Consulados - Acompanhamento de Processos

1434446484952

Comentários

  • Olá @patriciadantas83 ,

    Como você comentou que a mesma pessoa que está fazendo o seu processo, é a mesma que o meu, o e-mail é o

    mariahelena.martins@mne.pt

    Essa forma como o Consulado de SP atende os processos é muito peculiar, por isso vou fazer a transcrição de casamento por Santos agora, que está em 30 dias, mas depois a nacionalidade seguinte devo fazer pela ACP, conforme os participantes tem comentado que o prazo está por volta de 150 dias.

    Temos que manter a expectativa e paciência andando de mãos dadas nessa jornada de nacionalidade.

    Boa semana !

  • ampliampli Member

    Boa tarde pessoal!


    Na minha família temos um processo feito via consulado de São Paulo em 2018 e hoje esta na CRC Lisboa, o processo foi feito pelo artigo Art. 1º D - Atribuição e se encontra na fase 7 "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." 


    O processo esta parado na fase 7 desde setembro de 2021.

    É normal após 7 meses ainda estar parado? Tem alguma data limite para que o Registo seja feito? 

    Por exemplo se em 8 meses ele continuar parado, teria algum recurso, algo que um advogado possa fazer para dar continuidade ao processo ou não a nada a fazer a não ser esperar?

    Obrigada desde já!

  • @vitorvqm exatamente!!! entendo que se nossas famílias tivessem feito a documentação no tempo certo, de acordo com o nascimento não teríamos metade desse transtorno né, mas é isso, vida que segue, a instrução que temos hoje é muito superior, nem podemos jugar, o negocio é correr atrás de arrumar tudo isso.

  • @Danipukaro

    No processo de sua avó, você informou que tinha sido aprovado em 28/12/21. O que aconteceu nessa data? A Bolinha-6 ficou Marrom?

    Pergunto porque o processo dela levou exatamente o mesmo tempo que os outros.

    Todos os outros relataram 8 dias entre ter 6-Verde, e 7-Verde. O de sua avó, pela data informada teria demorado 93 dias, e isso não acontece no ACP. Costumava ser entre 10 e 15 dias no max.

    Você informou a data correta? Tem certeza de que viu 6-Verde em Dezembro depois do natal? Por que foi tão diferente de todos os outros?

  • Oi pessoal,

    Sabem se com a migração de sistemas que houve no consulado (principalmente cobrindo o agendamento), o sistema antigo de acompanhamento continua sendo atualizado nos processos da atribuição? Alguém daqui teve atualização no processo de 10/04 pra cá?

  • thaiagathaiaga Member

    Oi gente,

    Gostaria de saber, o que acontece quando todas as bolinhas ja estao verdes e esta sendo emitido o registro de cidadao portugues? O que acontece? Eles vao enviar para o minha casa? Como acompanho?


  • @thaiaga

    Seu processo está na ACP Porto, certo? Falta a última etapa,a criação do registo de nascimento. É processo de filha? Se for, acompanhe no tópico específico quanto tempo tem levado para isso acontecer.

    Você vai saber que isso foi feito quando a bolinha 7 ficar verde e o texto embaixo vai mudar para algo como "seu processo foi finalizado etc etc". A sua tela parece não mostrar a bolinha 7, que com certeza não estava verde no momento que você imprimiu a tela (dá para saber pelo texto abaixo dela),

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2437/atribuicao-pelo-acp-porto-informacoes-e-processos/p1183

  • Tenho a mesma dúvida do/da @rlmflores

    Caso alguém tenha tido movimentações recentes no sistema, por favor nos avisem.

  • Boa tarde a todos!

    Eu tenho uma dúvida sobre o processo de atribuição da minha mãe (filha de portuguesa).

    Deu entrada no Processo pelo consulado português de São Luís Ma via consulado de Belém Pará que enviou para Lisboa.

    Já fez 1 ano. Entrei em contato via email com a CRC Lisboa que me respondeu com um número xxx/2022 Que não sei do que se trata. Ainda na mensagem de resposta o oficial diz: encontra-se no estado de “Por Integrar Centrais”. A conclusão do processo está pendente da Conservatória dos Registos Centrais fazer a cota de integração."

