Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1118311841186118811891452

Comentários

  • Qual a sua posição na planilha @pamin ?

  • Boa tarde, como faço para acessar a planilha?

  • drildril Member

    Boa noite

    @Leticialele @gandalf vcs saberiam me dizer se a acp aceita o pagamento por vale postal? Ajudando meu sobrinho. Aí seria enviar por vale postal e o envelope por dhl. Não me lembro bem como fazer o vale postal.

    Coloco em de IRN, ?

    Manutenção de residentes?

  • @dril

    O endereço do vale postal (manutenção de residente)

    IRN, IP

    Rua Visconde de Setubal, nº 328

    4200-498 – Porto

    Endereço de envio:

    Arquivo Central do Porto

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • Boa noite Leticialele, estava em dúvida mas tinha quase certeza que teria que averbar, e como tive uma indicação que não precisaria, quis tirar esta dúvida com você.

    Muito obrigado.

  • Olá pessoal tudo bem com vcs , assim espero!

    Eu consegui a nacionalidade portuguesa derivada em 2016 por ser neto de português pela legislação da época, naquela ocasião já tinha 11 anos de casado e uma filha de 7anos. Transcrevi então meu casamento lá em Ponta Delgado e parei por aí.

    Agora a família quer prosseguir...

    Minha dúvida é :

    1. A cidadania da minha esposa ela faz vinculada a mim pela CRC de Lisboa com postagem de $250 é isso? Tem dicas da documentação ?
    2. A cidadania da minha filha menor (12 anos hoje) seria por atribuição modelo 1 C para menor ou o modelo 2 ... parece que uma é de graça e outro paga $175 seria isso ? Tem dicas da Doc ? Melhor via é ACP ?

    Obrigado/Roberto Delgado

  • @roberto delgado

    1) Sua esposa faz pelo art-3. Seria melhor se tivessem filhos em comum com nacionalidade portuguesa, mas com 6+ anos já cumpre o requisito legal. Pode iniciar de imediato. Custa €250, demora 2,5 anos, e só faz pela CRCentrais de Lisboa.

    2) Sua filha de 12, você tem duas opções (recomendo a opção B)

    a) Sua filha menor fazer por art-2, e ter nacionalidade derivada, custa €200 e demora cerca de 1 ano, e só faz pela CRCentrais de Lisboa.

    b) Você fazer antes um processo de conversão de sua nacionalidade para originária, que é um processo rápido de 5-6 meses pela CRCentrais (€175), e em seguida sua filha fazer o processo dela por art-1C pelo ACP, e será portuguesa originária em mais 6 meses (grátis).

    As informações para as 3 coisas se busca neste tópico do IRN, e os detalhes pelo fórum, quando se decidir sobre sua modalidade. https://justica.gov.pt/Registos/Nacionalidade

    Certamente você está no tópico errado do fórum para todos os processos em questão no momento. Recomendo mudar para os tópicos de "Nacionalidade pelo casamento", e para o de "Conversão de nacionalidade" (que tem pouca atividade). Busque ali.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3622/nacionalidade-portuguesa-pelo-casamento#latest

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/11651/processos-de-conversao-para-netos-ja-naturalizados#latest

  • Pessoal,


    Quanto tempo está levando para concluir os processos de atribuição de nacionalidade para filhos de portugueses (maiores de idade) no ACP?

  • @gigiiastrid

    No momento 151 dias (pela planilha do ACP), mas tendo em vista as férias de verão e a greve do IRN que já se avista, em breve deve voltar para os tradicionais 180 dias, talvez um pouco mais.

  • @gandalf Muito obrigada pela resposta! :)

    Você poderia me passar a planilha do ACP?

  • @gigiiastrid

    Por que vc deseja isso? Você não parece ter processos por art-1C no ACP.

    A planilha é para quem participa dela, que já tem processos em andamento no ACP, e não um mecanismo meramente especulativo.

  • @gandalf Queria ver por curiosidade, mas se não der para passar, não tem problemas.

    A sogra da minha tia é filha de português e entrou com pedido de nacionalidade por atribuição.

    Eu fui a responsável por toda a documentação, então queria visualizar para ter conhecimento dos prazos e afins.

  • editado May 2022

    @gigiiastrid

    Basta procurar alguns posts acima e encontrará. Nesta mesma página.

  • Enviei toda documentação dia 05/05/22 por DHL, e ela foi entregue dia 16/05/22 no ACP. Sabem me informar quanto tempo agora deve demorar para enviarem o numero do processo e senha ??? Eles mandam e-mail informando esses dados é isso ??

