Atribuição - CRC Almada(Informações e processos)

1232426282935

Comentários

  • jpppjppp Member

    @Nilton Hessel :) o processo manteve-se sempre em Almada. Acabo de ver a bolinha 7 ficou verde e o registo foi criado\processo finalizado, se puderem atualizar na planilha agradecia.

    Penso que o meu processo tenha sido facilitado pois vivo cá há 20 anos. sendo que na infância a condição de legalidade não dependia de mim , independentemente de ser legal ou não.

    Percebo o que quer dizer com a questão do registo criminal, enfim, expus essa questão mesmo porque já havia dado uma vista de olhos na legislação e queria por em causa que não seria tão complexo como parece.

    Obrigada pelos vosso testemunhos também , ajudaram bastante a compreender os processos.

    Oficialmente portuguesa, despeço-me de vocês , na esperança que os processos no futuro possam ser finalizados rapidamente quanto o meu.

    Cumprimentos

  • @jppp ...

    Que boa notícia...!!!

    Felicitações pela conclusão do seu processo...!!!

  • Boa noite,


    Sou novo por aqui e estou definindo para qual Conservatória enviar minha documentação para atribuição de nacionalidade por neto de Português. Todos falam que a CRC de Lisboa está complicado....., é possivel fazer este trâmite ( atribuição a netos) nesta Conservatória de Almada?

    Agradeceria sugestões, muito obrigado.

  • @OrlandoBraga , os processos de netos (1D), até o presente, só tramitam na CRCentrais - Lisboa.

  • Obrigado pela resposta, mas no Consulado de Sao Paulo me falaram que poderia ser no Porto ou outra, fiquei em dúvida....

    Obrigado

  • @OrlandoBraga , você pode enviar para qualquer Conservatória, mas vão mandar para Lisboa.

    Tenho lido toda a regulamentação, diariamente, e ainda não vi nada a respeito dos processos de netos serem redistribuídos para outras Conservatórias.

  • editado April 2021

    @OrlandoBraga

    Há dois tipos de processos de netos.

    • Se neto é nascido no exterior, é a grande maioria de processos como neto, é pelo art-1D. Esses processos somente tramitam na CRCentrais. Podem até ser recebidos em qualquer consulado ou conservatória, mas serão redirecionados para a CRCentrais de Lisboa. Se for isso, mande você mesmo direto para Lisboa. Esse art-1D é o caso descrito pela Leticialele acima, e são 99,9% dos casos.
    • Entretanto, se o neto nasceu em PT, o processo de nacionalidade se dá pelo art-1F. Nesse caso pode ser feito em qualquer conservatória. Pode ser esse o caso em questão, e você não disse. Pode ter sido essa a instrução do consulado, e você não percebeu a diferença fundamental.
    • Você ainda disse: "Todos falam que a CRC de Lisboa está complicado..." e não ficou claro a que exatamente você se refere.
    1. A CRCentrais não está nada complicado. Funciona exatamente como as outras conservatórias. Você remete a documentação e o processo tem seu próprio andamento. Apenas os processos ali demoram mais tempo, geralmente pela maior complexidade dos processos que ali tramitam. Cada conservatória demora um tempo diferente, sendo algumas mais demoradas que a CRCentrais.
    2. Lisboa tem mais de uma conservatória. O CRC de Lisboa é uma coisa (como ACP, Almada, Tondela, etc), e CRCentrais é outra. A Conservatória dos Registos Centrais faz todos os tipos de processos, e alguns exclusivos, como netos por art-1D, casamento art-3 ou Base-X, mas também faz "os normais" como filhos art-1C. Outras conservatórias têm restrições de competência, e fazem somente um sub-conjunto de processos, sendo filhos art-1C o mais comum, mas há outros, e varia de uma conservatória para outra.
  • Apenas para atualizar meu processo. Hoje ele foi ao estágio 7 com a mensagem:


    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."


    :)

  • Bom dia, pessoal. Enviei os meus documentos em 07/04 e chegou em Almada 12/04, recebido por Carla Magalhães. Qual é o próximo passo? Eu recebo alguma confirmação com o número do processo por e-mail?

  • Boa tarde pessoal,

    Hoje recebi o número do processo e a senha para acompanhar no site.

    Já coloquei na planilha.

  • Quase 2 meses esperando o registo em Almada, ainda não saiu. Que pena que esta demorando :/

  • Boa noite

    Todos que deram entrada no processo de atribuição em Almada, tive conta Com a Sra. Ana por email, que foi muito atenciosa e me disse que os processos estão um pouco mais demorado devido ao número de pessoas reduzida trabalhando, e ao aumento muito grande de pessoas que resolveram solicitar a nacionalidade portuguesa nesse período , fora as outras demandas que a conservatória tem.

    Mais mesmo assim eu acho que ainda está dentro de um prazo aceitável, fiz a cidadania de minha mãe em setembro 2020 e demorou 80 dias até sua conclusão. hoje o meu está em 64 dias, sendo que ainda não foi gerado nem a senha, mais pelo que vi, estão recebendo a senha sendo analisado e aprovado com um intervalo de 10 a 20 dias após o recebimento da senha.