    Pergunto:

    1 alguém sabe dizer o que significa essas informações, por favor?

    2 tem algum site ou outro canal de comunicação para fazer o acompanhamento deste processo sem depender de conseguir um contato com a Conservatória diretamente?

    Desde já, agradeço.

    Carlos Eduardo

  • @Kaduoliveira boa noite , no meu entender o pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português , basta aguardar .

  • @dududuedu obrigado pela mensagem. É possível saber quanto tempo essa fase pode demorar até à conclusão?

    Existe um canal para acompanhamento das fases do processo?

  • @Kaduoliveira ,Os Consulados de Portugal no Brasil tem autonomia para tratar processos de nacionalidade para filhos de portugueses, como voce deu entrada pelo Consulado português de São Luís Maranhão, via consulado de Belém Pará, foi esse último que montou e enviou as informações para Lisboa, se houvesse algum problema o Consulado teria devolvido o seu processo (ou de sua mãe); não é possivel acompanhar o andamento do mesmo, a não ser pelas próprias informações do Consulado que na maioria das vezes são genéricas , o Consulado envia o processo já montado e lá na CRC de Lisboa este recebe um numero , talvez esse que vc tenha recebido . A informação é clara encontra-se no estado de “Por Integrar Centrais” , não adianta ficar ligando, voce tem que esperar, voce receberá as informações via Consulado e quando o Assento estiver pronto é o Consulado que vai lhe enviar. Muitas das vezes quando questionamos o Consulado sobre a demora de processos eles nos encaminham um e-mail ou telefone da Conservatória de Lisboa, para maiores informações, o que na minha opinião não adianta nada. A dica é : tenha paciência, a qualquer momento vc receberá o assento de sua mãe. Os processos de filhos são bem mais rápidos que os de netos.

  • @Kaduoliveira quanto a prazos, fica dificil qualquer previsão. Tenho um caso na minha familia, onde o processo de Nacionalidade de filho foi pelo Consulado de SP, demorou exatos 2 anos, entre a entrada no sistema e a chegada do Assento de Nascimento; mas na sequencia os filhos dele deram entrada e conseguiram em menos de 6 meses, tudo pelo Consulado .

  • Entendi @dududuedu. Muito obrigado pelas informações.

    De fato, já fiz contato com o consulado de Lisboa por email e recebi resposta de que a CRC está com muitos processos e há uma fila. E não há prioridade, exceto para menores (não vejo muita lógica para menores), que deve ser porque eles podem contribuir por mais tempo para os cofres do governo. Ele disseram na mensagem que não há muito o que fazer porque a CRC está com número de oficiais muito menor diante da enorme quantidade de processos.

    O processo da minha mãe entrou dia 18/03/2022 na CRC Lisboa. Possível estimar um prazo com essa data de entrada, visto que já está "por integrar CRC" ? A minha mãe já é idosa. Possível pedir urgência em razão da idade dela?

    Segue abaixo mensagem que recebi da CRC:

    Exmos Srs.


    Tal como tem vindo a ser informado por esta Conservatória os processos provenientes de todos os Consulados, para fins de integração dos respectivos registos, encontram-se a ser vistos e integrados por ordem de entrada no sistema.


    Mais se informa que tratando-se de processo entrado recentemente em sistema (18-03-22), não é ainda  possível a esta Conservatória  fornecer qualquer previsão para conclusão do presente processo e consequente integração do assento.


    Os utentes irão ter que aguardar, uma vez que, como foi referido acima, não nos é possível fornecer uma previsão para conclusão dos processo e consequente integração - não só pela quantidade de processos entrados em sistema, mas como também ao fator “ recursos humanos” disponíveis para fazer face à situação. 


     O tratamento é igual para todos os processos, provenientes de todos os Consulados, exceptuando os processos respeitante a indivíduos menores de idade, que são trabalhados com carácter prioritário.


    Por isso, no pressuposto que os interessados não se encontram indocumentados, deverão apresentar o documento de identificação de que são detentores, enquanto seus processo não forem concluídos.


