cidadania do meu irmão foi enviada o CNH, pois é o documento que ele tem mais recente (o RG dele é de criança ainda) rs. E deu tudo certo. Mas autentique e apostile, dará tudo certo! :)

  • jpppjppp Member

    Ola , sou nova aqui no forum ...

    Efetuei o pedido de nacionalidade por tempo de residencia art.6,1 , enviando os documentos atraves dos CTT, pagamento por Vale postal... e foram recebidos no dia 29/12/2020 . No dia em que enviei, fui a conservatoria do Barreiro autenticar os documentos ( Formulario, e Cartao de residencia permanente) e verificar os documentos necessarios , se estavam apostilados/autenticados etc, enviei tambem uma copia do Cartao de residencia anterior, porem nao me autenticaram..., bem como registo criminal do pais de nacionalidade porem foi me informado que nao necessitaria de enviar pois sempre vivi em portugal, antes e depois dos 16 anos de idade.

    Sou residente legal em Portugal ha 10 anos, e tenho cartao de residencia permanente ha 4 anos ( sendo este o segundo CR. que tenho), porem resido em portugal desde 2000 , mas devido a problemas de tutela familiar so consegui legalizar-me quando completei 16 anos. Mas fiz o percurso escolar normalmente e faculdade em Portugal. Enviei documentos de comprovativo das escolas onde frequentei autenticados.

    Entretanto recebi o e-mail com a senha no dia 24 de Marco 2021 , e desde entao esta na Bolinha 3 (verificado e aguarda informação do SEF, Registo Criminal etc...). Sei que estes processos demoram, mas estou num programa de estagio intercambio num pais da UE e necessito de ter Cartao de Cidadao da UE para poder dar continuedade senao o programa sera cancelado, enviei documentos do programa (contrato) bem como uma carta a a explicar essa situacao que para tal teria alguma urgencia em ter o processo finalizado.

    Ja vi relatos de pessoas que deram entrada depois de mim e ja estao finalizado, e acredito que cada caso e um caso, mas gostaria de tentar perceber o que se pode estar a passar, ou se havera algum problema com o SEF por ter vivido em portugal sem residencia na minha infancia , ou ate mesmo se o processo podera estar com exigencia mas ainda nao tive acesso a essa informacao.

    • Dados para planilha: 221xx/21 - recebido a 29\12\2020 - senha 24\03\2021 (bolinha 3)

    Peco desculpa que possa ser um bocado confuso o meu caso, mas estou realmente a tentar compreender a melhor forma de lidar com esta situacao ( para alem da paciencia e muita ansiedade misturada)... bem como para informar o meu programa sobre o andamento do processo. ( pv. Estou em Portugal atualmente mas estive uns meses na Austria ate o mes passado).

    Desejo a todos sucesso com os vossos processos.

    Obrigada

  • AmandaBrancoAmandaBranco Member
    editado April 2021

    @Magnoitalo

    A europa por conta da 3 onda está em lockdown, mas nao tão restritivo como os outors. Eu acho que deve ser por isso.

    Apesar de achar que essa demora está fora do que a planilha vinha apresentando. Espero que no max até dia 12 finalisa que no meu caso completaria 1 mês esperando.

  • @AmandaBranco Vamos torcer que sim! o de meu pai também foi aprovado, no dia 11/03. Estou olhando o site de acompanhamento muitas vezes ao dia, não vejo a hora que acabe essa etapa para entrar com o meu processo e de minhas irmãs. Obrigado por responder!

  • editado April 2021

    @maripchaves

    @Malupera

    Acabei utilizando o passaporte para não ter erro. obrigado pelo retorno.

    E sim, autenticar e apostilar.

    Obrigado pelo retorno pessoal.

  • Olá, bom dia a todos.

    Estou querendo enviar meu processo 1C para Almada, poderiam me confirmar se são esses dados ou é necessário mais algum?

    Praça São João Baptista, nº 6 - B

    2800-199 Almada

    Telefone: +351 21 272 57 10

    Distrito de Setúbal, Concelho de Almada

  • editado April 2021

    @jppp

    Mesmo não tendo vivido no BR, você precisa enviar Certificado de Registo Criminal dos países onde morou, E do país de nascimento (na verdade, todos os países que tenha nacionalidade, que inclui o de nascimento).

    Caso não mande do país de nascimento, pode apresentar documentos que comprovem, sem intervalos, que não viveu no pais de origem. Você está nesse caso, tendo enviado os comprovantes escolares. Todos esses dados serão verificados pelo SEF, e demora. Ter o cartão de residente (CR) não significa que você não tenha morado em outro país enquanto tinha o CR, como a Áustria por exemplo.

    Teria sido mais seguro incluir o nada consta da PF obtido online, autenticado online no verso, tudo feito em casa. Era simples, e cobriria eventuais intervalos nos documentos apresentados. Não mandando, a chance de exigência nisso é grande.

    Seu processo é de aquisição art-6.1, e a planilha acompanha somente atribuição art-1C. Seu processo terá um andamento diferente, com consultas externas, e não conclui nos mesmos tempos. Você não pode se basear nos relatos que tem ouvido. Pus na planilha apenas para acompanhamento e comparação, mas não espere os mesmos prazos.

  • Pessoal, alguém teve registo finalizado por esses dias em Almada? Estou esperando desde o dia 11/03 essa etapa ser finalizada. Parece que ocorreu algo em Almada. Se alguém tiver notícias, por favor.


    Obrigado!