    O que acho um tempo até que aceitável, pois já escutei casos de levar até um ano para quem enviou para Lisboa. Pelo que eu vi na tabela do porto o ultimo que teve seu processo analisado e aprovado, que não for menor de idade demorou 153 dias e sem ter a certidão de nascimento gerada.

    Para aqueles que estão aguardando como eu ainda a senha e ate mesmo a analise e aprovação do seu processo um pouco mais de paciência, pois foi o que a senhora Ana me pediu, está começando a voltar as coisas em Portugal vamos torcer para que os processos voltem a andar com mais rapidez como antes.

    A todos uma noite e espero ter ajudado um pouco.

  • O meu foi muito rápido até o despacho, pra sair o registro que está difícil, mais de 2 meses na espera

  • @gustavo3ferreira @Magnoitalo

    A minha previsão está se concretizando. Almada e Tondela estão há algum tempo aumentando os tempos. No ACP os tempos estão caindo. Minha previsão desde Novembro, era que até Maio a ACP teria superado Almada e Tondela. Em Janeiro eu já tinha certeza. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/235081/#Comment_235081

    No momento todas estão mais ou menos equivalentes, em termos de tempo.

    Em Almada, 70% dos processos concluíram em 118 dias, mas a quantidade de processos aguardando há 160 dias ou mais, indica que ainda está subindo, e poderá passar de 180 em breve.

    Em Tondela, 70% dos processos (de maiores) concluíram em 198 dias, mas não tem backlog, o que indica que está estabilizada.

    No ACP, 70% dos processos (de maiores) concluíram em 175 dias, e ainda está caindo. Vai chegar a 140 em breve.

    A diferença está na segurança. As conservatórias menores só têm 1 Conservador. Se ele/ela tiver um problema de saúde, tudo para. Já no ACP tem 13 Conservadores (e adjuntos). O trabalho é distribuído, e outro pode assumir. A capacidade é muito maior, sem saturação.

  • @gandalf Exatamente, acompanhei suas previsões, acertou na mosca.

    Enviei o processo da minhã irmã para Alamda em 12/11/20 e foi concluído em 11/03/21 (115 dias), acho que foi a última leva com a rápidez que Almada tinha, pois assim como eu, várias pessoas acabaram enviando na esperança de conclusão rápida, porém já devem estar sobrecarregados.

    Agora o meu processo enviarei para ACP, pois os prazos, aparentemente estão se reduzindo.

  • @mgoulart

    Parabéns pela conquista!!!

    Agora é esperar e receber o assento em casa ou pedir pelo civilonline.

    Poderia informar as datas do processo, isto é, do envio, recebimento, tramitação e conclusão?

    Obrigado e mais uma vez, parabéns!!!

  • @mgoulart

    Parabéns! O registo com o assento deve demorar ainda umas 6 semanas pra ser emitido.

    A data de Despacho que você forneceu é domingo. Por isso está marcado em vermelho na planilha. Os conservadores não trabalham no final de semana. Pode até ser que tenha saído na sexta-feira, e só mudaram no site no domingo. Coisas assim. Não muda muito 2 dias a mais ou a menos. Hehehe.

  • UHUUULLLLLLLLL TERMINADO, TUDO VERDE!!!

    Após 2 meses de espera o assento saiu, Já atualizei a planilha, finalmente Concluído!!

    Obrigada por toda ajuda, todos vocês foram sensacionais, parceiros de longas esperas.

    @Magnoitalo O seu Finalizou tbm?

  • @AmandaBranco Aeee que bom que deu certo! Por aqui ainda não saiu, mas espero que esteja perto, sinal que está andando...

  • Rita CRita C Member

    Que ótima notícia @AmandaBranco !!!! Parabéns!!!

    Estou aqui na esperança que o meu logo irá sair!!!!

  • @AmandaBranco @gandalf @Leticia54 saiu o registro!!! Finalmente! Muito obrigado por toda a ajuda, agora vou dar sequência em meu processo e de minhas irmãs pelo ACP

  • @Magnoitalo

    Parabéns a você e ao Sr. Glauco, o novo Tuga.

  • @Magnoitalo , parabéns!!! Está perdoado por ter trocado meu nome... deve ter sido por conta da emoção... rsrsrsrsrs

  • Rita CRita C Member

    Olá pessoal!


    Saiu meu registro!!!!!!!!

    Muito feliz! Mais uma etapa finalizada graças a atenção e ajuda de vcs!!

    Agora fazer o processo dos meus filhos!


    Muito obrigada!!!

  • Rita CRita C Member

    Obrigada, @Leticialele

  • @Leticialele Mil desculpas, foi por conta da emoção mesmo... Muito obrigado por toda a ajuda em mais essa etapa concluída.

  • @Magnoitalo , hahaha, relaxe!! Isso já aconteceu milhares de vezes!! Estou só brincando!!!!!

  • SamapiaSamapia Member

    Boa tarde a todos!

    Alguém poderia me passar o link da planilha atualizada de Almada?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.