     Quando os registos se encontrarem  integrados por esta Conservatória, o Consulado informará os interessados


    Com os melhores Cumprimentos.

  • @Kaduoliveira , então é isso mesmo; a mensagem é padrão ; voce vai ter que aguardar a integração por parte da Conservatória e cabe ao Consulado lhe informar quando o processo estiver concluído. talvez se vc tivesse dando entrada no Processo direto em Portugal fosse mais rapido, mas isso é um¨talvez¨. Pelo que entendi o Consulado demorou muito para enviar as informações , voce disse que fez 1 ano, mas só entrou dia 18/03/2022 na CRC Lisboa, ou seja faz 3 meses. Quanto a acelerar o andamento , penso ser dificil, haja vista que aqui mesmo no fórum esse é um assunto recorrente , todos querem acelerar seus processos, se ela tem mais de 76 anos talvez tenha alguma prioridade ou em caso de doença grave; a minha sugestão é aguardar porque vai dar tudo certo; ter paciência; são milhares de processos encaminhados a CRC de Lisboa. Boa sorte e muita paciência !

  • KaduoliveiraKaduoliveira Member
    editado June 2022

    Te agradeço muito os esclarecimentos @dududuedu. E é Isso mesmo, parece que o processo dela enfrentou 2 filas.... Uma do consulado em Belém e outra, agora, na conservatória. E entrou só agora em Março em Lisboa.

    De certa forma, me arrependo de ter enviado via consulado, mas à época fiquei com dúvidas e receios de mandar direto por conta própria. Receio de não ser aceito. Pensava ser mais seguro. Mas acredito que isso já passou, correto? O processo já está aceito, certo? E "integrar centrais" significa que só falta expedir o número do assento pela conservatória?

    Enfim, vejo que o que resta é aguardar com paciência e fé.

    Muito obrigado mais uma vez. Deus lhe abençoe.

  • @Kaduoliveira , eu concordo com voce; se o Consulado dispõe desse serviço de Nacionalidade para filhos; se recolhe a taxa de emolumentos, passa a ser o responsavel pelo processo; portanto na minha opinião é mais seguro sim; embora talvez seja mais demorado. No caso de Nacionalidade para Netos aí não tem jeito, tem que arriscar e fazer sozinho e enviar pelo correio.

     "integrar centrais" significa que só falta expedir o número do assento pela conservatória?

    o Consulado formalizou o pedido; analisou e montou todo processo; porque possue autonomia para isso ; a unica coisa que não faz é emitir o Assento , assim que a CRC de Lisboa integrar ; o assento será emitido .

    è só esperar ..... tá tudo certo !

  • Entendi. Então, agora, está nas mãos de Deus e do oficial. Muito obrigado @dududuedu. Forte abraço.

  • @Kaduoliveira abraços , boa sorte !

  • @Kaduoliveira

    Confesso que não li toda a conversa. Algo pode ter me escapado em algum ponto.

    Você começou a jornada, fazendo perguntas erradas, porque veio com pensamentos pré-concebidos. Perguntava sobre transcrição de casamento de sua mãe, que nem tem nacionalidade ainda. Botando o carro na frente dos bois

    Esqueça tudo o que vc "acha", e preste atenção:

    Fazendo a nacionalidade como filho, pelo art-1C há duas maneiras distintas. As duas formas terminam com a nacionalidade.

    1) por inscrição. É o método dos consulados, e de algumas Conservatórias sempre pessoalmente. Geralmente é bem mais demorado, porque mandam o processo para o CRCivil de Lisboa (o local mais demorado) para fazer a tal integração. Tipicamente de 12 a 18 meses ao todo. Não tem o form-1C. Você entrega os docs que pedem no consulado (ou na conservatória), eles conferem, a pessoa assina, e vai embora. Quando ficar pronto, eles avisam. É assim mesmo.