  • editado May 2022

    @Cristina2022

    Em situacão normal, levam 4-10 dias para mandar a senha por e-mail. (verifique o spam).

    O seu deve ter chegado até quarta-feira na semana que vem, mas se na6o chegar, pode ser por causa da greve no IRN. Se vc recebeu a notificação da DHL, não tem por que se apressar. Seu próximo evento relevante, seria daqui a 4-5 meses.

  • @gandalf

    Eu tinha mandado essa pergunta ontem, mas acho que deve ter passado batida, por isso decidi reenviar. Não quero fazer spam, nem nada do tipo.

    Sou filho e neto de portugueses e enviei meu processo para o ACP em dezembro.

    Ele estava na bolinha 4 (marrom) e voltou para a 3 (marrom). Gostaria de saber se vocês já viram isso ocorrer antes e se é normal. Ou se potencialmente pode vir a ser um problema.

    Estou pensando em ligar na LR, mas gostaria antes de saber a opinião de voces

  • @gandalf Achei. Obrigada. :)

  • thaiagathaiaga Member

    @gandalf

    Entao, o estranho e que quando abro na tela nao aparece a bolinha 7

    O processo e da minha mae, e sim ela e casada..Estou esperando o processo dela ser concluido para eu, filha, maior de idade, solicitar tambem minha cidadania direto pela dela.

    Tenho uma irma tambem que acredito que gostaria de pedi..Sera que podemos fazer juntas? Tem como dividir alguns dos custos com ela ou serao processos completamente diferentes?

  • editado May 2022

    @carlos120621 , sim, ligue para a Linha de Registos!

    Se ligar às 5 da manhã(horário de Brasília), vai aguardar pouco.

    +351 211 950 500 opção 1 opção 1

    Coloque 20 reais de crédito no Skype. Dá e sobra.

  • @carlos120621 ...

    Esqueça as "bolinhas"...

    Oque importa a essa altura é a mensagem do texto abaixo delas...!!!

  • Boa tarde.


    Hoje, 19/05/2022 foi aprovado os processos de nacionalidade dos (GÊMEOS) Elias sant'ana de jesus, e Arthur sant'ana de jesus estando somente a aguardar o assento para conclusão.


    Obrigada mais uma vez ao Forum pelas valiosas dicas.


    Já está atualizado na planilha.


    Muito Obrigado!!


    JULIANO C M DE JESUS.

  • @JulianoJesus

    Maiores ou menores?

    Se menores, RG dos pais apostilados na instrução do processo?

    Grato.

  • Ridrigo79

    Menores.

    Na época quando dei entrada nos processos achei melhor por precaução apostilar os RGS meu e da minha esposa para que não desse nada errado e graças a Deus sem saber de nada com a mudança na lei que os documentos dos pais tinha que ser apostilado no meu caso já tinha mandado os mesmo todos apostilado.

    Enfim mas dois tuguinhas e agora esperando o processo do outro filho que já é maior começar a andar que ainda está na bola 1.

  • @JulianoJesus , parabéns aos portuguesinhos!! Que sejam sempre muito felizes!!

  • @JulianoJesus

    Obrigado pela resposta.

    Vi na planilha que os processos iniciaram mais ou menos 1 mês antes que o do meu filho.

    Esperar agora cair em exigência (não mandei RG apostilado) pra completar o processo dele.

    Parabéns pela conclusão do processo dos filhos.

  • @Rodrigo@Rodrigo79

    Obrigado.

    Fica tranquilo tá certo que gera mais um gasto mas se enviar o que eles pedem 100% de certeza que logo estará aprovado.

    Boa sorte.

  • Boa noite, gostaria de uma opinião de vocês, por gentileza…

    Seguindo todo o trâmite, enviei meus documentos via DHL, para ACP, e recebi o comprovante eletrônico de entrega em Lisboa, dia 14/02, e desde então, não recebi nenhuma senha, ou sinal sobre o assunto…

    Foi feito uma ligação, seguindo as dicas e foi informado que tinha sido recebido, pelo excesso de material recebido e tudo mais provavelmente haveria uma demora, mas que breve haveria contato…


    Sempre que estou consultando informações aqui, me parece que esta parte de contato, tanto para senhas, quanto para informar sobre pendências da parte de Lisboa, ocorre sem muito atraso….

  • @lavatorileo , mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo e peça a senha e a chave de acompanhamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.