  • jpppjppp Member

    Ola novamente. O processo já está na bolinha 7, aguarda registo. Expus a minha situação por ter dúvidas se algum dos factores anteriormente mencionados poderia influenciar mas felizmente não.

    @gandalf , obrigada pela resposta, embora tenha que discordar com alguma da informação dada.

    • Não sabia que a planilha discriminava os processos dando preferência aos de art. 1C. até porque já tinha visto relatos no fórum de pessoas que enviaram pedidos através do art. 6.1
    • Relativamente ao registo criminal, está explícito na informação do website do INR que só é necessário enviar registo criminal de paises que residiu após os 16 anos, o que não é o meu caso, e esta mesma dúvida foi esclarecida por telefone quando contactei a Linha de Registos, pois como vivo em Portugal desde os 6 anos mesmo não tendo residência, quando completei os 16 anos continuando em Portugal não havia necessidade de pedir o registo criminal de Moçambique ( como mencionei também, sou moçambicana e não brasileira).
    • Frisar também que há uma constante desinformação no que toca ao termo " pais onde residiu" ... considera-se por lei país onde residiu aqueles onde a pessoa obteve residência legal e não onde a pessoa passou uma temporada ( por norma nunca mais do que 3 meses), pois isso é estatuto de turista , e a pessoa não está sequer inscrita no sistema fiscal e judicial do país.
    • Recorri a este forum para ter uma vaga ideia do que poderia ser ajustado no meu processo acompanhado outros processos e sabendo que quando os mesmos são enviados para as conservatórias , é necessário ter em conta que fora certos casos específicos os critérios de análise são iguais, e como muita gente recebe nos e-mails e no site de acompanhamento , salvo processos de menores, todos eles são analisados pelo tempo de chegada e podem demorar mais ou menos pelo documentação enviada e\ou em falta , todos eles passam por consultas externas, verificação de de documentos etc.. nunca pelo tipo de artigo. que escolhem.
    • Acreditando que poderá haver algum outro moçambicano\moçambicano que possa vir a ler isto ., POV - o registo criminal é validado com carimbo do Ministério dos Negócios Estrangeiros, sendo que Moçambique não possui apostilha HAIA
    • Partilho a minha experiência pensando que possa ser util para outras pessoas no futuro.

    Desejo imensa sorte e sucesso para todos que estão em processo de nacionalidade

    Cumprimentos.

  • @jppp ...

    A essência do Fórum é a troca de informações...Por esse motivo é de grande valia que essas informações sejam sempre compartilhadas para servirem de referência para os que vem depois...

    Obrigado por compartilhar vossa experiência aqui...

    Duas questões que gostaria de comentar...:

    1 - Pelo que entendi você deu entrada pela Conservatória de Almada...Seu processo permanece por lá...?

    Ou foi redirecionado para outra Conservatória...?

    2 - Na época que fiz meu processo de Nacionalidade Portuguesa...O Brasil ainda não era signatário do Protocolo de Haia...Por essa razão...Meus Documentos Brasileiros tiveram que ser legalizados pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil...(Itamaraty)...E também pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo...

    A cerca de dois anos tive oportunidade de auxiliar na montagem de um processo do filho de uma jovem senhora moçambicana...

    Foi por essa época que descobri que processos de Cidadãos nascidos em Ex Colônias Portuguesas...Só seriam tratados em Lisboa...(O que motivou minha primeira questão...N° 1...Acima)...

    Além disso...Também descobri que Cidadãos de Moçambique teriam que seguir um roteiro semelhante ao que eu segui para obter as necessárias legalizações de seus documentos...Tendo em vista que Moçambique não é signatário do Protocolo de Haia...

    ***OBS...Como seu processo é por tempo de residência...É provável que regras distintas sejam seguidas...

    Mas como mencionei acima...Quanto maior o número...E principalmente a precisão das informações compartilhadas no Fórum...Melhor será para todos que o acessam...

    Sorte...!!!

    • @jppp ...
    • Esqueci de comentar sobre isso...:
    • "...Frisar também que há uma constante desinformação no que toca ao termo " pais onde residiu" ... considera-se por lei país onde residiu aqueles onde a pessoa obteve residência legal e não onde a pessoa passou uma temporada ( por norma nunca mais do que 3 meses), pois isso é estatuto de turista , e a pessoa não está sequer inscrita no sistema fiscal e judicial do país..."

    A meu ver...O motivo da exigência de Certidão de Antecedentes Criminais em todos os países onde o requerente residiu depois de ter completado 16 Anos é que...

    EXEMPLO...

    Qualquer um consegue entrar em Portugal como turista e...Se quiser permanecer para além dos 90 dias permitidos pela legislação vigente...Faz isso...(Milhares fazem...!!!)...

    Sabemos que se essa pessoa resolver se legalizar...Terá que se apresentar e...No mínimo...Pagar uma multa ao SEF...E ISSO TUDO FICA REGISTRADO...!!!

    Acontece que essa pessoa PERMANECEU ILEGAL...E SE PERMANECEU ILEGAL...PODE TAMBÉM TER COMETIDO ALGUM ATO PASSÍVEL DE PUNIÇÃO PELA JUSTIÇA...E é certo que se um dia...5...10...15 Anos mais tarde decidir entrar com um processo de Nacionalidade Portuguesa por qualquer um dos processos existentes...Precisará Então apresentar o "NADA CONSTA" de todos os países onde permaneceu por um determinado período de tempo...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.