    2) por declaração. É o método que fazem as Conservatórias, quando se manda os docs por DHL (ou correio). Começa fazendo a declaração dos dados através do form-1C, tem uma lista de documentos, junta tudo, assinatura presencial no cartório, e manda no correio. Esse é a melhor maneira, porque pode escolher para qual conservatória manda, e o ACP faria em 5-6 meses. Tem Fases, que podem ser acompanhadas online, ou por telefone na Linha de Registos.

    Você optou pelo consulado. Com isso optou fazer "por inscrição" e vai levar o tempo que levar. Cada consulado tem um andamento, e depois ainda manda para integração em um local sabidamente demorado.

    Uma vez que inicia o processo, não tem como mudar. Irá naquele caminho até o fim. Também não tem como mudar de Conservatória. Você teria que confiar na informação que lhe é passada, e fazer exatamente o que lhe disserem, e teria se dado melhor.

    Escolheu seguir seu próprio caminho, via um consulado pouco conhecido. Não há + o que fazer, e ninguém saberá dizer sobre o andamento (o tempo) do processo de sua mãe. Apenas tenha paciência, e espere. Se de fato entregou em Janeiro/21, deve estar próximo.

    Da próxima vez, quando for fazer o seu, siga estritamente os conselhos do fórum. Faça as perguntas certas. Descreva corretamente o caso, para ter a orientação certa. Sua mãe tem o divórcio. Explique bem, de qual casamento vc é filho. Quem foi o declarante da sua certidão. Não tente direcionar o que está sendo ensinado, como tem feito. Exponha o caso, e ouça o conselho ajustado ao seu caso.

    Certamente o conselho será mandar para o ACP. Você verá uma diferença enorme. Fará por declaração, com form-1C. Essa é a recomendação do fórum, porque as pessoas aqui sabem por experiência qual é o melhor caminho em um dado momento, para cada caso. Para qual conservatória mandar, e para qual não mandar. Tudo tem uma razão de ser.

    Não fique questionando se tem ou não tem que fazer transcrição do casamento da sua mãe. As coisas são o que são. Se falar que tem que fazer a transcrição do casamento de sua mãe, faça. Explique corretamente as coisas. Espere a resposta, e siga as instruções.

    Nessa altura você nem se lembra mais o que perguntou sobre o seu processo em Janeiro de 2021, porque estava fora do tempo. Você tinha que estar perguntando é sobre o processo da sua mãe, para evitar mandar da forma errada, para o lugar errado. Não o seu. Não sobre transcrição de casamento de sua mãe. Cada coisa a seu tempo.

    Esse Nº que você disse não saber o que é, fique sabendo que será o número do assento português de sua mãe, quando estiver integrado.

    Esse é o NºAssento, porque escolheu fazer (1) por inscrição. Você já recebe o número no início do processo.

    Quando fizer o seu (2) por declaração, vai receber o NºProcesso, parecido, com outro significado. Quando Finalizar lhe darão o NºAssento.

  • Bom dia a todos!

    Gostaria de informar que o processo da minha mãe foi aprovado e agora aguarda a criação do Registo de cidadão Português(já atualizei na planilha).

    Gostaria porém de tirar uma dúvida:

    Eu irei fazer a minha nacionalidade pela ACP do Porto, pois estou morando aqui e acredito que seja a mais rápida também. Mas pelo que eu entendi, antes de iniciar a minha, eu preciso fazer a transcrição do casamento dos meus pais(apenas mãe portuguesa e meu nascimento foi registrado pelo meu pai). A minha dúvida é, seria mais rápido que eles façam a transcrição do casamento deles por Santos ou que eu faça por Portugal? e se é possível que eu faça essa transcrição sem eles presentes.


    Muito obrigado pela ajuda!

  • editado July 2022

    @edu_1991

    Sim, a transcrição será obrigatória, para que vc tenha direito a nacionalidade.

    Normalmente não se aconselha entregar pessoalmente, porque não há ganho significativo. Vai gastar um tempão olhando idosos e advogados passando na sua frente, e a menos que chegue as 6:30 da manhã, para pegar a senha as 09:00, e ser atendido as 11:00, talvez nem consiga, pq são poucas vagas. Agendar seria o + correto, também vai esperar os idosos e advogados, mas não precisa chegar as 6:30 nem entrar na fila que dobra o quarteirão, e seu atendimento fica garantido. Mas é quase impossível conseguir vaga em um prazo razoável, e nunca antes de 30 dias.

    Por outro lado, se mandar para o ACP pelo CTT, chega no Arquivo Central em 1-2 dias, numera em mais 4 dias, e pronto.

    Já a transcrição, como você esta em PT, pode levar pessoalmente a qualquer CRCivil, como a Conservatória Civil do Porto, e fazem no mesmo dia. Já sai de lá com o assento de casamento na mão. A vantagem é indiscutível. E mais barata que no consulado, onde pedem mais documentos e paga taxa de consulado (a taxa não é muito relevante, mas o conjunto que economiza, paga a remessa por DHL).

    Na maioria das CRCivil só aceitam fazer pessoalmente, pq é muito rápido. A CRCivil do Porto é uma das poucas excessões que também aceita pelo correio, mas demora um pouco mais, como 1 semana.

  • @gandalf

    Muito obrigado pela resposta e ajuda de sempre!

    Aproveitando, eu estou com dúvida nos documentos para a minha cidadania, pois como eu estou morando em Portugal (atualmente com uma manifestação de interesse já agendada) eu não sei se preciso ou não apostilar o meu passaporte, e se sim, como fazer isso estando aqui em Portugal.

    E como eu já possuo NIF, NISS, Utente, etc, se esses documentos também deverão ser enviados para a ACP junto ao processo.

    Se puder enviar a lista de documentos para este caso agradeço muito!

    Obrigado!!

  • editado July 2022

    @edu_1991

    Estando em PT, pode levar o documento original em qualquer balcão de nacionalidade, e pedir que façam a cópia notarizada. O mesmo com o form, se for assinado diante do oficial português. Por ser um documento para pedido de nacionalidade, a notarização é grátis.

    Os documentos notarizados por um oficial português, não precisam ser apostilados.

    Só na hora de enviar, mande pelo CTT para o ACP, que simplifica sua vida.

    Não sei o que seria "uma manifestação de interesse já agendada". Se for pra fazer a nacionalidade, não precisa agendar para notarizar documentos para nacionalidade. Basta dirigir-se a um balcão de nacionalidade.

    Como filho, vai fazer nacionalidade por art-1C. Nato precisa de NIF, Utente, nem nada disso. Se tiver um CC, também pode ser usado como identidade (em lugar do RG ou passaporte).

    aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/292561/#Comment_292561

    Mas no seu caso, tem que esperar o assento de sua mãe, e como ela não deve ter sido a declarante na sua certidão, proceder à transcrição do casamento dela (como dito anteriormente).

  • olá,

    Entrei com o meu processo de nacionalidade para maiores no dia 01/01/2021 e todas as atualizações de status que tenho é 'processo encaminhado ao sector', alguém sabe me dizer se é assim mesmo?


  • @RenataMilani

    Quando dá entrada pelo consulado é assim mesmo. Você entrega, ele fica vagando por tempo indeterminado, e um dia eles te comunicam que ficou pronto. Você ainda nem chegou na fase demorada... :-)

    Cuidado ao postar essas imagens, porque em breve seu número de assento aparecerá integralmente nelas, quando chegar na fase "Aguardando integração do processo nos registos".

  • Entendi, bom então agora é só esperar! Obrigada pela dica!

  • Pessoal, alguém sabe quanto tempo aproximadamente o Consulado de São Paulo está levando para transcrever um casamento? Não consigo nenhuma resposta de lá. Dei entrada em fevereiro/2022.

  • Pessoal,

    Depois de 1 ano e 7 meses, saiu a nacionalidade da minha mãe, pelo Consulado de São Paulo. Agora vamos transcrever o casamento em Santos e meus irmãos vamos fazer pela via mais rápida, pela ACP. Boa sorte a todos!

    André

  • @teixeiranovais André, que legal...parabéns!

    Meu processo está aguardando o mesmo que o seu, fazem 1 ano e 3 meses, temos alguns meses ainda então...rs..

    Eles enviam pelo correio? ou abriram agendamento para você?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.